brown and white basket on green leaves jesus o unico
| | | | |

# Jesus, o Único | Devocional

Jesus, o Único | Devocional

“Porque convinha que aquele (Jesus), para quem são todas as coisas e por quem todas as coisas existem, trazendo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse pelas aflições o autor da salvação deles.” (Hebreus 2:10)

Veja meu story aqui: https://diegon.org/web-stories/jesus-o-unico/

Em 1999, o filme de grande sucesso, “Matrix”, despertou a imaginação de milhões de pessoas em todo o mundo. Era a história de um mundo que não era o que parecia ser, onde algo estava muito errado, mas no qual surgiria uma pessoa conhecida como O Único, que libertaria os cativos da escravidão e traria paz e justiça.

A história, o conflito e todos os eventos principais giravam em torno d’O Único, e o próprio mundo acabaria se dobrando à sua vontade. Embora fosse uma ficção científica interessante, a verdade é que existe O Único no mundo real, que é muito maior do que qualquer narrador de histórias poderia conceber. O verdadeiro Único, é claro, é Jesus Cristo.

Ele é o Criador do Céu e da Terra, o Primeiro e o Último, e o legítimo Primogênito e Rei de toda a criação. Ele é o ponto focal da história, a Perfeição em carne humana, e o tema e a esperança de que toda a Lei e os Profetas no Antigo Testamento previram.

O mundo foi feito por Ele, o mundo foi feito para Ele, mas o mundo não O conheceu, pois caiu em pecado. E assim, o Verbo se fez carne e habitou entre nós (João 1:14). Ele era O Único, o Messias, a pessoa que liberta todos do cativeiro e da escuridão.

A maioria dos grandes ou influentes líderes mundiais ao longo da história nasceu em ou alcançou riqueza e/ou proeminência em suas sociedades. Moisés foi criado como príncipe e se tornou líder de uma nação. Maomé foi um líder tribal e conquistador bem-sucedido. Sidarta Gautama (Buda) foi um príncipe antes de buscar o caminho da iluminação. Confúcio tornou-se governador e proeminente ministro do estado. Joana d’Arc passou de camponesa a líder militar.

Jesus era um homem sem proeminência em sua vida terrena. Nasceu como um camponês, viveu como um pobre professor itinerante e morreu como um criminoso condenado. Não havia governo lutando pelos restos de poder que Ele havia consolidado, nem ricos ou patronos influentes promovendo Seus ensinamentos.

Tudo o que restou foram alguns pescadores e mulheres assustados, a maioria tão pobre e obscura quanto Ele era. A história lembra dos grandes homens, mal lembra de seus auxiliares. Os trabalhadores, os camponeses, os pobres e humildes todos desaparecem na obscuridade. Certamente esse camponês não era diferente.

Mas este camponês não permaneceu morto. Em uma reviravolta tão poderosa que até Hollywood profana não pode resistir a imitar, Ele ressuscitou no terceiro dia e, por Sua aparição e pelo poder do Espírito Santo, aqueles pescadores pobres pregaram o evangelho com ousadia por onde quer que fossem!

Ele poderia ter vindo como um super-homem, o auge do charme e da sagacidade, no entanto, Isaías 53:2 declara: “…Ele não tinha aparência nem formosura; e, olhando nós para Ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.” Ele poderia ter vindo em majestade e glória que ninguém poderia negar, mas em vez disso, Ele veio em pobreza e desgraça, “Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.” (2 Coríntios 8:9)

Com apenas uma palavra, Ele poderia ter convocado legiões de anjos para trazer o mundo a seus pés e submeter todos à Sua vontade. Em vez disso, escolheu a vergonha e a morte da cruz. No entanto, Ele ressuscitou da morte na obscuridade para a vida eterna, e para ser a pessoa mais influente que o mundo já conheceu. Seus discípulos passaram de pescadores a fundadores de um reino maior, celestial, sabendo que seu Mestre ressuscitado está conosco sempre.

Ele é eterno, Ele é imutável. Todas as guerras, triunfos, impérios, monumentos e os grandes homens que eles honram desaparecerão nas brumas do tempo, até que seus nomes sejam pouco mais que sílabas estrangeiras proferidas por crianças escolares relutantes. Mas Cristo é eterno, Ele é exaltado para sempre, e de Seu reino não haverá fim. Perto do fim de sua vida, o ex-Imperador da França, Napoleão Bonaparte, escreveu:

“Alexandre, César, Carlos Magno e eu fundamos impérios. Mas sobre o que repousamos as criações do nosso gênio? Sobre pura força. Só Jesus Cristo fundou Seu império sobre o amor; e neste momento milhões de homens morrerão por Ele. Em qualquer outra existência que não a de Cristo, quantas imperfeições!”

Embora a ficção possa ser divertida, o verdadeiro Único não é obra da imaginação de um escritor, Ele está entre nós agora. A um amigo em dúvida, Jesus deixou suas ações falarem: “…os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, e os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres é pregado o evangelho.” (Lucas 7:22b), proclamando até os confins do mundo que não precisamos esperar por outro: Ele é O Único.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *