white book page on white textile
| |

Levítico 26.13 – Eu Sou O Senhor, Seu Deus

Levítico 26:13 NVT
Eu sou o SENHOR, seu Deus, que os tirou da terra do Egito para que não fossem mais escravos. Quebrei o jugo de servidão que vocês carregavam sobre o pescoço e os fiz andar de cabeça erguida.”
Castigos pela desobediência

Enquanto Israel estava acampado no Monte Sinai, e durante os anos de peregrinação no deserto, Deus lhes deu uma série de ordens. Esses mandamentos eram os termos da aliança estabelecida no Sinai entre o Senhor Deus e Israel. E neste capítulo 26 do Levítico, Deus compartilha as consequências para a obediência e desobediência a esses mandamentos.

Neste capítulo, Deus faz duas declarações condicionais. Ele diz ao povo que, se obedecerem às suas ordens (Lv. 26:3), então experimentarão a sua bênção (Lv. 26:4-12). Mas se eles não cumprirem Suas ordens e violarem Sua aliança (Lv. 26:14-15), então Deus os puniria por sua desobediência (Lv. 26:16-39).

Mas o que deu a Deus o direito de estabelecer ordens e esperar que Israel as seguisse? Este versículo 13 nos fornece a resposta. Ele é o SENHOR, e era o Deus deles. Aquele que os havia livrado da escravidão e da opressão no Egito. E que lhes permitira andar como pessoas livres de cabeça erguida. Ele tinha o direito por causa de quem ele era. E por causa do que ele tinha feito por eles.

O que Deus disse a Israel há mais de 3000 anos também é verdade para mim. Ele é o SENHOR, meu Deus. E ele me livrou da escravidão do pecado e da destruição vindoura. Estou livre por causa do que ele fez por mim. E minha resposta deve ser andar em fiel obediência a Ele. Se o fizer, posso esperar as bênçãos Dele em minha vida. Se eu falhar, devo esperar sua disciplina corretiva. Quanto melhor experimentar sua bênção do que sua disciplina?

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *