christmas, star, holidays
| |

Advento – Dia 19 – A Libertação do Pavor da Morte – Hebreus 2.14-15

Hebreus 2.14-15: “Portanto, visto que os filhos têm participação comum de carne e sangue, também Ele, igualmente, participou, para que, por Sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e livrasse todos os que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.”

O Natal é a celebração do início da missão de Cristo para destruir o poder da morte. Jesus veio como homem, tomando para Si carne e sangue, para que pudesse enfrentar nosso maior inimigo — o pecado — e derrotar seu aliado mais temido — a morte. Em Sua encarnação, Jesus entrou no campo de batalha da humanidade, e em Sua morte e ressurreição, Ele venceu decisivamente. Como John Piper declara, “o Natal existe para a liberdade — liberdade do pavor da morte.”

O diabo, como acusador, exerce o poder da morte na medida em que leva os homens ao pecado e à condenação. Pela lei de Deus, o salário do pecado é a morte (Romanos 6.23). Desde a queda, Satanás mantém o homem preso sob o peso da culpa e da penalidade do pecado, tornando a morte a vilã que encerra a existência humana com a sombra da separação eterna de Deus.

Mas Cristo, ao morrer, tomou sobre Si a penalidade do pecado e quebrou o domínio de Satanás sobre aqueles que Nele confiam. Ele pagou o preço completo, resgatando os pecadores e removendo o “ferrão da morte” (1 Coríntios 15.55-57). Embora os crentes ainda experimentem a morte natural, ela não é mais uma condenação, mas uma porta para a vida eterna. Em Cristo, foi plantada a semente da imortalidade celestial — o germe de uma vida que jamais será extinta.

O ditado latino resume bem essa verdade: “Se a morte pela morte não tivesse levado à morte a morte da Morte, a porta da vida eterna teria sido fechada.” Jesus, pela Sua morte, destruiu o poder da morte e abriu o caminho para a vida eterna. Agora, para os que estão em Cristo, a morte não é mais algo a ser temido, mas o fim da jornada terrena e o início da glória eterna.

Aplicação Prática
Viver à luz do Natal é viver na liberdade que Cristo nos garantiu. É rejeitar o medo da morte e abraçar a certeza da vida eterna. Também é compartilhar essa mensagem de esperança com aqueles que ainda estão presos ao pavor da morte, apontando-os para o Salvador que venceu por nós.

Oração:
Senhor, louvamos-Te porque, em Cristo, nos libertaste do pavor da morte. Obrigado porque a morte foi derrotada pela morte do Teu Filho e porque, Nele, temos a promessa da vida eterna. Ajuda-nos a viver em liberdade e a proclamar essa esperança ao mundo, para que mais pessoas sejam resgatadas do poder do pecado e da morte. Amém.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *