Gênesis 3.6 – Lidando com a tentação
6 A mulher viu que a árvore era linda e que seu fruto parecia delicioso, e desejou a sabedoria que ele lhe daria. Assim, tomou do fruto e o comeu. Depois, deu ao marido, que estava com ela, e ele também comeu. (Gênesis 3.6)
Quando a mulher viu que o fruto da árvore era bom para comer, agradável aos olhos e desejável para adquirir sabedoria, ela pegou alguns e comeu. Também deu para seu marido, que estava com ela, e ele comeu. (Gênesis 3:6)
Essa história da queda é uma reflexão sobre a vida de cada um de nós. É uma situação que se repete em nossas vidas: vou obedecer a Deus ou vou ceder àquilo que me atrai, mesmo que isso vá contra o que Deus me disse?
Deus colocou Adão e Eva no Jardim do Éden como cuidadores. Eles eram livres para comer de todas as árvores, exceto de uma única árvore. Comer o fruto daquela árvore os levaria à morte.
Mas o tentador apareceu, semeando dúvidas sobre os motivos de Deus para restringir o acesso àquela árvore. Ele insinuou que Deus estava os impedindo de algo que poderia melhorar suas vidas.
A mulher considerou o que a serpente havia dito e decidiu que havia razão para questionar a intenção de Deus. Assim, ela pegou o fruto, comeu e deu ao marido, que também comeu. Então, seus olhos se abriram, e eles se esconderam um do outro e de Deus.
Lidando com a tentação
Hoje, minha tentação de desobedecer a Deus não vem de uma serpente no jardim, mas dos meus próprios desejos (Tiago 1:14). A tentação pode surgir do desejo de satisfazer necessidades físicas — como a comida. Pode ser o desejo emocional por algo que parece agradável aos olhos. Ou pode ser a curiosidade de aprender e experimentar coisas novas — o desejo de ganhar sabedoria. Mas, no fundo, esses desejos não são muito diferentes do que Eva enfrentou.
A tentação é inevitável em nossas vidas. No entanto, como reagimos a ela está sob nosso controle. Posso seguir o exemplo de Eva e me perguntar se a vontade de Deus realmente é para o meu bem. Esse debate interno muitas vezes resulta em desobediência e perda. Ou posso rejeitar a tentação, assim como Jesus fez (Mateus 4:1-11), permanecendo fiel a Deus e experimentando Sua presença em minha vida.
Oração:
Senhor Deus, ajuda-me a resistir às tentações que surgem em minha vida. Que eu possa confiar em Ti e em Tuas promessas, mesmo quando as coisas parecem difíceis. Fortalece minha fé e guia-me para que eu possa sempre escolher o que é certo. Em nome de Jesus, amém.