white book page on white textile
| |

Êxodo 14:31 – Confie no Senhor

31 Israel viu o grande poder do Senhor contra os egípcios, temeu ao Senhor e pôs nele a sua confiança, como também em Moisés, seu servo.

Êxodo 14:31 NVI

Depois de todas as pragas que atingiram o Egito, incluindo a morte do primogênito, Israel foi expulso do Egito. Mas o faraó mais tarde mudou de ideia e chamou seu exército para devolvê-los ao Egito, alcançando-os nas margens do mar. Mas Deus separou as águas do mar e Israel atravessou em terra firme. O exército egípcio perseguiu Israel no mar. E então as águas se fecharam sobre o exército egípcio, e eles foram afogados no mar. Quando Israel viu o que Deus tinha feito, eles o temeram e depositaram sua confiança nele e em Moisés.

Confiança no Senhor

É difícil imaginar que o povo teria feito qualquer outra resposta depois de testemunhar o que Deus havia feito. Se a história terminasse aqui, seria tentador ver isso como um final de livro de histórias. Que viveram felizes para sempre. Mas, infelizmente, não foi o caso. Eles já haviam demonstrado a inconstância de sua confiança em Deus. Depois de ver o Egito destruído pelas pragas, eles deixaram o Egito. E você tem que imaginar que eles estavam animados por ter um Deus tão poderoso para cuidar deles. Até que se viram presos entre o mar e o exército. E então eles ficaram apavorados e reclamaram. E mesmo depois de atravessar o mar, eles continuaram a reclamar de suas circunstâncias, falhando repetidamente em demonstrar confiança real em Deus.

É tentador criticar excessivamente aqueles que experimentaram os acontecimentos do Êxodo e a inconstância de sua fé. Mas acredito que podemos aprender com eles, se quisermos. Não confie apenas em Deus quando as coisas são boas. Mas confie nele mesmo diante de incertezas ou circunstâncias difíceis. Nem sempre sabemos o que Deus está fazendo, ou como Ele nos levará através dos desafios que enfrentamos. Mas confie nele. Se caminharmos com Ele na fé, nada será capaz de nos vencer.

Devocionais

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *