Deus é Fiel

Lm 3:19-26 – Deus é Fiel

Palavra:

19 Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. 20. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. 21. Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: 22. Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. 23. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! 24. Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. 25. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; 26. é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor. — (Lamentações de Jeremias 3:19-26)

Devocional

O hino “Tu és Fiel, Senhor” é baseado na passagem bíblica que acabamos de ler, encontrada em Lamentações 3:19-26, que nos fala sobre a fidelidade de Deus. Jeremias, o autor, lista suas lutas e aflições por vinte versículos neste capítulo, mas mesmo assim ele encontra esperança em Deus, que é amoroso e fiel.

Aqui, existem duas coisas em particular que ele destaca sobre o amor de Deus:

Primeiro, Deus nos ama porque escolheu nos amar. A palavra hebraica usada para descrever esse amor é “hesed”, que significa amor leal, amor comprometido, amor estabelecido. É um amor que nunca mudará e foi nos dado gratuitamente e para sempre por um Deus que escolheu amar pessoas pecadoras como nós.

Segundo, porque Deus nos ama, sua fidelidade é eterna. Isso significa que Deus é fiel a si mesmo e à sua Palavra, e certamente, seu amor não mudará nem falhará, não importa nossas falhas. O amor de Deus permanece o mesmo, manhã após manhã, dia após dia, ano após ano.

Por causa do amor e da fidelidade de Deus, somos abençoados de muitas maneiras. Nós nunca somos abandonados, mesmo quando não conseguimos ver o caminho que nossa vida deve tomar. A mão que nos guia e nos segura pode ser invisível, mas é a mão de Deus que nos mantém no caminho certo e nos empurra para frente. Deus sabe o que está fazendo, e seu jeito de trabalhar é sempre certo. Deus nunca desiste de nós. Ele é fiel.

Essa mensagem de fidelidade e amor de Deus é algo que tem sido verdade também para o MEP nos últimos anos. Durante tanto tempo, houve bons momentos e tempos desafiadores. Muitas vezes, decisões muito grandes tiveram que ser tomadas, houveram conquistas e algumas frustrações também. Mas Deus tem sido fiel em todos esses tempos. Nossas orações de fé foram respondidas de maneiras notáveis.

No próximo domingo, aqui no MEP, estaremos mais uma vez celebrando o Deus que escolheu nos amar. O Deus que esteve conosco durante todos esses anos de ministério. E continuará assim, em um futuro projetado por Deus. Esses são dias maravilhosos, e somos gratos e privilegiados por estarmos fazendo esse trabalho neste momento.

Oração

Pai celestial,

Nós te reverenciamos e proclamamos a tua grandiosa fidelidade que ecoa através dos séculos, permanecendo imutável em todas as estações da vida.

Tua palavra é uma âncora que nos mantém firmes mesmo em meio à tempestade mais violenta, pois sabemos que és fiel em cumprir cada uma das tuas promessas.

Tu és o eterno Deus de amor, que mesmo sendo o Criador de todo o universo, optaste por nos amar com uma paixão inesgotável, com uma afeição que vai além de nossa compreensão. Reconhecemos que a tua compaixão para conosco é renovada a cada amanhecer.

Relembramos a tua misericórdia, que se manifestou de maneira mais plena e poderosa em Cristo Jesus, nosso Salvador. Ele que carregou nossas dores, que conheceu nossa aflição, e que, em meio a tudo isso, não vacilou, mas demonstrou um amor que não conhece limites.

Nós nos rendemos a ti, o Deus da fidelidade e do amor inabalável. Reconhecemos que mesmo em nossas falhas e fraquezas, Tua fidelidade se mantém.

Rogamos, ó Deus, que a tua presença se faça sentir mais fortemente em nosso meio. Que nos sustentes em nossos momentos de dor e dúvida e que, por meio de tua fidelidade, sejamos conduzidos sempre de volta ao teu amor e à tua graça.

Agradecemos por tua paciência e teu cuidado constante, mesmo quando somos teimosos e desobedientes. Pedimos que o teu Espírito Santo continue a nos guiar e a nos moldar para que, cada dia mais, possamos refletir o teu amor e a tua misericórdia ao mundo ao nosso redor.

Agradecemos por nos amares tanto que nos escolheste para sermos parte de tua família. Agradecemos por teu plano perfeito que inclui cada um de nós. Agradecemos por tua fidelidade que nunca falha.

E pedimos que essa mesma fidelidade continue sendo o alicerce deste ministério. Que em todas as nossas lutas e triunfos, em todas as nossas vitórias e derrotas, o teu nome seja glorificado, pois Tu és a nossa esperança e a nossa rocha.

No nome do teu amado Filho, Jesus Cristo, rogamos.

Amém.

Escrito por Diego Gonçalves.


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também possam aprender mais sobre o assunto. E não se esqueça de se inscrever em nossas redes sociais para receber mais conteúdo como este. Até a próxima!

Inspire-se com outros devocionais e reflexões no meu site.

© O Diário de um Jondô

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *