Teologia Sistemática
|

A Doutrina da Bíblia


Podemos usar duas perspectivas diferentes ao examinar a doutrina da Bíblia. A primeira é a perspectiva humana: quem a escreveu, por que a escreveu e quando a escreveu. A segunda fornece uma visão mais focada em Deus: por que Ele nos deu a Bíblia e qual é o seu propósito?

A Perspectiva Humana

A Bíblia não é um único livro, mas uma coleção de escritos produzidos ao longo de um longo período por vários indivíduos distintos com diversas origens culturais. Na Bíblia usada pela maioria dos protestantes hoje, existem 66 livros diferentes: 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. No entanto, esses livros, pelo menos no Antigo Testamento, não refletem como foram originalmente escritos. Por exemplo, os livros de Samuel e Reis provavelmente tiveram o mesmo autor e foram escritos como um único relato, mas foram divididos devido às limitações de tamanho dos pergaminhos.

Duas Coleções

Os escritos na Bíblia cristã são divididos em duas coleções distintas: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. O Antigo Testamento corresponde, mas não é idêntico, às Escrituras Judaicas. A Bíblia Judaica tem uma ordenação e divisão diferentes do Antigo Testamento protestante. Outros escritos judaicos não canônicos fazem parte do Antigo Testamento católico romano. Usamos o termo “Antigo Testamento” para nos referir aos escritos focados na aliança estabelecida entre Israel e Deus no Monte Sinai. Vale notar que o termo “Antigo Testamento” pode ser ofensivo para os judeus, que veem apenas uma única aliança.

Os escritos do Novo Testamento são aqueles da nova aliança entre Cristo e sua Igreja, estabelecida por sua expiação na cruz. Esses escritos são distintamente cristãos e não são aceitos pela maioria dos leitores judeus como provenientes de Deus.

Tipos de Escritos

A Bíblia é uma coleção diversa de literatura, desde história até poesia, instrução e apocalíptico. Alguns livros da Bíblia contêm apenas um tipo de literatura, enquanto outros contêm múltiplos tipos, às vezes entrelaçados. Isso é complicado para os leitores modernos porque a poesia hebraica é diferente do que estamos acostumados, e a visão deles sobre história também é muito diferente.

Autores

Muitos dos escritos na Bíblia, especialmente o Novo Testamento, têm autores conhecidos ou pelo menos tradicionais. Mas muitos são anônimos. No Novo Testamento, os evangelhos são anônimos com autores tradicionais. Hebreus tem um autor desconhecido. E alguns outros, como 2 Pedro, têm autoria disputada.

A situação é ainda pior no Antigo Testamento. Quem escreveu os primeiros cinco livros, a Torá? A tradição afirma que Moisés escreveu a Torá, mas a erudição moderna discute isso. Eles veem a Torá como uma coleção de tradições verbais e escritas que foram finalmente reunidas em sua forma atual há cerca de 2500 anos. Da mesma forma, quase todos os livros do Antigo Testamento têm teorias tradicionais e modernas sobre os autores. No final, não sabemos quem escreveu a vasta maioria do Antigo Testamento. Mas, se de fato os escritos são inspirados por Deus, então a autoria humana específica é irrelevante.

Datas

Datar os escritos da Bíblia é igualmente desafiador. O Novo Testamento é o mais fácil dos dois. A maioria dos estudiosos acredita que foi concluído na segunda metade do primeiro século. Muitos desses escritos têm datas bastante confiáveis e incontestáveis.

O Antigo Testamento é a coleção mais desafiadora. Quando a Torá foi escrita? Depende realmente de quem foi o autor ou editor. Se Moisés a escreveu, então a data é durante sua vida, por volta de 1400 a.C., mais ou menos cem anos. Mas se é uma coleção de diferentes tradições reunidas por um editor posterior, então é impossível saber. As tradições podem remontar a, ou antes de, Moisés, atingindo sua forma final há 2500 anos. O restante do Antigo Testamento enfrenta a mesma questão. Mas acredito que podemos dizer com segurança que foi concluído antes de cerca de 300 a.C.

Exatidão

Isso realmente se relaciona com as seções históricas da Bíblia. É uma representação precisa dos eventos reais que registra? Isso é de grande preocupação para um público moderno que espera que sua história seja baseada em fatos e imparcial, embora na realidade sempre tenha algum viés. Infelizmente, pelo menos da nossa perspectiva, os historiadores antigos estavam menos preocupados com a precisão e o viés e mais preocupados em contar uma história. Isso não significa que fabricaram seus relatos. É apenas que contar uma história era mais importante do que fatos secos e estéreis. Isso era algo que nem os autores nem seu público se importavam até tempos recentes. Portanto, se você ler os relatos históricos da Bíblia pensando que são como a história que você lê na escola, ficará desapontado.

Canonização

Havia muitos mais escritos nas comunidades judaicas e cristãs do que o que temos na Bíblia hoje. Como aceitamos os livros da Bíblia como sendo de Deus enquanto rejeitamos outros? Para ambos os testamentos, esse foi um processo longo sem regras claramente definidas. No final, dependia do que os judeus, para o Antigo Testamento, e os cristãos, para o Novo Testamento, consideravam como sendo inspirados por Deus; de fontes reputáveis; amplamente aceitos; e de valor para sua comunidade. Coleções padrão, ou cânones, foram eventualmente e independentemente aceitas por ambas as comunidades e hoje são o que chamamos de Bíblia.

A Perspectiva Divina

Algumas suposições precisam ser expressas antes de olhar a Bíblia da perspectiva divina. A primeira delas é que Deus existe. Se Ele não existe, então a Bíblia é nada mais do que escritos antigos de natureza religiosa. A segunda suposição é que Deus queria que soubéssemos algo sobre Ele e seu propósito na criação. Se Ele quisesse nos informar, então algo como a Bíblia seria esperado. Se não, então a Bíblia é indubitavelmente de origem humana e de valor limitado.

Inspiração

No coração da perspectiva divina está a inspiração. A Bíblia foi dada a nós por Deus? Se sim, como Ele comunicou isso aos autores humanos que realmente escreveram as palavras que temos hoje? Em 2 Timóteo 3:16-17, a Bíblia afirma ser inspirada, ou soprada por Deus. Mas não nos diz de que maneira essa inspiração ocorreu. Existem várias teorias sobre o que é realmente a inspiração. E como você entende a inspiração impactará muitas, se não todas, as outras doutrinas que você adota.

Ditado

Uma das teorias da inspiração é que Deus deu palavras específicas aos autores da Bíblia. Eles não eram mais do que uma ferramenta passiva que Deus usou. Cada palavra, cada expressão e cada inflexão estilística são todas fornecidas por Deus. Se dois autores diferentes tivessem sido usados para produzir o mesmo livro, eles seriam idênticos. Hoje em dia, poucas pessoas realmente subscrevem essa teoria.

Verbal

Essa teoria é muito semelhante à teoria do ditado. A influência do Espírito Santo sobre o autor se estende às palavras selecionadas e usadas. A diferença entre os dois é que na inspiração verbal, o Espírito Santo limita-se ao vocabulário do autor humano. Então, se dois autores distintos, especialmente se separados pelo tempo, escrevem um livro, embora seja exatamente o que Deus quer, eles serão diferentes. Isso porque o vocabulário dos autores humanos era diferente. Esta é provavelmente a teoria mais popular entre os evangélicos hoje.

Dinâmica

Na teoria dinâmica, o Espírito Santo e o autor humano trabalham juntos para produzir a escrita. O Espírito Santo fornece os pensamentos ou conceitos, enquanto o autor humano fornece as palavras para expressar esses pensamentos. Nesta teoria, a personalidade do autor humano se manifesta de forma muito clara. E o faz de uma maneira que seria única para eles.

Iluminação

Essa teoria limita a contribuição do Espírito Santo a influenciar os autores humanos ao elevar sua sensibilidade espiritual. O Espírito Santo não dá ao autor humano pensamentos ou palavras específicos. É semelhante à influência do Espírito Santo em qualquer outro crente. Nesta versão da inspiração, a Bíblia é pouco diferente de qualquer outra obra ‘inspirada’ que os cristãos possam usar, como os escritos de C. S. Lewis, John Calvin ou Agostinho.

Perguntas sobre Inspiração

Dada a variedade de teorias sobre a inspiração, como saber qual é verdadeira sobre a Bíblia? Um método é simplesmente escolher com base na popularidade. E, se você for evangélico, isso o levaria às teorias verbal ou dinâmica, com a verbal sendo a mais provável. Mas precisamos depender da popularidade?

Acredito que um exame dos Evangelhos Sinópticos, Mateus, Marcos e Lucas, pode ser útil aqui. Esses três são muito semelhantes. Tanto que muitos acreditam que dois deles (Mateus e Lucas) usam o terceiro (Marcos) como fonte, adicionando outro material conforme necessário. É claro ao lê-los que são muito intimamente relacionados e bastante distintos do evangelho de João. Por que temos múltiplos evangelhos? Por que não apenas um evangelho abrangente? Um sem as aparentes inconsistências entre os Sinópticos?

Uma Olhada em Lucas

A introdução ao evangelho atribuído a Lucas pode ajudar a responder essas perguntas.

“Muitos empreenderam compilar uma narração dos fatos que entre nós se cumpriram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares e ministros da palavra. Igualmente a mim, pareceu-me bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te uma narração em ordem, excelentíssimo Teófilo, para que conheças a certeza das coisas de que foste informado.”

Lucas 1:1-4 NVI

Nesta introdução, Lucas reconhece que já existem muitos outros relatos da vida de Jesus. E então Lucas decide produzir mais um relato, após uma pesquisa minuciosa sobre a vida de Jesus. Então, o que podemos aprender com isso:

  1. Lucas escolhe por si mesmo escrever. Ele não dá nenhuma indicação de que Deus o dirigiu a fazer isso. E a razão de Lucas para escrever é pessoal: para que um conhecido seu saiba a verdade sobre a vida de Jesus.
  2. A inspiração de Lucas para escrever não excluiu uma investigação cuidadosa. Ele não apenas se sentou e começou a escrever. Ele estava envolvido em como a composição final ficou.
  3. Havia outros ‘evangelhos’ já em circulação, provavelmente incluindo Marcos. Mas Lucas não está satisfeito com eles.
  4. Comparando Lucas e Marcos, parece que Lucas mudou o relato de Marcos em alguns de seus detalhes, bem como adicionou muito conteúdo.

Comparando Lucas e Marcos

Se as conclusões acima são verdadeiras, é difícil ver que tanto Marcos quanto Lucas são inspirados pelas teorias do ditado ou verbal. A diferença nos detalhes, como o número de anjos no túmulo vazio, é difícil de reconciliar se o Espírito Santo lhes deu as palavras para dizer.

Por outro lado, se o Espírito Santo guia seus pensamentos, garantindo que a história que Ele quer seja contada seja contada, então os pequenos detalhes não são um problema. As outras diferenças podem ser atribuídas ao propósito da escrita do autor (Lucas e João compartilham seu motivo) assim como às fontes que usaram. A teoria dinâmica parece explicar melhor o que é visto nos relatos dos evangelhos.

Um Insight de Paulo

Outra passagem que apoia a inspiração dinâmica vem da primeira carta de Paulo à igreja de Corinto. Em 1 Coríntios 7:10, Paulo explicitamente diz que sua instrução é do Senhor. Mas nos versículos 12 e 25, ele expressa que está entregando, não o comando do Senhor, mas o que Paulo acredita ser o melhor. Paulo parece não acreditar que sua escrita é ditada por Deus ou inspirada verbalmente. A inspiração dinâmica parece cobrir isso muito melhor.

Inerrância

Um tópico intimamente relacionado à inspiração é a inerrância. Inerrância geralmente é considerada como significando que a Bíblia, conforme originalmente escrita, está livre de qualquer tipo de erro nos tópicos que aborda. O tópico da inerrância gera muitas discussões. E para alguns, é quase um teste de fé. Posso ter certeza de que o que a Bíblia diz é verdade? Ou o conteúdo da Bíblia é de validade questionável?

Inerrância Estrita

A inerrância estrita anda de mãos dadas com ambas as teorias do ditado e verbal. Se o Espírito Santo está fornecendo as palavras aos autores humanos, então segue-se que tudo deve ser verdade, pois Deus não pode mentir (Heb. 6:18). Como um Deus onisciente e veraz poderia produzir uma Bíblia que não fosse completamente verdadeira em todos os aspectos? Mesmo sobre coisas que seriam completamente desconhecidas para os autores, como a criação?

O debate sobre a inerrância é na verdade relativamente moderno. Historicamente, era assumido pela maioria que a Bíblia era verdadeira em sua totalidade. Mas com o advento da ciência e história modernas, muitos começaram a questionar a precisão de pelo menos algumas partes da Bíblia. Saindo desse debate, surge uma definição formal de inerrância. Uma definição subscrita por muitos, senão a maioria, dos evangélicos. O Conselho sobre Inerrância Bíblica produziu a Declaração de Chicago sobre Inerrância Bíblica em 1979. Esta declaração inclui o seguinte como parte de sua definição de inerrância:

“Sendo total e verbalmente dada por Deus, a Escritura é sem erro ou falha em todos os seus ensinamentos, não menos no que declara sobre os atos de Deus na criação, sobre os eventos da história mundial e sobre suas próprias origens literárias sob Deus, do que em seu testemunho à graça salvadora de Deus na vida individual.”

Ciência Interpretada pela Bíblia

Isso significa que se a Bíblia fala sobre qualquer assunto, ela é autoritária. Se a Bíblia diz que as águas de um dilúvio cobriram a terra e apenas Noé e sua família sobreviveram, então isso é exatamente o que aconteceu. Permite-se a linguagem fenomenológica, descrevendo coisas como aparecem, como o nascer do sol. Também para linguagem simbólica, como grande parte de Apocalipse. Mas a Bíblia é exatamente o que Deus queria que tivéssemos e é completamente verdadeira.

Com a inerrância estrita, a Bíblia está sempre certa se surgirem perguntas sobre criação, o dilúvio, o êxodo, a conquista de Canaã ou o reino de Davi. E qualquer descoberta científica ou arqueológica que pareça contradizer a Bíblia está incorreta ou incompleta. O lado positivo da inerrância estrita é que o conflito entre ciência/história e a Bíblia é fácil de resolver. A palavra inspirada e inerrante de Deus não pode estar errada.

Inerrância Soteriológica

Uma forma menor de inerrância é comum entre as igrejas da tradição wesleyana, como os metodistas e nazarenos. A inerrância soteriológica reivindica inerrância para a Bíblia em questões que dizem respeito à nossa salvação e relacionamento com Deus. Mas não faz essa reivindicação para questões de ciência ou história. Enquanto a inerrância estrita insistiria que todas as histórias do Gênesis sobre Abraão são corretas e literais, a inerrância soteriológica aceitaria que elas poderiam ser lendas, provavelmente com um núcleo de verdade, que chegaram até nós da antiguidade, e não historicamente precisas pelos padrões de hoje. Mas todos os relatos na Bíblia, sejam historicamente ou cientificamente precisos, contêm verdades que Deus quer que tenhamos.

A inerrância soteriológica é mais compatível com a teoria dinâmica da inspiração. Se Deus está inspirando a mensagem, mas não as próprias palavras, então obviamente, o que é importante é a mensagem. O fato de não ser precisa em todos os detalhes não é importante. Pelo menos enquanto a mensagem de Deus seja entregue de uma forma que possamos aprender. A passagem em 2 Timóteo 3:16-17 que declara a inspiração da Bíblia expressa que sua inspiração é para nos permitir crescer em maturidade e completude como crentes. A inspiração da Bíblia não é para nos ensinar como a terra foi formada ou detalhes da vida dos primeiros patriarcas.

Um Perigo para a Inerrância Soteriológica

Embora haja algum apelo à inerrância soteriológica porque remove grande parte da tensão entre a Bíblia e a ciência/história, ela abre seus aderentes ao desafio da ladeira escorregadia. Onde você traça a linha uma vez que permite alguma imprecisão na Bíblia? Se você admite a possibilidade de que Adão não era uma pessoa histórica, poderia reconhecer o mesmo para Jesus estar longe? Este é claramente um perigo real.

Não Inerrante

A posição oposta extrema da inerrância estrita seria aqueles que negam qualquer forma de inerrância para a Bíblia. Para eles, a Bíblia pode ter alguma forma de inspiração, como iluminação. E pode ter valor para conhecer a Deus e ser útil para viver uma vida piedosa. Mas é apenas um livro humano e está sujeito a erro e revisão. A Bíblia pode ser um livro especial, mas não é tratada de maneira diferente de outros livros que oferecem valor percebido aos leitores. Esta é uma posição popular entre igrejas liberais que querem proclamar um evangelho diferente daquele proclamado na Bíblia.

Perguntas sobre Inerrância

Quão importante é a questão da inerrância na vida do crente? Eu acredito que, pelo menos até certo ponto, é uma questão importante. Se alguém não acredita que a Bíblia é verdadeira, por que se preocupar em lê-la ou seguir suas instruções? O que a torna diferente do Alcorão ou do Livro de Mórmon? O que a torna um guia melhor para a verdade do que milhares de outros livros que você pode encontrar em uma livraria ou online?

Vantagens da Inerrância Estrita

Se a inerrância estrita é verdadeira, então a verdade absoluta está nas páginas da Bíblia, e qualquer fonte conflitante está errada. Existem várias vantagens para essa abordagem.

  • Não há necessidade de avaliar reivindicações concorrentes que parecem estar em desacordo com a Bíblia. A Bíblia está sempre correta. Posso não entender o que ela está dizendo sobre um tópico particular. Mas posso ter certeza de que, em última análise, será comprovadamente correta, e só preciso depender dela e investir tempo nela para entender sua mensagem adequadamente. É muito mais fácil acreditar que a Bíblia é verdadeira do que avaliar a veracidade de cada uma de suas reivindicações.
  • Pode me proteger da heresia. Muitas das ideias heréticas que são retratadas como verdade são baseadas em fontes não bíblicas.
  • Aceitar qualquer coisa além da inerrância estrita pode levar a dúvidas sobre a veracidade de Deus. Se Deus nos deu um livro que não é verdadeiro em todas as suas partes, podemos realmente depender de sua natureza, que Ele é quem a Bíblia declara que Ele é? E que Ele realmente está trabalhando para o meu bem?

Preocupações sobre Como a Inerrância É Usada

No entanto, tenho algumas preocupações sobre como muitas pessoas entendem a inerrância. Elas perdem de vista o fato de que a Bíblia é inerrante, em vez de sua própria compreensão do que ela diz. Nossas interpretações humanas da Bíblia não são inerrantes.

A Bíblia é um produto de uma cultura(s) que já se foi. Foi escrita por homens daquela época para as pessoas daquela época. Eles tinham uma maneira diferente de olhar para o mundo ao seu redor e seu lugar nele. Uma maneira que é estranha e muitas vezes confusa para nós hoje. Mas Deus usou esses homens, inspirando-os, para produzir a Bíblia. Uma Bíblia que era significativa e compreensível para as pessoas daquela cultura. Quando ignoramos a cultura deles, interpretando a Bíblia de acordo com nossa própria lente cultural, tendemos a fazer com que ela diga algo que não pretendia. E em nenhum lugar isso é mais evidente do que nos capítulos iniciais de Gênesis.

Autoridade

Em última análise, a questão mais importante que podemos fazer em relação à Bíblia é a autoridade que ela terá em nossas vidas. Independentemente de como vemos a inspiração e a inerrância, sua autoridade na vida do crente e sua utilidade como guia para a verdade espiritual é fundamental. Posso ver a Bíblia como verbalmente inspirada e inerrante. Mas se eu não aceitar sua autoridade, terá pouco valor para mim, além de uma jornada intelectual. Mas se a Bíblia é autoritária, então a forma como foi inspirada e seu nível de inerrância não é importante.

E se eu realmente ver a Bíblia como autoritária, devo tentar seguir suas instruções. Devo investir tempo em aprender e entender sua mensagem por mim mesmo. E deve ser meu guia diário para a vida.

Conclusão

A Bíblia é uma coleção de escritos produzidos por autores humanos. Autores que viveram em uma cultura que nos é estranha hoje. E foi escrita para essa mesma cultura. De muitas maneiras, isso torna a Bíblia desafiadora de entender. Também não foi escrita para nos dar uma teologia sistemática de Deus. Em vez disso, contém narrativas históricas, leis a serem seguidas, material corretivo, poesia e escritos apocalípticos. Requer esforço para o homem moderno extrair a mensagem da Bíblia.

Ao mesmo tempo, a Bíblia é inspirada por Deus. E é nossa fonte autoritária para fé e prática como crentes. Contém o que Deus quer que tenhamos, incluindo as partes que podem não fazer muito sentido para nós hoje. Embora o contexto, ou cultura, em que a Bíblia foi escrita tenha mudado, o conteúdo da mensagem não mudou. 2 Timóteo 3:16-17 é tão verdadeiro para os crentes americanos do século XXI quanto para os crentes do século I. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o servo de Deus seja plenamente preparado para toda boa obra.”

Autorrevelação de Deus

Se a Bíblia é a revelação de Deus sobre si mesmo à humanidade, por que é tão frequentemente confusa e não mais direta? Por que Ele não nos diz apenas quem Ele é; seu propósito na criação; a importância da encarnação e expiação de Jesus; e como a igreja deve operar? Não tenho dúvidas de que Ele poderia ter produzido esse tipo de livro. Mas Ele não fez isso. Em vez disso, temos uma coleção de escritos que os teólogos debatem e discutem desde que os temos. Pode ser que Ele intencionalmente nos deu algo que exigisse algum esforço de nossa parte para entender? E com esse esforço, ajudando-nos a crescer em nossa fé? Afinal, quanto mais investimos nisso, mais provavelmente extrairemos disso.

O restante dos posts nesta série assumirá que a Bíblia é um guia autoritário para conhecer a Deus; seu propósito; a humanidade e nossa condição; e viver como crentes. Esta é uma suposição não comprovável, mas que tem sido considerada verdadeira na vida de inúmeras pessoas, incluindo a minha própria.


Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *