child, sad, cry

O Problema do Mal

Primeiras Impressões

O mal parece estar presente em todos os cantos do mundo. Vemos desastres naturais, como incêndios florestais, tempestades e enchentes, terremotos e tsunamis trazendo dor e sofrimento. Também presenciamos o mal moral, onde pessoas machucam umas às outras, como se isso fosse parte do cotidiano. Mas por que o mal existe? Se Deus é todo-poderoso, por que Ele simplesmente não acaba com o mal? Esta é uma pergunta antiga, conhecida como o “problema do mal”.

Esse questionamento tem desafiado os crentes por séculos. Se Deus é realmente todo-poderoso, todo-sábio e completamente amoroso, por que Ele permitiria que o mal existisse? Será que Ele não é tão poderoso assim? Ou talvez não saiba de tudo? Ou então, talvez Ele não seja tão amoroso quanto acreditamos? No entanto, pode ser que Deus seja, sim, tudo isso, mas que tenha um propósito em permitir que o mal esteja presente no mundo.

Muitas tentativas foram feitas para responder a essa questão. Algumas pessoas usam o problema do mal como argumento contra a existência de Deus. Outras, no entanto, veem nele uma prova de que Deus existe. A ideia de que aceitamos a existência do mal absoluto parece sugerir que há um padrão moral absoluto, o que, por sua vez, aponta para a existência de um Legislador moral, Deus.

Uma possível resposta

Eu acredito que Deus permite o mal por um motivo. E não é apenas por causa da queda da humanidade. Claro, a queda é importante e trouxe o pecado ao mundo, mas acredito que há mais do que isso. Uma resposta que seria verdadeira mesmo que a queda não tivesse ocorrido.

O que o sofrimento faz conosco? Embora existam várias respostas para essa pergunta, uma em especial me ajuda a entender por que o sofrimento é permitido. O sofrimento nos faz desejar algo melhor.

Se não houvesse sofrimento, estaríamos perfeitamente satisfeitos com nossa vida aqui. Não haveria motivo para querer algo além do que já temos. Mas, por causa do sofrimento, ansiamos por uma vida melhor. Para aqueles que não conhecem a Deus, esse desejo pode ser um mistério, mas ele ainda está presente.

Um desejo pelo céu

Em Eclesiastes 3:11, lemos que “Deus colocou a eternidade no coração humano”. O que isso significa? Acredito que o desejo por algo melhor, por uma vida mais plena, foi colocado por Deus dentro de nós. E esse desejo é despertado pelo sofrimento que enfrentamos.

Deus usa esse desejo para nos atrair para Ele, para a vida eterna que Ele preparou para todos que O amam. O mal e o sofrimento nos tornam mais abertos ao chamado de Deus. Se estivéssemos vivendo em um paraíso na terra, provavelmente não desejaríamos outra coisa. Mas, como não estamos, buscamos o que só Deus pode nos oferecer.

Ainda não é uma resposta completa

Você pode estar pensando: e quanto aos inocentes que sofrem e morrem todos os dias? O desejo por algo melhor de que estou falando talvez não se aplique a eles. E eu concordo.

Não acredito que a resposta para o problema do mal seja simples. Apenas Deus sabe exatamente por que o mal existe e quais são os Seus propósitos. O que compartilho aqui é apenas uma parte da explicação, mas ela me ajuda a entender um pouco melhor.

Oração:

Senhor Deus, em meio às dificuldades e ao sofrimento deste mundo, ajuda-nos a manter nossos olhos fixos em Ti. Que o desejo por uma vida melhor nos leve a buscar Tua presença, e que encontremos em Ti o consolo e a esperança que precisamos. Amém.

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *