Conversões Convetidos A Jesus
| | |

Uma Mudança Radical: A História da Conversão de John Bunyan

John Bunyan, o funileiro de Bedford, autor da alegoria imortal “O Peregrino,” foi despertado espiritualmente por uma conversa inesperada que ouviu entre três mulheres. Esta experiência marcante é relatada por Bunyan em suas próprias palavras:

A Conversa Transformadora

“Esta manhã, enquanto eu passava por Bedford, com a intenção de realizar meu trabalho, aconteceu que passei por uma das ruas próximas à High Street. Lá estavam sentadas três mulheres pobres ao sol, e enquanto falavam na porta, ouvi parte de sua conversa. Aproximei-me para ouvir; mas, infelizmente, era uma conversa como eu nunca tinha ouvido antes! Elas falavam de um novo nascimento, de como Deus havia trabalhado em seus corações para mostrar-lhes seu estado perdido, de como estavam uma vez sob a maldição de Deus por sua culpa e iniquidade; e então falavam confortavelmente da bondade amorosa de Deus ao dar Seu querido Filho para morrer por elas, e como foram levadas a confiar em Cristo, encontrando Nele paz e descanso para suas almas. Pensei que isso é o que eu muito quero, mas como obtê-lo eu não sabia.

Então elas falaram de como Deus as visitou e as refrescou; e uma disse (Mary Fenne, de nome): ‘Eu me lembro de uma vez, quando estava muito aflita e vexada, porque o homem do xerife apreendeu minha chaleira e almofada de renda por uma taxa da igreja, eu caminhei na escuridão pela margem do rio, e, enquanto observava as águas escuras que passavam sob a ponte perto da prisão negra, lembrei-me do rio que Ezequiel viu, e pensei que suas águas curativas chegavam até meu coração pantanoso e estéril. A doce misericórdia e conforto de Jesus subiram sobre mim, até que senti que pouco importava o que os homens tirassem de mim, desde que me deixassem Cristo e Sua graça e misericórdia divina. Oh, mas eu estava forte Nele, e senti Seu doce conforto no meu pobre coração, e senti como se devesse gritar para as nuvens e árvores da alegria que queimava como fogo nos meus ossos. Falar de alegria! nunca houve tal leveza de coração ao redor do mastro de maio como me encheu então.’

‘Sim,’ disse uma mulher idosa e enrugada que chamavam de Norton, ‘é exatamente assim. Conheci profundezas de tristeza, mas foram tempos de profundo deleite para minha alma. Quando meu marido morreu das feridas que recebeu na batalha, minha alma se apoiou em Deus, e senti minha fé agarrar Sua doce e forte promessa; e vejam, comadres, embora eu tenha apenas um centavo por semana para chamar de meu, eu não o trocaria com o amor de Deus para ser o grande Conde de Bedford!’

Parecia-me que elas estavam em outro mundo, muito acima de mim; mas quando falavam sobre suas tentações, pensei que sabia o que elas queriam dizer, pelo menos em algum grau. No entanto, declararam que muitas vezes tinham obtido a vitória, tudo através da Palavra de Deus. Pensei que isso era realmente novidade para mim.

Fiquei mudo de espanto com sua sabedoria, mas era doce para mim, como as gotas do favo de mel. E quando abri minha mente para elas, não zombaram da minha angústia, nem a desprezaram, mas me convidaram a voltar no dia seguinte para falar com seu professor, um Dr. Gifford, e pela graça de Deus eu fui até ele.”

O Caminho para a Fé

Bunyan conseguiu uma Bíblia, mas inicialmente leu apenas os livros históricos, evitando as Epístolas de Paulo. Ele colocou os Mandamentos diante de si como seu caminho para o Céu e viveu uma vida externamente reformada por um ano. Era visto como um prodígio de piedade. Seus vizinhos, que tinham ficado chocados com sua ousada impiedade, ficaram muito satisfeitos com a mudança, e Bunyan, sempre ávido por simpatia dos outros, se regozijava grandemente com sua estima e elogios; no entanto, estava ciente interiormente de que não eram totalmente merecidos: “pois,” ele escreve, “se eu tivesse morrido naquela época, meu estado teria sido o mais temível.”

“Esposa,” disse Bunyan um dia em uma conversa em casa, “existe uma Escritura que diz ‘Eu devo ir a Jesus’?” Ela respondeu: “Não sei;” então ele ficou meditando para ver se conseguia lembrar. Em alguns minutos, ele recordou o que está escrito no capítulo doze de Hebreus: “Vocês chegaram ao Monte Sião… a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, e a Jesus, o Mediador do Novo Testamento, e ao sangue da aspersão.” Então, com alegria, ele disse à esposa: “Oh, agora eu sei, eu sei!” Ele escreve: “Aquela noite foi uma boa noite para mim; tive poucas melhores; ansiei pela companhia de alguns do povo de Deus, para que pudesse compartilhar com eles o que Deus havia me mostrado. Mal pude ficar na cama de tanta alegria, paz e triunfo através de Cristo. Toda a minha escuridão anterior desapareceu, e as coisas benditas do Céu estavam diante dos meus olhos. Essas palavras têm sido desde então um grande refrigério para meu espírito. Bendito seja Deus por ter tido misericórdia de mim!”

Reflexões

A jornada de John Bunyan é um testemunho poderoso de como a graça de Deus pode transformar vidas. Sua experiência de ouvir a conversa das três mulheres em Bedford foi um ponto de virada que o levou a uma busca fervorosa por fé e entendimento. Sua história serve como inspiração para todos que buscam encontrar paz e descanso em Cristo, mesmo em meio às provações e tribulações da vida.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *