Conversões Convetidos A Jesus
| | |

A Conversão de David Livingstone: O Maior Amigo da África

David Livingstone nasceu em um lar humilde de “pais pobres e piedosos” em Blantyre, perto de Glasgow, no dia 19 de março de 1813. Aos dez anos de idade, ele foi colocado para trabalhar em uma fábrica como ajudante, para que seus ganhos pudessem ajudar sua mãe.

Foi em seu vigésimo ano de vida que ocorreu a grande mudança espiritual que determinou o curso futuro de David Livingstone. Antes dessa época, ele já tinha pensamentos sérios sobre a eternidade. “Grandes esforços,” ele diz, “foram feitos por meus pais para instilar as doutrinas do Cristianismo em minha mente, e eu não tive dificuldade em entender a teoria de uma salvação gratuita pela expiação de nosso Salvador; mas foi somente por volta dessa época que comecei a sentir a necessidade e o valor de uma aplicação pessoal das provisões daquela expiação ao meu próprio caso.”

Ele conta que por volta dos vinte anos começou a refletir sobre seu estado como pecador e se tornou ansioso para perceber o estado de espírito que flui da recepção da verdade no coração. No entanto, ele foi impedido de abraçar a oferta gratuita de misericórdia no Evangelho por um senso de indignidade para receber tão grande bênção até que uma mudança sobrenatural fosse efetuada nele pelo Espírito Santo. Concebendo ser seu dever esperar por isso, continuou esperando uma base de esperança dentro de si, rejeitando enquanto isso a única verdadeira esperança do pecador, a obra concluída de Cristo, até que, por fim, suas convicções foram apagadas e seus sentimentos embotados. Ainda assim, seu coração não estava em paz. Mais tarde, Deus revelou a ele seu erro, e ele renunciou a toda esperança em si mesmo; e como um pecador falido e mendigo, confiou no poder e disposição de Cristo para salvar. Usando novamente suas próprias palavras: “Vi o dever e o privilégio inestimável de aceitar imediatamente a salvação por meio de Cristo. Humildemente acreditando que por misericórdia e graça soberana fui capacitado a fazer isso, e tendo sentido em alguma medida seus efeitos em meu coração ainda depravado e enganoso, é meu desejo mostrar meu apego à causa d’Aquele que morreu por mim, dedicando daqui em diante minha vida ao Seu serviço.”

Em 8 de dezembro de 1840, ele embarcou para a África do Sul e desembarcou na Baía de Algoa, seguindo para o interior até Kuruman, então a estação missionária mais ao norte da África do Sul. Não demorou muito para que ele avançasse para o interior, escrevendo: “Tive mais do que um prazer comum em contar a esses Bakaas sobre o precioso Sangue que purifica de todo pecado. Agradeço a Deus por ter conferido a alguém tão indigno o privilégio e honra distintos de ser o primeiro mensageiro de misericórdia a pisar essas regiões.”

Por mais de trinta anos, esse homem maravilhoso trabalhou incansavelmente e heroicamente pelo bem dos milhões de habitantes de sua amada África. Perto do final de sua nobre vida, ele ficou muito debilitado por doenças severas, mas ainda assim continuou trabalhando. Às quatro da manhã (1º de maio de 1873), à luz de uma vela ainda acesa, viram-no, não na cama, mas ajoelhado ao lado da cama, com a cabeça enterrada nas mãos sobre o travesseiro. A triste, mas não inesperada verdade logo se tornou evidente; ele havia falecido na mais distante de todas as suas jornadas em ato de oração, recomendando seu próprio espírito, com todos os seus entes queridos, como de costume, nas mãos de seu Salvador; e recomendando a África – sua querida África – com todas as suas desgraças, pecados e injustiças, ao Vingador dos oprimidos e ao Redentor dos perdidos. Como disse o Dr. Moffat, o veterano pioneiro: “Assim, Livingstone morreu, possuindo a bendita esperança, ou melhor, a certeza, de que, vivendo ou morrendo, ele era do Senhor.”


Palavras-chave: David Livingstone, missionário, África, salvação, fé, evangelho, Cristo, espiritualidade, serviço, piedade, devoção, expiação, misericórdia, redenção, oração, perseverança.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *