Teologia Sistemática
|

A Doutrina do Espírito Santo

A Doutrina do Espírito Santo

O Espírito Santo é o membro da Trindade menos compreendido e comentado. No entanto, ele é de vital importância para a nossa vida como cristãos. Deus Pai parece ser o foco do Antigo Testamento, enquanto Deus Filho é o foco do Novo Testamento. Mas, desde o Pentecostes, é o Espírito Santo que tem estado mais ativo. O Espírito Santo trabalha no mundo para trazer convicção de pecado. Ele também age dentro dos crentes, trabalhando na nossa santificação e nos mantendo conectados a Deus.

Muito do debate inicial em círculos teológicos dizia respeito à natureza da Trindade e à natureza dual de Jesus. Não havia muito debate especificamente sobre o Espírito Santo, embora ele fosse geralmente considerado um membro da Divindade. Ao longo de grande parte da história da igreja, o Espírito Santo não foi enfatizado porque não havia muito foco nos aspectos experienciais do cristianismo. Mas a Reforma Protestante colocou uma nova ênfase no Espírito Santo, tanto na administração da graça de Deus ao crente quanto na ajuda para entender as Escrituras. Mais recentemente, o surgimento do Pentecostalismo tem focado a atenção no Espírito Santo.

A Pessoa do Espírito Santo

Sua Divindade

Não há passagens na Bíblia que digam diretamente que o Espírito Santo é Deus. Mas há várias que implicam isso diretamente. Entre elas está Atos 5:3-4, onde Pedro confronta Ananias sobre o dinheiro que ele trouxe aos apóstolos. Ele pergunta: “como você pôde concordar em testar o Espírito do Senhor?” E depois diz a ele: “Você não mentiu aos homens, mas a Deus.” Nesta passagem, vemos Pedro usando o Espírito Santo e Deus de forma intercambiável.

Em Mateus 28:19, 2 Coríntios 13:14 e 1 Pedro 1:2, vemos os três membros da Trindade mencionados juntos. E o interessante sobre essas três passagens é que elas não usam a mesma ordem. Em Mateus, é Pai, Filho e Espírito Santo. Em 1 Coríntios, é Senhor Jesus Cristo, Deus e Espírito Santo. E em 1 Pedro, é Deus Pai, o Espírito e Jesus Cristo. Os escritores do Novo Testamento parecem não ter problemas em equacionar o Espírito Santo como Deus.

Sua Personalidade

Há uma tentação de ver o Espírito Santo como uma força impessoal, algo como a Força em Star Wars. Mas o Espírito Santo não é uma força impessoal que está em ação no mundo hoje. Ele é tanto uma pessoa quanto Deus Pai e Deus Filho.

Em Efésios 1:14, Paulo diz do Espírito Santo: “que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus”. O Espírito Santo é um “quem”, não um “o quê”.

Em João 14:26; João 15:26; e João 16:7, Jesus fala sobre o Espírito Santo como nosso Paráclito, traduzido como advogado ou consolador. E em João 14:16, ele diz aos seus discípulos que lhes daria outro advogado. Jesus iria enviar alguém como ele mesmo para estar com eles. Se Jesus era uma pessoa, então o prometido Espírito Santo também seria uma pessoa.

O Credo Niceno

O Credo Niceno foi modificado em 381 no Concílio de Constantinopla para abordar o Espírito Santo. A adição tornou-se a posição ortodoxa sobre o Espírito Santo para todas as igrejas Ortodoxa, Católica Romana e Protestante. A expressão “e do Filho” na primeira linha não é aceita pelas igrejas Ortodoxas. Mas, fora isso, elas estão de acordo.

Cremos no Espírito Santo, o Senhor, o doador da vida, que procede do Pai e do Filho.
Com o Pai e o Filho ele é adorado e glorificado.
Ele falou através dos profetas.

A Obra do Espírito Santo

No Antigo Testamento

O nome “Espírito Santo” não é usado com frequência no Antigo Testamento. Mais frequentemente, o Espírito de Deus é usado para se referir a ele. Gênesis 1:2 é um exemplo disso, onde vemos que “o Espírito de Deus pairava sobre as águas.”

Falando Através dos Profetas

O Espírito Santo esteve envolvido no ministério dos profetas no Antigo Testamento. Em Ezequiel 2:2, o profeta diz: “Enquanto ele falava, o Espírito entrou em mim e me pôs em pé, e ouvi aquele que me falava.” E em 2 Pedro 1:21, Pedro nos diz que “pois a profecia jamais teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.”

Capacitando para o Serviço

No Antigo Testamento, também encontramos o Espírito Santo envolvido em capacitar pessoas para o serviço. Deus, em Êxodo 31:2-3, diz: “Escolhi Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi com o Espírito de Deus, com habilidade, inteligência e conhecimento, e com todo tipo de habilidade.” E em Gênesis 41:38, Faraó diz de José: “Será que vamos achar alguém como este homem, em quem está o espírito de Deus?”

Presença Interior

O Espírito Santo também habita em pelo menos algumas pessoas no Antigo Testamento. No salmo de arrependimento de Davi, Salmo 51:11, ele clama a Deus: “Não me expulses da tua presença, nem retires de mim o teu Santo Espírito.” Não parece que o Espírito Santo estava dentro de todos os membros da comunidade. Mas ele trabalhava dentro daqueles que Deus havia ungido para uma tarefa especial.

Na Vida de Jesus

Na sua encarnação, Jesus viveu como um homem humano e foi dependente do Espírito Santo. O Espírito Santo esteve envolvido em sua concepção (Lucas 1:35), veio sobre ele no seu batismo (João 1:32), o levou ao deserto onde foi tentado (Mateus 4:1), depois o conduziu à Galileia (Lucas 4:14) e permitiu que ele expulsasse demônios (Mateus 12:28).

Na Vida do Crente

A obra do Espírito Santo é mais óbvia na vida do crente. O Espírito Santo é a presença de Deus dentro de nós, que nos capacita a viver a vida para a qual somos chamados. No período do Antigo Testamento, o Espírito Santo parecia trabalhar na vida de apenas algumas pessoas. Em contraste, agora o Espírito Santo habita em todos os crentes, desde o momento da sua salvação até o fim de suas vidas.

Convicção

O Espírito Santo começa sua obra em nós trazendo a convicção do pecado. Jesus, em João 16:8-11, ensinou que o Espírito Santo convenceria o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Aqueles que responderam a essa convicção e se renderam ao senhorio de Jesus experimentariam a regeneração, ou novo nascimento, desta vez do Espírito (João 3:5-8).

Capacitação

Por conta própria, sou fraco e incapaz de ser a pessoa que Deus quer que eu seja. Mas não sou deixado para realizar essa tarefa sozinho; o Espírito Santo me é dado para me capacitar a essa tarefa. Em Atos 1:8, Jesus diz aos seus discípulos que eles “receberiam poder quando o Espírito Santo viesse sobre eles”, e então eles poderiam proclamá-lo até os confins da terra. Paulo, em 2 Timóteo 1:7, diz a Timóteo que o Espírito Santo “nos dá poder, amor e autocontrole”. À medida que confio no poder do Espírito Santo em minha vida, sou capacitado a servir a Deus.

Ensino

Como ser humano finito, sou limitado em minha capacidade de entender as coisas de Deus. Mas Jesus nos prometeu que “o Espírito Santo… ensinará todas as coisas e fará lembrar tudo o que eu lhes disse” (João 14:26). O Espírito Santo é nosso mestre, nos instruindo nos caminhos de Deus. Em 1 Coríntios 2:6-16, Paulo nos disse que é o Espírito Santo que nos instrui nas coisas de Deus com palavras que podemos entender. A verdade espiritual é acessível a nós através da obra do Espírito Santo.

Intercessão

Também sou limitado em minha capacidade de orar. Muitas vezes não sei nem o que há em meu próprio coração ou como expressar a Deus o que preciso. Aqui também o Espírito Santo vem ao nosso auxílio. Em Romanos 8:26-27, Paulo nos diz que “da mesma forma, o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. Pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a mente do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.” O Espírito Santo serve como nosso advogado diante do trono de Deus.

Capacitação para Viver

O Espírito Santo nos capacita a viver vidas santas. O oitavo capítulo de Romanos, especialmente os primeiros

17 versículos, enfatiza a importância de viver pelo Espírito. O Espírito nos ensina e nos capacita a viver como filhos de Deus. E Paulo diz nesta passagem que “os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” O Espírito Santo nos guiará, mas ainda assim devemos segui-lo. Devemos “pelo Espírito… fazer morrer os atos do corpo.” Se fizermos isso, experimentaremos a vida verdadeira.

Ser guiado pelo Espírito produzirá alguma evidência tangível em nossas vidas. Em Gálatas 5:22-23, Paulo diz que “o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” Embora essas características sejam encontradas na maioria das pessoas, o Espírito Santo ajudará essas virtudes a crescer e dar frutos.

Capacitação para o Serviço

E, finalmente, o Espírito Santo nos capacita para o serviço no reino. 1 Coríntios 12 trata da capacidade dentro do corpo de Cristo. No versículo sete, Paulo nos diz que “a cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum” e depois segue com uma lista de exemplos dos dons dados a diferentes pessoas dentro do corpo pelo Espírito. Há dois pontos importantes feitos no versículo. Primeiro é que o Espírito Santo dá “a cada um”; todos nós somos dotados de alguma forma para servir. O segundo ponto importante neste versículo é que os dons são “dados para o bem comum”; não sou dotado para minha própria vantagem, mas para a vantagem do corpo como um todo.

A Questão das Línguas

Uma das perguntas frequentemente feitas sobre a atuação do Espírito Santo hoje diz respeito ao dom de falar em línguas. Este é um dom que ainda está disponível hoje, ou já cessou?

Cessacionismo

Para aqueles que veem as línguas como não mais operativas hoje, 1 Coríntios 13:8 é fundamental. Embora seja difícil dizer a partir de muitas traduções modernas, o verbo relacionado às línguas é diferente do verbo usado para profecia e conhecimento. O tempo dos verbos também é diferente. Isso leva alguns a acreditar que um cessou enquanto os outros dois cessarão. A NASB torna pelo menos as diferenças verbais óbvias: “O amor nunca falha; mas se há dons de profecia, serão abolidos; se há línguas, cessarão; se há conhecimento, será abolido.” O problema de entender este versículo dessa maneira é que, no capítulo seguinte, Paulo está afirmando falar em línguas mais do que todos eles. Portanto, parece que, na época da escrita de 1 Coríntios, esse dom ainda não havia cessado.

Sinais Usados para Estabelecer a Igreja

Outra passagem usada para provar a cessação das línguas é Hebreus 2:3-4: “Esta salvação, que foi primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram. Deus também testemunhou com sinais, maravilhas e vários milagres, e por dons do Espírito Santo distribuídos segundo sua vontade.” Todos esses sinais, bem como as línguas, foram necessários até que a igreja fosse estabelecida, e depois foram removidos. Acho que este é um argumento melhor, mas também argumentaria que os milagres não estão mais acontecendo.

Praticado por Não-Cristãos

O terceiro argumento contra as línguas é que falar em línguas também é praticado por grupos não-cristãos. Fui exposto a um culto durante meus dias na Marinha que ensinava as pessoas a falar em línguas; era aprendido, não um dom. Mas só porque outros fazem isso não significa que seja errado para nós. Os não-cristãos também cantam, ensinam, proclamam, etc.

Continuacionismo

1 Coríntios 12 e 1 Coríntios 14 são as passagens principais usadas para apoiar as línguas. As línguas são identificadas como um dom de Deus (1 Cor. 12:28), Paulo expressa seu desejo de que todos falassem em línguas (1 Cor. 14:5) e estava agradecido por falar em línguas mais do que todos os demais (1 Cor. 14:18). Não há nada nas Escrituras que ensine explicitamente que o dom de línguas foi apenas para uma duração limitada. E elas parecem ter sido muito parte da vida da igreja primitiva. Pelo menos em Corinto.

Não vejo razão para não aceitar as línguas como um dom viável hoje. Desde que as orientações que Paulo dá no capítulo 14 de 1 Coríntios sejam seguidas. As línguas não devem ser praticadas publicamente sem um intérprete. Apenas um número limitado deve falar publicamente. E as línguas não devem ser usadas como um sinal de avanço na fé, uma chamada segunda bênção.


Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *