king james version, kjv, bible
| |

Rm 8.31-39 – Mais que Vencedores

RESUMO: O cântico triunfal de Romanos 8:31-39 nos assegura que Deus é por nós e que nada pode nos separar do Seu amor. Este sermão celebra a vitória dos crentes em Cristo, destacando como Deus, que deu Seu próprio Filho por nós, nos assegura tudo o que precisamos para viver. Seja em meio a tribulações, perseguições ou qualquer outra adversidade, somos mais que vencedores por meio de Cristo. Com confiança inabalável, Paulo declara que nem a morte, nem a vida, nem qualquer outra coisa em toda a criação pode nos afastar do amor de Deus em Cristo Jesus.

Para outros sermões desta série, clique:

  1. Livres do Pecado e da Culpa (Romanos 8:1-4)
  2. Vivendo no Espírito (Romanos 8:5-11)
  3. Adotados como Filhos de Deus (Romanos 8:12-17)
  4. Nossa Esperança e Glória (Romanos 8:18-27)
  5. Tudo Coopera para o Nosso Bem (Romanos 8:28-30)
  6. Mais que Vencedores (Romanos 8:31-39)

ABERTURA: Na semana passada, vimos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem na vida dos cristãos, incluindo a salvação do crente.

Agora, em nossa última pregação desta série, Paulo faz a pergunta: o que devemos dizer em resposta a isso? Ele compartilha duas belas verdades em resposta, e você notará que ele faz isso através de uma série de perguntas, cada uma com sua própria resposta. (Ler Romanos 8:31-39 e ore)

Romanos 8:31-39 NVT
Que podemos dizer diante de coisas tão maravilhosas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas? Quem se atreve a acusar os escolhidos de Deus? Ninguém, pois o próprio Deus nos declara justos diante dele. Quem nos condenará, então? Ninguém, pois Cristo Jesus morreu e ressuscitou e está sentado no lugar de honra, à direita de Deus, intercedendo por nós.
O que nos separará do amor de Cristo? Serão aflições ou calamidades, perseguições ou fome, miséria, perigo ou ameaças de morte? Como dizem as Escrituras: “Por causa de ti, enfrentamos a morte todos os dias; somos como ovelhas levadas para o matadouro”. Mas, apesar de tudo isso, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou.
E estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes, nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor.

INTRODUÇÃO

Deus é por você ou contra você? Essa é uma pergunta muito importante para responder na vida. E se Deus é por você, como você sabe que algo não surgirá para separá-lo do amor de Deus no futuro? Essas duas questões são muito importantes, e são precisamente as questões que Paulo aborda nestes versículos finais de Romanos 8.

Na minha opinião, estes versículos finais do capítulo são alguns dos mais bonitos das Escrituras. Eles são chamados de “o cântico da vitória do cristão”, por causa de sua ênfase na vitória do crente em Cristo. Mas tudo depende da resposta às duas perguntas. Não há vitória sem Cristo, e não há esperança além do amor de Deus.

E assim, Paulo termina este capítulo com duas verdades preciosas para o crente em Cristo. Deus é por você, não contra você. E nada pode separá-lo do amor de Deus. Vamos dar uma olhada nessas duas verdades juntas.

I. Deus é por você, não contra você (31-34)

Primeiro de tudo, Deus é por você, não contra você. Olhe para o versículo 31: “O que, então, devemos dizer em resposta a isso? Se Deus é por nós, quem pode ser contra nós?” (Romanos 8:31)

Observe como Paulo comunica essa verdade através de uma série de perguntas e com que cuidado ele faz essas perguntas.

Por exemplo, se Paulo tivesse simplesmente perguntado: “Quem está contra nós?” provavelmente teríamos chegado a todos os tipos de respostas.

Mas, em vez disso, ele pergunta: “Se Deus é por nós, quem pode ser contra nós?” Isso o enquadra sob uma luz totalmente diferente. Tudo depende se Deus é a favor ou contra você.

Se Deus é para você, não importa quem está contra você. Mas se Deus está contra você, não importa quem seja para você.

Esta é uma das verdades mais reconfortantes das Escrituras. Essas três palavras, “Deus por nós” – esse é o evangelho em poucas palavras.

Paulo confirma essa verdade de que Deus é para nós através de três declarações incríveis que devem remover qualquer dúvida para o crente em Cristo.

A. Deus, que deu seu próprio Filho, graciosamente lhe dará todas as coisas junto com ele

Como você sabe que Deus é para você, não contra você? Primeiro de tudo, porque Deus, que deu seu próprio Filho, graciosamente lhe dará todas as coisas junto com ele.

Olhe para o versículo 32:

Romanos 8:32 NVT
Se ele não poupou nem mesmo seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, acaso não nos dará todas as outras coisas?

Paulo usa uma linguagem semelhante à história de Abraão e Isaque no Antigo Testamento. Lembra quando Deus testou Abraão pedindo-lhe para sacrificar seu filho, Isaque, na montanha? Abraão estava pronto para continuar com isso por obediência a Deus, mas no último momento Deus o interrompeu dizendo:

Gênesis 22:12 NVT
“Não toque no rapaz”, disse o anjo. “Não lhe faça mal algum. Agora sei que você teme a Deus de fato. Não me negou nem mesmo seu filho, seu único filho!”

E então Deus providenciou um carneiro no matagal como substituto de Isaque. A linguagem em Gênesis 22 é muito semelhante à que encontramos aqui em Romanos 8, mas há uma grande diferença entre as histórias. Isaque foi poupado; Jesus não foi. Deus não poupou seu próprio Filho. Em vez disso, ele o entregou por nós. Assim como o carneiro foi oferecido no lugar de Isaque, Jesus foi oferecido em nosso lugar. Este foi o maior sacrifício e ato de amor de toda a história humana.

E o que Paulo está dizendo aqui é que, se Deus fez isso, se Deus já fez por nós a maior coisa imaginável, ele certamente também fará as coisas menores. Deus, que deu seu próprio Filho, graciosamente lhe dará todas as coisas junto com ele.

Essa palavra “graciosamente” significa “livremente”. Dar a Deus seu Filho foi um presente gratuito da graça de Deus, e Deus dar como todas as coisas com ele também é um presente gratuito da graça de Deus.

Aprendemos anteriormente em Romanos 8 que somos filhos de Deus e herdeiros de Cristo. (Romanos 8:17)

O que Cristo herda, nós herdamos. E o que Cristo herda? Todas as coisas. Deus já lhe deu o maior presente de todos – o sacrifício de seu Filho na cruz por seus pecados. Como ele também, junto com ele, graciosamente não nos dará todas as coisas?”

Então, como você sabe que Deus é para você, não contra você? Primeiro de tudo, porque Deus, que deu seu próprio Filho, graciosamente lhe dará todas as coisas junto com ele.

B. Se Deus justifica, não permitirá que nenhuma acusação seja feita contra aqueles que ele escolheu

Em segundo lugar, porque Deus, que o justifica, não permitirá que nenhuma acusação seja feita contra aqueles que ele escolheu.

Olhe para o versículo 33:

Romanos 8:33 NVT
Quem se atreve a acusar os escolhidos de Deus? Ninguém, pois o próprio Deus nos declara justos diante dele.

A palavra traduzida como “escolhido” aqui é literalmente a palavra “eleger”.

Falamos sobre a eleição na semana passada, onde vimos que aqueles que Deus conheceu de antemão, ele também predestinou; aqueles que ele predestinou, ele também chamou; aqueles que ele chamou, ele também justificou; aqueles que ele justificou, ele também glorificou.

Aqui Paulo pula direto de Deus nos escolhendo para Deus nos justificando porque ele já trabalhou a sequência conosco anteriormente nos versículos 29-30. A palavra justificativa significa declarar inocente de todas as acusações. E então, o pensamento é este.

Se o Deus que te escolheu antes da criação do mundo já te declarou inocente de todas as acusações, então quem trará alguma acusação ou acusação contra você?

  1. Satanás é o acusador supremo (Apocalipse 12:10), mas ele foi derrotado.
  2. Sua própria consciência ou coração pode acusar, mas a Bíblia diz que Deus é maior do que nossos corações. (1 João 3:20)
  3. Suponho que outras pessoas também possam apresentar acusações contra você, mas o que importa quando Deus é quem te justifica?

Paulo provavelmente está pensando nessas palavras de Isaías 50 aqui:

Is 50:8 NVT
Aquele que me faz justiça está perto;
quem se atreverá a se queixar de mim?
Onde estão meus acusadores?
Que se apresentem!

Quem então apresentará acusações contra mim? Vamos nos encarar! Quem é o meu acusador? Deixe-o me confrontar! É o Senhor Soberano que me ajuda. Quem é aquele que vai me condenar?” (Isaías 50:8-9) E a resposta é: “Ninguém!”

Você pode ter total confiança no dia do julgamento, porque Deus é o juiz, e ele já o declarou justo em Cristo. Deus é por você, não contra você.

C. Jesus, que morreu por você, intercede por você e afasta toda e qualquer condenação

Como você sabe que Deus é para você, não contra você?

  1. Deus, que deu seu próprio Filho, graciosamente lhe dará todas as coisas junto com ele.
  2. Deus, que te justifica, não permitirá que nenhuma acusação seja feita contra aqueles que ele escolheu. E
  3. Jesus, que morreu por você, intercede por você e afasta toda e qualquer condenação.

De volta a Romanos 8, olhe para o versículo 34:

Romanos 8:34 NVT
Quem nos condenará, então? Ninguém, pois Cristo Jesus morreu e ressuscitou e está sentado no lugar de honra, à direita de Deus, intercedendo por nós.

No versículo 33, Paulo perguntou: “Quem trará alguma acusação?” Agora ele segue isso com “Quem é aquele que condena?” O primeiro versículo que analisamos neste capítulo, Romanos 8:1, diz:

Romanos 8:1 NVT
Agora, portanto, já não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.

Todo este capítulo começou sem condenação para aqueles que estão em Cristo, e agora Paulo vai explorar mais essa ideia. Quem é aquele que condena? Paulo diz que Cristo certamente não o condenará. E ele nos dá quatro razões pelas quais.

Primeiro de tudo, (1º) Jesus morreu por você. Isso significa que seus pecados são perdoados. Não só isso, (2º) Ele ressuscitou dos mortos. Isso significa que Deus aceitou o sacrifício de Jesus na cruz para que você pudesse ser justificado. Além disso, (3º) Ele subiu ao céu, onde se senta à direita de Deus. Isso significa que a obra de Cristo na terra está concluída e ele se senta no lugar da mais alta honra e autoridade. E o que ele faz lá? (4º) Ele intercede por você.

Se Cristo morreu por você, ressuscitou dos mortos, senta-se à direita de Deus e ora por você, como ele poderia condená-lo? Não há condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. Em outras palavras, Deus é para você e Cristo está do seu lado.

Em outros lugares, a Bíblia o chama de seu advogado, aquele que fala em sua defesa. Lemos em 1 João 2:

1Jo 2:1 NVT
Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, contudo, alguém pecar, temos um advogado que defende nossa causa diante do Pai: Jesus Cristo, aquele que é justo.

Jesus é seu advogado de defesa. Quando você está no tribunal, se há alguém do seu lado, é o seu advogado. Ele até se senta ao seu lado durante a audiência. Seu advogado de defesa não procura condená-lo no tribunal. Ele fala por você, assim como Jesus.

No início deste capítulo, vimos que o Espírito Santo ora por você. Agora aprendemos que Jesus também ora por você.

Pare e pense nisso! Deus, o Filho, e Deus, o Espírito, oram a Deus Pai – por você!
E quando alguém está orando por você, você sabe que eles são por você, não contra você.

Como você sabe que Deus é para você, não contra você?

  1. Deus, que deu seu próprio Filho, graciosamente lhe dará todas as coisas junto com ele.
  2. Deus, que te justifica, não permitirá que nenhuma acusação seja feita contra aqueles que ele escolheu.
  3. Jesus, que morreu por você, intercedo por você e afasta toda e qualquer condenação.

Essa é a primeira verdade que Paulo nos diz nesta passagem. Deus é por você, não contra você.

II. Nada pode separá-lo do amor de Deus

E então, em segundo lugar, ele nos diz que nada pode separá-lo do amor de Deus.

Esta verdade – juntamente com a verdade da semana passada de que Deus trabalha todas as coisas para o bem do crente – esta é uma das verdades mais tranquilizadoras das Escrituras.

Mas Paulo não simplesmente diz a verdade. Ele exulta com isso. Ele se alegra com isso. Ele o coloca sob o microscópio e o examina em detalhes minuciosos. Ele o coloca no fogo e o testa.

Esses versos finais em Romanos 8 exalam vitória, segurança e confiança.

A. Nem aflições, calamidades, perseguições, fome, miséria, perigo ou ameaças

Veja o versículo 35a:

Romanos 8:35 NVT
O que nos separará do amor de Cristo? Serão aflições ou calamidades, perseguições ou fome, miséria, perigo ou ameaças de morte?

Observe mais uma vez que Paulo formula isso como uma pergunta com uma resposta óbvia.

A ênfase no idioma original está na palavra “nós” – quem separará a “nós” de Cristo? “

Quem nos separará a quem Deus escolheu, a nós a quem Deus justifica, a nós por quem Cristo morreu, a nós por quem Cristo ora – quem nos separará do amor de Cristo?

E então, caso você ainda não tenha certeza da resposta, ele nos dá uma lista de possíveis suspeitos, coisas que poderíamos pensar que poderiam nos separar do amor de Deus.

De volta ao versículo 35b:

Romanos 8:35 NVT
O que nos separará do amor de Cristo? Serão aflições ou calamidades, perseguições ou fome, miséria, perigo ou ameaças de morte?

As três primeiras palavras se referem a diferentes tipos de problemas ou angústia.
A palavra “aflições” fala mais sobre a pressão e angústia interior que sentimos em nossos corações. A palavra “calamidades” significa as dificuldades e aos problemas externos da vida. “Perseguições” refere-se ao sofrimento pela sua fé. Nem aflições, calamidades e perseguições podem te separar do amor de Cristo.

As próximas duas palavras se referem a vulnerabilidades físicas. “Fome” refere-se à fome ou falta de comida. “Miséria” refere-se à falta de roupas ou abrigo. Portanto, nem a fome nem a miséria ou nudez o separarão do amor de Cristo.

E então as duas últimas palavras se referem a vulnerabilidades futuras.
“Perigo” refere-se a riscos ou ameaças futuras. E a “ameaças” se refere à morte, particularmente, morte ou execução violenta. Nem o perigo nem as ameaças o separarão do amor de Cristo.

Você sabe por que Paulo escolheu esses itens específicos para a lista? Porque, exceto pela ameaça de espada, ele já havia experimentado todos eles! Ele logo experimentaria a espada também, e sabia que nenhuma dessas coisas poderia separá-lo do amor de Cristo.

E então, para nos lembrar que todas essas coisas são ameaças reais para o crente, Paulo cita o Antigo Testamento.

Olhe para o versículo 36:

Romanos 8:36 NVT
Como dizem as Escrituras: “Por causa de ti, enfrentamos a morte todos os dias; somos como ovelhas levadas para o matadouro”.

Paulo cita o Salmo 44:22 para mostrar que o cristão está em risco real dessas coisas.

Salmos 44:22 NVT
Mas, por causa de ti, enfrentamos a morte todos os dias;
somos como ovelhas levadas para o matadouro.

Em outras palavras, sempre foi assim para o povo de Deus. Somos como ovelhas a serem abatidas. O povo de Deus sempre esteve em risco, mas as provações da vida não significam que Deus se esqueceu de você, e certamente não significam que Deus não te ame.

Sim, todas essas coisas podem ser realidades no mundo em que vivemos, mas nenhuma dessas coisas pode separá-lo do amor de Cristo.

B. Em todas essas coisas, somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou

De fato, Paulo continua dizendo no versículo 37:

Romanos 8:37 NVT
Mas, apesar de tudo isso, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou.

Esse é um grande salto do versículo 36 para o versículo 37. No versículo 36, somos considerados ovinos indo para o abate. Mas no versículo 37, somos mais do que vencedores.

Parece uma contradição, mas em Cristo ambos são verdadeiros. Paulo diz que “em todas essas coisas” somos mais do que vencedores.

“Em todas essas coisas” significa que não há exceções. Em todas essas coisas, não somos apenas vencedores; somos “mais do que vencedores”. Experimentamos a vitória completa e total em Cristo.

E por que isso? Porque já sabemos pelo versículo 28 que Deus faz todas essas coisas para o bem daqueles que o amam e são chamados de acordo com o seu propósito.

Paulo diz que somos mais do que vencedores “por meio daquele que nos amou”. E aqui a ênfase recai sobre o amor de Deus por nós novamente.

Paulo fala em Gálatas 2:20 do

Gálatas 2:20 NVT
Fui crucificado com Cristo; assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Portanto, vivo neste corpo terreno pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Eu amo essa frase: o “Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim”. (Gálatas 2:20)

Quando você perceber que Cristo nos amou tanto que se entregou por nós na cruz, tudo muda. Quando você passar por qualquer sofrimento na vida, isso sempre te remeterá a Cristo e se dele sofrendo por você na cruz, e você não duvidará do amor dele.

C. Nada pode separá-lo do amor de Deus por você em Cristo

Finalmente, chegamos ao clímax desta seção e, de fato, de todo o capítulo.

Versículos 38-39:

Romanos 8:38-39 NVT
E estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes, nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Nada pode separá-lo do amor de Deus por você em Cristo.

No versículo 28, Paulo disse: “Nós sabemos”. Aqui no versículo 38, ele diz: “Estou convencido”. Paulo estava convencido dessas coisas. E você? Você está convencido? Eu acho que você deveria estar.

Mas só para ter certeza, ele passa por mais uma lista para nos garantir. Paulo lista dez itens que as pessoas podem pensar que poderiam nos separar do amor de Deus.

Ele os lista em pares como opostos – nem morte, nem vida, nem anjos, nem demônios, etc. Estas são as coisas que os teólogos chamam de “expressões de totalidade”. Ou seja, isso significa que não apenas ambos os termos estão incluídos, mas também tudo no meio.

Em outras palavras, Paulo vai cobrir tudo. Ele quer convencê-lo. Quando terminar esta lista, verá que não há nada restante que possa separá-lo do amor de Deus por você em Cristo.

“nem morte, nem vida, nem anjos, nem demônios…” (Rm 8:38)

Em primeiro lugar, nem a morte nem a vida. Isso abrange toda a gama de experiências humanas. Você está vivo ou morto. Essas são as suas únicas escolhas. Não importa o que aconteça, nada pode separá-lo do amor de Deus.

Donald Grey Barnhouse escreve:

“A morte não pode separar o crente do amor de Deus porque Jesus Cristo morreu por nós. A vida não pode nos separar do amor de Deus porque Jesus Cristo vive para nós.”

Donald Grey Barnhouse

Ou, como Paulo disse em Filipenses 1:

Filipenses 1:21-23 NVT
Pois, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Mas, se continuar vivo, posso trabalhar e produzir fruto para Cristo. Na verdade, não sei o que escolher. Estou dividido entre os dois desejos: quero partir e estar com Cristo, o que me seria muitíssimo melhor.

“Viver é Cristo… morrer é lucro” e “partir e estar com Cristo é de longe melhor coisa a se fazer”, diz Paulo. (Filipenses 1:21-23)

Se você vive, vive para Cristo. Se você morrer, você vai estar com Cristo. Nem a morte nem a vida podem separá-lo do amor de Deus por você em Cristo.

E sobre o tal de anjos ou demônios? Se a morte e a vida cobrem toda a esfera da experiência humana, anjos e demônios cobrem toda a esfera do mundo espiritual.

Paulo diz que, assim como não há nada na experiência humana que possa separá-lo do amor de Deus, também não há nada no mundo espiritual que possa separá-lo do amor de Deus.

Em seguida, Paulo diz:

“nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes…” (Rm 8:38)

O presente e o futuro cobrem todo o reino do tempo. “Poderes” tem a ver com autoridade. Nada em todos os tempos pode separá-lo do amor de Deus, e nada tem o poder ou a autoridade para separá-lo do amor de Deus.

Lembre-se, Jesus está sentado à direita de Deus, o lugar do mais alto poder e autoridade.

E depois, Paulo continua:

“nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação…” (Rm 8:38)

Esses dois termos compreendem todo o universo físico. Em Efésios 3:18, Paulo ora para que os Efésios possam entender “quão largo, longo, alto e profundo é o amor de Cristo”. (Efésios 3:18)

Nem a altura nem a profundidade podem separá-lo do amor de Deus, porque o amor de Deus é maior, mais profundo, mais amplo e mais longo do que qualquer outra coisa no universo.

Então, nada em toda a experiência humana, nada em todo o mundo espiritual, nada em todos os tempos, nenhum poder ou autoridade, e nada em todo o mundo físico pode separá-lo do amor de Deus. Isso cobre praticamente tudo.

Mas, por precaução, Paulo acrescenta mais uma coisa à lista: “nem qualquer outra coisa em toda a criação”.

Isso é o que chamamos de “cláusula de tudo o mais”. Você provavelmente está familiarizado com isso do trabalho? Você sabe, eles listam todas as suas responsabilidades de trabalho e, no final, dizem: “e tudo mais!” Certo?

Bem, aqui Paulo basicamente diz: “E todo o resto que existe no mundo!” Ou seja, “qualquer outra coisa em toda a criação” que você puder pensar.

Isso é muito significativo, porque tudo o que existe se divide em uma das duas categorias – Criador ou criatura. Somente Deus se encaixa na categoria de Criador. O único Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo é o Criador, e Ele criou todo o resto.
Então, a maneira mais básica de entender a realidade é esta. Há Deus, e depois há todo o resto. Somente Deus é eterno, e assim todo o resto é criatura.

E Paulo acabou de puxar a cláusula de “tudo o mais”.

Romanos 8:38-39 NVT
…nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor.

A propósito, a cláusula “tudo mais” também inclui você. Você faz parte de “qualquer outra coisa em toda a criação”. Nem você pode separá-lo do amor de Deus por você em Cristo Jesus, nosso Senhor.

E é aí que terminamos este capítulo. No mesmo lugar em que Paulo termina o capítulo. “Em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Tudo isso é por causa de Cristo.

Você não pode conhecer o amor de Deus além de Cristo e da cruz.

Como Donald Barnhouse escreve:

“Apesar de tudo o que somos, e por causa do que Ele é, podemos estar plenamente convencidos de que nada no Céu, na terra ou no Inferno, nada no tempo ou na eternidade pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus”.

Donald g. Barnhouse

CONCLUSÃO:

O Capítulo de Romanos 8 bom demais! Na verdade é todo ótimo! Acredito que seja (em termos de espirituais) o maior capítulo da Bíblia.

Nós analisamos tantas verdades maravilhosas neste capítulo, e Paulo termina o capítulo com essas duas verdades adicionais para o crente em Cristo. Deus é por você, não contra você. E nada pode separá-lo do amor de Deus.

Todos nós sabemos como a vida é difícil. Muitas vezes nos sentimos como fracassos. Muitas vezes nos sentimos derrotados ou superados. Mas você pode lidar com qualquer coisa que a vida trame contra você, desde que tenha Deus do seu lado..

E porque nada pode separá-lo do amor de Deus por você em Cristo, Deus está e sempre estará do seu lado.

Vamos finalizar lendo aquilo que diz o salmista no Salmo 118:6:

Salmos 118:6 NVT
O SENHOR está comigo, portanto não temerei;
o que me podem fazer os simples mortais?

Nada, pois somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou, Cristo Jesus, nosso Senhor!

Por Diego Gonçalves

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *