bible, bible study, reading
| |

A Conversão de Thomas Bilney

Como estudante em Cambridge, Thomas Bilney (conhecido como “Pequeno Bilney”) ansiava por paz, mas não a encontrou até adquirir o Novo Testamento traduzido por Erasmus.

Ao ler o Novo Testamento, Bilney encontrou consolo e paz. Ele disse que comprou o livro mais pelo latim do que pela palavra de Deus, pois naquela época ele não sabia o que a palavra de Deus significava.

Ele continuou dizendo que, na primeira leitura, se deparou com as palavras “Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.

Bilney disse que esta frase “ergueu o meu pobre espírito abatido de tal maneira, que os próprios ossos dentro de mim saltaram de alegria”. Ele sentiu como se o dia tivesse finalmente amanhecido após uma longa noite escura.

Bilney queria converter Hugh Latimer, um padre popular na época. Bilney orou: “Ó Deus, eu não passo de um pequeno Bilney, e nunca farei nada de grandioso por Ti; mas dá-me a alma de Hugh H. Latimer, e que maravilhas ele fará em Teu Nome.”

Bilney compareceu a um sermão proferido por Latimer e depois esperou por ele do lado de fora da igreja. Quando Latimer saiu, Bilney implorou para se confessar com ele. Latimer concordou e levou Bilney para uma sala silenciosa onde ouviu Bilney contar sobre suas lutas para encontrar a salvação.

Bilney contou a Latimer sobre a compra do Novo Testamento em latim e sobre como encontrou a paz ao ler o versículo “Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores”. Latimer também estava lutando contra a fé e, para a surpresa de Bilney, ele se ajoelhou ao lado de Bilney em busca de orientação.

Bilney então tirou seu Novo Testamento e o abriu na passagem que ele havia lido repetidamente, “Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.

Latimer encontrou consolo nas palavras da escritura e os dois se tornaram amigos, unidos por sua fé. A partir daquele momento, Bilney e Latimer viveram apenas para revelar as riquezas de Cristo.

Embora a história nos forneça um relato da conversão de Bilney, ele não menciona quando ou onde ela ocorreu, exceto que ele era um estudante em Cambridge na época.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *