king james version, kjv, bible

RESUMO: Paulo nos lembra da gloriosa verdade de que não somos mais escravos do medo, mas filhos adotivos de Deus. Em Romanos 8:12-17, este sermão celebra o privilégio de chamar Deus de “Aba, Pai” e de viver na segurança de Sua família. Descubra como nossa nova identidade em Cristo nos dá um chamado: matar o pecado, seguir o Espírito e aguardar com esperança a herança eterna como co-herdeiros com Cristo. É uma mensagem de libertação, segurança e propósito, que redefine nossa relação com Deus e com o mundo.

Para outros sermões desta série, clique:

  1. Livres do Pecado e da Culpa (Romanos 8:1-4)
  2. Vivendo no Espírito (Romanos 8:5-11)
  3. Adotados como Filhos de Deus (Romanos 8:12-17)
  4. Nossa Esperança e Glória (Romanos 8:18-27)
  5. Tudo Coopera para o Nosso Bem (Romanos 8:28-30)
  6. Mais que Vencedores (Romanos 8:31-39)

ABERTURA: Nós estamos maratonando Romanos 8. Hoje é o 3º dia da série e acredito que a gente fique mais 3 domingos nesse capítulo. Temos visto como esse capítulo é incrível! É um belo resumo do Evangelho de Cristo e cheio de ricas verdades sobre Deus, sobre Cristo, sobre o Espírito Santo e sobre como devemos viver a vida cristã.

Dentre esse grandes temas que Romanos 8 apresenta, hoje, quero apresentar uma grande doutrina da fé cristã: a adoção.

Então vamos começar abrindo nossas Bíblias em Romanos 8 ler os versículos 12 até o 17:

Romanos 8:12-17 NVT
Portanto, irmãos, vocês não têm de fazer o que sua natureza humana lhes pede, porque, se viverem de acordo com as exigências dela, morrerão. Se, contudo, pelo poder do Espírito, fizerem morrer as obras do corpo, viverão, porque todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
Pois vocês não receberam um espírito que os torne, de novo, escravos medrosos, mas sim o Espírito de Deus, que os adotou como seus próprios filhos. Agora nós o chamamos “ Aba , Pai”, pois o seu Espírito confirma a nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos seus filhos, então somos seus herdeiros e, portanto, co-herdeiros com Cristo. Se de fato participamos de seu sofrimento, participaremos também de sua glória.

INTRODUÇÃO:

O versículo 17a encerra esse bloco de leituras dizendo que “Por meio de Jesus, somos filhos de Deus e herdeiros de Cristo”. Isso só é possível, por meio do Espírito Santo que vive em nós. Algo que Paulo vem sinalizando durante os primeiros versículos de Romanos 8.

A pergunta central que devemos responder no sermão de hoje é:

O que significa ser filho de Deus e co-herdeiros de Cristo?

Na semana passada, falamos sobre viver de acordo com o Espírito. No sentido de que, quando o Espírito de Deus vem viver em você, você se torna uma nova pessoa em Jesus Cristo. Ou seja, quando você se torna um cristão, todos as coisas se tornam novas em sua vida.

Agora, os versículos 12-17 destacam três coisas em particular que se tornam novas para você.

  1. Você tem uma nova obrigação,
  2. Você tem uma nova família
  3. Você tem um novo futuro.

Então, vamos dar uma olhada nessas três novidades da vida cristã!

I. Você tem uma nova obrigação

Em primeiro lugar, você tem uma nova obrigação.

A. Você não tem obrigação com a natureza pecaminosa

E a primeira coisa que Paulo nos aponta aqui é que você não tem obrigação com a natureza pecaminosa.

Vamos ler o versículo 12:

Romanos 8:12 NVT
Portanto, irmãos, vocês não têm de fazer o que sua natureza humana lhes pede

Aprendemos na semana passada que quando você se torna um cristão, você se torna uma nova pessoa em Cristo, mas seu corpo não muda.
Você ainda tem um corpo mortal que está sujeito à doença, ao pecado e morte. Isso significa que mesmo você vindo a Cristo, você ainda permanece portando um corpo perecível com uma natureza que é inclinada ao pecado.

Mas, mesmo você ainda tenha uma natureza pecaminosa, você não tem qualquer obrigação com ela. E é nisso que o apóstolo Paulo tá trabalhando desde o início do capítulo 8, mesmo você ainda tenha uma natureza pecaminosa, você não deve nada à sua natureza pecaminosa.

“Mesmo você ainda tenha uma natureza pecaminosa, você não precisa recorrer a ela, em nenhum momento”.

diego gonçalves

Então, pensa comigo: Por que você deveria recorrer a sua natureza pecaminosa? O que sua ela fez por você? Nada! A sua natureza pecaminosa não agrega em nada! Ela só te leva à morte.

Vamos ler o que Paulo fala sobre isso Romanos 6.20-21. Ele diz:

Romanos 6:20-21 NVT
Quando eram escravos do pecado, estavam livres da obrigação de fazer o que é certo. E qual foi o resultado? Hoje vocês se envergonham das coisas que costumavam fazer, coisas que acabam em morte.

Perceba isso: Que benefício você recebeu sendo escravo da sua natureza pecaminosa? Absolutamente nenhum. Sua natureza pecaminosa nunca fez e nunca fará nenhuma coisa boa pra você em toda a sua vida.

Exatamente por isso, você não tem nenhuma dívida com ela. Você não tem nenhum dever, nenhuma obrigação com ela.

Daqui a pouco, vamos começar a falar sobre a adoção na família de Deus. Porque a verdade é que, sim, nós éramos órfãos… Mas agora, por meio de Cristo, fomos adotados pelo Pai. E juridicamente falando… Quando você é adotado por uma nova família, sua antiga família não tem mais direitos sobre você.

De modo semelhante, a sua natureza pecaminosa perdeu todos os direitos que exercia sobre você no momento em que você entrou para  a família de Deus. Isso significa que, realmente, você não tem mais nenhuma obrigação com a natureza pecaminosa.

Mas isso também não quer dizer que você não tenha outras obrigações com outras coisas. Paulo, por exemplo, diz que ainda temos uma obrigação, mas, não mais com a natureza pecaminosa.

Hoje, como discípulos de Jesus, temos uma nova obrigação para com Deus.

B. Você é chamado a matar ações pecaminosas pelo Espírito

Que obrigação é essa? A obrigação, ou melhor dizendo, o chamado para matar as ações pecaminosas da sua própria natureza pelo Espírito Santo de Deus.

Acredito que é isso é o que Paulo tá falando no versículo 13:

Romanos 8:13 NVT
porque, se viverem de acordo com as exigências dela (da natureza pecaminosa), morrerão. Se, contudo, pelo poder do Espírito, fizerem morrer as obras do corpo, viverão

Essa é uma verdade! Você foi libertado do poder do pecado, mas ainda tem que lutar contra ele.

ILUSTRAÇÃO: Imagina dois lutadores trancados numa sala. Um deles é você, o outro é o pecado. As apostas são altas pra ambos os lados. Tem muita gente torcendo contra você. Mas também, há uma nuvem de testemunhas apoiando você. O resultado só pode ser um! Ou você ganha ou você perde. Ou você morre ou o seu pecado morre. Quem vai vencer? O pecado ou você. Um dos dois tem de perder. Quem?

Vamos ler novamente: (versículo 13)

Romanos 8:13 NVT
porque, se viverem de acordo com as exigências dela, morrerão. Se, contudo, pelo poder do Espírito, fizerem morrer as obras do corpo, viverão

Mas tem uma coisa que a gente precisa saber… A natureza pecaminosa não é um oponente fácil! A carne não desiste rápido. A carne é um adversário muito forte, muito bem treinado! Por isso, que Paulo coloca essa declaração no tempo presente. Ou seja… Você precisa matar o pecado agora…

Em outras palavras, Você não luta com a sua natureza pecaminosa apenas uma vez e depois, não precisa mais se preocupar com isso.

Pelo contrário, essa luta luta é diária. Acontece a todo instante. Agora mesmo, aqui, nesse lugar que podemos chamar de templo e de santuário, existem pessoas lutado contra a sua natureza pecaminosa. (contra os maus pensamentos, contra o sono, o engano, etc)

Então, você é chamado por Deus para lutar todos os dias, continuamente, dia após dia, instante após instante, contra as obras do corpo, matando-as! E quais são as obras do corpo:

Paulo fala alguma coisa sobre elas em Colossenses 3. 5-6. Vamos ler:

Colossenses 3:5-6 NVT
Portanto, façam morrer as coisas pecaminosas e terrenas que estão dentro de vocês. Fiquem longe da imoralidade sexual, da impureza, da paixão sensual, dos desejos maus e da ganância, que é idolatria. É por causa desses pecados que vem a ira de Deus.

Agora, em um tempo em que a gente defende os termos políticos de pró-vida, a favor da vida…. esse negócio de “matar”; de “fazer morrer” o pecado… pode soar como uma coisa muito extrema. E de fato é.

Não se pode amenizara o pecado! Nem se pode suavizar o pecado, porque o pecado é um problema extremo. Mas nem sempre a gente entende quão sério é nosso pecado.

Ohh Jondo… fala mais aí? Que história é essa? Por quê o meu pecado é um problema tão grave / extremo / sério” ? Bem, porque

  1. o pecado desafia a Deus,
  2. contamina a pessoa (internamente)
  3. e destrói (externamente) os relacionamentos humanos.

Por isso, não podemos nos enganar, tentado educar, treinar e domar nosso o pecado; porque pecado você não trata, você mata!

Por isso, você precisa ser cruel com o seu pecado. Porque o problema do pecado é grave, é extremo! E problemas extremos exigem soluções extremas.

John Owen, um dos mais famosos pastores puritano, no ano de 1600, disse:

“Esteja matando o pecado, ou ele estará matando você!”

john owen

Mas não confunda uma coisa: Devemos ser misericordiosos com os pecadores, mas cruéis com o nosso pecado.

Vamos voltar a Romanos 8 e ler mais uma vez o versículo 13

Romanos 8:13 NVT
porque, se viverem de acordo com as exigências dela, morrerão. Se, contudo, pelo poder do Espírito, fizerem morrer as obras do corpo, viverão

Repare que você não precisa enfrentar e matar as ações pecaminosas da sua natureza, sozinho. Paulo diz que você tem que fazer isso pelo Espírito.

Em outras palavras, a ação é sua! A posição, a coragem, e a atitude são suas! Mas você só pode realiza-las no poder do Espírito Santo.

Porque nós não temos o poder de parar o pecado por conta própria, mas em Cristo, e por meio de Cristo, nós temos o poder de nos submeter ao Espírito Santo.

Lembra do que a gente falando aqui nesses dias. O fato de você ter sido liberto do pecado pelo Espírito de Deus não te desobriga a continuar matando o pecado em sua vida.

Em vez disso, o Espírito te apresenta e te dá uma nova obrigação e
uma nova capacidade de fazer aquilo que você nunca poderia fazer sem Ele. Entende?

É você e o Espírito Santo trabalhando juntos! No sentido de que você lutando contra o pecado e o Espírito Santo continua dando a você o poder de seguir em frente.

C. Você é chamado a seguir o Espírito Santo

Mas, perceba que… Você não é só chamado para matar o pecado pelo poder Espírito. Você também é chamado pra seguir o Espírito!

Vamos ler o versículo 14:

Romanos 8:14 NVT
porque todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

Como cristão, você tem a nova obrigação de seguir a liderança do Espírito. Onde o Espírito vai, você deve ir; como o Espírito te orienta a viver, assim você deve viver.

Como discípulo de Jesus Cristo, você agora é guiado, dirigido, governado e controlado pelo Espírito.

Em outras palavras, o Espírito Santo deve ser a principal influência em sua vida. Ele é quem guiará o seu modo de viver, a forma como você toma decisões e faz escolhas, sempre priorizando os caminhos de Deus em vez do pecado.

Isso se assemelha ao que Paulo diz em Gálatas 5:16:

Gálatas 5:16 NVT
Por isso digo: deixem que o Espírito guie sua vida. Assim, não satisfarão os anseios de sua natureza humana.

Expressões como “andar pelo Espírito”, “viver pelo Espírito” e “ser guiado pelo Espírito” significam essencialmente a mesma coisa: aqueles que estão em Cristo vivem sob a influência do Espírito Santo, que direciona suas vidas em vez de sua antiga natureza pecaminosa.

Portanto, você não deve mais nada à sua natureza pecaminosa. Por quê? Porque ela só traz a morte! Em vez disso, você tem uma nova obrigação: matar as ações pecaminosas pelo Espírito e viver de acordo com Ele.

II. Você tem uma nova família

Em consequência disso, Paulo diz que aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. E essa frase “filhos de Deus” nos leva a um novo pensamento.

Como discípulo de Jesus, você não recebe apenas uma nova obrigação.
Você também recebe uma nova família. Isso é o que encontramos ao passar para os versículos 15-16.

A. Você não recebeu um espírito que faz de você um escravo novamente para temer

Aqui, Paulo fala sobre a legítima experiência com o Espírito que você recebeu ao se tornar cristão. Quando lemos o versículo 15, percebemos que, em primeiro lugar, Paulo explica que tipo de espírito você não recebeu.

Vamos conferir Romanos 8:15a:

Romanos 8:15 NVT
Pois vocês não receberam um espírito que os torne, de novo, escravos medrosos, mas sim o Espírito de Deus, que os adotou como seus próprios filhos. Agora nós o chamamos “ Aba , Pai”

Paulo está se referindo à sua antiga vida, aquela que você tinha antes de vir a Cristo e se entregar a Ele.

Antes de Cristo, sua vida era marcada pela escravidão e pelo medo.
Você era escravo do pecado e, consequentemente, também escravo do medo. E esse medo se manifestava especialmente em duas áreas:

  1. Medo da morte
  2. Medo do castigo (condenação ou punição)

O livro de Hebreus trata dessa condição de temer a morte, mas sob a perspectiva libertadora de Jesus.

Vamos ler:

Hebreus 2:14-15 NVT
Visto, portanto, que os filhos são seres humanos, feitos de carne e sangue, o Filho também se tornou carne e sangue, pois somente assim ele poderia morrer e, somente ao morrer, destruiria o diabo, que tinha o poder da morte. Só dessa maneira ele libertaria aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.

O autor de Hebreus nos diz que, antes de virmos a Jesus, éramos mantidos em escravidão pelo medo da morte.
Mas agora, por meio de Jesus, estamos livres desse medo!

E quanto ao medo do castigo? Vamos ler o que diz 1 João 4:18:

1Jo 4:18 NVT
Esse amor não tem medo, pois o perfeito amor afasta todo medo. Se temos medo, é porque tememos o castigo, e isso mostra que ainda não experimentamos plenamente o amor.

De fato, meus irmãos, quando você vem a Cristo, é libertado tanto do medo da morte quanto do medo do castigo. Lembre-se do que Romanos 8 declara:

“Você não recebeu um espírito que faz de você um escravo do medo.”

B. Você recebeu o Espírito de filiação e invoca Deus como seu Pai

Não, é esse espírito que você recebeu! Paulo diz que você recebeu
um espírito muito diferente quando veio a Cristo.

Vamos ler Romanos 8:15b:

Romanos 8:15 NVT
Pois vocês não receberam um espírito que os torne, de novo, escravos medrosos, mas sim o Espírito de Deus, que os adotou como seus próprios filhos. Agora nós o chamamos “ Aba , Pai”

Paulo está dizendo que quando você veio a Cristo, Deus enviou o Espírito Santo para sua vida e o adotou em sua família.

Você deve saber que não há filhos naturais na família de Deus. Somente Jesus é Filho de Deus por natureza. Todo os demais, dos quais nos encontramos, foram adotados.

Mas o negócio é o seguinte. Se você é como eu e assiste “This is Us” você deve saber que quando alguém é adotado, esse alguém recebe os mesmos direitos de um filho natural daquela família.

Ou seja, é como se você realmente tivesse nascido naquela família. Portanto, você é realmente parte da família de Deus. Então, saiba que você não recebeu um espírito que faz de você um escravo do medo, você recebeu o Espírito de adoção. A sua filiação está em Deus, agora!

E o Espírito Santo não faz de você um escravo, mas faz de você um filho, e Paulo diz que, agora, por meio do Espírito Santo, nós clamamos: “Aba, Pai”.

A palavra “aba” é uma palavra aramaica que é traduzida como pai, com ênfase no amor, na intimidade e no respeito. Aba é a palavra que uma criança pequena usa para se referir a seu pai. Alguns sugerem que essa palavra no português é semelhante ao nosso “papai” ou “paizinho”, mas eu gosto da expressão “querido pai”, porque acredito que captura melhor as ideias de intimidade e respeito.

Interessante que esta foi a mesma palavra que Jesus usou no Jardim do Getsêmani quando orou: “Aba, Pai”. (Marcos 14:36) No momento de maior sofrimento e dependência divina, Jesus chamou o Pai de Aba!

Você foi adotado na família de Deus, e por isso recebe a mesma palavra para se dirigir a Deus como Pai que Jesus usou: “Aba, Pai; Papai; Paizinho; Querido Pai.”

Jesus também nos ensinou a chamar Deus de Pai na Oração do Pai Nosso:

“Pai nosso que está nos céus, santificado seja o teu nome”.

Jesus de nazaré – Mateus 6:9

Como você ora? Quando você ora a Deus, você o chama de Pai? Então, saiba que você só pode fazer isso pelo Espírito Santo.

O próprio fato de você invocar a Deus como seu Pai celestial é um sinal de que o Espírito Santo, realmente, está operando em você e que você é, realmente, um filho de Deus.

E pelo fato do Espírito de Deus ter nos adotado como seus próprios filhos, agora, podemos chamá-lo de: “Aba, Pai” (Romanos 8:15b).

C. O Espírito de Deus testifica com seu espírito que vocês são filhos de Deus

Mas ainda há outra verdade que você precisa saber sobre o Espírito Santo e sua adoção. Paulo escreve no versículo 16:

Romanos 8:16 NVT
pois o seu Espírito confirma a nosso espírito que somos filhos de Deus.

A gente pode chamar essa experiência de testemunho interno do Espírito Santo. Paulo fala mais sobre isso em Gálatas 4:6: Vamos ler:

Gálatas 4:6 NVT
E, porque nós somos seus filhos, Deus enviou ao nosso coração o Espírito de seu Filho, e por meio dele clamamos: “ Aba , Pai”.

Em certo sentido, sabemos que somos filhos de Deus simplesmente porque Deus nos diz isso em sua Palavra, e confiamos em sua Palavra. Mas Deus também nos dá esse testemunho interno através do Espírito Santo, e por meio do Espírito Santo, nosso espírito se une ao dele para clamar: “Aba, Pai”, para que também saibamos, no fundo de nossos corações, que fazemos parte da família de Deus.

Agora, observe que em Romanos é você quem chama “Aba, Pai”. Mas em Gálatas, é o Espírito Santo em seu coração que clama “Aba, Pai”.

E esse processo é sistematizado pela teologia como o: DUPLO TESTEMUNHO da nossa adoção na família de Deus.

Ou seja, você não grita “Aba” sozinho, mas o próprio Espírito Santo, clamando com você testifica com seu espírito que você é, de fato, um filho de Deus. E que agora, você realmente tem uma nova família que pertence a Cristo.

III. Você tem um novo futuro

Assim, quando o Espírito Santo vem viver em sua vida, você tem (1º) uma nova obrigação. (2º) Você tem uma nova família. E em terceiro lugar, você tem um novo futuro.

A. Você é herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo (17a)

Lembra da pergunta inicial: O que significa ser filho de Deus e co-herdeiro de Cristo?

Romanos 8: 17 diz:

Romanos 8:17 NVT
Se somos seus filhos, então somos seus herdeiros e, portanto, co-herdeiros com Cristo. Se de fato participamos de seu sofrimento, participaremos também de sua glória.

Vemos isso na parte “A” do versículo 17:

“Se somos seus filhos, então somos seus herdeiros e, portanto, co-herdeiros com Cristo.” (Romanos 8:17a)

Da mesma forma, Gálatas 4:7 diz algo semelhante:

“Agora você já não é escravo, mas filho de Deus. E, uma vez que é filho, Deus o tornou herdeiro dele.”

Gálatas 4:7

ILUSTRAÇÃO: A maioria de nós ficaria muito animada se recebêssemos uma correspondência e, ao abri-la, descobríssemos que algum parente distante, de quem nunca ouvimos falar, nos deixou sua herança. Esse é o sentimento! Como cristão, você tem uma herança incrível esperando por você. A herança de Deus supera qualquer coisa que este mundo possa dar.

Agora, essa herança funciona um pouco diferente das heranças que recebemos aqui na terra. Aqui na terra, você recebe sua herança quando outra pessoa morre.
Mas com Deus, você recebe sua herança quando você próprio morre! O que é uma coisa boa, porque se você tivesse que esperar até que Deus morresse,
você nunca conseguiria!

Agora, repare numa coisa: Romanos 8 diz que você não é apenas um herdeiro de Deus; mas que você é um co-herdeiro com Cristo. E o que isso significa?
Isso significa que tudo o que Jesus herda, você herda com ele.

E o que Jesus herda? Tudo! Lemos em Hebreus 1:2 que Deus “…designou (seu Filho) como herdeiro de todas as coisas…  (Hebreus 1:2) E que você é um co-herdeiro com Cristo!

Acho que vale ressaltar que os co-herdeiros são diferentes de vários herdeiros. Vários herdeiros recebem uma parte da propriedade. Mas os co-herdeiros herdam toda a propriedade juntos. Tudo o que Deus dá a Jesus, ele também dá a você. E Deus dá tudo a Jesus. E isso é incrivelmente generoso e extremamente gracioso.

Jesus recebe todas as coisas porque merece. Ele mereceu. Sua herança é o que lhe é devido. Mas nós não ganhamos porque merecemos. Nós o recebemos apenas pela graça. Estamos unidos a Cristo pela fé e, portanto, somos co-herdeiros de Cristo pela graça de Deus.

E como você sabe que tem essa herança esperando por você? Bem, mais uma vez, assim como com sua filiação, você sabe disso pela fé na Palavra de Deus. Mas também, assim como com sua filiação, você a conhece pelo Espírito Santo vivendo dentro de você.

Lemos em Efésios 1: “

Efésios 1:13-14 NVT
Agora vocês também ouviram a verdade, as boas-novas da salvação. E, quando creram em Cristo, ele colocou sobre vocês o selo do Espírito Santo que havia prometido. O Espírito é a garantia de nossa herança, até o dia em que Deus nos resgatará como sua propriedade, para o louvor de sua glória.

Como você sabe que receberá essa incrível herança em Cristo? Porque Deus te deu um depósito. O Espírito Santo é o depósito de Deus que garante a herança que você receberá no futuro.

B. Você participa dos sofrimentos de Cristo para que também possa compartilhar de sua glória

Há mais um ponto que Paulo faz neste versículo e tem a ver com sofrimento. Vamos ler a segunda parte do versículo 17, onde Paulo escreve:

“… Se de fato participamos de seu sofrimento, participaremos também de sua glória.” (Romanos 8:17b)

Estes não são apenas os sofrimentos comuns da vida. Em vez disso, o versículo 17 fala de participar dos sofrimentos de Cristo. Compartilhar os sofrimentos de Cristo significa o sofrimento que experimentamos porque somos fiéis a Cristo. Todos os cristãos sofrem com e por Cristo. Faz parte da essência cristã.

Quando você começa a matar o pecado e seguir o Espírito você passa a se identificar com Cristo, o mundo não gosta disso, e é por isso que você sofre! E é por isso que o mundo te maltrata. É por isso que o mundo te sufoca. Porque você vive de acordo com Cristo. Você anda de acordo com o Espírito.

Mas mesmo que você sofra, mesmo que você esteja sofrendo agora: Quero te lembrar que você é abençoado. Jesus disse no Sermão do monte, em Mateus 5-11-12:

Mateus 5:11-12 NVT
“Felizes são vocês quando, por minha causa, sofrerem zombaria e perseguição, e quando outros, mentindo, disserem todo tipo de maldade a seu respeito. Alegrem-se e exultem, porque uma grande recompensa os espera no céu. E lembrem-se de que os antigos profetas foram perseguidos da mesma forma.”

Seus sofrimentos com Cristo não colocam em dúvida sua filiação ou sua herança. Pelo contrário, eles são uma parte necessária da sua jornada para o céu. E eles eventualmente resultarão em glória.

Como lemos em 1 Pedro 1:

1Pe 1:6-7 NVT
Portanto, alegrem-se com isso, ainda que agora, por algum tempo, vocês precisem suportar muitas provações. Elas mostrarão que sua fé é autêntica. Como o fogo prova e purifica o ouro, assim sua fé está sendo experimentada, e ela é muito mais preciosa que o simples ouro. Isso resultará em louvor, glória e honra no dia em que Jesus Cristo for revelado.

Aqui está uma verdade importante. Em Cristo, seus sofrimentos têm valor e significado. O sofrimento não é o fim da história. Se você der uma espiadinha, verá que a última palavra no versículo 17 não é sofrimento, mas glória! Na verdade, Romanos 8:17 é de transição e ele acaba de nos preparar para a mensagem da próxima semana sobre a esperança de glória futura.

Portanto, somos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo. E agora, compartilhamos os sofrimentos de Cristo para que também possamos participar de sua glória.

CONCLUSÃO:

Quando o Espírito Santo vem viver em você, você se torna uma nova pessoa. Isso significa que você tem uma nova obrigação. Você não deve nada à sua antiga natureza pecaminosa; você deve tudo a Deus.

Você tem uma nova família. Você é adotado na família de Deus e Deus é seu Pai celestial. E você tem um novo futuro. Vocês são herdeiros de Deus, co-herdeiros de Cristo, e o Espírito Santo é um depósito que garante sua herança.

Me desculpa, mas eu preciso ressaltar isso! Você não deve nada à sua antiga natureza pecaminosa, mas deve tudo a Deus. Deus te adotou em sua família. Ele cancelou seu pecado e fez de você herdeiro de sua glória.

Então, vamos sair daqui levando a sério nossa obrigação de matar o pecado e seguir o Espírito. Vamos sair daqui alegres com nossa adoção na família de Deus através da fé em Jesus Cristo. E que possamos suportar qualquer sofrimento nesta vida terrena por amor a Cristo, sabendo que muito em breve, também, participaremos da glória de Cristo.

Por Diego Gonçalves

Gosta deste blog? Por favor, espalhe a palavra :)

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *