Ef 1:3-6 – Escolhidos e Abençoados

Ef 1:3-6 – Escolhidos e Abençoados

Estudo 01 no livro de Efésios

Quebra-gelo:

  • Qual é o item que você não acha que poderia viver sem? Por quê?
  • Qual é a maior bênção que você recebeu este ano?

Palavra: Efésios 1:3-6

“Todo louvor seja a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou em Cristo com todas as bênçãos espirituais nos domínios celestiais. Mesmo antes de criar o mundo, Deus nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem culpa diante dele. Ele nos predestinou para si, para nos adotar como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito de sua vontade. Deus assim o fez para o louvor de sua graça gloriosa, que ele derramou sobre nós em seu Filho amado.” (Efésios 1:3-6, NVT)

Introdução:

Muitas pessoas enfrentam frequentemente a pressão de se provar para os outros para que possam ser aceitos. Isso frequentemente resulta em decepção, perda de autoestima e até relacionamentos rompidos. No entanto, porque somos cristãos, sabemos que somos escolhidos, aceitos, abençoados e amados por Deus. Isso é quem somos e isso traz uma segurança que ninguém e nada mais pode dar. Em Cristo, somos:

1. Escolhidos para sermos santos e sem culpa – Efésios 1:4,7-8

“Mesmo antes de criar o mundo, Deus nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem culpa diante dele. Ele é tão rico em graça que comprou nossa liberdade com o sangue de seu Filho e perdoou nossos pecados. Generosamente, derramou sua graça sobre nós e, com ela, toda sabedoria e todo entendimento”. Efésios 1:4-8

Deus é santo, diferente de qualquer outro. Nós, por outro lado, somos pecadores e, deixados a nós mesmos, nunca poderíamos ser santos (diferentes). No entanto, em sua sabedoria e poder, Deus nos escolheu e nos tornou santos por meio do sacrifício de Jesus na cruz. Graças ao amor, misericórdia e graça de Deus, não somos indesejados ou ignorados.

2. Amados e Abençoados – 1 João 4:10, 19

“É nisto que consiste o amor: não em que tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como sacrifício para o perdão de nossos pecados… Nós amamos porque ele nos amou primeiro”. (1 João 4:10, 19, NVT)

Assim, eu lhes digo com a autoridade do Senhor: não vivam mais como os gentios, levados por pensamentos vazios e inúteis. A mente deles está mergulhada na escuridão. Andam sem rumo, alienados da vida que Deus dá, pois são ignorantes e endureceram o coração para ele. Tornaram-se insensíveis, vivem em função dos prazeres sensuais e praticam avidamente toda espécie de impureza. (Efésios 4:17-19, NVT)

Algumas pessoas amam outras pessoas por causa do que fizeram por elas ou para elas. Mas Deus nos escolheu por causa de Seu amor por nós, não por causa de nosso amor por Ele. Ele nos ama apesar do nosso pecado e demonstrou isso na cruz.

3. Aceitos como filhos e filhas – João 1: 12 e Efésios 1:5

Mas, a todos que creram nele e o aceitaram, ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. (João 1:12, NVT)

Atualmente, a adoção permite que um estranho se torne membro de uma família. No entanto, na antiguidade, a adoção (Efésios 1:5) significava dar ao filho o status de plena idade adulta e torná-lo um herdeiro com todos os direitos e privilégios. Em Cristo, todos nós nos tornamos filhos e filhas de Deus (Gálatas 3:26-29).

O que aprendemos?

(Escolher uma ou duas perguntas para fixação)

  • Como a segurança do amor de Deus por você mudou a sua vida?
  • Como você compararia essa segurança às inseguranças do mundo?
  • Quais coisas você sente que precisa fazer para se sentir aceito pelos outros?
  • E o que os outros precisam fazer antes de você aceitá-los?
  • O que a Bíblia diz sobre quem somos e como devemos amar?
  • Como você se via antes? Como a visão de Deus sobre você mudou sua compreensão sobre si mesmo?

Agora que você sabe…

(Escolher uma ou duas perguntas para fixação)

  • Você acredita que Deus te ama e te escolheu?
  • Como você deve viver em relação a esse amor e bênção?
  • Como você pode crescer em seu entendimento de quem você é em Cristo nesta semana?
  • De onde ou de quem você obtém sua identidade e segurança?
  • Quais inseguranças ou falsas identidades você precisa entregar a Cristo?

Pontos para Oração:

Agradeça a Deus por te escolher e te amar. Peça a Ele para ajudá-lo a crescer em seu entendimento dessa verdade todos os dias. Entregue cada área de sua vida a Deus. Ore para que você experimente Seu amor e graça por você de uma maneira poderosa.

Ore pelos seus amigos e familiares que ainda não conhecem Jesus para que também entreguem suas vidas a Ele. Peça a Deus para que eles saibam o quanto Ele os ama e para que lhe conceda oportunidades de compartilhar o evangelho com eles.


por Diego Gonçalves para a Igreja Comec em 13/05/2023. Estudo para INC (Igreja nas casas).


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também possam aprender mais sobre o assunto. E não se esqueça de se inscrever em nossas redes sociais para receber mais conteúdo como este. Até a próxima!

Inspire-se com outros devocionais e reflexões no meu site.

© O Diário de um Jondô

Avatar de Diego Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diego Souza

Sou ministro na Igreja Holiness e amo escrever. Graduando em Letras pela UNIVESP, com Bacharel em Teologia pela UMESP e com pós em Novo Testamento pela EST, neste blog compartilho meus pensamentos sobre a vida cristã e o cotidiano, buscando conectar a fé com o dia a dia.