A Conversão de Hugh Latimer
Hugh Latimer era um padre popular que mais tarde se tornou o bispo de Worcester. Como observa o documento, ele era um lavrador que ascendeu na hierarquia da igreja. Embora respeitado, Latimer estava lutando contra sua fé. Thomas Bilney, que encontrou consolo e paz na leitura do Novo Testamento, queria converter Latimer. Bilney orou: “Ó Deus, eu não passo de um pequeno Bilney, e nunca farei nada de grandioso por Ti; mas dá-me a alma de Hugh H. Latimer, e que maravilhas ele fará em Teu Nome”.
Depois de ouvir Latimer pregar, Bilney esperou por ele do lado de fora da igreja e implorou por uma confissão. Latimer concordou e levou Bilney para uma sala silenciosa onde ouviu Bilney compartilhar suas lutas para encontrar a salvação. Bilney contou a Latimer sobre a compra do Novo Testamento em latim e sobre como encontrou a paz ao ler o versículo “Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores”. Para a surpresa de Bilney, Latimer também estava lutando contra a fé. Ele se ajoelhou ao lado de Bilney em busca de orientação. Bilney então tirou seu Novo Testamento e o abriu em “Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”. Latimer encontrou consolo na leitura destas palavras e os dois se tornaram amigos, unidos por sua fé. A partir daquele momento, Bilney e Latimer viveram apenas para revelar as riquezas de Cristo.
Latimer e Bilney acabaram sendo queimados na fogueira em Oxford em 1555. Infelizmente, o documento não fornece detalhes específicos sobre como ou quando Latimer se tornou bispo de Worcester.