Teologia Sistemática
|

A Doutrina da Natureza de Jesus Cristo

A Pessoa de Jesus

A pessoa de Jesus está no centro da fé cristã. Nos primeiros séculos do cristianismo, surgiram várias teorias sobre sua natureza. A maioria delas foi considerada herética. No entanto, o debate resultou em vários credos, ou declarações de fé, que definiram o que ficou conhecido como a posição ortodoxa sobre a pessoa, ou natureza, de Cristo.

Entender a pessoa de Jesus é desafiador porque ele não é apenas divino ou humano, mas ambos. Essa relação entre as naturezas divina e humana é o que causou os primeiros debates, que continuam até hoje em alguns lugares.

A Divindade de Jesus

O que Jesus Diz Sobre Si Mesmo

Muitos dizem que Jesus nunca fez nenhuma afirmação de ser Deus. Que as alegações sobre sua divindade vieram de seus discípulos após sua partida. E é verdade que Jesus nunca foi registrado dizendo “Eu sou Deus”. No entanto, em seus ensinamentos registrados, é claro que ele acreditava nisso sobre si mesmo.

Em João 10:30, Jesus afirmou que ele e o Pai eram um. Isso indica claramente que ele se via como igual ao Pai. Em João 8:58, Jesus disse aos judeus: “Antes que Abraão existisse, eu sou!” A resposta dos judeus indicou que eles entenderam isso como uma alegação de divindade. Jesus provavelmente não quis dizer apenas que existia antes de Abraão nascer. Mais provavelmente, o termo “eu sou” pretendia identificá-lo com o “eu sou” de Êxodo 3:14.

Quando Jesus orou ao Pai em João 17:5, pediu que Deus o glorificasse com a glória que ele tinha com o Pai antes da criação do mundo. A reivindicação de Jesus de ter compartilhado da glória de Deus antes da criação é outra indicação clara de que ele acreditava ser Deus. Ele não estava apenas olhando para o futuro, mas também para o passado.

Fazendo o que Deus Faz

Em Mateus 13:41, Jesus disse: “O Filho do Homem enviará seus anjos, e eles tirarão do seu reino tudo o que causa pecado e todos os que praticam o mal.” O Filho do Homem é um termo que Jesus frequentemente aplicava a si mesmo. E, neste versículo, ele se referiu a seus anjos e a seu reino, ambos pertencentes a Deus.

Em Marcos 2:5-7, Jesus disse a um homem paralítico: “Seus pecados estão perdoados.” Os fariseus presentes responderam corretamente com: “Quem pode perdoar pecados, a não ser Deus?” Jesus assumiu um lugar que pertencia apenas a Deus. O fato de ele estar perdoando pecados é outra indicação de que acreditava ser Deus.

O que Outros Acreditavam

João começou seu evangelho com “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1). Mais adiante neste capítulo, João identifica o Verbo com Jesus. Portanto, aqui ele está claramente afirmando que Jesus é Deus. Quando João escreveu isso, ele não tinha dúvidas sobre a divindade de Jesus.

Paulo e o autor de Hebreus também retratam claramente Jesus em relação a Deus. Em Hebreus 1:3, Jesus é descrito como “a expressão exata do ser [de Deus]”. Colossenses 1:15 e 19 dizem que “o Filho é a imagem do Deus invisível” e que “Deus se agradou em ter toda a sua plenitude habitando em [Cristo]”. E, em Filipenses 2:6, Paulo disse que Jesus, “sendo em natureza Deus”, não se apegou a isso, mas se tornou homem. Todas essas passagens retratam Jesus como compartilhando da natureza de Deus.

O Credo Niceno

Nos primeiros séculos da igreja, havia muitas alegações diferentes sobre a natureza de Jesus. Então, representantes de todas as igrejas se reuniram em Nicéia em 325, e novamente em Constantinopla em 381, principalmente para tentar resolver essa questão. O resultado foi o que ficou conhecido como o Credo Niceno. Este é um credo que define a posição ortodoxa sobre a divindade e a humanidade de Jesus. Este credo inclui o seguinte sobre sua divindade:

Cremos em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, gerado do Pai antes de todos os mundos; Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus; gerado, não feito, consubstancial com o Pai, por quem todas as coisas foram feitas.

Os redatores deste credo identificaram Jesus como sendo da mesma substância do Pai e tendo existência eterna.

Heresias Antigas Sobre a Divindade de Cristo

Durante os primeiros séculos da era cristã, havia várias crenças diferentes sobre a divindade de Jesus. Essas crenças foram abordadas pela igreja, e muitas delas foram rotuladas como heréticas. No entanto, algumas dessas heresias continuam até hoje.

Adoçãoismo

O adocionismo era uma doutrina que afirmava que Jesus era um humano normal concebido de maneira normal e sem atributos sobrenaturais. No batismo de Jesus, o Cristo desceu sobre ele e trabalhou através dele. Na crucificação, o Cristo se afastou de Jesus, e ele voltou a ser apenas um humano normal.

Arianismo

Ário e seus seguidores ensinavam que Jesus era a primeira e mais alta das criações de Deus, mas que ele não compartilhava da essência de Deus. A refutação do arianismo foi um foco principal do Concílio de Niceia em 325, onde o arianismo foi condenado. Mas isso não foi o fim do arianismo. Continuou a ser uma força importante no primeiro milênio do cristianismo e até continua hoje. As Testemunhas de Jeová são uma versão moderna do arianismo.

A Humanidade de Jesus

Ao ler os evangelhos, fica claro que Jesus interagiu com este mundo como humano. Ele nasceu (Lucas 2:7) e se desenvolveu física e mentalmente (Lucas 2:52). Ele conheceu a fome (Mateus 4:2), a sede (João 19:28), teve emoções humanas (João 11:35), foi limitado em conhecimento (Marcos 9:11; Marcos 13:32) e ficou cansado (João 4:6). Jesus morreu (Mateus 27:50) e foi sepultado (Mateus 27:59-60). E seus discípulos alegaram tê-lo visto e tocado (1 Pedro 1:16-18, 1 João 1:1).

Os escritores do Novo Testamento também afirmam que Jesus tinha uma natureza humana. Em 1 Timóteo 3:16, Paulo diz que Jesus “apareceu em carne”; ele tinha um corpo físico. Paulo também, em Gálatas 4:4, diz que Jesus nasceu de uma mulher. Ele teve seu corpo físico da mesma forma que nós. João diz que “o Verbo era Deus” (João 1:1) e que “o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1:14). E em 1 João 4:2-3, encontramos João afirmando que o reconhecimento da vinda de Jesus em carne é um teste de crença correta. Paulo e João são claros em sua crença sobre a humanidade de Jesus.

O Credo Niceno

O Credo Niceno contém o seguinte sobre a natureza humana de Cristo e define a posição ortodoxa das igrejas católica romana, ortodoxa e protestante:

Que, por nós homens e para nossa salvação, desceu do céu, e se encarnou pelo Espírito Santo da virgem Maria, e se fez homem; e foi crucificado também por nós sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressuscitou, segundo as Escrituras; e subiu ao céu, e está sentado à direita do Pai; e virá novamente, com glória, para julgar os vivos e os mortos; cujo reino não terá fim.

Heresias Antigas Sobre a Humanidade de Cristo

Docetismo

Os docetistas foram fortemente influenciados pelo pensamento grego de que o espírito é bom e o material é mau. Se esse fosse o caso, então Deus não poderia assumir forma humana, pois seria mau. Como resultado, eles postularam que o divino Jesus apenas parecia assumir forma humana. Alguma forma inicial dessa heresia pode ter levado João a dizer que tocou Jesus (1 João 1:1).

Apolinarianismo

Apolinário defendia que Jesus tinha um corpo humano, mas que não tinha uma alma humana. Em vez disso, sua alma era sua natureza divina. No entanto, a igreja determinou que Jesus ter uma alma humana não era incompatível com ter também uma natureza divina.

A Inocência de Jesus

Se Jesus era verdadeiramente humano, ele também estava sujeito ao pecado? Ele tinha a mesma natureza pecaminosa que todos os outros humanos têm? E se ele tinha, era possível nunca se render a ela?

Os escritores do Novo Testamento são claros que Jesus era sem

pecado.

  • Hebreus 4:15: “temos alguém que foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.”
  • 1 Pedro 2:22: “Ele não cometeu pecado.”
  • 1 João 3:5: “nele não há pecado.”
  • 2 Coríntios 5:21: “[Cristo] não tinha pecado”

Todos esses versículos declaram claramente que Jesus era sem pecado. Jesus enfrentou as mesmas tentações que nós, mas nunca se rendeu a elas.

Mas era possível para Jesus pecar? As Escrituras nunca dizem que ele não podia pecar, apenas que ele não pecou. Parece que, se Jesus foi sujeito à tentação como nós somos, então também deve ter sido possível para ele sucumbir a essas tentações. Se ele não pudesse pecar, então ele era verdadeiramente humano? E foi verdadeiramente tentado? Hebreus 2:17 diz que Jesus era como nós em todos os aspectos, implicando que ele poderia pecar. Claro, se Jesus tivesse pecado, ele não poderia mais ser um sacrifício impecável oferecido pelos pecados do mundo.

A Unidade da Pessoa de Jesus

Como Jesus pode ser totalmente divino e totalmente humano? Podemos facilmente entender ser um ou outro. Ou ser parte divino e parte humano. Mas a Bíblia parece clara que Jesus era tão humano quanto eu e ainda assim era totalmente Deus. A Bíblia afirma a encarnação, mas o “como” da encarnação permanece um mistério. Talvez a declaração mais clara sobre a encarnação esteja em Colossenses 2:9, onde Paulo diz que “em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade”.

Duas Naturezas em Uma Pessoa

O desafio da dupla natureza de Jesus é semelhante ao desafio que enfrentamos ao tentar descrever a natureza da Trindade. Em última análise, parece estar além de nossa compreensão e ser uma questão de fé. Mas há algumas coisas a ter em mente sobre as duas naturezas de Jesus.

Em Filipenses 2:6-7, Paulo provavelmente está usando as palavras de um credo ou hino antigo quando diz:

Que, sendo em forma de Deus,
não considerou o ser igual a Deus algo a que devia apegar-se;
mas, esvaziou-se a si mesmo,
vindo a ser servo,
tornando-se semelhante aos homens.

A expressão “ele se esvaziou” é desafiadora para nós. Jesus abandonou sua divindade quando assumiu a humanidade? Paulo responde isso em Colossenses 2:9, dizendo: “Em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade.” Jesus não abandonou sua divindade; ao contrário, toda a plenitude da divindade habitou em sua humanidade. As próximas expressões na passagem de Filipenses expressam como ele se esvaziou, “assumindo a forma de servo” e “tornando-se semelhante aos homens”. Sua divindade, em vez de ser abandonada, foi envolta na humanidade.

Divindade Envolta na Humanidade

Jesus não era um humano que assumiu a divindade. Ele era a divindade assumindo a humanidade. A humanidade finita não tem a capacidade de absorver a divindade infinita. Mas a divindade infinita pode facilmente adicionar os atributos da humanidade.

Como a natureza divina de Jesus estava envolta na natureza humana, essa natureza humana impôs algumas limitações. Jesus só podia estar em um único lugar ao mesmo tempo. Ele ficava cansado, com fome e sede. Ele tinha conhecimento limitado. Jesus não abandonou a onipresença, onipotência e onisciência. Ao contrário, a natureza humana na qual ele operava era incapaz de exercer esses atributos da divindade.

O Nascimento Virginal

As narrativas de nascimento em Mateus e Lucas afirmam que Jesus nasceu de uma virgem. Mas por quê? Qual a importância do nascimento ou concepção virginal de Jesus?

Alguns argumentam que apenas se Deus for seu pai biológico ele poderia ter a natureza divina de Deus. Mas enquanto foi o Espírito Santo que fertilizou o óvulo no ventre de Maria, teve que ter sido DNA humano que o fez. O Espírito Santo criou esse material; não foi seu próprio DNA que engravidou Maria. A natureza divina de Jesus teve que ter surgido independentemente de sua concepção virginal.

Outros argumentam que a concepção virginal foi necessária para que Jesus não herdasse a natureza pecaminosa que todos os outros humanos possuem. No entanto, mesmo que Jesus não tivesse herdado essa natureza de Deus como seu pai, ele certamente a herdaria de sua mãe. Os católicos romanos resolvem isso alegando que Maria nasceu sem uma natureza pecaminosa para transmitir, mas como isso aconteceu me é desconhecido.

A Importância do Nascimento Virginal

Então, a concepção virginal é essencial para o trabalho que Cristo veio fazer? As Escrituras afirmam que Maria era virgem quando concebeu Jesus, mas em nenhum outro lugar além das duas narrativas de nascimento isso é mencionado. Isso indicaria que os escritores do Novo Testamento não viam isso como uma doutrina essencial, ou que era essencial para o trabalho de redenção de Cristo.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *