Gênesis 28.20-21 – Eu Servirei a Deus Se…
20 Então Jacó fez o seguinte voto: “Se, de fato, Deus for comigo e me proteger nesta jornada, se ele me providenciar alimento e roupa, 21 e se eu voltar são e salvo à casa de meu pai, então o Senhor certamente será o meu Deus. (Gênesis 28:20-21)
O nome Jacó significa “aquele que agarra o calcanhar”, uma expressão hebraica que também pode ser entendida como “aquele que engana”. E Jacó realmente viveu de acordo com seu nome. Com a ajuda de sua mãe, ele enganou seu pai para receber a bênção que era destinada ao seu irmão. Como consequência, teve que fugir para salvar sua vida.
Em uma noite, no início de sua jornada longe de casa, Jacó teve um encontro transformador com Deus. Deus apareceu a ele em uma visão, em pé no topo de uma escada que ligava o céu à terra. E Deus fez a Jacó uma promessa incondicional: Ele o protegeria onde quer que fosse, o traria de volta a Canaã e lhe daria a terra, assim como numerosos descendentes. Essa promessa reafirmou o que Deus já havia prometido a seu pai, Isaque, e a seu avô, Abraão.
Em resposta a essa promessa, Jacó se comprometeu a servir a Deus, mas condicionou seu serviço à provisão de Deus. Ele disse que, se Deus cumprisse Suas promessas, então ele O serviria.
Quantos de nós somos como Jacó? Muitas vezes, enquanto percebemos as bênçãos de Deus em nossas vidas, estamos dispostos a servi-Lo. Ou pelo menos, fazemos a aparência de que estamos servindo. Mas quando a vida se torna difícil e as coisas não saem como esperávamos, muitas vezes abandonamos Deus e buscamos ajuda em outros lugares.
Devemos confiar em Deus não apenas nos bons momentos, mas ainda mais quando enfrentamos dificuldades. Ele nunca abandonará aqueles que têm fé n’Ele. Assim como fez com Jacó, Deus nos protegerá em meio aos desafios que enfrentamos e, no final, nos trará em segurança para Sua presença.