1 Coríntios 15:1-28 – Estudo Bíblico Indutivo
O capítulo 15 de 1 Coríntios versículos 1:-28 é um dos textos mais significativos do Novo Testamento, pois trata da ressurreição de Cristo e sua importância central para a fé cristã. Neste estudo bíblico indutivo, exploramos como Paulo reafirma a verdade da ressurreição, destacando sua ligação direta com a esperança dos crentes em sua própria ressurreição futura. A análise inclui perguntas de discussão e referências cruzadas, permitindo uma compreensão mais profunda e prática dessa doutrina essencial.
Esboço:
- O ponto central do evangelho: a ressurreição de Cristo (1-11) a) Paulo já havia compartilhado esse evangelho com eles antes (1-2) b) A morte e ressurreição de Cristo é o tema central do evangelho (3-4) c) Testemunhas oculares provam Sua ressurreição (5-7) d) O próprio Paulo viu Cristo (8) e) Paulo se considerava o menor dos apóstolos (9) f) Paulo trabalhou ainda mais que os outros (10) g) Todos pregavam a mesma coisa (11)
- A ressurreição de Cristo está ligada à nossa: Ele é a nossa única esperança (12-19) a) Nossa ressurreição e a de Cristo estão ligadas (12-13) b) Se Cristo não ressuscitou, pregar é perda de tempo (14) c) Se Cristo não ressuscitou, crer é inútil (14) d) Se Cristo não ressuscitou, todos aqueles que compartilham sobre Ele são mentirosos (15) e) Se Cristo não ressuscitou, também não seremos (16) f) Se Cristo não ressuscitou, sua fé é inútil (17) g) Se Cristo não ressuscitou, ainda estamos vivendo em pecado (18) h) Se Cristo não ressuscitou, somos os humanos mais miseráveis da Terra (19)
- Mas, Cristo ressuscitou e é o fundamento da nossa esperança (20-28) a) Cristo ressuscitou e é a prova de que os crentes também o serão (20) b) Através de um homem a morte entrou, e através de um homem a morte será banida (21-22) c) Cristo primeiro, crentes depois (23) d) Jesus reinará em um reino físico e finalmente destruirá a morte (24-26) e) Jesus reinará sobre tudo, exceto sobre o Pai (27-28)
Perguntas para Discussão
- Qual é o tema deste capítulo? (Uma vez que Cristo ressuscitou, nós também ressuscitaremos.)
- Do que Paulo está lembrando eles nos dois primeiros versículos?
- Qual é o ponto central do evangelho?
- O que resta do evangelho sem a ressurreição de Cristo?
- Liste algumas das razões que Paulo dá para que possamos ter confiança de que Jesus realmente ressuscitou.
- Com base na Bíblia, quantas testemunhas oculares são necessárias para confirmar algo?
- Quantas testemunhas Jesus teve de Sua ressurreição?
- Quais são as implicações para nós da ressurreição de Jesus?
- Por que Paulo se dizia o menor dos apóstolos?
- Porque ele se considerava o menor, ele simplesmente desistiu de tentar realizar tanto quanto os outros?
- O que todos os apóstolos tinham em comum? (O mesmo evangelho, versículo 11)
- O que é a ressurreição dos mortos?
- Que implicações tem para nós?
- Qual é a conexão entre a ressurreição dos mortos e a ressurreição de Cristo?
- Liste todas as implicações para nós, se Cristo não ressuscitou dentre os mortos.
- Vale a pena o cristianismo se tudo o que resta é a boa moral?
- É benéfico ter fé em Cristo, se Ele não ressuscitou dos mortos?
- É mesmo uma coisa neutra, onde não dói?
- O que acontece conosco se Cristo não ressuscitou dentre os mortos?
- Que palavra importante você pode encontrar no versículo 20? (“Mas”)
- O que significa “primícias”?
- Como Adão era um tipo de Cristo?
- A que “fim” se refere o versículo 24?
- O que é referido nos versículos 25-27?
- Quando é a ressurreição dos mortos?
Referências Cruzadas
- 1 Coríntios 1:23-24, 1 Coríntios 2:2-7 – Paulo pregou Cristo a eles.
- Gálatas 1:6-10 – Desconfie de um evangelho diferente.
- Lucas 8:13, João 8:31-32, Tiago 2:19 – É possível ter uma crença superficial, mas não ter raiz, depois rejeitá-la, e não ser realmente salvo.
- Romanos 4:25 – Entregue para morrer por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.
- 1 Pedro 2:24 – Levou nossos pecados em seu próprio corpo sobre a árvore.
- Romanos 6:4 – No batismo, também somos simbolicamente “sepultados com Ele” quando nos identificamos com Ele, morremos para nossos pecados e recebemos nova vida.
- João 20:18-31 – Algumas passagens sobre a aparição de Jesus e Sua interação com Tomé.
- Atos 23:6-7, Atos 24:21 – Paulo alegou estar sendo julgado pela ressurreição dos mortos.
- Daniel 12:2 – Passagem sobre a ressurreição dos mortos, alguns para a vida, outros para a morte eterna.
- Apocalipse 19:15 – Cristo governará com uma vara de ferro.
- Apocalipse 20 – O milênio e a rebelião final.
- 2 Timóteo 1:10 – Cristo destruiu a morte.
Comentário Versículo por Versículo
A importância da ressurreição para nossa fé e nosso futuro.
Evidentemente, os coríntios começaram a duvidar da ressurreição física dos crentes. Não era uma crença popular na época. Os saduceus não acreditavam nela, e nem a maioria dos gregos, que teriam considerado a ideia abominável. No entanto, é um ensinamento fundamental em toda a Bíblia e está diretamente ligado à ressurreição de Cristo. Sem um, não há o outro.
Versículos 1-11
Aqui Paulo está refrescando a memória deles e lembrando do evangelho. Não é um ensinamento novo. Eles já ouviram isso antes. Mas, aparentemente, estavam vacilando em sua fé. Ver Gálatas 1:6-10.
Para nós, precisamos lembrar que a crença em Deus não é uma coisa única onde podemos tomar uma decisão, levantar a mão ou fazer uma oração e estarmos definidos para o resto de nossas vidas. Ver Lucas 8:13, João 8:31-32, Tiago 2:19. Temos que estar sempre atentos aos “falsos evangelhos” que vêm em nosso caminho e não sermos seduzidos por eles, não importa o quão atraentes eles soem ou quão enérgico ou visionário o professor seja. Como evitar isso? Conheça a verdade. Sempre compare o que você ouve com a Palavra de Deus para ver se está correto ou não.
Versículos 3-11
Não vos deixeis enganar. O evangelho é Cristo, a cruz e a ressurreição. Este é o núcleo do evangelho e o núcleo de nossa fé. Amor, misericórdia, seguir a Deus, perdão, etc., tudo soa muito bem. Mas todos eles dependem da ressurreição. O que é tão importante sobre a ressurreição?
Prova que Jesus é o Filho de Deus. Prova que Ele tem o poder de tirar nossos pecados. E prova que nós também seremos ressuscitados um dia. Sem isso, Jesus era, na melhor das hipóteses, um homem bom com boas intenções e, na pior das hipóteses, um mentiroso e hipócrita que propositalmente enganava as pessoas.
Quais são as implicações da ressurreição para nós?
- Temos de acreditar. De nada adianta tirarmos alguns princípios ou morais da Bíblia, mas não crermos na ressurreição. De nada adianta irmos à igreja ou estudarmos e nos sentirmos bem quando ouvimos cantar se não crermos na ressurreição. Acreditar é a decisão mais importante que vamos tomar.
- Não dilua o evangelho quando compartilhar com incrédulos. A ressurreição de Jesus foi física, não espiritual. Não é um símbolo. Não é uma parábola. É um fato. Não tente tornar o evangelho mais fácil de crer do que é. Isso não vai ajudar ninguém.
- Cristo está vivo. Ele é o rei, o governante. Não devemos apenas crer, mas também submeter nossa vida a Cristo ressuscitado.
- Temos uma grande esperança para o futuro. Uma vez que Cristo ressuscitou, nós também seremos.
- Devemos viver nossas vidas sabendo que a vida que temos agora não é o fim para nós. Isso significa que tudo o que fazemos tem significado eterno e todas as nossas ações são extremamente importantes.
- Significa que a Palavra de Deus é verdadeira. O próprio Jesus disse que ressuscitaria e o fez. Se Ele pôde fazer isso, Ele tem o poder de fazer tudo o que disse. Todas as profecias e promessas são verdadeiras, por isso devemos acreditar nelas.
Quais são as evidências da ressurreição de Cristo?
- O rápido crescimento da igreja (1-2)
- As Escrituras (3-4)
- Testemunhas oculares (5-7)
- A afirmação dos apóstolos (8)
- O túmulo vazio
- Os soldados pagos
- A dramática mudança de vida dos discípulos
- O martírio dos discípulos
Quais são as evidências contra a ressurreição?
- Apenas a suposição de que milagres são impossíveis e Deus não existe.
Versículos 9-10
Paulo foi o último dos apóstolos e se considerava o menor deles. No entanto, ele não usou isso como desculpa para não fazer nada. Ele uma vez perseguiu a Cristo. Mas ele não viveu em autopiedade e depressão por seus erros do passado. Uma vez que acreditou, trabalhou diligentemente o resto de sua vida para promover a verdade. Assim como aprendemos em 1 Coríntios 12, mesmo que você ache que seu dom é menor do que os outros, você ainda tem um papel e precisa trabalhar nele.
Versículos 12-19
Esses versículos nos ensinam em que situação estariam os cristãos se Cristo não ressuscitou dentre os mortos. Já ouvi muitas vezes de muitas pessoas que a fé é boa. A religião é boa. A crença é boa. As pessoas dizem isso independentemente da crença. Não importa o que você acredita, desde que acredite. O Islã está OK. O hinduísmo está OK. Buda está OK. É tudo igual. Isso lhe dará paz, conforto e significado para viver. Isso é muitas vezes usado como uma saída fácil por aqueles que realmente não querem examinar as alegações de uma crença. Você tem a sua crença. Eu tenho a minha. É tudo igual. Isso também é o mesmo que universalismo, que ensina que há muitos caminhos para o céu, você só precisa ser sincero.
Paulo esmaga essa ideia e, esperançosamente, nos ajuda a perceber que crer em Cristo é um assunto sério. Afeta todas as áreas da nossa vida. Não é apenas um capricho que podemos abraçar para nos sentirmos melhor sobre nós mesmos. Qual é a situação dos cristãos se Jesus não ressuscitou dos mortos?
- Se Cristo não ressuscitou, pregar é perda de tempo (14)
- Se Cristo não ressuscitou, crer é inútil (14)
- Se Cristo não ressuscitou, todos aqueles que compartilham sobre Ele são mentirosos (15)
- Se Cristo não ressuscitou, também não seremos (16)
- Se Cristo não ressuscitou, sua fé é inútil (17)
- Se Cristo não ressuscitou, ainda estamos vivendo em pecado (18)
- Se Cristo não ressuscitou, somos os humanos mais miseráveis da Terra (19)
Se Cristo não ressuscitou dentre os mortos, isso é bom? Não sei vocês, mas não quero ser o ser humano mais miserável da Terra. Se Cristo não ressuscitou, eu perdi todos os domingos, todas as quintas, sextas e sábados à noite, a maioria das tardes de quarta-feira, a maioria das manhãs quando leio a Palavra e ouço sermões, o dinheiro que dei à igreja, etc. É um enorme desperdício. Se não for verdade, posso viver minha vida alegre e despreocupada, me divertindo e festejando o quanto quiser. Todos nós precisamos nos perguntar se realmente acreditamos na ressurreição. Se você crê, viva a Palavra de Deus em sua vida. Se não crê, não se iluda achando que está bem.
Versículos 20-28
No entanto, a próxima palavra é muito importante.
Mas. Essa palavra é muito tranquilizadora. Jesus de fato ressuscitou dentre os mortos. Ele é, de fato, o Filho de Deus. Ele é, de fato, a prova de que todos os crentes um dia ressuscitarão. Quando ocorrerá essa ressurreição? Na verdade, haverá pelo menos três ressurreições:
- Para os crentes do período da igreja no arrebatamento (1 Tessalonicenses 4:13-17).
- Crentes do Antigo Testamento e da tribulação antes do milênio (Daniel 12:2).
- Para todos os incrédulos depois do milênio, no grande trono branco, antes do estado final (Apocalipse 20:11-15).
Na verdade, todas as pessoas serão ressuscitadas. Mas nossa fé ou falta dela agora afetará de qual ressurreição participaremos. Cristo foi o primeiro e a prova do que estava por vir. Isso é muito tranquilizador para nós. A morte não é o fim. Este mundo não é tudo o que existe. Um dia nosso pecado desaparecerá. Um dia a morte será vencida. A dor, a doença, a guerra e os conflitos desaparecerão. Nossos corpos imperfeitos, com doenças e problemas de saúde, desaparecerão. Teremos corpos perfeitos e estaremos no paraíso perfeito na presença de nosso Senhor perfeito para sempre! Se você quer isso, mantenha-se firme.
Discuta o milênio com referências cruzadas.
Pontos principais: Cada um tem um negativo e um positivo.
- Não seja um cristão de domingo que gosta apenas da música ou dos bons sentimentos quando vai à igreja. Não escolha apenas as partes/moral que você gosta da Bíblia e desconsidere as outras coisas nela. Creia em Cristo e em Sua ressurreição do âmago de seu ser e deixe que isso guie sua vida.
- Não dilua o evangelho e tente torná-lo mais fácil de aceitar do que realmente é. Diga-o como ele é, sem encobrir os elementos milagrosos.
- Não tenha pena de si mesmo como um pobre cristão perseguido que tem que fazer sacrifícios sem aparentemente nenhum fim à vista. Em vez disso, alegre-se com a esperança futura que você tem. Lembre-se de que esta vida não é o fim. Todos esses sacrifícios um dia serão recompensados. Temos a vida eterna e um dia seremos ressuscitados para sempre com um corpo perfeito no paraíso. Isso acabará com todas as lembranças das dificuldades e perseguições que enfrentou e fará tudo valer a pena.
Mais Estudos Bíblicos de 1 Coríntios
- Introdução
- 1 Coríntios 1:1-17
- 1 Coríntios 1:18-31
- 1 Coríntios 2
- 1 Coríntios 3
- 1 Coríntios 4
- 1 Coríntios 5
- 1 Coríntios 6
- 1 Coríntios 7:1-16
- 1 Coríntios 7:17-40
- 1 Coríntios 8
- 1 Coríntios 9:1-18
- 1 Coríntios 10:1-13
- 1 Coríntios 10:14-33
- 1 Coríntios 11:1-16
- 1 Coríntios 11:17-34
- 1 Coríntios 12:1-11
- 1 Coríntios 12:12-30
- 1 Coríntios 14
- 1 Coríntios 15:1-28
- 1 Coríntios 15:29-58
- 1 Coríntios 16