Teologia Sistemática
|

A Doutrina da Obra de Jesus Cristo

A Doutrina da Obra de Jesus

O artigo anterior discutiu a pessoa de Jesus. Ele era/é Deus encarnado, divindade revestida em carne humana; totalmente Deus e totalmente homem. Mas por que ele assumiu carne e se tornou como nós? Este artigo analisará a obra de Jesus e por que ele veio à terra. Também examinará os papéis que ele desempenhou enquanto estava aqui e seu sacrifício de expiação.

Os Papéis de Cristo

Profeta

Em Atos 3:22, Pedro, falando sobre Jesus, citou Deuteronômio 18:15 e disse: “Pois Moisés disse: ‘O Senhor, o seu Deus, levantará do meio dos seus irmãos um profeta como eu; ouçam tudo o que ele lhes disser.'” Claramente, Pedro acreditava que Moisés havia profetizado que Deus um dia levantaria um profeta como ele. E o Espírito Santo levou Pedro a entender que era Jesus quem Moisés aguardava.

Jesus também se considerava um profeta. Uma vez, quando visitou Nazaré e ensinou na sinagoga, as pessoas questionaram sua autoridade e se ofenderam com ele. Em resposta, ele lhes disse que “Um profeta não é sem honra, exceto em sua própria cidade e em sua própria casa” (Mateus 13:57).

O Papel do Profeta

Os profetas do Antigo Testamento foram comissionados por Deus para entregar uma mensagem ao povo de Israel. Da mesma forma, Jesus tinha uma mensagem de Deus que ele deu a Israel e a nós. Hebreus 1:1-2 diz que “Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho”.

Moisés serviu como profeta ao estabelecer a nação de Israel. Da mesma forma, Jesus serviu como profeta na fundação da igreja. Deus usou os profetas do Antigo Testamento para falar ao seu povo. Da mesma forma, Jesus serviu como mensageiro de Deus para falar ao seu novo povo da aliança. Embora Jesus fosse muito mais do que apenas um profeta, ele cumpriu o papel de profeta.

Sacerdote

Além de cumprir o papel de profeta, Jesus também serviu como sacerdote. Sendo da tribo de Judá, ele não podia servir como sacerdote no templo em Jerusalém. Mas ele realizou a obra de um sacerdote, intercedendo com Deus em favor do povo. Em Romanos 8:34, Jesus é descrito como “à direita de Deus… intercedendo por nós”.

Em Hebreus, encontramos a expressão mais completa do sacerdócio de Jesus. Aqui ele é descrito como sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque (Hebreus 5:6 e outros). Ele também é descrito como um sumo sacerdote que pode se compadecer das nossas fraquezas (Hebreus 4:15). E alguém que tem um sacerdócio permanente, permitindo-lhe estar sempre disponível para interceder por nós (Hebreus 7:23-25).

Como sumo sacerdote da nova aliança, Jesus entrou no tabernáculo celestial para fazer expiação por nós (Hebreus 9:11-12). Isso contrasta com o sumo sacerdote judeu, que entrava no Santo dos Santos anualmente para oferecer o sacrifício expiatório em favor de si mesmo e do povo. Em contraste, Jesus entrou no Santo dos Santos celestial uma vez. E lá ele ofereceu seu próprio sangue, em vez do sangue de touros e bodes. E fez expiação para sempre, obtendo redenção eterna.

Soberano, ou Rei

Jesus serviu como profeta, sacerdote e soberano, ou rei. De certa forma, isso reflete o papel de Samuel no Antigo Testamento. Samuel atuou como sacerdote, serviu como profeta e foi o último dos juízes. Mas enquanto Samuel serviu em um reino terreno, Jesus serve em um reino celestial; o Reino de Deus.

Em Mateus 19:28, Jesus disse aos seus doze discípulos que ele se sentaria em um trono glorioso. E eles também se sentariam em tronos para governar Israel. Em Filipenses 2:9-11, Paulo disse que Jesus se humilhou ao assumir a humanidade e morrer por nós. E, como resultado, Deus o exaltou ao mais alto lugar. E que toda língua confessaria que ele é Senhor. Em Colossenses 1:18, Paulo disse que Jesus teria supremacia em tudo. Embora o mundo não veja isso agora, Jesus é Senhor de tudo, mesmo agora.

A Obra de Jesus – Expiação

A principal obra de Jesus foi a expiação. Expiação é uma palavra familiar para aqueles que estão na igreja há muito tempo. Mas acredito que é um mistério para muitos. Merriam-Webster define expiação como:

  • Reparação por uma ofensa ou injúria: satisfação
  • A reconciliação de Deus e da humanidade através da morte sacrificial de Jesus Cristo

Expiação, no sentido geral, trata de fazer um pagamento por uma ofensa que causamos; corrigindo-a. Se eu cometer um crime, sou responsável por duas penalidades distintas. A primeira é a punição, como pagar uma multa ou cumprir uma pena de prisão. A segunda é a restituição, que envolve fazer algum tipo de pagamento às vítimas do meu crime. Expiação é a segunda dessas penalidades, a reparação.

A segunda definição dada acima é mais teológica. Nesse caso, o crime que cometi é contra Deus e a restituição precisa ser feita a ele. Meu crime, ou pecado, nos tornou inimigos. E o objetivo da restituição é mais do que simplesmente reembolsar a parte prejudicada; é a reconciliação entre nós. A reviravolta aqui é que é Deus, a parte prejudicada, quem está fazendo a restituição.

Expiação no Antigo Testamento

O capítulo dezesseis de Levítico nos dá a melhor imagem de expiação no Antigo Testamento. O Dia da Expiação era uma observância anual cujo objetivo era fazer expiação pelos pecados do povo. Nessa observância, o sumo sacerdote oferecia um touro como sacrifício por seus próprios pecados. Ele levava um pouco do sangue do touro ao Lugar Santíssimo e o colocava no altar. Ao fazer isso, ele fazia expiação por si mesmo e por sua família.

Ele então escolhia um dos dois bodes para ser uma oferta pelo pecado do povo. Esse bode era sacrificado e um pouco de seu sangue era levado ao Lugar Santíssimo. Ali, era aspergido sobre a arca. Isso fazia expiação pelo Lugar Santíssimo por causa dos pecados do povo. O sangue de ambos os animais era então colocado no altar de incenso para fazer expiação por ele.

No passo final, ele colocava as mãos sobre a cabeça do segundo bode e confessava sobre ele todos os pecados do povo. Esse “bode expiatório” era então levado ao deserto e solto, carregando consigo todos os pecados do povo.

A Expiação de Jesus

Existem várias passagens no Novo Testamento que se referem ao sacrifício expiatório de Jesus por nós, incluindo as seguintes:

  • Jesus veio “para dar sua vida em resgate por muitos.” (Mateus 20:28)
  • “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15:13)
  • Deus “nos amou e enviou seu Filho como sacrifício expiatório pelos nossos pecados”. (1 João 4:10)
  • João Batista, falando de Jesus, diz: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. (João 1:29)
  • Deus fez o que a lei não podia “enviando seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa para ser uma oferta pelo pecado”. (Romanos 8:3)
  • Jesus como tanto sumo sacerdote quanto sacrifício em Hebreus 8-10

É claro no Novo Testamento que Jesus veio para ser uma oferta pelo pecado da humanidade. Ele foi o cumprimento do sistema sacrificial do Antigo Testamento. E isso é especialmente verdadeiro em relação à oferta pelo pecado no Dia da Expiação.

O Propósito da Expiação

Por que a expiação? Que propósito ela serve? Sua resposta será baseada em grande parte na sua compreensão da natureza de Deus. Bem como nas doutrinas da humanidade e do pecado. Qual é a relação atual entre Deus e a humanidade? Deus foi ofendido pelo meu pecado? Devo uma dívida a Deus? Deus pode olhar para o pecado? Posso ser bom o suficiente? Um sacrifício é o único caminho para redimir a humanidade?

A Teoria do Resgate

A Teoria do Resgate prevaleceu nos primeiros mil anos da história da igreja. Foi modelada após o sistema judicial romano. Nessa teoria, nosso pecado nos colocou no domínio de Satanás; ele se tornou nosso governante, e estávamos sob sua autoridade; ele nos possuía legitimamente. Deus não pode simplesmente nos tirar de nosso legítimo dono; ele deve pagar um preço de resgate para nos libertar de Satanás e restaurar sua propriedade. Mas o resgate a ser pago deve ser um que satisfaça Satanás, nosso legítimo senhor; e

Satanás escolheu o sangue de Jesus na cruz como pagamento adequado. Deus concordou com esse resgate. Mas ele sabia algo que Satanás não sabia. A morte de Jesus na cruz seria apenas temporária. E resultaria na derrota de Satanás, em vez de sua vitória.

A Teoria do Resgate é apoiada por passagens como Mateus 20:28, Jesus veio “para dar sua vida em resgate por muitos”. E 1 Coríntios 6:20 que diz que “vocês foram comprados por um preço”. Ambas as passagens indicam que a morte de Jesus na cruz foi um pagamento. Um pagamento que trouxe nossa libertação.

Ênfase em Satanás

A Teoria do Resgate coloca uma forte ênfase em Satanás e sua propriedade legítima sobre a humanidade; ele está em uma posição de força. Deus teve que recorrer à trapaça para derrotar Satanás e recuperar a propriedade da humanidade. A Teoria do Resgate pode facilmente levar ao dualismo. Isso sustenta que existem forças cósmicas concorrentes e algo igualmente poderosas. E elas estão em guerra pelo coração e pela alma da humanidade. Mas esse pensamento é contrário aos ensinamentos das Escrituras de que Deus é todo-poderoso. Só pode haver um ser todo-poderoso em existência.

Christus Victor

Christus Victor (Cristo é Vitorioso) é uma variação da Teoria do Resgate. É popular hoje, especialmente entre as igrejas ortodoxas. Também tem seguidores entre muitos evangélicos. Esta teoria retrata um conflito cósmico. Um entre as forças do bem lideradas por Deus e as forças do mal lideradas por Satanás. Isso é semelhante à Teoria do Resgate. Mas segundo ela, a morte de Jesus na cruz foi uma vitória decisiva na batalha contra o mal; na cruz, Satanás e as forças do mal foram derrotados. E agora, com as forças derrotadas que uma vez nos mantiveram em escravidão, somos livres para servir a Deus. Em Christus Victor, nossa expiação é a parte mais importante dessa vitória para nós pessoalmente. Mas é apenas uma parte da vitória cósmica sobre o mal; toda a criação é libertada do domínio de Satanás.

Colossenses 2:15 é a passagem mais significativa que analisa essa batalha cósmica e a vitória de Cristo sobre Satanás. “Quando vocês estavam mortos em seus pecados e na incircuncisão de sua carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todos os pecados, cancelando o registro da dívida que constava contra nós e nos condenava; ele o removeu, pregando-o na cruz. E, despojando os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.”

Guerra Espiritual Cósmica

Christus Victor pinta um quadro de guerra espiritual que se estende por todo o cosmos, o que a torna sujeita à tendência ao dualismo. Se você puder evitar essa armadilha, Christus Victor pode ser uma teoria útil para ajudar a entender a expiação.

A Teoria da Satisfação

No início do segundo milênio da história da igreja, Anselmo desenvolveu o que veio a ser conhecido como a Teoria da Satisfação. Essa teoria é modelada de alguma forma após o sistema feudal com seus senhores e servos. Nesse sistema, ao contrário dos dois anteriores, Satanás não desempenha realmente um papel. Em vez disso, cometi um erro contra Deus. E, consequentemente, preciso fazer restituição a ele, assim como um servo faria por seu senhor. Meu pecado é uma ofensa contra Deus e deve ser pago. Mas, como meu pecado é contra o Deus infinito, não sou capaz de fazer a restituição.

Deus não pode simplesmente perdoar meu pecado porque ele criou um desequilíbrio moral no universo; a dívida deve ser paga para restaurar o equilíbrio. Como a dívida é uma incorrida pela humanidade, deve ser paga pela humanidade. No entanto, não somos capazes de pagar uma dívida infinita; apenas alguém de valor infinito pode pagar uma dívida infinita.

A Solução

A solução é que Deus se torne um humano sem pecado. Agora, como humano, ele pode fazer o pagamento necessário pela dívida. E como Deus, ele tem o valor para poder satisfazê-la. A morte de Jesus na cruz, então, paga a dívida, não para Satanás, mas para Deus. E ele paga por todo o mundo.

Essa teoria vai longe para explicar muitas das passagens que lidam com a expiação. No entanto, pinta um quadro de um Deus que criou conscientemente um universo onde então foi necessário sacrificar-se para ter o resultado desejado. Deus não é maior do que isso?

A Teoria da Substituição

A Teoria da Substituição é um refinamento da Teoria da Satisfação de Anselmo e foi desenvolvida por Tomás de Aquino. Esta é a posição oficial da Igreja Católica Romana hoje. Nessa teoria, o principal obstáculo à salvação é a natureza humana pecaminosa. O pecado não é algo que pode simplesmente ser ignorado; deve ser punido. A punição pelo meu pecado, que é uma rebelião contra Deus, é a morte, separação eterna de Deus. Jesus, em sua morte substitutiva na cruz, suportou o castigo que eu merecia.

Vale a pena notar que nessa teoria o castigo não foi para aplacar um Deus irado. Em vez disso, foi para restaurar o pecador a um estado de harmonia com Deus. Deus não exigiu punição porque estava com raiva de nós. Em vez disso, foi porque ele nos amou e quis que estivéssemos em um relacionamento com ele. E isso não pode ocorrer até que o pecado seja tratado.

Na Teoria da Substituição, a morte de Jesus na cruz cuidou da minha natureza humana pecaminosa. O alvo da cruz é o pecado original, corrigindo o que foi quebrado durante a queda. Mas a questão do meu próprio pecado pessoal ainda precisa ser tratada. A doutrina católica romana da penitência lida com essa questão.

A Teoria da Substituição Penal

Este é um refinamento da Teoria da Substituição de Aquino que se originou com João Calvino. É a teoria sustentada pela maioria das igrejas protestantes. A justa ira de Deus contra o pecado e os pecadores foi imputada a Jesus na cruz. Ele suportou nossos pecados como um substituto justo. A morte de Jesus fez o pagamento total pelos nossos pecados, tanto pelo pecado original quanto pelo pecado real. Por causa da morte substitutiva de Jesus na cruz, Deus é capaz de perdoar os pecadores sem comprometer sua natureza santa. Essa teoria difere da Teoria da Substituição em seu escopo. Não lida apenas com o pecado original, restaurando a humanidade ao seu estado original. Também satisfaz a ira de Deus contra o pecado individual.

Muitos que defendem a substituição penal acreditam que a expiação é aplicável apenas aos eleitos, aqueles que Deus escolheu antes da criação. Nesse caso, a expiação oferecida pela cruz não é aplicável aos que Deus não escolheu; Jesus não se torna um substituto para eles, e, em vez disso, eles mesmos pagam a pena por seu pecado.

No entanto, essa visão limitada da expiação de forma alguma é universal entre os evangélicos. Da mesma forma, muitos defendem uma visão mais geral da expiação. Que a expiação de Cristo foi feita para todos. Mas nem todos recebem o benefício da expiação; apenas aqueles que respondem à oferta graciosa de salvação de Deus experimentam o benefício da expiação de Cristo.

Resumo

Vários modelos de expiação foram desenvolvidos ao longo dos anos. É provável que todos aqueles baseados nas Escrituras tenham algo válido a dizer sobre a obra expiatória de Jesus na cruz. Vale a pena tomar o tempo para se familiarizar com esses modelos. Em vez de vê-los como modelos concorrentes, veja-os como complementares.

Para mim, hesito em impor limites a Deus que são implicados por algumas dessas teorias. É difícil para mim imaginar que algo que nós humanos finitos fazemos possa causar algum dano real ou ofensa ao Deus infinito. Também me esforço com o pensamento de que meu pecado força Deus a responder a mim de uma determinada maneira. O Deus onipotente e onisciente criou um mundo sabendo de antemão que a humanidade se rebelaria contra seu governo. O plano de redenção de Deus não foi uma tentativa posterior de redimir a humanidade. Em vez disso, foi seu plano desde antes da criação. Em 1 Pedro 1:18-20, lemos que fomos redimidos pelo sangue de Jesus, um cordeiro “escolhido antes da criação do mundo”. A morte expiatória de Jesus fazia parte do plano original de Deus.

Outra Forma de Ver a Expiação

Estou convencido de que Deus poderia ter escolhido qualquer maneira que quisesse para trazer as pessoas a si mesmo. Sua escolha pela morte expiatória de Jesus na cruz não foi forçada a ele. Foi a forma que ele escolheu. Embora as Escrituras estejam cheias de referências à ira de Deus contra o pecado; também estão cheias de referências à nossa necessidade de responder a ele com fé. Hebreus 11:6 diz que “sem fé é impossível agradar a Deus”. É possível que o que se queira dizer aqui é que ele requer que respondamos à expiação de Cristo com fé.

Mas também é possível que a fé seja mais do que apenas uma resposta à expiação. A expiação também oferece um meio de demonstrar fé. 1 Cor

íntios 1:21-24 refere-se à cruz de Cristo como loucura para alguns e pedra de tropeço para outros. Mas é salvação para os que creem. A cruz de Cristo separa os que têm fé dos que não têm.

Âmbito da Expiação

Por quem Jesus morreu na cruz? Por todos? Ou apenas pelos eleitos? Sua resposta a isso está intimamente ligada à sua visão da providência governamental. Se você defende uma providência mais geral, provavelmente acreditará que Jesus morreu por todos. Mas se você defende uma visão mais específica da providência, então você também provavelmente acreditará que Jesus morreu apenas por aqueles que Deus escolheu antes da criação.

Expiação Geral

Em João 1:29, João Batista viu Jesus e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” Esta passagem é bastante inclusiva; Jesus não tira o pecado apenas dos eleitos, mas de todo o mundo. Isaías 53:6, “o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós”, e 1 Timóteo 2:5-6, “Cristo Jesus se entregou como resgate por todos”, também expressam essa mesma ideia.

Essas passagens expressam que a obra expiatória de Jesus é aplicável a todas as pessoas. Mas isso não significa que todas as pessoas são salvas. Apenas aqueles que respondem à sua oferta de salvação experimentam os benefícios de sua expiação. Está disponível para aqueles que não responderam, mas não é aplicada.

Expiação Limitada

Em João 10:11, Jesus disse: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” A passagem é usada para expressar a ideia de que a morte de Jesus foi por suas ovelhas, por aqueles que são dele. Mais adiante, em João 10:27, Jesus disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” As ovelhas de Jesus são aquelas que o ouvem e o seguem.

A implicação dessas passagens é que a morte de Jesus foi aplicável apenas aos eleitos. E de fato é isso que ele está falando aqui. Mas isso não exclui sua morte por outros também. A expiação geral parece mais compatível com a maior parte das Escrituras do que a expiação limitada. E não é incompatível com a inclusão implícita em passagens como as de João.


Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *