Gênesis 39.5 – Abençoado por causa de José
“A partir do dia em que José foi encarregado de toda a casa e de todas as propriedades de Potifar, o Senhor começou a abençoar a casa do egípcio por causa de José. Tudo corria bem na casa, e as plantações e os animais prosperavam”. (Gn 39:5, NVT)
José era um jovem interessante. Ele era o filho favorito de seu pai, mas seus irmãos mais velhos o odiavam. Em um ato de traição, eles o venderam a comerciantes de escravos, que o levaram para o Egito. Lá, ele foi comprado por um oficial egípcio e começou a trabalhar como escravo, provavelmente na posição mais baixa. Estava longe de sua família, sem esperança de voltar, em um lugar e uma cultura totalmente diferentes, e sem posses.
Apesar de todas essas dificuldades, José conseguiu prosperar. Ele se tornou o segundo homem mais poderoso do Egito, apenas atrás do Faraó. Como ele alcançou isso? É evidente que Deus estava agindo na vida de José, preparando tudo para salvar sua família de uma fome que se aproximava. No entanto, acredito que José também teve um papel fundamental nessa história.
Em nenhum momento do relato sobre José vemos que ele guardou mágoas contra seus irmãos ou se deixou abater pelas adversidades. Pelo contrário, ele permaneceu fiel a Deus e se dedicou com afinco a todas as tarefas que lhe foram confiadas. E Deus abençoou José, fazendo com que ele tivesse sucesso em tudo o que realizava.
Podemos pensar que isso é o suficiente: que Deus nos abençoe e nos faça prosperar. Mas essa é apenas parte da história. O Senhor também abençoou as pessoas ao redor de José, e isso aconteceu por causa dele.
A bênção de Deus chega a outras pessoas por meio de mim? Meu trabalho é abençoado por Deus devido à minha fidelidade a Ele? E minha família? Ou a igreja que frequento? Devemos seguir o exemplo de José, permanecendo fiéis e confiantes de que o Senhor abençoará tanto a nós quanto aqueles que estão ao nosso redor.
Nota aos Leitores
As opiniões expressas aqui são apenas minhas e não refletem necessariamente as de outras pessoas, grupos ou organizações. Embora eu acredite que elas estejam alinhadas com os ensinamentos da Bíblia, sou humano e posso cometer erros. Sinta-se à vontade para deixar comentários ou perguntas sobre este texto na seção abaixo. Estou sempre aberto ao seu feedback.