Conversões Convetidos A Jesus
| | |

A Conversão de John Berridge – Um Vigário Inglês Excêntrico

John Berridge, M.A., de Clare Hall, Cambridge, foi um amigo de Wesley e Whitefield. Em uma carta reveladora, ele compartilhou o que Deus fez por sua alma. Suas palavras são um testemunho poderoso:

“Meu desejo e intenção nesta carta é informar o que o Senhor fez recentemente por minha alma. Para fazer isso, pode ser necessário dar algumas informações anteriores sobre meu modo de vida, desde minha juventude até o presente momento.

A Jornada de Berridge até a Fé

“Quando eu tinha cerca de 14 anos, Deus se agradou em me mostrar que eu era um pecador e que precisava ‘nascer de novo’ antes de poder entrar em Seu reino. Assim, comecei a ler, orar e vigiar, e fui capaz de fazer algum progresso, como me iludia, na religião. Dessa maneira continuei, embora nem sempre com a mesma diligência, até cerca de um ano atrás. Eu pensava estar no caminho certo para o Céu, embora ainda estivesse totalmente fora do caminho, e imaginava estar viajando em direção a Sião, embora nunca tivesse voltado meu rosto para lá. Na verdade, Deus teria me mostrado que eu estava errado, não abençoando meu ministério; mas por muito tempo não dei importância a isso, atribuindo minha falta de sucesso aos corações maldosos dos meus ouvintes e não à minha doutrina maldosa e não bíblica.

Doutrina e Revelação

“Você pode perguntar, talvez, ‘Qual era minha doutrina?’ Bem, era a doutrina que todo homem naturalmente sustenta enquanto continua em um estado não regenerado, que somos justificados parcialmente por nossa fé e parcialmente por nossas obras. Esta doutrina preguei por seis anos em um curato que servi desde a faculdade, e embora tenha me empenhado extraordinariamente e pressionado muito pela santificação, as pessoas continuaram tão não santificadas quanto antes, e nenhuma alma foi trazida a Cristo. Houve, de fato, um pouco mais de formalidade religiosa na paróquia, mas nada de seu poder.

“Agora algumas dúvidas secretas surgiram em minha mente de que eu não estava certo. (Isso aconteceu por volta do Natal de 1755.) Essas dúvidas cresceram e se tornaram muito dolorosas. Após cerca de dez dias, enquanto estava sentado em minha casa uma manhã e meditando sobre um texto da Escritura, as seguintes palavras foram lançadas em minha mente, e pareciam, de fato, como uma voz do Céu: ‘Cessa das tuas próprias obras.’ Antes de ouvir essas palavras, minha mente estava em uma calma muito incomum; mas assim que as ouvi, minha alma entrou em uma tempestade imediatamente, e as lágrimas fluíram dos meus olhos como um torrente. As escamas caíram dos meus olhos imediatamente, e agora vi claramente a rocha na qual eu havia me despedaçado por quase trinta anos.

A Rocha da Confiança nas Obras Próprias

“Você pergunta qual era essa rocha? Era uma confiança secreta nas minhas próprias obras para a salvação. ‘Fazer, fazer, fazer.’ Eu esperava ser salvo parcialmente em meu próprio nome e parcialmente no Nome de Cristo, parcialmente através de minhas próprias obras e parcialmente pelas misericórdias de Cristo; embora sejamos informados que somos salvos pela fé, não por obras (Efésios 2:8-9). Eu esperava me tornar aceitável a Deus parcialmente através de minhas próprias boas obras; embora sejamos informados que somos aceitos no Amado (Efésios 1:6). Eu esperava fazer minha paz com Deus parcialmente através de minha própria obediência à lei; embora sejamos informados que a paz só é alcançada pela fé (Romanos 5:1). Eu esperava me tornar filho de Deus pela santificação; embora sejamos informados que somos feitos filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo (Gálatas 3:26).

A Verdadeira Paz com Deus

“Assim, eu tropecei e caí. Em suma, para usar uma comparação simples, coloquei a justiça de Deus em uma balança e tantas boas obras minhas quanto pude na outra; e quando descobri, como sempre descobria, que minhas próprias boas obras não equilibravam a justiça divina, então jogava Cristo como contrapeso. E isso todos fazem realmente, quem espera a salvação parcialmente fazendo o que pode por si mesmo e confiando em Cristo para o resto. Finalmente, quando, em obediência à visão celestial, eu ‘parei com minhas próprias obras‘ inteiramente, deixei-as de lado como ‘trapos imundos‘ e descansei apenas na ‘obra acabada‘ (João 19:31) do Redentor, aprendi o verdadeiro significado de ‘tendo paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo‘ (Romanos 5:1).”

Um Legado Inspirador

Não é surpreendente que este homem excêntrico tenha escrito seu próprio epitáfio, e nos atrevemos a citá-lo na íntegra:

Aqui Jazem Os Restos Mortais De JOHN BERRIDGE,
Tarde Vigário de Everton E Um Servo Itinerante de Jesus Cristo,
Que Amava Seu Mestre e Seu Trabalho
E Depois de Correr Em Suas Tarefas Muitos Anos
Foi Chamado Para Esperar Por Ele Lá Em Cima
Leitor, Você nasceu de novo?
Não há salvação sem um Novo Nascimento!
Nasci em pecado, fevereiro de 1716.
Permanecendo ignorante de meu estado caído até 1730.
Vivendo orgulhosamente na fé e nas obras para a salvação até 1754.
Admitido à Vigararia de Everton, 1751.
Fugi para Jesus sozinho para refúgio, 1756.
Adormeci em Cristo, 22 de janeiro de 1793.

A história de John Berridge é um testemunho da transformação pela fé e da necessidade de renascimento espiritual. Seu caminho ilustra a luta e a libertação que muitos enfrentam em sua vida para encontrar a verdadeira paz com Deus.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *