Teologia Sistemática
|

A Doutrina da Natureza de Deus

Qual é a natureza de Deus? Como Ele é?

Este post busca fazer uma breve análise sobre a natureza de Deus, procurando entender sua essência e caráter. A Bíblia será nossa principal guia para compreender quem é Deus e quais são seus atributos. No entanto, mesmo com a ajuda da Bíblia, estaremos limitados no que podemos saber e entender sobre Deus. Somos seres finitos tentando entender o infinito. Qualquer tentativa de compreensão completa é impossível para nós.

Os Atributos de Deus

Existem várias maneiras de estudar os atributos de Deus. Uma delas é dividir esses atributos em comunicáveis e incomunicáveis. Atributos comunicáveis são aqueles que os humanos também podem ter, embora em menor grau. Atributos incomunicáveis são aqueles que são exclusivos de Deus. Essa organização é meramente uma questão de conveniência e não reflete sua importância ou valor.

Atributos Incomunicáveis

Espírito:
Deus é espírito. Ele não tem forma física ou limitações. Ele não é limitado por lugar ou tempo físico. João 4:24 expressa claramente esse atributo: “Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”

Autoexistente ou Asseidade:
Deus é autoexistente. Seu nome, “Eu Sou”, em Êxodo 3:14, indica que Ele não depende de nada mais para existir, Ele é autoexistente. Isso é diferente de qualquer outra vida que conhecemos; todos nós dependemos Dele para viver. Este atributo é frequentemente chamado de aseidade.

Simples:
Deus é simples. À primeira vista, podemos questionar este atributo, afinal, somos seres complexos e Ele é infinitamente maior que nós. Mas simplicidade aqui não significa falta de grandeza. Significa que todos os atributos de Deus estão totalmente integrados em Sua natureza; Ele é totalmente unificado. Deus não é composto de partes, Ele é indivisível.

Infinito:
Deus é infinito. Ele é sem limites.

  • Em relação ao espaço: Jeremias 23:23-24 diz: “Sou eu apenas um Deus de perto’, diz o Senhor, ‘e não também um Deus de longe? Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja?’, diz o Senhor. ‘Não encho eu os céus e a terra?’, diz o Senhor.” Podemos chamar esse atributo de onipresença.
  • Em relação ao tempo: Salmos 90:1-2 diz: “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus.” Isso faz parte da onipresença; Deus está em todo lugar tanto no tempo quanto no espaço. Também vemos isso como Deus sendo eterno.
  • Em relação ao conhecimento: Hebreus 4:13 diz: “Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.” Esse atributo é chamado de onisciência.
  • Em relação ao poder: Mateus 19:26 diz: “Jesus olhou para eles e respondeu: ‘Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis.’” Esse atributo é geralmente chamado de onipotência. Mais de cem vezes nas Escrituras, Deus é referido como Deus Todo-Poderoso, outra referência à sua onipotência.

Imutável:
Deus é imutável. Em Malaquias 1:6, Deus diz: “Eu, o Senhor, não mudo.” E em Tiago 1:17, somos informados que Deus “não muda como sombras inconstantes.” Deus é, pelo menos, imutável em sua natureza e em seus planos para a criação. Ele não precisa mudar seus planos por causa de algo que eu possa fazer. Este atributo é frequentemente chamado de imutabilidade.

Soberano:
Deus é soberano. Deus não deve satisfação a ninguém e é livre para fazer o que quiser com sua criação. Em Isaías 46:10, Deus diz: “Meu propósito permanecerá de pé, e farei tudo o que me agrada.” Como humanos, Deus não é obrigado a fazer nada por nós. Nada que façamos pode colocá-lo em dívida conosco.

Atributos Comunicáveis

Personalidade:
Deus tem personalidade. Ele não é uma grande força cósmica, mas tem personalidade, é autoconsciente e capaz de ter relacionamentos. Que Deus é uma pessoa é pelo menos parcialmente expresso pelo fato de ter um nome. Em Êxodo 3:13-14, Moisés perguntou a Deus por seu nome, e Deus respondeu com “Eu Sou”. Apenas alguém com autoconsciência pode se identificar com um nome. Repetidamente, ao longo das Escrituras, vemos Deus interagindo com as pessoas, muitas vezes expressando o desejo de um relacionamento com elas.

Santo:
Deus é santo. Ele é separado ou distinto de toda a criação. Em Levítico 11:44, Deus diz: “Eu sou o Senhor, o Deus de vocês; consagrem-se e sejam santos, porque eu sou santo.” Ele é santo e nos chama a compartilhar dessa santidade. Alguns consideram isso um atributo incomunicável, mas está listado aqui porque Ele nos chama a ser santos como Ele é santo (1 Pe 1:15-16).

Justo:
Deus é justo. Salmos 71:19 diz: “A tua justiça, ó Deus, chega até os céus.” Deus faz o que é certo e nos manda também fazer o que é certo. Repetidamente no Antigo Testamento, sua lei é elogiada como sendo justa. E no Novo Testamento, a justiça de Deus é dada àqueles que se rendem a Ele.

Verdadeiro:
Deus é verdadeiro. O que Ele diz e faz está de acordo com a verdade. 1 Samuel 15:29 diz: “Aquele que é a Glória de Israel não mente nem muda de ideia; pois ele não é homem para mudar de ideia.” Podemos contar com Ele para fazer o que é certo. E podemos confiar no que Ele nos disse em sua palavra.

Fiel:
Deus é fiel. Ele é confiável e cumpre suas promessas para nós. Em Números 23:19, encontramos: “Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” Podemos contar com Ele para cumprir o que promete.

Amor:
Deus é amor. 1 João 4:16 diz: “Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.” Deus não é apenas amoroso; Ele é amor. Amor é compartilhar de si mesmo com outro, e Deus faz isso por nós. João 3:16 expressa isso com: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Gracioso:
Deus é gracioso. Graça é o favor imerecido de Deus dado a pessoas que não merecem. Efésios 2:6-7 diz: “Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez assentar com ele nas regiões celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, as incomparáveis riquezas de sua graça, demonstradas em sua bondade para conosco em Cristo Jesus.”

Misericordioso:
Deus é misericordioso. Ele tem compaixão pelos pobres e indefesos. Romanos 9:17, falando sobre o dom da justiça de Deus, diz: “Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.”

Irado:
Deus é irado. A maioria de nós hoje não gosta da ideia de um Deus irado; parece tão contrário ao amor, graça e misericórdia. No entanto, ambos os testamentos têm numerosas referências à ira de Deus. Romanos 1:18 diz: “A ira de Deus se revela do céu contra toda a impiedade e injustiça dos seres humanos, que suprimem a verdade pela injustiça.” Sua ira é reservada para aqueles que rejeitam sua graça e misericórdia.

Deus possui todos esses atributos em plena medida. Ele não é um pouco disso e um pouco daquilo. Mas Ele é cada um desses atributos ao máximo. Como expressado acima, esses atributos estão em completa união e harmonia entre si. Deus é o padrão para todos esses atributos. Não julgamos o amor de Deus com base em algum padrão externo. Em vez disso, Ele é o padrão pelo qual podemos julgar o amor. E o mesmo se aplica a todos os atributos de Deus.

Triúno

A Trindade é uma doutrina exclusivamente cristã, que ensina que há apenas um Deus, mas em três pessoas. A Trindade não é explicitamente ensinada na Bíblia, mas é implicitamente proclamada em todo o Novo Testamento. Vale a pena examinar as evidências bíblicas que apoiam o conceito da Trindade. Como chegamos à nossa compreensão atual da Trindade? E quais são algumas analogias comuns usadas para descrever a Trindade?

Um Deus:
O Shema, em Deuteronômio 6:4-9, começa com “Ouça, ó Israel: O Senhor nosso Deus, o Senhor é um.” Quando Jesus foi questionado sobre o maior mandamento, em Marcos 12:28-30, ele respondeu citando esta porção do Shema. Isso afirma que, pelo menos para Israel, e para Jesus, há apenas um Deus; eles são monoteístas. Tiago 2:19, 1 Coríntios 8:4-6 e 1 Timóteo 2:5-6 também afirmam que há apenas um Deus.

Três Pessoas:

  • Pai: Jesus fala frequentemente sobre seu Pai, e os outros escritores do Novo Testamento também usaram esse termo para Deus. Em Mateus 6:26, o Pai alimenta as aves do céu, enquanto em Mateus 6:30, Deus veste a erva do campo. Neste trecho, Jesus usa Deus e Pai de forma intercambiável. O Pai, distinto do Filho, é Deus.
  • Filho: Em João 10:30, Jesus disse que ele e o Pai são um. Eles são distintos, e ainda assim, de alguma forma, são um. Em Filipenses 2:5-9, ao falar de Jesus, Paulo disse: “o qual, subsistindo em forma de Deus”, afirmando que Jesus é Deus. João 1:1-3, 14, Colossenses 1:15-20 e Hebreus 1:1-4, todos falam de Jesus como sendo Deus.
  • Espírito Santo: Em João 14:16, Jesus diz aos seus discípulos que o Pai lhes enviaria outro advogado, o Espírito da verdade. O ‘outro’ neste trecho indica alguém que é como Jesus; este Espírito da verdade também é Deus. Em 1 Coríntios 3:16, Paulo nos diz que somos templo de Deus, enquanto em 1 Coríntios 6:19, somos templo do Espírito Santo; Deus e o Espírito Santo são sinônimos aqui.

Três em Um:
Na fórmula batismal em Mateus 28:19-20, somos instruídos a batizar os crentes em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Note o singular ‘nome’ aqui em vez de nomes. Devemos batizar em nome do único Deus em três pessoas.

Em 2 Coríntios 13:14, Paulo diz: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.” Todas as três partes da trindade estão incluídas aqui sem qualquer indicação de hierarquia e em uma ordem diferente da citação de Mateus. Se todos são iguais, então a ordem não importa.

Formulação:
A posição ortodoxa da Trindade é que Deus é um ser, de uma substância, com três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. As três pessoas são distintas, e ainda assim de uma substância. Todos os três são eternos e incriados. Ontologicamente, são iguais, embora funcionalmente, para o propósito de nossa redenção, o Filho e o Espírito Santo sejam submissos ao Pai.

Essa compreensão da Trindade foi lenta em se desenvolver e resultou principalmente da necessidade de separar a posição ortodoxa das heresias que abundavam nos primeiros séculos da igreja. O Concílio de Nicéia, em 325, produziu o Credo Niceno, que foi modificado em 381 no Primeiro Concílio de Constantinopla. Este credo foi aceito como a posição ortodoxa por católicos romanos, protestantes e igrejas ortodoxas.

Heresias

Modalismo: Ensina que há apenas um Deus que aparece para nós como Pai, Filho ou Espírito Santo. Embora todos sejam Deus, Deus é apenas um deles em qualquer momento. Por exemplo: o Pai está ativo na criação; o Filho na redenção; e o Espírito na nossa santificação. O Pentecostalismo Unicista é um exemplo atual dessa heresia.

Triteísmo: Ensina que as três pessoas da Trindade são na verdade deuses distintos, embora compartilhem uma substância semelhante. Os mórmons praticam uma forma de triteísmo, acreditando que o Pai, o Filho e o Espírito são indivíduos distintos.

Arianismo: Ensina que Cristo é a primeira e maior criação de Deus, que Ele tem um começo e não é eterno. O Credo Niceno foi desenvolvido principalmente em resposta ao Arianismo. As Testemunhas de Jeová hoje proclamam uma versão do Arianismo.

Analogias

Um Ovo:
A analogia do ovo postula que a Trindade é como um ovo, que tem três partes; a casca, a gema e a clara. Isso é na verdade uma forma de triteísmo, pois as três partes do ovo são de substâncias diferentes, ao contrário do Deus triúno, cujas pessoas são de uma só substância.

Água:
A analogia da água é outra tentativa de descrever a Trindade. A água pode ser sólida, líquida ou gasosa; uma substância em três formas diferentes. No entanto, isso é uma forma de modalismo; a água só pode estar em um desses estados por vez.

Papéis de uma Pessoa:
Sou pai, marido e filho; três papéis distintos, mas uma pessoa. O problema com isso é que funciono em um único papel por vez; para ninguém sou mais de um desses papéis. Isso faz dessa analogia uma forma de modalismo.

Partículas Quânticas:
A única analogia que conheço que se aproxima é do mundo da física. A luz é tanto uma partícula quanto uma onda, dependendo de como você a observa. Isso é desafiador de entender, pelo menos para mim, mas os físicos nos asseguram que é o caso. Da mesma forma que a Trindade tem uma única essência com três pessoas simultâneas, assim um único fóton de luz tem dois estados simultâneos.

Ultimamente, não conheço analogias simples que descrevam adequadamente a Trindade. Não é realmente compreensível para nós, criaturas finitas, e é simplesmente uma questão de fé. A Bíblia, embora não ensine explicitamente a doutrina, a afirma, e por isso a aceitamos pela fé. Deus é um em três pessoas.

A Vontade de Deus

A vontade é o que chamamos de capacidade de escolher, pensar e agir voluntariamente. Essa é uma característica da humanidade, mas é muito maior em Deus. Deus, como pessoa, tem a capacidade de escolher, pensar e agir livremente de qualquer restrição além de sua própria natureza.

Complicando a compreensão da vontade de Deus está sua relação com a vontade de suas criaturas, em particular os humanos. Deus criou a humanidade e nos deu alguma medida de vontade e a liberdade de exercê-la. Mas o exercício da minha vontade interfere na vontade de Deus? Minha vontade é limitada a agir apenas dentro da vontade de Deus, ou minha vontade pode agir de maneiras contrárias à vontade de Deus? Existem cristãos tementes a Deus e crentes na Bíblia hoje que estão em ambos os lados desta questão.

Resistindo à Vontade de Deus:
Acredito que a Escritura indica que posso agir de maneiras contrárias à vontade de Deus. Ao longo das páginas da Bíblia, desde a queda, o dilúvio e a história de Israel, vemos repetidamente a humanidade resistindo à vontade declarada de Deus e exercendo sua própria vontade.

Mas se posso resistir à vontade de Deus, isso me torna mais forte do que Ele? Algumas pessoas interpretam dessa forma e responderiam negando que a humanidade pode realmente resistir à vontade de Deus.

Mas da mesma forma que permiti que meus filhos exercessem, dentro de limites, suas próprias vontades, mesmo quando contrárias à minha, Deus permite que exerçamos nossas vontades de maneiras contrárias à sua. Isso não significa que sou mais forte. Significa que Deus está me permitindo alguma liberdade.

Vontades Antecedente e Subsequente de Deus:
Aqueles que aceitam que a vontade humana pode resistir à vontade de Deus tendem a ver a vontade de Deus de duas perspectivas diferentes. A primeira delas é a vontade antecedente de Deus. Isso descreve a vontade de Deus antes da vontade humana e é ilustrada por 2 Pedro 3:9, onde se diz que Deus não quer que ninguém pereça. A vontade antecedente de Deus é que todas as pessoas sejam salvas.

Mas nossa vontade humana é permitida resistir a Deus, e como resultado, a vontade subsequente de Deus é o que acontece como resultado de nossa resistência. João 3:16-18 é claro que aqueles que continuam a resistir à oferta de salvação de Deus em Cristo são condenados, e aqueles que a aceitam experimentam a vida eterna.

Mas essas distinções na vontade de Deus são apenas da perspectiva humana. A vontade de Deus não é dividida nem está em conflito consigo mesma ou com qualquer parte de sua natureza.

Imanência e Transcendência

Existem dois atributos adicionais de Deus a serem examinados. Imanência e transcendência. Estes lidam com a interação de Deus com a criação.

Transcendência:
Deus não faz parte de sua criação; Ele está fora dela. Isso é o que significa transcendência. A maioria dos deuses da mitologia não são transcendentais, eles fazem parte do mundo natural. Zeus era poderoso e governava sobre os deuses e a humanidade, mas ainda estava contido dentro deste universo. Os deuses do mormonismo também não são transcendentais; eles não criaram o universo

e estão contidos dentro dele. Os deuses do hinduísmo e do Novo Era também não são transcendentais, sendo um com o universo físico.

Mas o criador do universo é transcendente a ele; Ele é distinto do universo que criou. O Deus transcendente não está sujeito a nenhuma restrição imposta à sua criação, como tempo e espaço. A transcendência é uma realidade lógica, bem como afirmada pela Bíblia. Isaías 55:8-9 nos diz que Deus é totalmente diferente de nós, enquanto os atributos de infinitude listados acima indicam sua liberdade das restrições da criação.

Imanência:
Enquanto a transcendência se refere a um Deus que está fora da criação, a imanência se refere a um Deus que está envolvido com a criação. O deus do deísmo é transcendente, mas não imanente; ele não se envolve no funcionamento da criação e nas vidas das pessoas.

O Deus do cristianismo, porém, é imanente; Ele está presente na criação, ativo na história e trabalhando para criar um povo que Ele possa chamar de seu. Jeremias 23:23-24 e Atos 17:27-28 referem-se à imanência de Deus. Ainda mais vívida é o exemplo da encarnação, Deus assumindo a carne humana e vivendo entre nós.

A imanência de Deus é particularmente significativa para nós. Um deus deísta é praticamente indiferente ao que acontece dentro da criação. Mas Deus está intimamente preocupado em cumprir seu propósito na criação. Ele está ativo em nossas vidas e podemos ter um relacionamento com Ele que vai além do reconhecimento intelectual.

Perguntas Sobre a Natureza de Deus

Existem muitas perguntas que as pessoas levantam sobre a natureza de Deus, e algumas das mais comuns são abordadas abaixo.

Impossibilidades Lógicas:
Deus pode fazer uma pedra tão grande que Ele não consiga levantar? Deus pode fazer um círculo quadrado? Estas são algumas das perguntas que as pessoas fazem ao tentar refutar a onipotência de Deus.

Mas quando você olha mais de perto para elas, vê que elas caem na categoria de impossibilidades lógicas. Se eu fizesse um círculo quadrado, eu teria na verdade um quadrado.

Fazer uma pedra impossível de mover é um pouco mais complicado. Em essência, é perguntar se um Deus ilimitado pode fazer algo (uma grande pedra) que limitaria a si mesmo (incapaz de levantá-la). Mas isso é logicamente impossível; como um ser ilimitado poderia criar limites para si mesmo?

Deus e o Tempo:
Sou um ser finito e estou limitado pelo tempo e espaço; só posso estar em um lugar por vez e só posso estar no momento presente. Para mim, o passado se foi e o futuro ainda não aconteceu; apenas o momento presente realmente existe. Posso me lembrar ou ler sobre coisas que aconteceram antes do momento presente, e posso adivinhar o que acontecerá no futuro, seja porque, em minha experiência, sempre acontece (o sol aparecendo no céu todos os dias) ou porque estou planejando que aconteça. Mas não tenho certeza.

Mas e Deus? Acreditamos que Deus é transcendente, distinto da criação e não limitado pelo tempo e espaço. Também acreditamos que Ele é onipresente; não há lugar no universo onde Ele não esteja. Deus também é onisciente, conhecendo todas as coisas. Mas sua onipresença e onisciência estão limitadas apenas ao espaço no momento presente? Ou elas abrangem todo o tempo também?

Como Deus Sabe o Futuro?
Geralmente responderíamos que Deus é onisciente em relação ao tempo; Ele sabe tudo o que acontecerá durante a vida do universo. Mas como Ele sabe o futuro?

Alguns diriam que Ele sabe porque está operando de acordo com o plano que Ele estabeleceu antes da criação. Tudo o que acontece é de acordo com Seu plano, ou vontade. Outros dirão que Ele sabe o futuro porque é inteligente o suficiente para saber tudo e, assim, pode prever o que acontecerá amanhã, no próximo ano e daqui a um milhão de anos. E suas previsões são tão certas a ponto de serem absolutas.

Fora do Tempo:
Mas Deus é onipresente em relação ao tempo? Em outras palavras, Ele está atualmente na era dos dinossauros, bem como na era dos Jetsons? Seria fácil dizer não a isso, já que o passado e o futuro não existem de fato. Mas isso é verdade para alguém que está fora do tempo, para quem o tempo não segue de forma linear? Há uma série de passagens no Novo Testamento que podem nos dar alguma percepção sobre isso.

Escolhido Antes da Criação:
“Pois ele nos escolheu nele antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.”

Efésios 1:4 NVI
Esta passagem diz que Deus me escolheu antes da criação. Antes do momento da criação, Deus já tinha conhecimento de mim e me escolheu para fazer parte de seu plano; para ser santo e irrepreensível em sua presença. Deus tinha apenas conhecimento intelectual? Ou Ele também tinha conhecimento relacional?

Conhecido de Antemão e Glorificado:
“Pois aqueles que Deus de antemão conheceu, ele também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.”

Romanos 8:29-30 NVI
Nesta passagem, vemos que aqueles que Deus conheceu antes da criação também foram predestinados a ser como Cristo, foram chamados, justificados e glorificados. Como cristão, posso ver que Deus me predestinou, chamou e justificou; essas coisas aconteceram no meu passado. Mas minha glorificação é algo que aguardo ansiosamente. No entanto, está no passado aqui. Deus me glorificou.

Deus não está no tempo: meu passado, presente e futuro são todos agora para Ele. Então, enquanto a glorificação pode estar no meu futuro, Paulo pode facilmente descrevê-la como algo que, junto com minha predestinação, chamado e justificação, aconteceu quando Deus me conheceu de antemão; antes da criação. Não é algo que Deus sabia que aconteceria, mas algo que aconteceu.

Graça Dada Antes do Tempo Começar:

“Ele nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não por causa de qualquer coisa que tenhamos feito, mas por causa de seu próprio propósito e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus antes do início dos tempos, mas agora foi revelada pelo aparecimento de nosso Salvador, Cristo Jesus, que destruiu a morte e trouxe vida e imortalidade à luz através do evangelho.”

2 Timóteo 1:9-10 NVI


Esta passagem final acrescenta clareza às anteriores quando Paulo afirma que a graça de Deus me foi dada antes do início dos tempos, antes da criação. Da minha perspectiva, isso aconteceu há mais de 50 anos. Mas da perspectiva de Deus, aconteceu muito antes disso; embora os termos antes e depois sejam insignificantes para alguém fora do tempo. Para Ele, é tudo apenas agora.

Meu Passado, Presente e Futuro São o Agora de Deus:
O tempo é uma parte integrante da criação que controla minha existência terrena. Mas não impacta Deus. E isso fornece uma terceira possível resposta ao conhecimento de Deus sobre o futuro: Ele está lá. Ele pode ver meu futuro, não porque o planejou, ou por causa de sua capacidade preditiva, mas porque Ele está lá. Em cada momento da minha vida, passado, presente e futuro, Deus está lá. Não é que Ele estava comigo e estará comigo, mas que Ele está atualmente comigo, mesmo no fim da minha vida.

Porque Deus está atualmente em cada momento do tempo, Ele sabe todas as escolhas e ações que eu tomarei. E eu posso, dentro de limites, fazer escolhas livremente que não impactam Seu conhecimento do futuro. Como? Porque Ele está no futuro, vendo-me fazer essas escolhas, bem como as consequências delas. E, se essa é uma imagem válida, então parece que onisciência e livre arbítrio humano não estão realmente em conflito.

Teísmo Aberto:
O Teísmo Aberto é uma tentativa de explicar como Deus conhece o futuro. E seus proponentes fazem isso negando que Deus tenha conhecimento exaustivo do futuro. No Teísmo Aberto, Deus não pode conhecer as escolhas que os humanos farão antes de tomarem essas escolhas. Se Ele as conhecesse, então as pessoas realmente não fariam uma escolha real. Em outras palavras, o futuro só pode ser conhecido se for predeterminado. E isso não é compatível com o livre arbítrio humano. Então, enquanto Deus pode conhecer algumas coisas que acontecerão no futuro, Ele não pode conhecer nada que os humanos impactem.

Isso traz algumas ideias bastante interessantes e condenatórias. Se Deus não conhece o futuro, é possível que Ele cometa um erro, me direcionando a fazer algo que não funcione como esperado. Deus pode precisar recuar e tentar novamente às vezes. Também torna difícil para mim confiar Nele para o meu futuro. Afinal, se Ele não sabe o que está por vir, como pode ser um guia adequado para a minha vida? Ele está realmente apenas adivinhando, e embora suas adivinhações possam ser melhores que as minhas, ainda são apenas adivinhações.

O Deus do Antigo Testamento Também é o Deus do Novo Testamento?

Deus do Antigo Testamento:
Muitas pessoas que leem a Bíblia notam que o Deus do Antigo Testamento

parece ter um caráter diferente do Deus do Novo Testamento. O Deus do Antigo Testamento é meio rabugento, ferindo pessoas que não seguem suas instruções e ordenando genocídio contra povos inteiros porque adoram outros deuses.

Em Números 31:15-18, você tem Deus instruindo Israel a se vingar dos midianitas por sua tentativa de seduzir Israel. Mas essa vingança não incluía meninas virgens, que podiam ser tomadas como escravas ou talvez esposas. Em Deuteronômio 20:10-18, são dadas instruções para ir à guerra contra os habitantes de Canaã, e não é bonito, incluindo o genocídio de múltiplas tribos de pessoas, não mostrando misericórdia a elas.

Deus do Novo Testamento:
Por outro lado, o Deus do Novo Testamento ama a todos e quer que todos O conheçam. João 3:16 diz que Deus ama o mundo e deu Seu Filho para nos resgatar. Em Mateus 5:43-48, Jesus nos diz para amarmos nossos inimigos e orarmos por aqueles que nos perseguem. Como podemos reconciliar isso com as instruções de Deus em relação aos midianitas?

A Visão de Deus é Diferente:
Então, o que fazemos com essa aparente diferença entre o Antigo e o Novo Testamentos? Eles estão se referindo a dois Deuses distintos? É tentador adotar essa abordagem e minimizar o Antigo Testamento. Afinal, o Antigo Testamento não é a Bíblia judaica e de importância secundária para os cristãos?

De fato, é a Bíblia judaica, mas também era a Bíblia de Jesus, Paulo e dos outros escritores do Novo Testamento. E em nenhum lugar encontramos Jesus ou qualquer um dos autores do Novo Testamento tentando corrigir a imagem de Deus apresentada no Antigo Testamento. Ele era o Deus deles, e eles O abraçaram sem reservas.

Então, parece que o que hoje vemos como uma distinção na natureza de Deus entre o Antigo e o Novo Testamentos é apenas aparente e não real.

Quando olhamos mais profundamente, descobrimos que as diferenças entre como Deus é retratado nos dois Testamentos não são tão claras quanto se poderia inicialmente acreditar. Em Levítico 19:34, Deus deu instruções para o povo amar os estrangeiros que estavam entre eles; um contraste marcante com as instruções para genocídio encontradas em outros lugares da Torá. E no Novo Testamento, as referências à ira de Deus sendo derramada sobre os incrédulos são comuns.

Resolvendo o Genocídio da Conquista de Canaã:
Mas isso ainda não explica as passagens que dão instruções para o genocídio, tanto para as tribos que viviam em Canaã quando Israel entrou na terra quanto para os amalequitas que atacaram Israel durante o êxodo do Egito. Deus realmente ordenou que os israelitas fizessem isso? Ou Israel simplesmente fez isso e depois justificou alegando que era o que Deus queria que eles fizessem? Se a Bíblia é inerrante, seja estritamente ou soteriologicamente, então temos que admitir que a mensagem apresentada é pelo menos uma que Deus aceitou.

Pode ser que o estabelecimento de Israel como nação fosse um tempo especial na história, e fosse necessário remover esses povos que corromperiam a nação nascente. Existem problemas com essa abordagem também, então provavelmente é melhor admitir ignorância sobre essa questão e não se deixar envolver por ela.

Deus Muda de Ideia:
Há várias vezes na Bíblia em que Deus parece mudar de ideia, incluindo Gênesis 6:6, onde se diz que Deus se arrependeu de ter criado os humanos. Êxodo 32:14, onde Deus desiste de seu plano de destruir Israel após o incidente do bezerro de ouro, é outra. Deus realmente mudou de ideia? Moisés realmente foi capaz de oferecer a Deus uma alternativa melhor do que Seu plano original?

Os proponentes do Teísmo Aberto diriam que sim, que Deus reconheceu que cometeu um erro e estava corrigindo-o. Mas por que um Deus verdadeiramente onisciente precisaria mudar de ideia? Ele teria sabido antes da criação o que estava acontecendo e já determinado desde então como responderia.

Uma Perspectiva Humana:
Em vez de Deus realmente mudar de ideia, essas passagens falam de uma perspectiva humana; Deus apenas pareceu mudar de ideia. A passagem em Êxodo é realmente uma lição sobre oração. Se Deus não muda de ideia e já tem tudo planejado, então qual é o valor da oração? A oração pode mudar as coisas?

A oração de Moisés a Deus sobre Israel de fato mudou como Deus reagiu ao bezerro de ouro. Mas o Deus onisciente sabia desde a criação qual seria a oração de Moisés e já a tinha levado em consideração. Parecia que Deus havia mudado de ideia, mas na realidade, Ele agiu conforme planejado desde a eternidade passada. No entanto, se Ele soubesse de antemão que a oração de Moisés seria diferente, Sua resposta a Israel também poderia ter sido potencialmente diferente.


Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *