Conversões Convetidos A Jesus

A Conversão de Duncan Mathieson: Um Evangelista Escocês Dedicado

Duncan Mathieson, um evangelista escocês dedicado e talentoso, viveu uma vida marcada por uma busca intensa por significado e salvação. Sua jornada de fé é uma poderosa lembrança do poder transformador do Evangelho.

Primeiros Anos e Convicção

Mathieson, em sua juventude, era conhecido por “semear a sua aveia selvagem”, ou seja, viver de maneira desregrada. Certa vez, seu ministro sugeriu que ele e dois companheiros se juntassem à Igreja. Sua resposta foi clara e direta:

“Eu não sou convertido, e você sabe disso. G____ não é convertido, nem D_____. Estamos à beira do precipício e você quer nos empurrar. Você nos faria ir à mesa do Senhor em nossos pecados e, depois, oraria pelos comunicantes indignos no domingo à noite.”

O Encontro com a Palavra

Uma noite de domingo, enquanto ouvia um discurso despertar, sua consciência o atormentou de tal maneira que ele saiu do prédio dizendo:

“Não posso suportar isso. Se eu devo vir aqui, preciso ser convertido.”

A flecha da convicção o atingiu profundamente quando ouviu a pregação fiel e penetrante do Dr. A. A. Bonar sobre Êxodo 34:6-7:

“O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade, que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, e que de modo algum terá por inocente o culpado.”

A Busca pela Salvação

Mathieson inicialmente tentou trabalhar para sua salvação. Ele ainda não havia aprendido que a salvação não pode ser obtida como recompensa por méritos; que a vida eterna é um “presente” e não pode ser comprada. Diariamente, ele lia capítulos da Bíblia, apresentava orações e fazia votos. Ao subir a escada de setenta degraus para seu alojamento, ele orava a cada passo. Ele percebeu nas Escrituras que os pecadores são salvos pela graça através da fé. No entanto, ele imaginava que a fé era algo meritório e clamava:

“Fé, fé, como posso obtê-la?”

A Revelação da Fé

Mathieson não compreendia que a fé é a aceitação do testemunho, seja humano ou divino; que é a mão vazia que aceita o presente; o olho da alma que se desvia de si mesmo para Cristo, carregando o julgamento devido ao pecado. Em um estado de profunda ansiedade espiritual, ele voltou para sua cidade natal, Huntly. Muitas pessoas o consideravam louco devido à sua intensa busca por respostas.

Finalmente, em 10 de dezembro de 1846, enquanto meditava sobre João 3:16, ele teve uma revelação transformadora:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Ele percebeu que Deus o amava e que “todo aquele” significava qualquer pessoa, incluindo ele mesmo. Com essa compreensão, seu fardo caiu e ele foi salvo.

Legado

Duncan Mathieson dedicou o restante de sua vida à evangelização, compartilhando as boas novas do Evangelho. Sua história é um testemunho poderoso de como Deus pode transformar vidas através da fé em Jesus Cristo.

Palavras-chave: Duncan Mathieson, evangelista escocês, fé cristã, salvação, transformação espiritual, pregação, graça divina.

A vida de Duncan Mathieson é um exemplo inspirador de como a busca sincera pela verdade pode levar à descoberta da graça salvadora de Deus. Sua dedicação ao Evangelho continua a inspirar muitos até hoje.

Fontes:

  1. Christian History – Duncan Mathieson
  2. Biography – Duncan Mathieson

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *