Deus Pode Se Virar!
| |

1Sm 5:1-12 – Deus Pode Cuidar de Si Mesmo

 

Por favor, abra a sua Bíblia comigo no livro de 1 Samuel 5. Nossa série de mensagens se chama “A Vida de Samuel”, mas como vimos na semana passada, Samuel desapareceu do enredo neste ponto do livro. Em vez de Samuel, os capítulos quatro, cinco e seis concentram-se na arca.

No livro de Êxodo (Êxodo 25,10-22) a Bíblia descreve a Arca da Aliança da seguinte forma: caixa de madeira de acácia, com 2 côvados e meio de comprimento (um metro e dez centímetros ou 110 cm), e um côvado e meio de largura e altura (70 cm). Cobriu-se de ouro puro por dentro e por fora, com uma bordadura de ouro ao redor. – (Êxodo 25,10-16)

Seu acabamento era feito de ouro puro com dois querubins martelados de ouro no topo. Dentro da arca continha o jarro de ouro de maná, o bastão de Aarão que havia brotado e as tábuas de pedra contendo os Dez Mandamentos. (Hebreus 9:4).

Mas a arca era mais do que apenas um baú. A arca era o símbolo visível da presença de Deus entre os israelitas. Assim, quando os israelitas perderam a arca em batalha, foi como se tivessem perdido o próprio Deus. Na semana passada, vimos a captura da arca pelos filisteus. Esta semana veremos o que aconteceu quando os filisteus trouxeram a arca de volta para sua própria terra.

(Leia o texto: 1 Samuel 5:1-12)

Deus pode cuidar de si mesmo. Eu gostaria que nós realmente entendêssemos isso como cristãos. Quer dizer, todos nós acreditamos. Sabemos que Deus é Deus e que Ele pode cuidar de si mesmo, mas nem sempre agimos como se acreditássemos. O texto desta manhã analisa a estadia da arca na terra dos filisteus e demonstra claramente o fato de que Deus não precisa de você ou de mim para cuidar dele. Deus pode cuidar de si mesmo. Vejamos, então, alguns princípios bíblicos que encontramos ilustrados neste texto.

I. Deus é o Senhor de toda a terra.

Em primeiro lugar, Deus é o Senhor de toda a terra. Atos 17:24 diz: “O Deus que fez o mundo e tudo nele é o Senhor do céu e da terra e não vive em templos construídos por mãos”. (Atos 17:24) Como Senhor de todos, Deus governa tudo no universo, incluindo tudo o que acontece aqui no planeta Terra.

A. Deus não se surpreende com as circunstâncias

Isso nos diz uma série de coisas. Em primeiro lugar, diz-nos que Deus não se surpreende com as circunstâncias. Podemos ser, mas Deus não é. Como vimos na semana passada, os israelitas ficaram chocados com a captura da arca. O pobre Eli caiu para trás da cadeira e quebrou o pescoço quando soube da notícia. Quando a nora de Eli soube da notícia, ela entrou em trabalho de parto prematuro e morreu no parto. Toda a nação estava em súbita tristeza e luto pela captura da arca.

Mas nada disso surpreendeu a Deus. Quando os filisteus capturaram a arca, eles não pegaram Deus desprevenido. Deus não só sabia que os filisteus iriam capturar a arca em batalha, Deus permitiu que eles o fizessem. Tudo isso fazia parte do plano de Deus para disciplinar os israelitas por seus pecados e demonstrar Seu poder aos filisteus. Parecia que o povo de Deus tinha perdido e os inimigos de Deus tinham vencido, mas esse não era o caso.

Isso é importante para lembrarmos sempre que você enfrenta um revés na vida. Deus ainda está no controle. Ele é o Senhor de toda a terra. Deus não se surpreende com as circunstâncias.

B. Deus não é limitado pela geografia

Em segundo lugar, Deus não é limitado pela geografia. Depois que os filisteus capturaram a arca, eles orgulhosamente a trouxeram de volta ao seu território de origem. A princípio, eles a trouxeram do acampamento dos israelitas em Ebenezer para a cidade de Asdode. (Ver mapa) Ashdod era uma cidade costeira a cerca de três milhas para o interior do Mar Mediterrâneo. Foi também uma das cinco principais cidades para os filisteus. (Josué 13:3)

Os filisteus provavelmente se sentiam confiantes agora de que tinham o Deus de Israel em sua terra natal. Mas Deus é o Senhor de toda a terra e, portanto, não está limitado pela geografia. Você nunca pode obter uma vantagem de corte em casa sobre Deus, porque toda a terra pertence a Ele.

Agora, os filisteus demoraram um pouco para descobrir tudo isso. Quando não deu certo ter a arca em Asdode, eles a mudaram para a cidade de Gate. Gate era outra de suas principais cidades. Golias veio de Gate. Gate estava mais para o interior e mais perto da fronteira israelita. Talvez pensassem que se movessem a arca para mais perto de sua casa os julgamentos parariam? Mas isso não funcionou, então em seguida eles mudaram a arca para o norte para Ekron, outra grande cidade, ainda mais perto da fronteira de Israel. Mas isso também não ajudou. Não importa para onde eles movessem a arca, Deus ainda os estava batendo em sua terra natal. E por que foi isso? Porque Deus não é limitado pela geografia.

Este é um princípio importante para compreendermos também. A maioria dos falsos deuses e ídolos ao longo da história eram deuses tribais ou deuses nacionais que estavam ligados a certos locais. Mas não o único Deus verdadeiro. O único Deus verdadeiro não se limita a um determinado tempo ou lugar. Ele não se limita a um edifício ou a uma denominação específica ou a um país específico. As boas novas de Jesus Cristo são para todo o mundo, mesmo para aqueles lugares que são hostis ao cristianismo.

E por isso não devemos ter medo de falar sobre Jesus em qualquer lugar. Claro, é “seguro” falar sobre Jesus na igreja, mas deveríamos estar falando sobre Jesus no trabalho, na escola e em nossos bairros também. Devemos levar o evangelho às tribos e povos do mundo que ainda não foram alcançados. Deveríamos estar saindo de nossas zonas de conforto, sem medo de entrar em território inimigo. Por que? Porque Deus é o Senhor de toda a terra. Ele não é limitado pela geografia.

C. Deus não está ameaçado pela concorrência

Em terceiro lugar, Deus não está ameaçado pela competição. Quando os filisteus trouxeram a arca pela primeira vez para Asdode e a colocaram no templo de seu deus Dagon, eles pensaram que tinham o Deus de Israel batido. Capturar o deus de um inimigo era conquistá-lo, então colocar a arca no templo de Dagon era um sinal de conquista para eles. Para os filisteus significava que seu deus era superior a Javé. A estátua de seu deus Dagon ergueu-se em seu pedestal sobre a arca insignificante. Agora, o Deus de Israel seria forçado a servir a Dagon, o deus dos filisteus.

Então, quem era esse Dagon? Dagon era um deus bem conhecido nos tempos do Antigo Testamento. Alguns o consideravam o pai de Baal, outro famoso deus cananeio. Ele foi adorado no Oriente Médio muito antes dos filisteus chegarem lá, e ainda era adorado em Asdode até 50 a.C. (1 Macabeus 10:83-85; 11:14) Ele não era o deus original dos filisteus, mas eles o adotaram como seu deus principal depois que se mudaram para o Oriente Médio. Por exemplo, no livro dos Juízes, quando os filisteus conquistaram Sansão, lemos que “os governantes dos filisteus se reuniram para oferecer um grande sacrifício a Dagon, seu deus, e para celebrar, dizendo: ‘Nosso deus entregou Sansão, nosso inimigo, em nossas mãos'”. (Juízes 16:23)

Assim, os filisteus colocaram a arca no templo com seu deus, Dagon. Mas sabe de uma coisa? Deus não está ameaçado pela competição. Os ídolos do mundo não são nada para ele. 1 Coríntios 8:4 diz: “Sabemos que um ídolo não é nada no mundo e que não há Deus senão um”. (1 Coríntios 8:4) Deus não se assustou quando a arca foi colocada no templo com Dagon. Deus é o Senhor de toda a terra, e não está ameaçado pela competição.

Então esse é o nosso primeiro princípio nesta manhã. Deus é o Senhor de toda a terra. Ele não se surpreende com as circunstâncias. Ele não é limitado pela geografia. Ele não está ameaçado pela concorrência.

II. Deus não é servido por mãos humanas.

Nosso segundo princípio é este: Deus não é servido por mãos humanas. Isso simplesmente significa que Deus não precisa de seres humanos para ajudá-lo. Atos 17:25 diz: “Ele não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, porque ele mesmo dá a todos os homens vida, fôlego e tudo mais”. (Atos 17:25) Este princípio também é maravilhosamente ilustrado para nós aqui em 1 Samuel 5.

A. Deus não precisa de nós para velar por Ele

Quando dizemos que Deus não é servido por mãos humanas, queremos dizer, antes de tudo, que Deus não precisa de nós para vigiá-lo. Quando a arca foi capturada, tenho certeza de que os israelitas se perguntaram: “Quem cuidaria dela? Quem cuidaria do templo agora? Quem acenderia as velas?” Deus não estava preocupado com nada disso. Deus é quem vela por nós. Ele é quem nos dá vida, fôlego e tudo mais. Deus não é servido por mãos humanas. Deus não precisa de nós para vigiá-lo.

B. Deus não precisa de nós para protegê-lo

Não só isso, Deus não precisa de nós para protegê-lo. Os filisteus colocaram a arca de Deus no templo de Dagon nas profundezas do território filisteu. “Oooh, assustador. O que vai acontecer com a arca agora?” Bem, o que aconteceu? Logo na primeira manhã, quando os filisteus se levantaram, “Havia Dagom, caído de rosto no chão diante da arca do Senhor!” (1 Samuel 5:3) A expressão “em seu rosto” é uma expressão de adoração. Dagon estava se curvando em adoração diante do Deus dos israelitas. Ele estava fazendo o tempo do tapete diante da arca do Senhor.

Eu amo o que diz a seguir no versículo 3: “Eles tomaram Dagon e o colocaram de volta em seu lugar”. (1 Samuel 5:3) Não é ótimo? Não só seu deus está virado para baixo em adoração diante da arca, eles têm que erguê-lo e colocá-lo de volta em seu lugar. Em outras palavras, Deus pode cuidar de si mesmo, mas não Dagon. Dagon está desamparado no chão e precisa de alguém para ajudá-lo a se levantar em seu pedestal.

Então, a arca está sozinha, no fundo do território inimigo, e Deus está indo muito bem. Ele não precisa de nenhum backup. Ele não precisa que Israel lance uma missão de busca e resgate. Ele mesmo trará a arca de volta a Israel quando estiver bom e pronto.

Deus não precisa de nós para protegê-lo. Deus não depende de ninguém. Ele é completamente diferente dos deuses pagãos que precisavam dos sacrifícios do povo para dar-lhes vida e energia. Deus não. Deus não é servido por mãos humanas. Ele não precisa de nós para protegê-lo.

C. Deus não precisa de nós para defendê-lo

E, em terceiro lugar, Deus não precisa de nós para defendê-lo. Quero que você se lembre que da próxima vez que vir alguém protestando contra Deus, seja no escritório, na TV ou em algum livro. Às vezes, podemos ficar tão fora de forma quando as pessoas atacam a Deus, mas na verdade, você não precisa se preocupar. Claro, fale, defenda sua fé, diga uma boa palavra para Deus sempre que puder, mas nunca sinta que Deus precisa de você para defendê-lo. Sempre que pensamos que Deus não pode se dar bem sem nós, somos culpados de orgulho.

Penso em alguns dos ateus muito vocais que escreveram livros nos últimos anos atacando Deus e o cristianismo. Agora é importante responder às perguntas das pessoas sobre Deus, e devemos saber como defender nossa fé, mas quando sentimos que devemos de alguma forma defender Deus de todos esses ataques, estamos esquecendo quem Deus é.

Isso me lembra o filósofo Voltaire, que viveu em 1700. Voltaire previu que a igreja logo morreria e que em cinquenta anos ninguém mais se lembraria do cristianismo. Como de costume, Deus deu a última gargalhada. Cinquenta anos depois, Voltaire estava morto e a igreja continuava forte. Não só isso, a antiga casa de Voltaire havia se tornado a sede da sociedade bíblica de Genebra e estava sendo usada para imprimir Bíblias!

Então esse é o segundo princípio desta passagem: Deus não é servido por mãos humanas. Ele não precisa que cuidemos dele. Ele não precisa de nós para protegê-lo. Ele não precisa de nós para defendê-lo.

III. Deus julgará o mundo com justiça.

E então há mais um princípio que eu gostaria que olhássemos desta passagem, que é o de que Deus julgará o mundo com justiça. Deus permitiu que os filisteus capturassem a arca para disciplinar os israelitas. Mas quando os filisteus agiram como se tivessem capturado a arca porque Dagon era superior, Deus trouxe um julgamento rápido e doloroso sobre eles. Atos 17:31 diz: “Porque ele estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça pelo homem que nomeou. Ele deu prova disso a todos os homens, ressuscitando-o dentre os mortos”. (Atos 17:31) Como Deus julgará o mundo?

A. Deus julgará os falsos ídolos do mundo

Em primeiro lugar, Deus julgará todos os falsos ídolos do mundo. Você se lembra que os filisteus colocaram a arca pela primeira vez no templo de Dagon, em Asdode. Foi um grande erro. Se eles tivessem lido apenas os Dez Mandamentos que estavam realmente dentro da arca, teriam visto o primeiro que dizia: “Não terás outros deuses diante de mim”. (Êxodo 20:3) Deus não compartilhará sua glória com outro. É interessante que a arca aqui não é mais chamada de “a arca de Deus”, mas sim de “a arca do Senhor”, que é literalmente, “a arca de Javé”. Os filisteus estabeleceram um confronto aqui, e estamos prestes a testemunhar um golpe de Javé contra Dagon.

Já vimos como naquela primeira manhã encontraram Dagon estendido no chão diante da arca. Eles o pegaram e o colocaram de volta em seu lugar (lembre-se porque ele mesmo não podia fazê-lo), “mas na manhã seguinte, quando se levantaram, havia Dagon, caído de rosto no chão diante da arca do Senhor! Sua cabeça e mãos haviam sido quebradas e estavam deitadas na soleira; só restou o seu corpo”. (1 Samuel 5:4)

E assim no dia seguinte aconteceu de novo. Deus estava mostrando aos filisteus que o que havia acontecido não era coincidência ou acidente. Pior ainda, desta vez o pescoço e as mãos de Dagon foram quebrados quando ele caiu diante da arca. O corte das mãos e da cabeça era um meio de execução militar naqueles dias. Assim, Dagon é primeiro humilhado diante do Senhor, depois mostrado indefeso e, finalmente, executado em estilo militar dentro dos limites de seu próprio templo, com a cabeça e as mãos quebradas e deitado no umbral.

O versículo 5 nos diz: “É por isso que até hoje nem os sacerdotes de Dagon nem quaisquer outros que entram no templo de Dagon em Asdode pisam no umbral”. (1 Samuel 5:5)

Eu amo isso! Durante o resto de seus dias, toda vez que os filisteus ultrapassam o limiar, eles são lembrados de que Javé derrotou seu deus Dagon.

E assim como Deus julgou Dagon, ele julgará todos os falsos ídolos do mundo. Isso inclui as muitas coisas que às vezes podemos colocar diante de Deus em nossas próprias vidas. Deus os julgará pelo que são – falsos ídolos do coração que adoramos em vez de Deus.

B. Deus julgará aqueles que estão contra ele

Então, primeiro, Deus julgará os falsos ídolos do mundo. Em segundo lugar, Deus julgará todos aqueles que estão contra Ele. Você deve se lembrar da canção de Ana do início do livro de 1 Samuel. Ela encerrou essa canção dizendo: “Aqueles que se opõem ao Senhor serão despedaçados. Ele trovejará contra eles do céu; o SENHOR julgará os confins da terra”. (1 Samuel 2:10) E assim vemos Deus julgando os filisteus por sua arrogância, enviando tumores entre eles. Versículos 6-8:

A mão do SENHOR pesou sobre o povo de Asdode e suas proximidades; Ele trouxe devastação sobre eles e os afligiu com tumores. Quando os homens de Asdode viram o que estava acontecendo, disseram: “A arca do deus de Israel não deve ficar aqui conosco, porque sua mão é pesada sobre nós e sobre Dagon, nosso deus”. Então eles convocaram todos os governantes dos filisteus e lhes perguntaram: “O que faremos com a arca do deus de Israel?” (1 Samuel 5:6-8)

A palavra para tumor é uma palavra que pode significar “inchaço”. Aprenderemos no capítulo seis que Deus também enviou uma infestação de ratos junto com os tumores. Alguns estudiosos bíblicos pensam que os filisteus podem ter sido atingidos por alguma forma de peste bubônica. Mas fosse o que fosse, os homens de Asdode reconheceram corretamente como o julgamento de Deus sobre eles por terem capturado a arca. Então reuniram os cinco governantes dos filisteus e perguntaram-lhes: “Que faremos?”

Eles responderam: “Moveu a arca do deus de Israel para Gate”. Então eles moveram a arca do Deus de Israel. Mas, depois de a terem movido, a mão do Senhor foi contra aquela cidade, lançando-a num grande pânico. Ele afligiu as pessoas da cidade, jovens e idosos, com um surto de tumores. (1 Samuel 5:8-9)

Os líderes filisteus propuseram um teste. Eles mudaram a arca para Gate para ver se isso pararia os tumores, mas só piorou as coisas. A cidade de Gate entrou em pânico e agora jovens e idosos foram acometidos pelos tumores. Versículos 10 e 11:

Então eles enviaram a arca de Deus para Ekron. Quando a arca de Deus estava entrando em Ekron, o povo de Ekron clamou: “Eles trouxeram a arca do deus de Israel ao nosso redor para nos matar e matar nosso povo”. Então eles convocaram todos os governantes dos filisteus e disseram: “Mande a arca do deus de Israel embora; que volte para o seu lugar, ou matará a nós e ao nosso povo”. Pois a morte enchera a cidade de pânico; A mão de Deus era muito pesada sobre ele. (1 Samuel 5:10-11)

O julgamento de Deus continuou, e continuou a piorar. Em Ekron as pessoas realmente começaram a morrer da peste. Então agora o povo estava desesperado. Eles não estavam mais perguntando: “O que faremos?”, mas dizendo: “Mande-o embora! Tire a arca daqui! Mande-o de volta para o seu próprio lugar antes que ele nos mate a todos!”

Deus julgará aqueles que estão contra ele. Os filisteus tentaram mover a arca três vezes, e cada vez as coisas só pioravam. Greve três, você está fora! Dale Ralph Davis escreve em seu comentário: “Este não era um Deus manso que os filisteus haviam ‘conquistado’. A arca tinha caído em suas mãos, mas agora tinham caído na mão de Javé.” (Davis, 1 Samuel, pág. 61) O livro de Hebreus diz: “É terrível cair nas mãos do Deus vivo”. (Hebreus 10:31) Deus julgará aqueles que estão contra ele.

C. Todos acabarão por reconhecê-Lo como Senhor

E então, em terceiro lugar, todos acabarão por reconhecê-lo como Senhor. Veja o versículo 12: “Os que não morreram foram afligidos por tumores, e o clamor da cidade subiu ao céu”. (1 Samuel 5:12;)

A arca de Deus foi capturada e levada para o território inimigo. O que aconteceu? Deus operou as coisas de tal forma que os filisteus desesperadamente moveram a arca de cidade em cidade. Era quase como se Deus estivesse marchando em triunfo de uma grande cidade filistéia para outra. Deus havia triunfado sobre seus inimigos e, finalmente, eles reconheceram sua superioridade. O versículo 12 nos diz: “O clamor deles subiu ao céu”.

Um dia todas as pessoas acabarão por reconhecer Jesus Cristo como Senhor de todos. Filipenses 2 diz que “Ao nome de Jesus todo joelho se dobrará, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”. (Filipenses 2:10-11)

Deus julgará os falsos ídolos do mundo, Deus julgará aqueles que estão contra ele, e todos acabarão por reconhecê-lo como Senhor.

CONCLUSÃO:

Você quer saber a prova definitiva de que Deus pode cuidar de si mesmo? A prova final de que Deus pode cuidar de si mesmo é a ressurreição de Jesus dentre os mortos. Você nunca está mais desamparado do que quando está morto. Quando Jesus morreu na cruz, os discípulos pensaram que tudo tinha acabado. Tiraram-no da cruz, deitaram-lhe o corpo na sepultura e voltaram para suas casas para lamentar e chorar. Jesus, o Filho de Deus, estava morto e sepultado. A fé dos discípulos foi abalada.

Mas no terceiro dia Jesus ressuscitou. A morte e a sepultura não podiam segurá-lo. Jesus havia morrido na cruz e voltado à vida vitorioso sobre o pecado e a morte. Você quer provas de que Deus pode cuidar de si mesmo? Não procure mais do que a ressurreição.

Deus é Deus. Ele é o Senhor.

  1. Ele é o Senhor de toda a terra.
  2. Ele não é servido por mãos humanas.
  3. Ele julgará o mundo com justiça.

Então, descanse! Pois Deus pode cuidar de si mesmo!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *