A Conversão de George Whitefield – Um Famoso Pregador dos Tempos Antigos
George Whitefield, colega de John Wesley, nasceu em Bell Inn, Gloucester, em 1714. Segundo seu próprio relato, “a história dos pecados e ofensas dos meus dias de juventude seria interminável.”
Aos 16 anos, ele diz:
“Comecei a jejuar duas vezes por semana por quase 36 horas seguidas, rezava muitas vezes ao dia, recebia o sacramento todo domingo, jejuando quase até a morte durante os quarenta dias da Quaresma, período durante o qual não ia menos de três vezes ao dia ao culto público, além de sete vezes às orações privadas, ainda assim não sabia que precisava nascer de novo, tornar-me uma nova criatura em Cristo Jesus, como se nunca tivesse nascido. O Sr. Charles Wesley colocou um livro em minhas mãos, pelo qual Deus me mostrou que eu devia ‘nascer de novo,’ ou estar perdido para sempre.”
Ele foi para o Pembroke College aos 18 anos, quando ocorreu a grande mudança.
Em Pembroke, seu conflito de alma, a severa austeridade de sua vida e os jejuns com os quais tentava obter a salvação, trouxeram-no a um estado de saúde muito baixo, mas no momento de sua doença ele encontrou aquela gloriosa verdade, “Pela graça sois salvos” (Efésios 2:6), não por obras. Ele deixou de lado todos os livros devocionais e diz:
“Comecei a ler as Sagradas Escrituras de joelhos. Diariamente recebia nova vida, luz e poder do alto. Obtive mais conhecimento verdadeiro ao ler o Livro de Deus em um mês do que poderia ter adquirido de todos os escritos dos homens. No final da sétima semana, após ter passado por incontáveis ataques de Satanás e muitos meses de inexpressíveis provações noite e dia, sob o espírito de escravidão, Deus se agradou finalmente em remover o fardo pesado, permitindo-me agarrar Seu querido Filho por uma fé viva, e dando-me o Espírito de adoção para me selar, como humildemente espero, até o dia da redenção eterna.”
Palavras-chave: George Whitefield, John Wesley, Bell Inn Gloucester, Pembroke College, Efésios 2:6, graça, salvação, conversão, novas criatura, fé viva, espírito de adoção, redenção eterna.