Que Contraste Com Os Trastes!
| |

1Sm 2.11-26 – Contrastes (Os Filhos de Eli)

Abra comigo sua Bíblia em 1 Samuel 2:11-26. Hoje, vamos explorar a vida de Samuel. Até agora, temos analisado o nascimento e a dedicação de Samuel.

Agora, finalmente, vamos examinar sua vida em Siló, sob a supervisão de Eli, o sacerdote. Essa passagem nos apresenta uma análise contrastante, pois o capítulo dois destaca as diferenças entre a vida de Samuel, crescendo sob Eli, e a vida dos próprios filhos de Eli.

Ao ler a passagem, perceberemos que o foco se alterna entre os filhos de Samuel e Eli. Essa abordagem é intencional e uma ferramenta de ensino bastante eficaz para destacar as diferenças entre dois personagens ou assuntos distintos. (Leia 1 Samuel 2:11-26)

Um dos principais temas das Escrituras é que Deus abençoa os justos e julga os ímpios. Essa temática perpassa desde os primeiros capítulos do Gênesis, atravessa as narrativas do Antigo Testamento, os Salmos e os Profetas, até chegar às parábolas e ensinamentos de Jesus, culminando no juízo final descrito no livro do Apocalipse. Encontramos esse princípio também na passagem de hoje em 1 Samuel. Deus abençoa os justos e julga os ímpios.

Neste trecho de 1 Samuel 2, alternamos entre a história de Samuel e a dos filhos de Eli. De certa forma, há semelhanças entre eles. Ambos crescem em Siló. Ambos estão sob a supervisão de Eli. Ambos servem na tenda do encontro. No entanto, é aí que terminam as semelhanças. O que temos aqui é uma análise contrastante entre os justos e os ímpios. Deus está em processo de remover Eli e seus filhos do sacerdócio, para levantar um sacerdote fiel, que agirá de acordo com o que está em Seu coração e mente. E o jovem Samuel é essencial nessa transição. Portanto, vamos explorar as diferenças entre os filhos de Samuel e Eli nesta passagem.

I. Serviço fiel x serviço infiel

A. Samuel (vs. 11)

Primeiramente, encontramos uma diferença notável em seu serviço. O versículo 11 diz: “E Samuel se ia tornando cada vez mais importante, tanto para com o Senhor como para com os homens.” (1 Samuel 2:11) Samuel, ainda muito jovem, servia no tabernáculo sob a supervisão de Eli, o sacerdote. No entanto, observe que Samuel não servia apenas a Eli, mas sim ao Senhor. O termo “tornando cada vez mais importante” enfatiza a crescente importância e relevância de Samuel, à medida que ele se dedicava ao serviço ao Senhor em Siló.

B. Filhos de Eli (vs. 12-17)

Em contraste, temos os filhos de Eli, mencionados nos versículos 12-17. O texto afirma que “os filhos de Eli eram filhos de Belial e não se importavam com o Senhor.” (1 Samuel 2:12) O termo “filhos de Belial” era uma expressão hebraica que significava “homens perversos” ou “indignos”. É interessante notar que Ana havia usado essa mesma expressão anteriormente quando Eli a acusou de estar embriagada no templo. Ela respondeu dizendo: “Não consideres por filha de Belial a tua serva” (1 Samuel 1:16, ARA). Essa ironia destaca a injustiça de Eli, que acusou Ana erroneamente enquanto seus próprios filhos eram ímpios.

Os filhos de Eli não apenas eram homens perversos, mas também não se importavam com o Senhor. O versículo 12 diz literalmente: “Eles não conheciam ao Senhor”, ou seja, eles não o reconheciam ou tinham qualquer relacionamento com Ele em suas vidas. Isso é especialmente preocupante, pois eles serviam como sacerdotes no tabernáculo, onde deveriam representar Deus diante do povo. No entanto, os filhos de Eli eram ímpios e não tinham consideração pelo Senhor em seus corações.

Essa falta de consideração é evidente em sua conduta ao lidar com as ofertas apresentadas pelos adoradores. Os versículos 13-14 descrevem suas ações:

“O costume desses sacerdotes com o povo era que, quando alguém oferecia um sacrifício, o servo do sacerdote vinha com um garfo de três dentes na mão, enquanto a carne estava sendo cozida. Ele espetava o garfo na panela, na caldeira, no caldeirão ou no tacho, e tudo o que o garfo trazia o sacerdote tomava para si. Era assim que eles tratavam todos os israelitas que vinham a Siló.” (1 Samuel 2:13-14, ARA)

O servo mencionado aqui refere-se aos filhos de Eli. No entanto, eles agiam de forma contrária às leis estabelecidas por Deus para o serviço dos sacerdotes. Segundo a Lei do Antigo Testamento, quando se tratava de uma oferta de comunhão, o sacerdote deveria receber o peito e a coxa direita (Levítico 7:29-34). Se fosse uma oferta nazireia ou outra oferta especial, o sacerdote também receberia o ombro (Números 6:19-20; Deuteronômio 18:3). No entanto, os filhos de Eli adotavam um método egoísta, chamado aqui de “método do sorteio”. Eles espetavam o garfo na panela em fervura e pegavam o que o garfo trouxesse. Essa prática não possui respaldo nas Escrituras e parecia ser uma prática regular em Siló.

A situação piora ainda mais nos versículos 15-16:

“Mesmo antes que se queimasse a gordura, vinha o servo do sacerdote e dizia ao homem que oferecia o sacrifício: ‘Dá carne para assar ao sacerdote, pois ele não aceita de ti carne cozida, mas crua’. Se alguém lhe respondesse: ‘Primeiro se deve queimar a gordura; depois, tu tomarás o que quiseres’, ele replicava: ‘Não, agora mesmo a darás; do contrário, a tomarei à força.'” (1 Samuel 2:15-16, ARA)

Isso representa uma violação séria do serviço sacerdotal. A gordura do sacrifício pertencia ao Senhor e deveria ser queimada sobre o altar. Portanto, os filhos de Eli não apenas se apropriavam indevidamente de partes dos sacrifícios oferecidos pelo povo, mas também desrespeitavam a porção que pertencia ao Senhor. Como sacerdotes e filhos de sacerdotes, eles deveriam ter conhecimento dessas práticas corretas. Até mesmo o povo reconhecia que suas ações eram erradas. No entanto, quando o povo protestava, os filhos de Eli os ameaçavam com violência.

O versículo 17 revela a gravidade dessas transgressões: “Era, pois, o pecado destes jovens mui grande perante o Senhor, porquanto os homens desprezavam a oferta do Senhor” (1 Samuel 2:17, ARA). A palavra “homens” aqui, no original hebraico, tem um significado particular. É uma palavra que enfatiza a mortalidade e a fraqueza do ser humano. Assim, a frase final do versículo 17 ganha ainda mais força no hebraico: “Os seres humanos estavam desprezando a oferta do Senhor”.

Observamos a arrogância e a falta de respeito desses filhos de Belial, esses ímpios filhos de Eli. Eles não tinham consideração pelo Senhor, pelo povo de Deus ou pelas ofertas. No entanto, antes de apontarmos o dedo para os filhos de Eli com arrogância, talvez devamos parar e examinar a nós mesmos. Alguma vez menosprezamos a oferta do Senhor? O que isso significa para nós hoje? A oferta do Senhor é aquela que é oferecida a Deus e, portanto, pertence legitimamente a Ele. Como tratamos a oferta do Senhor com desdém?

Existem várias maneiras de fazê-lo nos dias de hoje. Fazemos isso quando abusamos ou negligenciamos as ofertas das outras pessoas na igreja. Fazemos isso quando retemos a parte de Deus em nossas doações. Fazemos isso ao participar da Santa Ceia de forma irresponsável ou descuidada. Fazemos isso quando alguém oferece o melhor a Deus em louvor ou adoração, e respondemos com crítica.

No entanto, há uma maneira ainda mais grave de menosprezarmos a oferta do Senhor. Fazemos isso quando rejeitamos Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Jesus é o cumprimento final de todos os sacrifícios e ofertas do Antigo Testamento. Ele é a própria oferta do Senhor pelo pecado. Em Hebreus 10, está escrito: “Se alguém rejeitar a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar o Espírito da graça?” (Hebreus 10:28-29, ARA). Rejeitar Jesus é verdadeiramente menosprezar a oferta do Senhor.

Portanto, devemos refletir sobre como valorizamos a oferta do Senhor em nossas vidas. Devemos tratar com reverência e gratidão tudo o que é dedicado a Ele. Que possamos reconhecer o valor da oferta do Senhor e responder com sinceridade e devoção, em todas as áreas de nossas vidas, colocando-o sempre em primeiro lugar.

II. Pureza vs. imoralidade

A. Samuel (vs. 18-21)

Contrastamos o compromisso fiel de Samuel com o comportamento impróprio dos filhos de Eli. Agora, vamos analisar a diferença entre a pureza de Samuel e a imoralidade dos filhos de Eli. Mais uma vez, encontramos Samuel servindo diante do Senhor, algo que nunca foi mencionado sobre os filhos de Eli. Vejamos os versículos 18-21:

No entanto, Samuel continuava ministrando diante do SENHOR, vestido com um éfode de linho, enquanto ainda era apenas uma criança. Todos os anos, sua mãe fazia um manto novo para ele e o levava quando subia com seu marido para oferecer o sacrifício anual. Eli abençoava Elcana e sua esposa, dizendo: “Que o SENHOR conceda filhos a esta mulher em lugar do que ela pediu e entregou ao SENHOR”. E então eles voltavam para sua casa. E o SENHOR foi bondoso com Ana; ela concebeu e deu à luz três filhos e duas filhas. E, enquanto isso, o menino Samuel crescia na presença do SENHOR. (1 Samuel 2:18-21, ARA)

Samuel usava uma túnica de linho. Também conhecida com éfode, esta era uma vestimenta curta e sem mangas usada pelos sacerdotes enquanto realizavam seu serviço. Os sacerdotes também eram instruídos a usar roupas feitas de linho. O linho é um símbolo de retidão e pureza nas Escrituras. Os anjos que aparecem como mensageiros nas Escrituras usam linho. O livro de Apocalipse menciona a noiva do Cordeiro, que recebeu “linho fino, brilhante e puro para vestir. O linho fino representa os atos justos dos santos” (Apocalipse 19:8, ARA). E assim, vemos o jovem Samuel ministrando diante do Senhor, vestido com uma túnica de linho. Às vezes, podemos esquecer a importância da pureza aos olhos do Senhor. Deus é completamente santo e puro, e espera que nós também sejamos puros.

O Antigo Testamento enfatizava a pureza ritual entre o povo de Deus, com várias leis relacionadas a alimentos limpos e impuros, higiene no acampamento, purificação após doenças ou contato com um cadáver, e assim por diante. Todas essas leis foram estabelecidas para ensinar a importância da pureza espiritual. No Novo Testamento, o livro de Efésios nos diz: “Que entre vocês não haja nem sequer menção de imoralidade sexual, nem de qualquer tipo de impureza, nem de avareza, pois essas coisas não são próprias para os santos de Deus” (Efésios 5:3, ARA). O livro do Apocalipse também declara sobre a Cidade Santa: “Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso” (Apocalipse 21:27, ARA). A pureza é importante para Deus. O jovem Samuel, vestido com uma estola de linho, representa uma imagem bela de inocência e pureza diante do Senhor.

Vemos que a família de Samuel o visitava todos os anos durante o sacrifício anual. Sua mãe fazia para ele um novo manto a cada ano, conforme ele ia crescendo. Elcana, seu marido, pronunciava uma bênção sacerdotal sobre eles, e Deus os abençoou, dando-lhes mais filhos. Nunca podemos superar Deus em generosidade. Ele tem mais recursos do que nós e um coração mais generoso. Deus ordenou tudo de forma que até mesmo dar a Ele se torna uma experiência alegre para o crente. Ana deu seu único filho a Deus, e Deus lhe deu três filhos e duas filhas em troca. Nunca podemos superar Deus em generosidade.

Enquanto isso, o versículo 21 nos diz que “o menino Samuel crescia na presença do SENHOR”, ou seja, “com o SENHOR”. Uau, não há melhor maneira de crescer do que estar com Deus, na presença do Senhor. A família de Samuel é um exemplo belo de uma família justa que serve a Deus, buscando-o em primeiro lugar e desfrutando de Suas bênçãos e favor. O jovem Samuel é uma imagem encantadora de inocência e pureza, ministrando diante do Senhor com sua túnica de linho.

B. Filhos de Eli (vs. 22-24)

E aí a gente vem para a família do Eli. Em contraste com a pureza de Samuel, os filhos de Eli são culpados de imoralidade sexual. E não qualquer imoralidade sexual, mas eles estavam se envolvendo em imoralidade sexual no próprio templo. Eles estavam cometendo pecado no mesmo lugar onde deveriam estar confessando o pecado. Veja os versículos 22-24:

Agora Eli, que era muito velho, ouviu falar sobre tudo o que seus filhos estavam fazendo com todo o Israel e como eles dormiam com as mulheres que serviam na entrada da Tenda do Encontro. Então ele lhes disse: “Por que vocês fazem tais coisas? Ouço de todas as pessoas sobre esses seus atos perversos. Não, meus filhos; não é um bom relato que ouço espalhar-se entre o povo do Senhor. (1 Samuel 2:22-24)

Eli repreendeu seus filhos por seus pecados, mas era muito pouco, tarde demais. Os filhos de Eli demonstram a natureza progressiva do pecado. No início, eles pegaram apenas um pequeno “poke” dos adoradores que vieram para o sacrifício. Mas a proporção foi aumentando continuamente até que eles tomaram a porção de gordura do próprio Senhor. Em seguida, dormiam com as mulheres que serviam na entrada da Tenda do Encontro. E dessa forma, sua má reputação se espalhou entre o povo de Israel. Eles trouxeram desonra sobre si mesmos e sobre toda a casa de Eli.

Eli estava muito velho quando finalmente confrontou seus filhos. Pais, não deixem de disciplinar seus filhos quando eles forem pequenos. Ensine seus filhos o certo do errado. Diga-lhes a importância do arrependimento pelo pecado e da confissão de seus pecados a Deus. Mais importante de tudo, levá-los a colocar sua confiança em Jesus Cristo para o perdão dos pecados. Não adie essas coisas. Os pequenos pecados que você deixa deslizar agora só crescerão em pecados maiores. Provérbios 19:18 diz: “Disciplinai teu filho, porque nisso há esperança; não seja uma parte disposta à sua morte”. Se Eli tivesse disciplinado seus filhos quando eles eram mais novos, as coisas poderiam ter sido diferentes em Siló.

III. Julgamento vs. Favor

A. Filhos de Eli (vs. 25)

E chegamos ao nosso último contraste desta manhã: o contraste entre o julgamento de Deus e o favor de Deus. Eli está particularmente preocupado com seus filhos, pois eles pecaram diretamente contra o Senhor. Embora todo pecado que cometemos seja, de certa forma, um pecado contra Deus, Eli faz uma distinção aqui entre pecar contra outras pessoas e pecar contra o Senhor. Vejamos o versículo 25, onde Eli continua repreendendo seus filhos por seus pecados:

“Se um homem pecar contra outro homem, Deus pode intervir a favor dele; mas se um homem pecar contra o SENHOR, quem intercederá por ele?” Entretanto, os filhos não deram ouvidos à repreensão do pai, porque o Senhor estava disposto a matá-los. (1 Samuel 2:25, ARA)

O ponto que Eli está fazendo é simples. Se alguém pecar contra outro ser humano, Deus pode intervir em favor dessa pessoa. Mas se você pecar contra Deus, quem intercederá por você então? Quem será o seu mediador? Essa pergunta de Eli é importante para nossa reflexão hoje, especialmente quando percebemos que todo pecado é, de fato, um pecado contra Deus. Quem será o mediador quando você pecar? O Novo Testamento nos dá a resposta a essa pergunta. Em 1 Timóteo 2, está escrito: “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Timóteo 2:5, ARA). Deus enviou seu próprio Filho, Jesus, para ser o mediador por nós, para morrer na cruz como resgate pelos nossos pecados e nos reconciliar com Deus.

Eli estava certo em repreender seus filhos por seu comportamento, embora talvez um pouco tarde, mas era a coisa certa a fazer. No entanto, nos é dito que eles não deram ouvidos à repreensão de seu pai, “porque o Senhor estava disposto a matá-los”. Os filhos de Eli haviam chegado a um ponto de não retorno com Deus. É importante observar que Deus não decidiu matá-los porque eles não deram ouvidos à repreensão de Eli. Foi o contrário. Eles não deram ouvidos a Eli porque era a vontade de Deus matá-los. Não é que eles desejavam se voltar para Deus, mas Deus estava impedindo-os. Ao contrário, por não terem consideração pelo Senhor, por desafiarem a Deus em seu pecado, o julgamento de Deus sobre eles foi endurecer seus corações e confirmá-los em seus pecados.

Você sabia que é possível chegar a um ponto de não retorno com Deus? É uma ideia assustadora, e deveria ser. Significa que não podemos simplesmente continuar pecando e desafiando a Deus, pensando: “Um dia, eu acertarei minha vida com Deus”. Talvez você nunca tenha essa chance. Se você tem o desejo de se arrepender de seus pecados e colocar sua fé em Cristo, então não adie. Faça isso agora! Como saber se um dia você terá novamente esse desejo? Deus é misericordioso e perdoador, mas não o provoque. Os filhos de Eli haviam chegado a um ponto sem volta. Eles não deram ouvidos à repreensão de seu pai porque era a vontade do Senhor matá-los.

B. Samuel (vs. 26)

Agora, compare o julgamento de Deus sobre os filhos de Eli com o favor de Deus na vida de Samuel. Vejamos o versículo 26 que conclui nossa passagem: “E o menino Samuel ia crescendo em estatura e em graça diante do Senhor e diante dos homens” (1 Samuel 2:26, ARA). Isso descreve um crescimento ideal durante a infância. Mais tarde, no Novo Testamento, o Evangelho de Lucas usa palavras semelhantes para descrever o crescimento de Jesus quando criança. (Lucas 2:40, 52, ARA). À medida que os filhos de Eli cresceram, perderam o favor de Deus e ganharam má reputação entre o povo. Por outro lado, à medida que Samuel crescia, crescia em graça diante do Senhor e das pessoas.

CONCLUSÃO:

Deus abençoa os justos e julga os ímpios. Isso é evidente em 1 Samuel e em toda a Bíblia. Então, como devemos responder a isso? Devemos nos esforçar ao máximo para viver uma vida boa e justa? Devemos nos esforçar para alcançar os padrões de Deus? Devemos nos sentir confiantes quando estamos indo bem e com medo quando pecamos?

A verdade é que não podemos alcançar a justiça por nós mesmos. A Bíblia afirma: “Todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23, ARA), e, portanto, todos estamos sujeitos ao julgamento de Deus. Mas quando colocamos nossa fé em Jesus, duas coisas acontecem. Primeiro, Deus nos dá a justiça de Cristo. Assim como o jovem Samuel foi revestido com o éfode de linho, somos revestidos com a perfeita justiça de Cristo. Isso significa que somos perdoados e restaurados a um relacionamento correto com Deus. Quando Deus olha para nós, em vez de ver nosso pecado, Ele vê a justiça de Seu Filho, Jesus, e somos aceitos em Cristo.

Mas Deus também realiza outra obra em nós. Ele não apenas nos dá a justiça de Cristo, mas também começa a formar em nós a justiça de Cristo pelo Espírito Santo. Ele inicia uma nova obra em nós que será completada quando estivermos com Deus no céu. Portanto, não recebemos apenas uma posição de justiça, mas Deus está nos transformando para nos tornarmos verdadeiramente justos. Seremos completamente justos no céu por toda a eternidade.

Deus abençoa os justos e julga os ímpios. A justiça só pode ser encontrada em Jesus Cristo. Portanto, se você ainda não conhece Jesus, encorajo você a colocar sua fé nele. Não despreze a oferta de Deus por meio de Seu Filho. Confesse seus pecados a Ele e receba Sua justiça pela fé. Não adie sua decisão de confiar em Cristo. Deus é misericordioso, mas lembre-se de que há um ponto de não retorno.

Se você já conhece Cristo, lembre-se de que Deus abençoa os justos. Você está crescendo em retidão? Está progredindo em sua fé? Está buscando a transformação necessária em sua vida por meio do Espírito Santo?

Por fim, se Deus abençoa os justos e julga os ímpios, como crentes, precisamos compartilhar nossa fé. Fora de Cristo, todos estamos perdidos. Precisamos compartilhar o evangelho com outras pessoas, para que elas também possam receber o dom da justiça de Deus por meio de Jesus Cristo.

Oração:

Senhor, agradecemos por esta mensagem que nos lembra da importância de buscar a justiça em nossas vidas e de valorizar a oferta que o Senhor nos deu através de Jesus Cristo. Ajuda-nos a reconhecer a pureza e a santidade que o Senhor exige de nós e a buscar a transformação em nossas vidas por meio do Espírito Santo.

Oramos para que aqueles que ainda não conhecem a Cristo possam ser atraídos pelo Seu amor e recebam a justiça que só pode ser encontrada Nele. Que possamos compartilhar o evangelho com aqueles ao nosso redor e ser testemunhas fiéis do Seu amor e graça.

Agradecemos por Sua misericórdia e perdão, mesmo quando falhamos. Pedimos que o Senhor nos ajude a viver vidas justas e a crescer em Sua graça e conhecimento.

Em nome de Jesus, amém.


Escrito Por Diego Gonçalves e pregado na Igreja DaeHan em 02/7/23

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também possam aprender mais sobre o assunto. E não se esqueça de se inscrever em nossas redes sociais para receber mais conteúdo como este. Até a próxima!

Inspire-se com outros devocionais e reflexões no meu site.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *