thunderstorm with dark clouds
| |

JESUS ACALMA AS TEMPESTADES

MARCOS 4: 35-41

Por favor, vamos abrir as nossas Bíblias em Marcos 4: 35-41. 

Eu farei a leitura em português e em seguida a Eunmi, que estará nos ajudando com a tradução hoje, fará a leitura em coreano.

Leitura de Marcos 4:35-41:

35 Ao anoitecer, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos atravessar para o outro lado do mar”. 36 Com ele a bordo, partiram e deixaram a multidão para trás, embora outros barcos os seguissem. 37 Logo uma forte tempestade se levantou. As ondas arrebentavam sobre o barco, que começou a encher-se de água. 38 Jesus dormia na parte de trás do barco, com a cabeça numa almofada. Os discípulos o acordaram, clamando: “Mestre, vamos morrer! O senhor não se importa?”. 39 Jesus despertou, repreendeu o vento e disse ao mar: “Silêncio! Aquiete-se!”. De repente, o vento parou, e houve grande calmaria. 40 Então Jesus lhes perguntou: “Por que estão com medo? Ainda não têm fé?”. 41 Apavorados, os discípulos diziam uns aos outros: “Quem é este homem? Até o vento e o mar lhe obedecem!”. Amém!

INTRODUÇÃO:

Depois de um longo dia de ministério, Jesus convida seus discípulos para entrarem em um barquinho para que pudessem ir para o outro lado do Mar da Galiléia. 

Parece que isso não era uma coisa muito difícil, especialmente com pescadores tão experientes como André, Pedro, Tiago e João a bordo. 

Certamente, eles planejaram fazer uma viagem tranquila pelo lago e, antes do amanhecer, já estariam do outro lado.

Mas aquela viagem não funcionou exatamente assim.

Quando leio esta passagem, eu só consigo pensar que às vezes os nossos planos não saem como planejamos.

Aqueles discípulos foram pegos de surpresa. Tudo estava muito fácil, tranquilo e seguro. Mas não demorou muito até que eles estivessem enfrentando não apenas um, mas dois momentos assustadores. 

O primeiro momento assustador foi uma tempestade muito forte. E a primeira coisa que quero que você perceba, é que Jesus é quem planejou aquela viagem. 

VERSÍCULO 35

Leia novamente o versículo 35:

Naquele dia, ao anoitecer, ele disse aos seus discípulos: ― Vamos para o outro lado do lago. (Marcos 4:35)

(ao anoitecer) – O Evangelista Marcos nos diz que estava anoitecendo, então provavelmente era por volta das 18:00. Para o hebreu daquele tempo, um novo dia sempre começava às seis da tarde e não à meia-noite.

A interpretação que eu faço é que esse novo dia simboliza não apenas uma mudança de calendário, mas uma mudança profunda na maneira como os discípulos veem e se relacionam com Cristo e sua missão.

(Vamos para) – Perceba também que Jesus convida os discípulos a ir com Ele para o outro lado. A palavra traduzida como “vamos” significa literalmente “passar” (“dierchomai”). 

Os discípulos estavam prestes a passar por um momento de crise, mas eles não sabiam disso, apenas Jesus sabia. 

Isso me diz que Deus sempre sabe quando nossos momentos de crise vão chegar. Ou seja, essas crises podem nos pegar de surpresa, mas nunca poderão “pegar Deus” de surpresa. 

O que eu acho mais interessante aqui é que a tempestade não é a principal razão para a crise dos discípulos naquela noite. A verdadeira crise dos discípulos será quando eles descobrirem a verdadeira identidade de Jesus.

Então, quando Jesus diz: “Vamos para o outro lado do lago”, Ele está falando sobre duas coisas: a primeira é literalmente passar para o outro lado do lago. A segunda é que os discípulos também vão passar para um novo estágio da fé e do entendimento. 

Essa crise vai proporcionar aos discípulos um conhecimento mais profundo e completo de quem é Jesus Cristo. Da mesma forma, isso pode acontecer com cada um de nós. Se isso acontecer, será para descobrirmos um verdadeiro entendimento de quem é Jesus Cristo e o poder que Ele tem.

VERSÍCULO 36

Vamos ler novamente o versículo 36:

‘Deixando a multidão, eles o levaram no barco assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. ‘ (Marcos 4:36)

(deixando a multidão) Jesus vai a frente e os discípulos seguem.  A multidão vai ficando para trás, mas os discípulos vão seguindo Jesus por onde quer onde Ele vai.

(como estava) Marcos nos diz que eles levaram Jesus do jeito que Jesus estava, e assim eles o colocaram no barco e seguiram viagem.  

Ou seja, não havia nada incomum ou diferente, nenhuma mudança em Jesus. Ele era aquele mesmo Jesus que eles sempre conheceram.

Ainda hoje, todos nós sabemos que Jesus não mudou. Nem naquele dia e nem depois daquele dia; Jesus continua sendo o mesmo Jesus de sempre. 

Porém, embora Jesus não tivesse mudado, a maneira como os discípulos o viam mudaria bastante nas próximas horas. 

(outros barcos) Nesse ponto do versículo 36, Marcos também menciona que havia outros barcos acompanhando-os. 

Minha gente, isso nos diz que existem muitos barcos seguindo a Jesus. Ou seja, existem muitas igrejas e muitos irmãos que estão seguindo a Jesus.

Mas naquele dia, naquela hora, naquele barco específico,  Jesus estava com aqueles discípulos. E estes discípulos iriam experimentar uma revelação de Jesus de uma maneira totalmente nova. 

Então, no versículo seguinte, os discípulos encontram a tempestade.

VERSÍCULO 37

Vamos ler o que diz o versículo 37:

‘Levantou‑se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que começou a se encher de água.’ (Marcos 4:37)

A partir desse momento, as coisas começaram a ficar complicadas. 

Primeiro, a tempestade apareceu de repente. Os discípulos não perceberam e não tiveram tempo para se preparar. A crise chegou de repente. E geralmente é assim que acontece!

Agora, não podemos esquecer que esses discípulos eram pescadores experientes. Eles estavam acostumados com a agitação do mar. Possivelmente eles já tinham enfrentado outras tempestades antes; porém nunca viram algo assim. Foi uma tempestade furiosa, um forte vendaval.

Provavelmente havia muita chuva caindo, mas o principal perigo vinha do vento. O vento soprava forte e rápido, agitava as águas, e em pouco tempo o mar se revoltou. Marcos nos diz que as ondas se lançaram sobre a embarcação de modo que o barco estava quase inundado.

Eu não sei se você já esteve em um barco antes, bom, eu sim… Há alguns dias atrás, eu fiz uma viagem missionária para o Amazonas. Nós pegamos um barco e fizemos uma longa viagem de quase seis horas para dentro do Rio Solimões. Fizemos isso para visitar povos distantes e para levar a palavra de Deus a eles, pois ainda existem poucos pregadores lá. Inclusive, minha esposa e eu voltaremos para lá no dia 29 deste mês e passaremos mais uma semana com eles em missão. Estejam orando por isso.

Bem, nessa viagem, aprendi uma coisa sobre barcos. E o que eu aprendi é algo bem simples, mas muito importante. Quando você está em um barco e o barco está na água, a ideia é sempre manter a água fora do barco. Esse é o segredo do sucesso!

Agora, imagine o desespero dos discípulos tentando tirar a água do barco e ao mesmo tempo tendo que remar com todas as suas forças. 

Eles tinham que manter a popa do barco voltada de frente para as ondas, para não serem atingidos de lado, caso contrário eles viravam. Mas o forte vento e as bravas ondas parecem vir de todas as direções. Eles estão se esforçando ao máximo e trabalhando duro para evitar que o barco vire. Além disso, não se esqueça que já é noite! A escuridão está por toda parte e isso aumenta ainda mais a tensão. 

É nesse contexto que a Bíblia nos diz que os discípulos estão enfrentando uma tempestade assustadora. E esse era apenas o primeiro susto. O segundo susto estava a caminho, e era ainda mais chocante. Mas sabe o que eu acho interessante aqui? É que os discípulos são muito inocentes.

No meio daquela tempestade, eles se dirigem até a Jesus e o repreende: 

VERSÍCULO 38

Vamos ler o versículo 38:

38 Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: ― Mestre, não te importas se morrermos?

Minha gente, enquanto o mundo está desabando em cima deles, Jesus está ali, tranquilo e sem medo, dormindo no meio da tormenta.

Eu acredito que Jesus estava dormindo porque Ele sabia tudo sobre aquela tempestade. Na verdade, Ele permitiu que a tempestade acontecesse por um motivo específico. Foi pra mostrar que Ele era maior do que a tormenta. E isso explica porque ele dormia em paz, sem medo, esperando que os discípulos viessem acordá-lo. 

E por falar nos discípulos, ali estão eles: no momento certo, na ocasião certa, mas com o argumento errado! Eles não apenas acordam Jesus. Eles acordam Jesus dando uma bronca nele! 

“Jesus… você é um dorminhoco! Você não percebe que as nossas vidas estão em perigo? Você não se importa se morrermos aqui?”

Inclusive eles me fizeram lembrar da minha mãe me acordando nos tempos de criança. “Seu dorminhoco… você não tem medo de perder a aula, perder a prova, perder o emprego…”

Então, recapitulando, no versículo 38 nós vemos  os discípulos repreendendo Jesus, mas agora, no versículo 39 Jesus repreende a tempestade.

VERSÍCULO 39

Vamos ler o versículo 39:

Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao lago: ― Aquiete‑se! Acalme‑se! O vento se aquietou, e tudo ficou calmo.

Quando lemos as notícias, vemos muita gente falando sobre muitas coisas ruins: guerras, tragédias, incêndios, catástrofes, clima, chuvas e alagamentos, e todo mundo fala, mas ninguém pode fazer nada a respeito. 

Mas Jesus realmente se levanta contra a tormenta e fala com ela e faz algo a respeito! Ele ordena ao vento para se aquietar e às ondas para se acalmarem. E no mesmo instante, a chuva para, o vento diminui, a tempestade acaba e tudo fica em paz. Glória a Deus!

Agora que a tempestade se foi e o perigo passou, você deve estar pensando que os discípulos ficaram tranquilos. Mas, muito pelo contrário, a Bíblia diz que eles não ficaram!

Geralmente, essa é uma das lições que tiramos dessa passagem. Eu mesmo já fiz isso! A lição é que Jesus acalma as tempestades das nossas vidas, e assim podemos nos acalmar diante das dificuldades. 

Mas este não é o caso! Hoje eu quero propor uma nova leitura. Eu percebi que os discípulos não ficaram tranquilos. Eles não se acalmaram. Na verdade, eles ficaram mais apavorados do que antes. 

Os discípulos olham para aquela cena e ficam em choque. Alguns minutos antes eles estavam com medo da tempestade, mas agora eles temem diante de Jesus.

Veja só: no versículo 38, os discípulos repreenderam Jesus, no versículo 39, Jesus repreendeu a tempestade e agora, no versículo 40, Jesus repreende os discípulos. Ele faz duas perguntas:

VERSÍCULO 40

Vamos ler o Versículo 40:

40b ― Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? (Marcos 4:40b)

Perceba que as duas perguntas estão ligadas porque o medo e a fé não podem existir juntos. Ou seja, se você tem medo, então você não tem fé. E se você tem fé, você não precisa ter medo. 

Sabe, muitas vezes eu li essa passagem e associei esse medo e essa falta de fé à terrível tempestade que os discípulos acabaram de enfrentar. E isso não deixa de ser verdade. Sempre li essa passagem assim: quando as tempestades da vida surgirem, você não precisa ter medo. Você precisa ter fé em Deus, e Ele cuidará de você. E a verdade é que nós aprendemos isso em muitas passagens da Bíblia. E isso é verdade!

Mas nessa passagem em específico, eu acredito que Jesus, por meio do evangelista Marcos, está dizendo algo mais profundo aqui. A tempestade já passou, já veio a calmaria, mas ainda assim, Ele vê o semblante dos discípulos, olha nos olhos deles e faz duas perguntas no tempo presente: 

“Por que vocês estão com tanto medo? Vocês ainda não tem fé?” (Marcos 4:40b)

Perceba isso… Já não havia mais tempestade. A tormenta já tinha passado. Então, isso me leva a pensar que naquele  momento, os discípulos não estavam mais com medo da chuva; mas eles estavam com medo de Jesus. Por quê? 

VERSÍCULO 41

Vamos ler o versículo 41:

Eles estavam grandemente apavorados e perguntavam uns aos outros: ― Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? (Marcos 4:41)

Eu acredito que os discípulos estavam com medo de Jesus por dois motivos: Em primeiro lugar é que, de repente, a verdadeira identidade de Jesus foi revelada a eles. Os discípulos ficaram chocados quando descobriram quem Jesus é; Em segundo lugar, eles ficaram apavorados com a força e a autoridade daquele Homem que o vento e o mar obedeceu.

Aqueles discípulos andavam com Jesus mas ainda não tinham uma fé completa. Eles acreditavam que Jesus vinha de Deus, mas ainda não acreditavam que Jesus era Deus. Por isso é que estavam totalmente despreparados para essa incrível demonstração de Seu poder.

Antes de subirem naquele barco, os discípulos já estavam maravilhados com os milagres que Jesus operava naquelas pessoas, porém eles não sentiam medo do poder de Jesus.

Talvez eles estivessem apenas pensando: “Nossa… É tão incrível que Deus tenha enviado esse homem bom para curar as pessoas e falar sobre o perdão de Deus.” Mas agora, eles estavam vendo um Jesus que não apenas tem poder para curar as doenças, mas que fala e a natureza obedece a sua voz.

Antes da crise, os discípulos pensavam que já conheciam Jesus. Eles o levaram no barco, exatamente como Ele estava. Não havia nada de anormal até então. Mas, depois da tempestade, eles realmente perceberam que Jesus era muito “diferente” daquilo que eles estavam pensando. Aqueles discípulos conheceram o  incrível poder de Jesus e ficaram apavorados e admirados. 

Imagine você naquele barco com o Jesus que pode controlar o vento e as ondas do mar. Eu no lugar deles provavelmente estaria em pânico! Eu certamente cairia de joelhos e diria: Meu Senhor, meu Deus e meu Tudo! 

(Quem é este?) Então, aqueles discípulos fazem uma perguntam: “Quem é este?” É interessante notar que se você voltar algumas páginas na sua Bíblia, quando Jesus começa a fazer milagres em Marcos 1:27, as pessoas estavam perguntam: “O que é isso?” “É um novo tipo de ensino – e com autoridade!” Mas agora, os discípulos mudaram a pergunta! Eles estão fazendo a pergunta certa: não é mais “O que é isso?”, mas sim “Quem é este?” 

Acredito que a pergunta mais importante que você deve fazer na vida é a mesma que os discípulos fizeram no barco naquele dia: Quem é Jesus Cristo? Quem é esse Homem? 

Nós sabemos que nenhum de nós pode limitar o poder de Jesus. Um dia, cedo ou tarde, você verá  Jesus revelando Seu incrível poder e majestade, e eu tenho certeza você ficará chocado, sentirá temor e ficará apavorado diante de um Deus tão poderoso. E esse é um tipo de crise boa.

Foi isso que os discípulos sentiram naquele dia. Foi isso que Paulo de Tarso, algum tempo depois, também sentiu e é isso que todo mundo sente quando Jesus se revela.

Nós sabemos que Jesus não é uma figura de conto de fadas. Sabemos que Jesus não é apenas um bom professor ou um homem admirável. Jesus é o eterno Filho de Deus que te criou e Ele reivindica o senhorio da sua vida por completo. Jesus é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Ele é o Juiz de toda a humanidade. Glória a Deus!

Agora, quando Cristo voltar, a Bíblia nos diz que as pessoas que não o conhecem ficarão aterrorizadas também. 

2 TESSALONICENSES 1:7B-10

Ouça o que Paulo diz em 2 Tessalonicenses 1:7b-10:

7b Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá dos céus com os seus anjos poderosos, em meio a chamas de fogo. 8Ele punirá os que não conhecem a Deus, aqueles que não se submetem ao evangelho do nosso Senhor Jesus. 9Eles sofrerão a pena da destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da sua poderosa glória. 10Isso acontecerá no dia em que ele vier para ser glorificado por seus santos e admirado por todos os que creram, entre os quais vocês estão, porque creram no nosso testemunho.

Você percebe a diferença? Aqueles que não conhecem Jesus ficarão aterrorizados com Sua presença e serão punidos com a destruição eterna. Mas Jesus vem para ser glorificado em Seu povo santo e para ser admirado entre todos os que creram, entre todos os que têm fé. Jesus perguntou aos discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Você ainda não tem fé?”

CONCLUSÃO: 

Vamos ser bem honestos. A maioria de nós não gosta da ideia de um Jesus assustador. Estamos tão acostumados a ouvir sobre um Jesus gentil, manso e bondoso, que esquecemos que o Cordeiro de Deus também é o Leão de Judá. 

Infelizmente, o ser humano procura um deus administrável, um deus que a gente consegue manipular e controlar. Mas isso não é nada além de idolatria e fracas tentativas de micro-gerenciar Deus. 

Depois daquela tempestade, os discípulos descobriram que Jesus é o Rei Poderoso de todo o Universo. Algum tempo depois, eles também descobriram que este Rei Poderoso também veio como um Salvador amoroso. Ele morreu na cruz para que todos os que creem Nele não pereçam, mas tenham a vida eterna.

Quem é Jesus? Essa é a pergunta mais importante que você precisa responder nesta vida. 

Peça para Jesus se revelar a você. Busque a face de Jesus.

Quando você conhece Jesus pela fé, você não precisa temer a tempestade porque Deus cuida de todas as suas necessidades.

Quando você conhece Jesus pela fé, você não precisa temer Seu poder porque Jesus morreu por você. Seu incrível poder é a seu favor, não contra você.

Quando você conhece Jesus pela fé, não precisa temer Seu retorno. Ele vem para ser glorificado em Seu povo santo e para ser admirado entre todos os que creram.

Lembre-se que Jesus perguntou: “Por que você está com tanto medo? Você ainda não tem fé?” 

Então, quando você perguntar: Quem é esse Jesus? Responda dizendo: Ele é o Filho de Deus, Senhor da minha vida, e eu coloco toda a minha fé Nele.

Curve a sua cabeça. Vamos orar!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *