Logo Arminio Simpleso

Pv 13:12 – Você tem acídia?

Devocional:

Você já sentiu cansaço, monotonia, desânimo e apatia espiritual? Cuidado! Você pode estar com acídia! Vamos à nossa reflexão!

“A esperança adiada faz o coração ficar doente, mas o sonho realizado é árvore de vida”. – Provérbios 13:12 — NVT

Acídia é uma palavra estranha, pouco presente em nossa linguagem atual. Deriva da palavra “ácido” e é tão corrosiva quanto o elemento químico. Ela tem se tornado o mal do nosso tempo e pode ser considerada como uma das maiores epidemias dentro das igrejas atuais!

A acídia é responsável por causar a preguiça, a falta de iniciativa e a apatia espiritual, e se apresenta frequentemente cheia de insatisfações e críticas a tudo e todos, seguida de uma tristeza profunda semelhante à depressão.

Em seu livro “Suma Teológica”, Tomás de Aquino afirma que a acídia é pecado, partindo da definição de João Damasceno que disse: “é certa tristeza que causa pesar”. Isso significa que a acídia é uma tristeza que deprime o ânimo do homem de modo que nada lhe agrada, causando-lhe tédio e enorme dificuldade em começar qualquer ação boa.

O detalhe da acídia que chama a atenção é que ela entra em nossa vida espiritual e nos faz odiar o que temos e desejar o que não temos, em um ciclo sem fim.

Porém, mais do que isso, a acídia é melhor traduzida como “indolência espiritual” e os sintomas mais comuns são: tédio para orar, deixar de perseverar, dúvidas sobre a autenticidade da própria vocação, falta de coragem, deserto espiritual, inveja, pró-ativismo exagerado, perda do sentido da vida, depressão e tendências suicidas.

A boa notícia é que, com a ajuda de Deus, se pode vencer a acídia resistindo ao pecado, perseverando na humilde e sincera oração, e acima de tudo, meditando diariamente na Palavra de Deus.

Que a luz de Jesus ilumine sua vida!

Oração:

Senhor Deus, nosso Pai celestial, agradecemos por esta reflexão e a importância da perseverança na oração e na meditação diária da Tua Palavra. Pedimos que o Espírito Santo nos ajude a vencer a acídia e a preguiça espiritual e nos guie em direção a uma vida plena em Ti. Que possamos sempre confiar em Tua misericórdia e amor, buscando sempre a Tua vontade e sendo instrumentos de Tua graça para aqueles que nos rodeiam. Em nome de Jesus, amém.

Por Diego Gonçalves.


Gostou deste devocional? Então compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também sejam edificados. E não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdo como este. Até a próxima!

Inspire-se com outros devocionais e reflexões no meu site.

© O Diário de um Jondô

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *