O propósito da construção da arca foi o de prover um meio de preservação para Noé, sua família e representantes de todas as criaturas vivas durante o Dilúvio, que era um juízo de Deus sobre a humanidade pecadora. A construção da arca foi ordenada diretamente por Deus a Noé, um homem obediente que seguiu as instruções divinas para a sua edificação (Gn 6.11-22).
O Dilúvio em si foi um ato de juízo divino sobre a crescente maldade e corrupção que haviam se espalhado pela Terra (Gn 6.11). O propósito de Deus era destruir a raça humana pecadora. Nesse contexto de iminente destruição global, a arca foi designada como um refúgio seguro.
Especificamente, a arca foi construída com o objetivo de:
- Albergar e acomodar Noé e sua família: A arca deveria prover espaço para Noé, sua esposa e seus três filhos com suas respectivas esposas. Desta forma, a linhagem humana seria preservada para repovoar a Terra após o Dilúvio.
- Preservar representantes de todas as formas de vida: Deus ordenou que Noé trouxesse para a arca uma representação de cada animal básico e ave. Isso garantiria a continuidade das espécies animais após a catástrofe, permitindo que repovoassem o mundo renovado.
- Fornecer sustento para os ocupantes: Amplo espaço foi provido na arca para armazenar alimento suficiente para Noé, sua família e todos os animais durante o período em que estariam confinados.
A arca não foi projetada para navegar a grandes velocidades, mas sim para abrigar e acomodar seus ocupantes em segurança durante a crise do juízo divino. As dimensões da arca eram tais que representavam proporções básicas utilizadas na construção de embarcações, focando na estabilidade e capacidade de carga.
Durante aproximadamente um ano, Noé e os demais ocupantes permaneceram confinados na arca enquanto o mundo passava pelo juízo do Dilúvio. As águas subiram a níveis superiores aos dos mais altos montes devido a chuvas incessantes e águas que jorravam de fontes subterrâneas. Quando as águas finalmente cederam e a arca repousou sobre o monte Ararate, aqueles que estavam a bordo puderam sair para um mundo renovado, marcando um novo começo para a humanidade e a vida na Terra.
Portanto, o propósito fundamental da construção da arca foi servir como um instrumento da graça divina, oferecendo um caminho de salvação e preservação em meio a um juízo global. Através da obediência de Noé em construir a arca conforme as instruções de Deus, a vida foi poupada para que a criação pudesse ser restabelecida após a purificação da Terra pelo Dilúvio.