Voltando à Deus!
| |

1Sm 7:2-17 – Voltando a Deus (a liderança de Samuel)

Nossa série de mensagens é sobre a vida de Samuel, e até agora analisamos o nascimento de Samuel, sua infância e depois seu chamado como profeta. Então Samuel desapareceu da narrativa nos capítulos 4, 5 e 6 enquanto seguíamos a arca da aliança em suas aventuras na terra dos filisteus. Mas agora, no capítulo sete, Samuel está de volta à história. Israel se afastou de Deus, e o capítulo sete é sobre a liderança de Samuel em ajudar Israel a retornar ao Senhor.

(Leia 1 Samuel 7:2-17 e ore.)

Como está seu relacionamento com Deus hoje? Você está andando perto dele? Você está crescendo em Cristo, avançando, progredindo? Ou você estagnou ou até retrocedeu em sua caminhada cristã? Deus criou você para ter um relacionamento com ele. E a menos que você esteja crescendo nesse relacionamento, estará perdendo o melhor que Deus tem para você. Você está perdendo o amor e a orientação diários de Deus, sua paz e segurança em sua vida. Você está perdendo a principal razão pela qual está aqui. Se você se afastou de Deus em sua vida de alguma forma, mesmo que só um pouquinho, é hora de voltar. É hora de voltar para casa, para Deus.

É exatamente aí que o povo de Israel estava aqui no capítulo sete. Eles haviam se afastado de Deus e era hora de voltar para o Senhor. Samuel, atuando como profeta, sacerdote e juiz, os conduz pelos passos adequados.

Esses passos para retornar a Deus não mudaram ao longo dos anos. Assim, ao examinarmos as instruções de Samuel a Israel, podemos ver claramente os passos que também precisamos dar para retornar a Deus ainda hoje. Os passos são simples de entender, mas muitas vezes difíceis de seguir por causa da teimosia e do orgulho em nossos corações. Mas eles valem a pena! Quando você se afastou de Deus, nada é mais importante do que retornar para o Senhor.

I. Arrependimento (2-4)

O primeiro passo para retornar ao Senhor é sempre o arrependimento. Os versículos 2-4 nos mostram alguns dos aspectos-chave do arrependimento genuíno diante do Senhor.

A. Luto pelo pecado e busca do Senhor

Em primeiro lugar, deve haver luto pelo pecado e busca do Senhor. Veja o versículo 2: “Passou-se muito tempo, vinte anos ao todo, que a arca permaneceu em Quiriate-Jearim, e todo o povo de Israel pranteou e buscou ao Senhor”. ( 1 Samuel 7:2 )

Israel esteve longe de Deus por muito tempo. Uma das consequências de sua rebelião foi que eles ficaram sujeitos aos filisteus durante esses anos. Agora tenho certeza de que eles ficaram infelizes durante todo o tempo em que estiveram sob o controle dos filisteus. Mas agora havia algo diferente em seu luto. Agora eles literalmente “lamentaram o Senhor”. Em outras palavras, eles não lamentavam apenas estar sob o domínio dos filisteus. Eles lamentaram estar separados de Deus.

O verdadeiro arrependimento sempre envolve tristeza pelo pecado e uma busca pelo Senhor. Não é apenas tristeza pelas consequências do seu pecado ou pela dificuldade das suas circunstâncias, mas é um lamento por Deus. Existe uma dimensão vertical em sua tristeza. Você sente muito pelo seu pecado por causa da maneira como ele afetou seu relacionamento com Deus. E assim o verdadeiro arrependimento começa com o luto pelo pecado e a busca pelo Senhor.

B. Deixando de lado quaisquer rivais de Deus em sua vida

Uma segunda parte do verdadeiro arrependimento é deixar de lado quaisquer rivais de Deus em sua vida. Vemos isso no versículo 3:

E Samuel disse a toda a casa de Israel: “Se vocês estão voltando para o Senhor de todo o coração, então livrem-se dos deuses estrangeiros e dos Astarotes e entreguem-se ao Senhor e sirvam somente a ele, e ele os livrará. da mão dos filisteus.” ( 1 Samuel 7:3 )

Samuel disse: “Se você está realmente voltando para Deus, então livre-se dos seus ídolos”. O verdadeiro arrependimento significa deixar de lado quaisquer rivais de Deus em sua vida.

Quais são os rivais de Deus em sua vida? Você nunca se afasta de Deus para nada. Sempre há algo que permitimos que se interpusesse entre nós e Deus. Se você não está tão próximo de Deus como esteve no passado, o que você permitiu que ficasse no meio disso? Talvez seja outra pessoa, talvez seja algum objetivo que você esteja perseguindo, talvez seja dinheiro, raiva, orgulho ou o uso do seu tempo. O que há em sua vida que está afastando você de Deus?

Pare um momento e pense sobre isso. Porque seja o que for, antes de poder retornar ao Senhor, você deve identificar seus ídolos e colocá-los de lado. Voltar para Deus sem deixar de lado seus ídolos é como um homem voltar para sua esposa depois de um caso e trazer a outra mulher com ele. Isso não vai dar certo com a esposa, e não vai dar certo com Deus. O verdadeiro arrependimento significa deixar de lado quaisquer rivais de Deus em sua vida.

C. Comprometer-se a servir somente a Deus

E em terceiro lugar, o verdadeiro arrependimento significa comprometer-se a servir somente a Deus. Essa foi a próxima parte da instrução de Samuel. “Livrem-se dos deuses estrangeiros e dos Astarotes e entreguem-se ao Senhor e sirvam somente a ele.” ( 1 Samuel 7:3 ) O arrependimento não é apenas afastar-se do pecado, mas é voltar-se para Deus. Se você simplesmente se afastar de um pecado para outro, ou trocar um ídolo por outro, isso não é arrependimento. Isso é como parar de fumar e usar drogas. Você realmente não chega a lugar nenhum.

O verdadeiro arrependimento sempre tem uma direção em direção a Deus. É um retorno ao Senhor. Você deixa de lado aquelas coisas que o afastaram de Deus em primeiro lugar e se compromete a servir somente ao Senhor. E é exatamente isso que encontramos os israelitas fazendo no versículo 4: “Então os israelitas deixaram de lado os seus baalins e os seus astoretes, e serviram somente ao Senhor”. ( 1 Samuel 7:4 ) O primeiro passo para retornar a Deus é o arrependimento.

II. Oração (5-11)

O segundo passo é a oração. Você precisa conversar com Deus sobre isso. Agora, este segundo passo, a oração, se sobrepõe ao primeiro passo do arrependimento. Durante todo o tempo em que você demonstrar tristeza pelo pecado e deixar de lado quaisquer rivais de Deus em sua vida e se comprometer a servir somente a Deus, você também estará orando. Mas é útil examinar esta segunda etapa separadamente. E nos versículos 5-11 encontramos três aspectos da oração que são uma parte especialmente importante do retorno a Deus.

A. Pedir oração a outros crentes

O primeiro aspecto é pedir oração a outros crentes. Veja o versículo 5: Então Samuel disse: “Reúnam todo o Israel em Mispá e eu intercederei por vocês junto ao Senhor”. ( 1 Samuel 7:5 ) Precisamos da ajuda de outros crentes. Não podemos fazer isso sozinhos. Samuel percebeu isso. Ele percebeu que Israel era fraco e precisava de ajuda. E então ele se ofereceu para orar por eles.

Quando você se afasta de Deus, você fica fraco espiritualmente. Você vai precisar de ajuda. Você precisará pedir a outros crentes que orem com você e por você. É claro que isso exigirá humildade de sua parte. Não gostamos de admitir que precisamos de ajuda. Mas essa humildade e confiança nos outros no corpo de Cristo fazem parte do processo.

É por isso que Deus nos deu um ao outro. Não fomos feitos para viver a vida cristã isoladamente. Deus nos chama para uma comunidade uns com os outros, e devemos elevar uns aos outros. Isso significa que posso estar ao seu lado quando você estiver fraco e lutando, e você pode estar ao meu lado quando eu estiver fraco e lutando. Nós precisamos um do outro. Parte do retorno a Deus envolve pedir oração a outros crentes.

B. Confessar livremente o seu pecado contra o Senhor

Um segundo aspecto da oração é confessar livremente o seu pecado contra o Senhor. Veja o versículo 6:

Quando se reuniram em Mispá, tiraram água e derramaram-na diante do Senhor. Naquele dia eles jejuaram e ali confessaram: “pecamos contra o Senhor”. E Samuel era líder de Israel em Mispá. ( 1 Samuel 7:6 )

Aqui temos uma confissão coletiva de pecado, algo que não vemos tanto hoje. Mas é certamente apropriado que grupos inteiros de cristãos se reúnam para confessar os seus pecados a Deus. Às vezes, Deus leva uma igreja inteira a se reunir para confessar um pecado ou uma falha específica. Talvez precisemos ver mais disso. Talvez Deus esteja nos chamando para fazer isso como igreja em algum momento. Não temos certeza do que exatamente representava esse “derramamento de água diante do Senhor”. Não encontramos isso em nenhum dos outros sacrifícios a Deus. Parece que isso acompanha o jejum deles – jejuar de comida e derramar água diante do Senhor.

Mas de qualquer forma, o povo de Israel se reuniu em oração e confessou livremente o seu pecado contra o Senhor. Mais uma vez, isso é algo humilhante de se fazer. Não gostamos de admitir que precisamos de ajuda e não gostamos de admitir que estamos errados. Sua confissão de pecado pode ser privada ou pública. Envolverá pelo menos conversar com as pessoas que o seu pecado afetou e confessar-lhes. Mas antes de tudo, a sua confissão de pecado é uma confissão a Deus em oração.

C. Confiar em Deus para libertá-lo por sua graça

E então um terceiro aspecto da oração que encontramos nesses versículos é confiar em Deus para libertá-lo por sua graça, com ênfase na palavra “graça”. Veja os versículos 7-9:

Quando os filisteus ouviram que Israel estava reunido em Mispá, os governantes dos filisteus subiram para atacá-los. E quando os israelitas ouviram isso, ficaram com medo por causa dos filisteus. Eles disseram a Samuel: “Não pare de clamar por nós ao Senhor, nosso Deus, para que ele nos livre das mãos dos filisteus”. Então Samuel pegou um cordeiro de leite e o ofereceu inteiro em holocausto ao Senhor. Ele clamou ao Senhor por Israel, e o Senhor lhe respondeu. ( 1 Samuel 7:7-9 )

Se você se afastou de Deus, posso garantir que você tem problemas em sua vida. Isso ocorre porque Deus nos disciplina quando nos afastamos dele para que possamos voltar para ele. Para os israelitas, o problema deles tinha um nome. Foi chamado de filisteus. E quando os filisteus ouviram que os israelitas haviam se reunido em Mispá, eles entraram em modo de ataque. Quando os israelitas souberam disso, clamaram a Samuel, e Samuel sacrificou um cordeiro. Lembre-se, sempre que você vir um sacrifício de animal no Antigo Testamento, isso é um sinal para você pensar em Jesus. Os sacrifícios do Antigo Testamento apontam para o sacrifício de Jesus por nós na cruz. Eles são um lembrete para nós da graça de Deus.

Quaisquer que sejam os problemas que você possa ter trazido para sua vida ao se afastar de Deus, você precisa ir a Deus em oração, confiando nele para libertá-lo por sua graça. Não vá a Deus pedindo que ele o livre por causa de algo que você fez. Não vá a Deus pedindo que ele te livre por causa de algo que você fará. Venha a Deus pedindo que ele te livre por causa do que Jesus já fez por você. Isso é confiar em Deus para libertá-lo por sua graça.

O que aconteceu quando os israelitas confiaram em Deus para libertá-los pela sua graça? Veja os versículos 10-11:

Enquanto Samuel sacrificava o holocausto, os filisteus se aproximaram para enfrentar Israel na batalha. Mas naquele dia o Senhor trovejou com forte trovão contra os filisteus e os deixou em tal pânico que foram derrotados diante dos israelitas. Os homens de Israel saíram correndo de Mispá e perseguiram os filisteus, massacrando-os no caminho até um ponto abaixo de Bete-Car. ( 1 Samuel 7:10-11 )

Você entendeu isso? Enquanto os filisteus se aproximavam para a batalha, os israelitas estavam reunidos em torno de um cordeiro sacrificial. Samuel pegou o cordeiro, ofereceu-o ao Senhor como holocausto e Deus respondeu à sua oração. Deus trovejou contra os filisteus e os deixou em pânico. Ele milagrosamente libertou os israelitas dos filisteus naquele dia. Esse é o terceiro aspecto da oração que encontramos nestes versículos – confiar em Deus para libertá-lo pela sua graça.

III. Crescimento (12-17)

Então, quais são os passos para retornar a Deus? O primeiro passo é o arrependimento, o segundo passo é a oração e o terceiro passo é o crescimento. Em outras palavras, não espere ter tudo sob controle de repente depois de dar os primeiros passos para retornar ao Senhor. Nunca teremos tudo sob controle até chegarmos ao céu. Voltar ao Senhor significa retornar ao processo de crescimento como cristão. Significa que você está retomando sua jornada e não chegando ao seu destino. Este terceiro passo de retorno a Deus é o passo mais longo. É a continuação do difícil, diário, às vezes doloroso, mas sempre gratificante processo de crescimento em Cristo.

A. Marcando seu progresso

Então, quais são alguns dos aspectos do crescimento cristão que encontramos na nossa passagem desta manhã? O primeiro é muito importante para nos manter em movimento e motivados, e isso é marcar o seu progresso. Veja o versículo 12:

Então Samuel pegou uma pedra e colocou-a entre Mispá e Shen. Ele o chamou de Ebenézer, dizendo: “Até aqui nos ajudou o Senhor”. Assim, os filisteus foram subjugados e não invadiram novamente o território israelita. ( 1 Samuel 7:12-13a )

Deus deu uma vitória aos israelitas naquele dia em Mispá. Samuel não queria que os israelitas se esquecessem disso, então ele colocou uma pedra como marco dizendo: “Até aqui o Senhor nos ajudou”. Ele chamou a pedra de Ebenezer, que significa literalmente “Pedra da Ajuda”. Há uma música que às vezes cantamos chamada “Come Thou Fount of Every Blessing”. Um dos versículos diz: “Aqui levanto o meu Ebenézer, aqui com a ajuda deles vim”, ou seja, “Até aqui me ajudou o Senhor”. Se você já se perguntou sobre o que era esse versículo, ele fala sobre esse incidente aqui mesmo em 1 Samuel. É falar sobre marcar o progresso que Deus lhe deu na vida.

Sempre que você empreende um grande projeto, é sempre bom parar e marcar o seu progresso. Quando você sobe uma montanha, é bom parar no caminho e olhar para trás e ver o quão longe você chegou. Quando você está trabalhando para obter um diploma do ensino médio ou universitário, você anota marcos importantes, acompanha quantos cursos foram concluídos e quantos ainda faltam. Mesmo quando você faz algo simples como cortar a grama, você para e olha as seções que já fez para se motivar a terminar o resto.

Da mesma forma, você precisa encontrar formas de marcar o seu progresso na vida cristã. Se Deus fala com você através de um versículo da Bíblia, talvez coloque uma data ao lado desse versículo na sua Bíblia. Se Deus responde uma oração por você, escreva-a em algum lugar. Talvez comece um diário de oração onde você possa manter um registro dessas coisas. Mas encontre maneiras de marcar o progresso em sua vida cristã, para que você possa ver até onde chegou. Isso o motivará a continuar crescendo e evitará que você fique desanimado quando não estiver tão avançado em sua vida cristã quanto gostaria. Como John Newton, que escreveu o hino “Amazing Grace”, disse certa vez: “Não sou o homem que deveria ser, não sou o homem que desejo ser e não sou o homem que espero ser, mas por pela graça de Deus, não sou o homem que costumava ser.” Agora, esse é um exemplo de um crente que estava marcando seu progresso na vida cristã.

B. Vendo as mudanças

Um segundo aspecto do crescimento cristão é que você começará a ver as mudanças em sua vida. Os israelitas certamente o fizeram. Veja os versículos 13-14:

Durante toda a vida de Samuel, a mão do Senhor esteve contra os filisteus. As cidades de Ecrom a Gate que os filisteus haviam capturado de Israel foram devolvidas a ela, e Israel libertou o território vizinho do poder dos filisteus. E houve paz entre Israel e os amorreus. ( 1 Samuel 7:13-14 )

Agora, por favor, entenda. Isso não significa que quando você voltar para Deus todos os seus problemas desaparecerão de repente. Os cristãos passam por momentos difíceis como todos os outros. Mas significa que Deus retirará de você sua mão disciplinadora. E significa que Deus estará lá para ajudá-lo com suas dificuldades. Você ainda pode sofrer as consequências das más decisões que tomou enquanto não andava com Deus, mas também verá algumas mudanças positivas em sua vida.

Você também experimentará o que gosto de chamar de “efeito cascata” da obediência. O efeito cascata é simplesmente este. Quando você coloca uma parte da sua vida em ordem com Deus, as outras partes também começam a se unir. Os israelitas experimentaram o efeito cascata. Quando retornaram para Deus, não apenas foram libertados do poder dos filisteus, mas também houve paz com os amorreus. Os filisteus viviam fora das fronteiras de Israel. Os amorreus eram aqueles grupos de pessoas que ainda viviam dentro das suas fronteiras e que nunca tinham sido desenraizados.

E assim os israelitas experimentaram tanto a libertação de forças externas como a paz dentro das suas fronteiras. Houve um efeito cascata de mudança positiva. Ao retornar para Deus, você também experimentará o efeito cascata, à medida que as várias partes da sua vida começarem a voltar ao lugar.

C. Viver isso em sua rotina diária

E então o terceiro aspecto do crescimento cristão é vivê-lo na sua rotina diária. Vemos isso ilustrado para nós na vida de Samuel nos versículos 15-17:

Samuel continuou como juiz de Israel todos os dias da sua vida. De ano em ano ele fazia um circuito de Betel a Gilgal e a Mispá, julgando Israel em todos esses lugares. Mas ele sempre voltava para Ramá, onde era sua casa, e lá também julgava Israel. E edificou ali um altar ao Senhor. ( 1 Samuel 7:15-17 )

Samuel tinha acabado de liderar Israel através de um momento dramático de retorno a Deus. O povo respondeu à sua liderança. Eles se arrependeram de sua idolatria e confiaram no Senhor. Deus os livrou dos filisteus com um forte trovão vindo do céu. Eles ergueram uma pedra como marcador de seu progresso. Esta deve ter sido uma experiência de montanha para Samuel. Ele provavelmente pensou: “Uau, Deus, isso foi incrível! Isso foi tão emocionante! O que você tem para mim a seguir?

Bem, o que Deus tinha para ele a seguir era a rotina diária de julgar Israel. Ano após ano, Samuel percorreu um circuito de Betel a Gilgal e Mispá, julgando o povo de Israel. Ele terminaria o circuito, voltaria para sua casa em Ramá e então começaria tudo de novo. Betel, Gilgal, Mispá, Ramá. Betel, Gilgal, Mispá, Ramá. Julgue as pessoas, comece de novo. Betel, Gilgal, Mispá, Ramá.

As experiências no topo da montanha são ótimas. Mas não vivemos na montanha. Ninguém mora na montanha. Geralmente moramos no vale. Uma coisa é servir a Deus nos momentos dramáticos da vida. Outra coisa é servi-lo dia após dia nas rotinas diárias da vida. Mas é isso que somos chamados a fazer. Levante-se todas as manhãs, leia minha Bíblia, faça minhas orações. Vá para o trabalho ou para a escola, ame as pessoas que Deus colocou ao meu redor, faça um bom trabalho, volte para casa. Ame minha família, ame meus vizinhos, ame minha igreja. Tente fazer tudo para a glória de Deus. Levante-se na manhã seguinte e faça tudo de novo.

Nem sempre é glamoroso ou mesmo excitante crescer como cristão. Mas vale a pena. É a única coisa que faz a vida valer a pena. E é para isso que Deus nos chamou.

CONCLUSÃO: 

Os israelitas esperaram vinte anos desde o momento em que recuperaram a arca antes de retornarem ao Senhor. Vinte anos! Tenho certeza de que eles não pretendiam esperar tanto tempo. Mas os anos sempre escapam de você quando você não faz nada. Ninguém nunca diz: “Vou esperar até o próximo ano para voltar para Deus”. Eles apenas dizem: “Hoje não”. Mas depois de algum tempo, todos aqueles “hoje não” começam a somar semanas, meses e até anos, se não tomarmos cuidado.

Você se afastou de Deus? Quanto tempo faz? Se já passou um dia, é muito tempo. É hora de voltar. É hora de voltar para casa. É hora de voltar para o Senhor.


Por Diego Gonçalves

Gostou deste post? Então compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também possam aprender mais sobre o assunto. E não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter para receber mais conteúdo como este. Até a próxima!

© Todos os direitos reservados à BibliadeEstudos.com.br

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *