Da Genealogia Para A Geografia
| |

Mt 2:19-23 – Da Genealogia para a Geografia

INTRODUÇÃO:

Mesmo que o Advento e o Natal tenham terminado, ainda temos uma passagem em nossa história de Natal de Mateus. Quando deixamos José e Maria pela última vez, eles ainda estavam vivendo no Egito aguardando mais instruções. O rei Herodes havia tentado matar Jesus, mas Deus havia dito a José para ficar no Egito até que Deus lhe dissesse o contrário. Então, lá estavam eles, vivendo no Egito, esperando por uma nova palavra do Senhor. E essa palavra finalmente veio no versículo 19. (Leia os versículos 19-23 e ore.)

Esta passagem final em Mateus é crucial para entender o que aconteceu com Jesus depois de seu nascimento. Lembre-se, quando Jesus nasceu em Belém, havia uma estrela no céu para todos verem. Magos do Oriente vieram adorá-lo. Herodes queria matá-lo. Toda Jerusalém sabia que ele tinha nascido. Essa criança era uma celebridade! Certamente, com um começo tão milagroso e tumultuoso, Jesus estava destinado a crescer famoso.

Mas Deus tinha outros planos. E como se vê, Jesus cresceu vivendo uma vida humana normal for a dos holofotes, longe dos olhos do público. E é fascinante ver como Deus move Jesus neste segundo capítulo de Mateus.

Mateus capítulo um era tudo sobre pessoas. Tínhamos a longa lista de nomes na genealogia, e então o foco estava em José e Maria como pais de Jesus. Assim, Mateus capítulo um se concentrou nas pessoas, mas Mateus capítulo dois se concentra em lugares. Olhe para todos os nomes de lugares listados ao longo do capítulo. Temos Jesus nascido em Belém, Magos vindos do Oriente, o rei Herodes governando em Jerusalém, Raquel chorando em Ramá, e José e Maria fugindo para o Egito.

Mateus capítulo um foi tudo sobre a identificação do lugar de Jesus na história. Ele é o filho de Davi e o filho de Abraão. Mateus capítulo dois é tudo sobre a identificação do lugar de Jesus no mapa. Nasceu em Belém, exilado no Egito, cresceu em Nazaré. E assim passamos da genealogia do capítulo um para a geografia do capítulo dois.

Cada um desses lugares tem um grande significado bíblico. Belém foi o local de nascimento do Messias. O Egito era o lugar da escravidão e da servidão. Mas e Nazaré? Que significado Nazaré tinha para Jesus? É disso que se trata a mensagem de hoje.

I. Chamados a Israel (19-21)

Começamos no versículo 19, quando José e sua família são chamados a Israel. Olhe para os versículos 19-21: Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em um sonho a José no Egito e disse: “Levante-se, tome a criança e sua mãe e vá para a terra de Israel, pois aqueles que estavam tentando tirar a vida da criança estão mortos”. Então ele se levantou, pegou a criança e sua mãe e foi para a terra de Israel. (Mateus 2:19-21)

a. O terceiro sonho de José (Mateus 1:20, 2:13)

Em primeiro lugar, observe que Deus interveio mais uma vez. José é dirigido por outro sonho. Esta é agora a terceira vez que Deus fala com José em um sonho. A primeira vez que Deus lhe disse para levar Maria para casa como sua esposa. A segunda vez que Deus lhe disse para ir ao Egito. Desta vez, Deus lhe diz para voltar a Israel porque aqueles que estavam tentando tirar a vida da criança estão mortos.

José responde pela terceira vez da mesma forma que fez nas duas primeiras vezes. Ele faz exatamente o que Deus lhe diz. Ele responde com obediência simples, direta e imediata. Não há dúvidas, nem arrastar os pés, nem atrasos. José é um homem sob ordens. Ele recebeu a carga e a proteção do Filho unigênito de Deus, e assim ele faz o que Deus lhe diz e vai aonde Deus o envia. Como dissemos em uma mensagem anterior, José é um exemplo maravilhoso de obediência para seguirmos.

O que é importante perceber aqui é que os movimentos de Jesus quando criança não foram aleatórios. Eles foram dirigidos por Deus a cada passo do caminho. O caminho de Jesus não foi traçado por seus pais terrenos, mas por seu Pai no céu. Há um significado para todos esses movimentos.

b. Do Egito e para a Terra Prometida (Romanos 8:21; Gálatas 5:1)

E parte desse significado praticamente salta para for a da passagem neste momento. Jesus é chamado para for a do Egito e para a Terra Prometida. Isso soa familiar para você? Assim como a nação de Israel foi chamada para for a do Egito e trazida para a terra de Israel, assim agora Jesus é chamado para for a do Egito e trazido para a terra de Israel. Jesus está cumprindo tudo o que Israel deveria cumprir. Mas onde Israel falhou com Deus de muitas maneiras, Jesus terá sucesso em todos os sentidos.

Há uma verdade espiritual para nós aqui também. Na Bíblia, o Egito é o lugar da escravidão e da servidão, e Israel é a terra da promessa. Você e eu nunca fomos feitos para viver no Egito. Se você é cristão, Deus o chamou para for a da escravidão do pecado e o trouxe para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. (Romano 8:21) Como Paulo escreve em Gálatas 5:1: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se submetam novamente ao jugo da escravidão”. (Gálatas 5:1)

II. Criados em Nazaré (22-23a)

Então, para onde José levou sua família quando eles retornaram a Israel? Eles voltaram para Belém, onde Jesus nasceu? Eles se estabeleceram em Jerusalém, onde Jesus poderia fazer um nome para si mesmo? Não, eles foram para a Galileia para viver em uma cidade chamada Nazaré. Olhe para os versículos 22-23: “Mas quando soube que Arquelau reinava na Judéia no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Tendo sido avisado em um sonho, retirou-se para o distrito da Galileia, e foi morar em uma cidade chamada Nazaré.” (Mateus 2:22-23a)

Um novo perigo surgiu: Arquelau em vez de Herodes. Herodes já havia morrido, mas agora havia uma nova ameaça. Arquelau, filho de Herodes, reinava na Judéia e era tão ruim quanto seu pai, se não pior. Ele era tão cruel quanto Herodes e, de fato, executou três mil judeus na Páscoa logo depois de assumir o poder. No entanto, Arquelau era completamente incompetente como governante, e quando os judeus enviaram uma delegação a Roma pedindo sua remoção, Roma ouviu e o removeu do poder após dois anos.

Quando José e sua família chegaram a Israel, Arquelau ainda estava no poder, e por isso, José estava com medo de ir para a Judéia, ou seja, a área de Belém e Jerusalém. Então, para onde eles foram?

a. O quarto sonho de José:

Neste ponto, Deus dirigiu José com um quarto sonho. Não nos é dito o conteúdo exato do sonho, simplesmente que foi na forma de um aviso, e vemos a resposta de José ao sonho. Ele mudou-se com a família para Nazaré. Agora, Nazaré era a cidade natal de José e Maria, então talvez Deus simplesmente tenha dito a José: “Você pode ir para casa agora!” De qualquer forma, as manobras geográficas estão completas, e Jesus está agora em Nazaré, como dirigido por Deus. José e Maria retornaram a Nazaré de Belém por meio do Egito. Eles tomaram o longo caminho para casa!

b. Estabelecido em Nazaré (João 1:46):

Agora, dissemos que cada um desses lugares associados a Cristo tinha um importante significado bíblico. Jerusalém era o centro da adoração e do poder. Belém foi o local de nascimento do Messias. O Egito era o lugar da escravidão e da opressão. Israel era a terra da promessa. Então, o que era Nazaré?

Nazaré não era nada! Nem sequer é mencionado no Antigo Testamento. É uma pequena cidade localizada nas colinas da Galileia, a cerca de 80 milhas ao norte de Jerusalém. Ninguém importante jamais veio de Nazaré. Nenhum grande evento jamais ocorreu lá. Nenhum grande edifício adornava sua paisagem. Não havia centro em Nazaré. Era uma cidade pequena e modesta. Eram pessoas pobres que viviam em condições precárias. E é exatamente onde Deus escolheu para Jesus crescer.

Nazaré representava três coisas na vida de Jesus: humildade, obscuridade e desprezo. Em primeiro lugar, a humildade. Jesus nasceu em um ambiente humilde e foi criado em humildade. Ele nasceu Rei dos Judeus! Ele deveria ter sido criado em um palácio em Jerusalém, mas em vez disso, foi criado na humilde cidade de Nazaré. Jesus cresceu em humildade.

Em segundo lugar, Nazaré representava a obscuridade. Jesus teve um nascimento de alto perfil em Belém, mas viveu uma vida discreta em Nazaré. Durante trinta anos, Jesus trabalhou na obscuridade como filho de um carpinteiro. Durante trinta anos, o Filho de Deus, que criou o universo, trabalhou, comeu e brincou em uma pequena cidade insignificante. Jesus cresceu na obscuridade.

Em terceiro lugar, Nazaré representava o desprezo. Quando Jesus finalmente começou seu ministério público e as pessoas descobriram que ele era de Nazaré, elas não ficaram impressionadas. Confie em mim, você não queria que Nazaré estivesse em seu currículo. Quando Filipe disse a Natanael que havia encontrado Jesus de Nazaré, Natanael respondeu com total desprezo: “Nazaré! Pode alguma coisa boa vir de lá?” Natanael perguntou. (João 1:46) Jesus cresceu em um lugar que representava humildade, obscuridade e desprezo.

III. Chamado Nazareno (23b)

Então, por que Deus fez isso? Por que Deus escolheu Nazaré como cidade natal de Jesus? Encontramos a resposta na segunda metade do versículo 23: Assim se cumpriu o que foi dito por meio dos profetas: “Ele será chamado Nazareno”. (Mateus 2:23b) Era para cumprir as Escrituras.

a. Ele será chamado Nazareno (João 19:19; Atos 4:10, 22:8)

Agora, Jesus certamente foi chamado de Nazareno. Ao longo de sua vida, ele não era conhecido como Jesus de Belém ou Jesus de Jerusalém, mas sim Jesus de Nazaré. Quando Jesus morreu na cruz, Pilatos colocou um cartaz dizendo: “Jesus de Nazaré, o Rei dos Judeus”. (João 19:19) Quando Jesus ressuscitou dos mortos e subiu ao céu, os apóstolos continuaram a pregá-lo como Jesus de Nazaré, crucificado e ressuscitado dos mortos. (Atos 4:10) E quando Jesus falou com Paulo do céu, ele até tomou o nome em seus próprios lábios quando disse: “Eu sou Jesus de Nazaré, a quem você está perseguindo”. (Atos 22:8)

B. Profetizado pelos profetas (Juízes 13:5; Isaías 11:1; Jeremias 23:5; Isaías 53:2-3)

Assim, Jesus foi certamente chamado de Nazareno. Ele foi identificado com Nazaré em sua vida, morte, ressurreição e ascensão. Ele seria para sempre associado a Nazaré. A questão torna-se: onde no Antigo Testamento isso foi profetizado? Porque você deve se lembrar que dissemos anteriormente que a cidade de Nazaré nem sequer é mencionada no Antigo Testamento. E, de fato, esta frase em particular – “Ele será chamado de Nazareno” – nunca aparece nas Escrituras do Antigo Testamento. Então, a que profecia Mateus está se referindo?

Algumas pessoas sugerem que esta foi uma profecia não escrita que foi transmitida verbalmente, mas eu não acho isso convincente. Mateus sempre procura fundamentar a vida de Jesus nas Escrituras.

Observe que Mateus faz algo diferente com esta citação. Normalmente, quando ele cita o Antigo Testamento, ele diz: “Isso foi para cumprir o que o profeta disse”, onde ele usa a palavra singular “profeta”, ou às vezes ele até nomeia o profeta, como “Isto é o que o profeta Isaías disse”. Mas aqui a referência é muito mais geral: “Assim se cumpriu o que foi dito por meio dos profetas”. Observe como ele usa a palavra “profetas” aqui; ele usa a palavra plural. E assim Mateus não está pensando tanto em uma profecia específica nas Escrituras, mas em uma revelação geral sobre Jesus que estava presente em várias profecias no Antigo Testamento.

Então, quais eram essas profecias? Algumas pessoas apontam para a semelhança entre as palavras “Nazaré” e “nazireu” e veem nestas palavras um cumprimento da palavra originalmente falada sobre Sansão em Juízes 13:5: “Conceberás e darás à luz um filho… o menino deve ser um nazireu, separado de Deus desde o nascimento, e ele começará a libertação de Israel das mãos dos filisteus.” (Juízes 13:5) Jesus não era um nazireu, mas ele certamente foi separado para Deus desde o nascimento, e ele operou uma libertação muito maior do que Sansão.

Outros veem uma semelhança entre a palavra “Nazaré” e a palavra hebraica para “broto” ou “ramo”. Assim, Mateus pode ter pensado naquelas profecias que falavam do Messias como um Ramo. Há seis dessas profecias no Antigo Testamento – duas em Isaías, duas em Jeremias e duas em Zacarias. (Isaías 4:2, 11:1; Jeremias 23:5, 33:15; Zacarias 3:8, 6:13) Deixe-me compartilhar apenas duas delas com você aqui. Isaías 11:1 – “Um rebento subirá do toco de Jessé; de suas raízes um Ramo dará fruto.” (Isaías 11:1) E Jeremias 23:5 – “Os dias estão chegando”, declara o Senhor, “quando levantarei a Davi um ramo justo, um Rei que reinará sabiamente e fará o que é justo e reto na terra”. (Jeremias 23:5))

E depois há aquelas profecias que falavam de Jesus vindo em silêncio e humildemente. Penso em Zacarias 9:9: “Veja, o teu rei vem a ti, justo e tendo salvação, manso e montado num jumento.” (Zacarias 9:9) Ou há Isaías 53, que fala não só de humildade, mas também de escárnio e desprezo: “Ele cresceu diante dele como um rebento tenro, e como uma raiz de terra seca. Ele não tinha beleza ou majestade para nos atrair para ele, nada em sua aparência que devêssemos desejar. Ele foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristezas e familiarizado com o sofrimento. (Isaías 53:2-3)

Então, o que essas profecias nos disseram? Que o Messias viria humilde e silenciosamente. Como um galho ou um rebento de terra seca, não haveria nada de notável nele para chamar nossa atenção para ele. Na verdade, nós o trataríamos com desprezo, como se ele fosse menos do que nada. Em outras palavras, nós o trataríamos exatamente como alguém que foi criado na cidade suja de Nazaré.

C. ”Jesus veio não apenas para estar conosco, mas para se tornar como nós” (Mateus 1:23, 2:23).

E a bela verdade que aprendemos com esses versículos é que Jesus veio não apenas para estar conosco, mas para se tornar como nós. Há dois nomes proféticos dados a Jesus aqui em Mateus – um no final do capítulo um, e outro aqui no final do capítulo dois. No final do capítulo um, Jesus é chamado de “Emanuel”, que significa “Deus conosco” (Mateus 1:23) e no final do capítulo dois ele é chamado de Nazareno, o que significa que ele se tornou um como nós (Mateus 2:23).

“Deus conosco” é uma bela verdade, mas Deus pode estar conosco e ainda separado de nós. Deus estava com Israel no deserto, mas ele não era como Israel. Ele era altamente exaltado na chama e na nuvem e habitava no tabernáculo separado dos homens.

Mas a bela verdade desta passagem é que Deus não está apenas conosco, ele se tornou como nós. Ele se tornou um de nós. Jesus era Deus em carne, incógnito, disfarçado. Não havia nada em sua aparência que sinalizasse a você que ele era Deus – nenhum halo cintilante, nenhum brilho de outro mundo. Seus pés andavam na poeira, e suas mãos acumulavam bolhas.

Ele era uma pessoa comum como você e eu. Ele foi criado em uma cidade comum e viveu uma vida comum, longe do centro de poder de Jerusalém e do seu local de nascimento em Belém. Ele vivia na obscuridade e não era conhecido como Jesus de Belém, o que teria implicações messiânicas, mas como Jesus de Nazaré, um termo cheio de desprezo. Ele não se fez nada e tornou-se um servo para nós. Era um homem de dores, familiarizado com o sofrimento. Aquele que nasceu Rei foi criado como Nazareno.

E assim como Jesus viveu em humildade, ele também morreu em humildade. Ele se humilhou e tornou-se obediente até a morte, até mesmo a morte na cruz. O significado da passagem nazarena é que Jesus se tornou um ninguém para que você pudesse ser alguém. Jesus tornou-se como nós para que pudéssemos nos tornar como ele. Ele não se fez de nenhuma reputação para que você pudesse ser conhecido como um filho de Deus – santo e justo, destinado à glória.

Essa é a pedra angular da história do Natal. Jesus era Umm Nazareno! Ele viveu em humildade, foi criado na obscuridade, sofreu desprezo – tudo para que pudéssemos ser trazidos para a família de Deus. Que Salvador maravilhoso!

CONCLUSÃO: 

Não consigo pensar em uma maneira melhor de terminar esta mensagem do que compartilhando com vocês um poema chamado “Uma Vida Solitária”, adaptado de uma mensagem do Dr. James Allan Francis em 1926. Ele diz assim:

Ele nasceu em uma aldeia obscura, filho de uma camponesa. Cresceu em outra aldeia obscura, onde trabalhou em uma marcenaria até os trinta anos e, em seguida, por três anos, foi um pregador itinerante. Nunca escreveu um livro, nunca ocupou um cargo, nunca teve uma casa, uma família, foi para a faculdade ou visitou uma cidade grande. Nunca viajou mais de duzentos quilômetros do lugar onde nasceu. Não fez nenhuma das coisas geralmente associadas à grandeza e não tinha credenciais além de si mesmo.

Ainda jovem, a maré da opinião popular voltou-se contra ele. Seus amigos fugiram; um deles negou-lhe; outro o traiu. Foi entregue a seus inimigos e passou pela zombaria de um julgamento. Foi pregado em uma cruz entre dois ladrões. 

Enquanto morria, seus carrascos apostavam em suas roupas, a única propriedade que ele tinha na terra. Quando morreu, foi colocado em um túmulo emprestado pela pena de um amigo.

Vinte séculos se passaram, e hoje Jesus é a figura central da raça humana e o líder do progresso da humanidade. Todos os exércitos que já marcharam, todas as marinhas que já navegaram, todos os parlamentos que já se reuniram, todos os reis que já reinaram, juntos, não afetaram a vida da humanidade na terra tão poderosamente quanto aquela vida solitária.

Graças a Deus por Jesus, o Nazareno!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *