Crescendo em Cristo!

Crescendo em Cristo!

 

Em Filipenses 3: 12-21, somos lembrados de viver de acordo com o que já conquistamos na presença de Cristo. Em cada passo que damos com Ele, nosso caminhar torna-se mais firme e direcionado.

A história da humanidade está entrelaçada com a imagem graciosa de Cristo. Ser verdadeiramente espiritual, conforme Efésios 4: 13 nos ensina, é um chamado a “crescer até atingirmos a plenitude de Cristo”. No entanto, é inegável que em alguns momentos, como aponta 1 Coríntios 13: 1-2, nos vemos atuando mais como seres mundanos do que como reflexos de Cristo. E surge a indagação: o que nos impede de amadurecer em nossa caminhada genuína com Jesus?

A resposta tem duas faces. Primeiramente, a sociedade moderna cobra resultados instantâneos. Muitas vezes, essa ânsia por progresso rápido leva-nos a priorizar a quantidade em detrimento da qualidade, deixando de lado a importância do crescimento espiritual verdadeiro.

Em segundo lugar, em vez de depender inteiramente de Cristo, confiamos excessivamente em nossas habilidades e capacidades. Assim como os judaizantes do passado que misturavam costumes judaicos com a fé cristã, corremos o risco de depender mais de nós mesmos do que da graça de Deus.

E no percurso da vida cristã, os desafios e impedimentos são inevitáveis. Contudo, com a graça de Deus, cada obstáculo torna-se uma oportunidade de crescimento.

Aplicação

Então, como podemos viver de acordo com o que já alcançamos e crescer naturalmente em Jesus?

  1. Desacelere. Dê tempo ao tempo. Crescer em Cristo requer paciência e reflexão.
  2. Dependa de Deus: Abandone a ideia de autossuficiência. Reconheça que precisamos da graça de Cristo.
  3. Prepare-se e Capacite-se: Assim como um atleta se prepara, nós também precisamos nos alimentar com oração, estudo da palavra e comunhão.
  4. Supere Adversidades: As dificuldades e os obstáculos são naturais, mas com a força de Deus, elas transformam-se em degraus para um crescimento mais profundo.

Em resumo, deixe que o Espírito Santo guie cada passo de seu caminho. Não permita que o imediatismo ou a autoconfiança criem obstáculos em sua jornada. Seja paciente, confie em Deus, prepare-se e não tenha medo de enfrentar os desafios. Se vivermos de acordo com o que já alcançamos e permitirmos que Deus molde nosso caráter, cresceremos até atingirmos a plenitude de Cristo.

Por Diego Gonçalves

  • Devocional inspirado no sermão que o Pr. Gonçalo Lopes (da Igreja Imosp) pregou em 24/07/2016.
Avatar de Diego Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diego Souza

Sou ministro na Igreja Holiness e amo escrever. Graduando em Letras pela UNIVESP, com Bacharel em Teologia pela UMESP e com pós em Novo Testamento pela EST, neste blog compartilho meus pensamentos sobre a vida cristã e o cotidiano, buscando conectar a fé com o dia a dia.