A Conversão de Thomas Bilney
Como estudante em Cambridge, Thomas Bilney (conhecido como “Pequeno Bilney”) ansiava por paz, mas não a encontrou até adquirir o Novo Testamento traduzido por Erasmus.
Ao ler o Novo Testamento, Bilney encontrou consolo e paz. Ele disse que comprou o livro mais pelo latim do que pela palavra de Deus, pois naquela época ele não sabia o que a palavra de Deus significava.
Ele continuou dizendo que, na primeira leitura, se deparou com as palavras “Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.
Bilney disse que esta frase “ergueu o meu pobre espírito abatido de tal maneira, que os próprios ossos dentro de mim saltaram de alegria”. Ele sentiu como se o dia tivesse finalmente amanhecido após uma longa noite escura.
Bilney queria converter Hugh Latimer, um padre popular na época. Bilney orou: “Ó Deus, eu não passo de um pequeno Bilney, e nunca farei nada de grandioso por Ti; mas dá-me a alma de Hugh H. Latimer, e que maravilhas ele fará em Teu Nome.”
Bilney compareceu a um sermão proferido por Latimer e depois esperou por ele do lado de fora da igreja. Quando Latimer saiu, Bilney implorou para se confessar com ele. Latimer concordou e levou Bilney para uma sala silenciosa onde ouviu Bilney contar sobre suas lutas para encontrar a salvação.
Bilney contou a Latimer sobre a compra do Novo Testamento em latim e sobre como encontrou a paz ao ler o versículo “Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores”. Latimer também estava lutando contra a fé e, para a surpresa de Bilney, ele se ajoelhou ao lado de Bilney em busca de orientação.
Bilney então tirou seu Novo Testamento e o abriu na passagem que ele havia lido repetidamente, “Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.
Latimer encontrou consolo nas palavras da escritura e os dois se tornaram amigos, unidos por sua fé. A partir daquele momento, Bilney e Latimer viveram apenas para revelar as riquezas de Cristo.
Embora a história nos forneça um relato da conversão de Bilney, ele não menciona quando ou onde ela ocorreu, exceto que ele era um estudante em Cambridge na época.