calm body of water during sunset
| | |

A Conversão de W. H. Dawson: A Transformação de um Dragão de Inniskilling

Capt. W. H. Dawson, um dos cristãos mais conhecidos no sul da Inglaterra, nasceu em Londres em 1850. Aos 19 anos, ele entrou para o regimento dos Inniskilling Dragoons como Cornet em 1870. No entanto, foi em 1873, enquanto estava nos quartéis de Newbridge, que a “grande mudança aconteceu”. A conversão de Dawson é contada de forma tão simples em suas próprias palavras que vale a pena ser citada.

O Encontro com a Fé

“Uma noite, ocupado com trabalho de sala de ordens e preparando uma palestra militar até tarde, não jantei no refeitório, mas comi algo leve em meus aposentos. Pensei que uma leitura mais leve do que as obras militares que eu estava estudando seria uma mudança agradável durante a refeição, então enviei buscar o Catálogo da Biblioteca Regimental. Nenhum livro chamou minha atenção até o final, onde vi ‘Vicars, Hedley, Memorials of, por Miss Marsh’. Eu tinha ouvido falar do livro, mas não sabia nada sobre ele. Pensei, ‘Bem, deve ser este livro, não há outra opção.’

Uma Leitura Transformadora

“Descobri que Hedley Vicars era Adjunto de seu regimento e um soldado dedicado, então esperei aprender algo com ele, mas não tinha ideia de que havia algo ‘religioso’ no livro, ou eu não o teria solicitado! Eu tinha respeito por pessoas piedosas, mas evitava-as, achando que essas coisas eram apropriadas para os idosos, não para os jovens!

“Minha vida era despreocupada e feliz, sem pensamentos além do presente e da minha profissão. Amava cavalos, críquete e os prazeres da vida em um regimento de cavalaria, com o trabalho agitado de Adjunto. Comecei a ler o livro e li direto. Como Adjunto, e adorando meu trabalho, o livro me atraiu imediatamente, mas fiquei muito surpreso que Hedley Vicars encontrou uma bênção maravilhosa que mudou completamente sua vida, deu-lhe verdadeira felicidade e permitiu-lhe olhar para o Céu com uma certeza que, para mim, parecia surpreendente e extraordinária. Parecia-me tão verdadeiro que fiquei convencido de que era real e fiquei muito interessado.

Reflexão e Conversão

“Pensei, aqui está algo totalmente novo para mim, algo maravilhoso; deixe-me investigar; parece ser sobrenatural, devo ser muito ignorante. O que Hedley Vicars encontrou que lhe deu tanta satisfação completa e alterou toda a sua vida, pode ser para mim também!

“Tornar-se um bom soldado do Senhor Jesus Cristo, ter um objetivo diferente na vida e uma eternidade gloriosa à minha frente, essas eram coisas que eu nunca tinha pensado. Alguns trechos li várias vezes, especialmente o versículo que ajudou Hedley Vicars,

‘O sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo pecado’ (1 João 1:7).

Isso era como hebraico para mim, nada fazia sentido. Devo ter lido esse versículo cem vezes. Minha reflexão foi, se Hedley Vicars era um pecador e precisava do perdão dos pecados, então eu também devo ser um pecador diante de Deus e preciso do perdão dos meus pecados aqui e agora. Se ele recebeu esse perdão de imediato, talvez eu possa também! Se ele aceitou a vida eterna como um presente e uma posse presente, por que eu não deveria? Pedi a Deus para me mostrar o significado desse versículo, para mudar minha vida, para me dar vida eterna e me fazer um bom soldado do Senhor Jesus Cristo. Orei de joelhos; meu coração estava agitado e ansiava por saber o que Hedley Vicars havia aprendido. Adormeci depois de me perguntar o que tudo isso significava, bastante espantado e muito perplexo. Lembro-me de pensar que talvez tudo tivesse passado pela manhã; parecia completa escuridão.”

Na manhã seguinte, ele percebeu que havia tomado o lugar de um pecador culpado, aceitou o Senhor Jesus como seu Salvador pessoal e, como ele expressou:

“Alguma grande mudança, através da soberana graça de Deus, ocorreu em mim. Deus ouviu minha oração; saí naquele dia um homem mudado; era uma nova vida, embora eu não pudesse entender, ou explicar — eu sei que minha Bíblia era um novo livro para mim naquela manhã, e os versículos destacavam-se com um novo significado. Eu tinha sido cego; agora comecei a ver.”

Impacto e Testemunho

“Imediatamente contei aos meus colegas oficiais, e houve considerável excitação! Alguns disseram que era um ‘tipo de ataque’, outros disseram que era apenas um ‘sonho’, e não duraria. Eles logo viram que havia uma grande mudança em minha vida; ficaram bastante perplexos e houve muita discussão.

“Percebi que devia haver uma separação das coisas antigas, então os baralhos de cartas foram queimados, os tacos de bilhar dados, vinho e fumo abandonados.

“Eu só podia dizer, foi maravilhoso para mim que meus gostos foram completamente mudados, e eu não queria mais aquelas coisas. Eu tinha algo muito melhor, e não havia espaço para as coisas antigas. Meu desejo era que Deus guiasse e controlasse minha vida, e eu queria servi-Lo e ajudar outros a encontrar a mesma bênção. Sei que nem sempre é assim, e para alguns é uma verdadeira dificuldade quanto à linha de separação de certas coisas”.

“Posso apenas testemunhar humildemente que, como um jovem oficial de vinte e três anos, desfrutando plenamente de todos os prazeres usuais, o amor por eles foi retirado, e eu tive infinitamente maior deleite nas coisas espirituais, nas coisas de Deus do que em todas as outras coisas anteriores, e a felicidade na vida mudada contrastava com a felicidade anterior, era tão diferente quanto ouro de cobre.”

Conclusão

A transformação de W. H. Dawson é um grande testemunho do poder da fé e da graça de Deus. Sua história nos lembra que ninguém está além do alcance da redenção e que a verdadeira felicidade e satisfação são encontradas em uma vida dedicada a Cristo. Se você está buscando um propósito mais profundo na vida, o testemunho de Dawson é uma inspiração para abrir seu coração e mente para as possibilidades de uma transformação espiritual.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *