A Conversão do Emancipador dos Escravos: William Wilberforce
William Wilberforce, de quem se disse que “ele tocou a vida em um número mais incomum de pontos”, estava em uma turnê pelo continente, junto com Isaac Milner, quando ocorreu o Novo Nascimento.
“Ele vai longe demais”, disse Wilberforce, falando de um homem bom. “Nem um pouco longe demais”, respondeu Milner; e então uma discussão seguiu. Após algum tempo, Wilberforce pegou um volume que havia sido dado por Mr. Unwin, amigo de Cowper, a um de seus companheiros de viagem. Era “Ascensão e Progresso da Religião” de Doddridge. “Que tipo de livro é este?” perguntou Wilberforce. “O melhor livro do mundo”, respondeu seu amigo, e depois de um tempo começaram a lê-lo juntos.
O Despertar Espiritual
Um interesse foi despertado; e quando sua razão foi convencida, então finalmente seu coração começou a sentir; e não demorou muito para ele admitir que Isaac Milner estava certo.
O grupo permaneceu no exterior por muitos meses, embora Wilberforce tenha tido que retornar para casa durante o intervalo por um curto período devido a negócios. Quando voltaram para a Inglaterra, Milner e ele viajaram sozinhos de Nice, e o Novo Testamento grego foi durante essa viagem o principal assunto de suas conversas sinceras. Wilberforce já conhecia suas grandes verdades há muito tempo, enquanto estava sob os cuidados de sua tia; e agora todos aqueles pensamentos e sentimentos que ele havia afastado por tanto tempo voltaram, até que a lembrança de seus anos desperdiçados, talentos e oportunidades o encheram de bitter tristeza e remorso.
Reflexão e Arrependimento
“Que loucura, que insanidade viver em um estado do qual qualquer chamada repentina deste mundo o condenaria à miséria eterna!” ele começou a pensar seriamente. E então a ingratidão de sua vida passada o humilhou profundamente. Gradualmente ele começou a sentir isso; pois seus sentimentos de remorso se aprofundaram com o tempo, até que por meses ele caiu em um estado de grande depressão, sobre o qual muitos anos depois ele disse que “nada que ele já havia lido nos relatos de outros excedia o que ele mesmo sentiu.” Ele havia pecado contra aquele Salvador que morreu por ele; ele havia pecado também contra a grande paciência do Pai Celestial.
Esses pensamentos o deprimiram. Após um tempo, no entanto, a liberdade e plenitude das promessas do Evangelho tocaram seu coração, e gradualmente produziram nele uma paz de consciência. Então, muito deliberadamente, ele se dedicou ao serviço de Deus e do Salvador que ele negligenciou por tanto tempo, e decidiu começar um curso de vida inteiramente novo.
Transformação Visível
Retornando para casa em novembro de 1785, um novo homem, mudado em todos os seus objetivos e aspirações do que ele tinha sido, a transformação foi visível para todos. Não poderia ser escondida.
Palavras-chave: William Wilberforce, emancipação, novo nascimento, conversão, transformação espiritual, Isaac Milner, Ascensão e Progresso da Religião, Novo Testamento, Evangelho, serviço a Deus.