Comentário Bíblico Devocional de Marcos 13:1-37
- Para ler mais comentários de Marcos, clique aqui.
- Para ler mais comentários, clique aqui.
- Para ler mais devocionais, clique aqui.
Contexto Geral da Passagem
Neste capítulo, encontramos o sermão profético de Jesus, no qual ele fala sobre a destruição de Jerusalém, o fim do mundo e a importância da vigilância dos discípulos. Os discípulos mostram a Jesus a grandiosidade do templo e ele lhes diz que não ficará pedra sobre pedra. Isso leva os discípulos a questionarem sobre quando essas coisas acontecerão e qual será o sinal da vinda de Cristo e do fim do mundo.
Comentário sobre a Passagem
Jesus começa a responder aos discípulos, advertindo-os sobre falsos messias e falsos profetas que surgirão e enganarão muitas pessoas. Ele afirma que haverá guerras, terremotos e perseguições, mas isso não é o fim. Jesus também prediz a destruição de Jerusalém, que ocorrerá antes do fim do mundo. Ele alerta os discípulos para que estejam preparados e vigilantes, pois o dia e a hora da sua vinda são desconhecidos.
Devocional
Ao refletirmos sobre esta passagem, somos lembrados da importância de estarmos vigilantes e preparados para a vinda de Cristo. Assim como os discípulos confundiram a destruição de Jerusalém com o fim do mundo, podemos facilmente nos distrair com as preocupações e afazeres desta vida, esquecendo-nos da eternidade que nos espera.
É fundamental que estejamos atentos aos sinais dos tempos, discernindo os falsos ensinamentos e permanecendo firmes na verdade da Palavra de Deus. Devemos lembrar que embora enfrentemos tribulações e perseguições, o Evangelho não pode ser destruído. Devemos perseverar na fé, compartilhando o amor de Cristo com os outros e aguardando com esperança a sua volta.
Nossa aplicação prática é buscar uma vida de santidade e dedicação a Deus, renunciando a tudo o que nos afasta dele. Devemos estar prontos para a morte, pois não sabemos quando o Senhor nos chamará para a eternidade. Além disso, devemos estar atentos às oportunidades de compartilhar o Evangelho e fazer discípulos, mesmo em meio às adversidades.
Oração Final
Querido Deus, obrigado por nos alertar sobre a importância da vigilância e preparação para a volta de Cristo. Ajuda-nos a não nos deixarmos distrair pelas coisas deste mundo, mas a fixar nossos olhos em Jesus, nosso Salvador. Capacita-nos a viver uma vida de santidade e a compartilhar o amor de Cristo com os outros. Dá-nos força para perseverar nas tribulações e alegria na esperança da vida eterna contigo. Em nome de Jesus, amém.
Perguntas para Fixação
- Por que Jesus advertiu os discípulos sobre falsos messias e falsos profetas? Resposta: Jesus sabia que muitos seriam enganados e desviados do caminho da verdade.
- Qual é a aplicação prática da passagem para nós hoje? Resposta: Devemos estar vigilantes, preparados para a vinda de Cristo e dedicados a compartilhar o Evangelho.
- Por que é importante renunciarmos às coisas terrenas em busca da salvação? Resposta: A salvação prometida é mais do que a libertação do mal, é uma bênção eterna que encontramos em Cristo.
Eu sou o Diego Gonçalves, teólogo e evangelista, e este é o meu blog www.diegon.org – “O Diário de um Jondô”. Aqui, reflexões teológicas diárias te esperam!
Todos os direitos reservados
© O Diário de um Jondô
S.B.CAMPO – SP