Teologia Sistemática
|

A Doutrina do Pecado

A Doutrina do Pecado

A doutrina do pecado é importante porque está no coração do que está errado no mundo hoje. O pecado nos separa do nosso criador, causa conflito entre as pessoas e prejudica o meio ambiente que devemos cuidar. Mas o que é pecado? A palavra em inglês ‘sin’ é traduzida de várias palavras gregas e hebraicas. É usada de duas maneiras diferentes. A primeira se refere a uma ação contrária à vontade de Deus. A segunda maneira é como um sinônimo de algum aspecto da nossa natureza humana.

Natureza Humana

Ações externas impróprias são o aspecto mais visível do pecado. Mas não são tão significativas quanto a natureza pecaminosa que todos os humanos nascem e vivem a vida toda. Em Salmos 51:5, Davi diz que ele “foi pecador ao nascer, pecador desde que minha mãe me concebeu”. Claramente, Davi não estava pecando enquanto estava no ventre. Mas sua natureza pecaminosa já fazia parte dele naquele momento. E em Romanos 7:18, Paulo expressa que “em mim, isto é, na minha natureza pecaminosa, não habita bem algum”. A natureza pecaminosa não faz, e não pode fazer, o que é agradável a Deus.

Depravação Total

Os Reformadores Protestantes expressaram isso como depravação total ou inabilidade total. Isso não significa que somos tão maus quanto poderíamos ser. Mas somos incapazes de fazer qualquer coisa que seja verdadeiramente boa e que agrade a Deus. Em Romanos 3:9-20, Paulo deixa claro que ninguém faz o que é certo ou bom, concluindo no versículo 20 com: “Portanto, ninguém será declarado justo diante de Deus baseando-se na obediência à Lei; pelo contrário, é mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado”.

Essa natureza é às vezes chamada de ‘carne’, ‘natureza pecaminosa’ ou simplesmente ‘pecado’. Mas em todos os casos, refere-se a algo que é parte inata de nós como humanos. Não é algo que podemos superar ou erradicar de nossas vidas. Nascemos com isso, viveremos com isso e morreremos com isso. À parte do trabalho de Deus em nossas vidas, o pecado será nosso mestre.

Fonte da Natureza Pecaminosa

De onde vem essa natureza pecaminosa? No terceiro capítulo de Gênesis, encontra-se o relato da queda do homem. Tudo no jardim estava disponível para comida, exceto o fruto de uma árvore, a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Adão foi avisado de que morreriam se comessem desse fruto. E, claro, comeram e foram expulsos do jardim e da Árvore da Vida. Mas não morreram naquele dia; pelo menos não fisicamente. Mas o estado de inocência em que foram criados acabou, substituído pelo pecado. Romanos 5:12 diz que “o pecado entrou no mundo por um homem”. E essa natureza tem sido herdada por toda a humanidade desde então.

Quer se aceite ou não o relato de Gênesis como literal, fica claro que a natureza pecaminosa que carregamos agora não era como fomos criados. Pelo contrário, é o resultado da nossa rebelião contra Deus. Uma rebelião que amaldiçoou toda a humanidade, incluindo os inocentes.

De Acordo com o Plano de Deus

Antes da criação, o criador onipotente e onisciente sabia qual seria a condição da humanidade. Antes de Deus criar o universo, Ele sabia que a humanidade cairia em pecado e se afastaria dEle. Claramente, Deus não foi surpreendido pelo nosso pecado e havia planejado lidar com isso antes da criação. 1 Pedro 1:20 diz que nossa redenção foi pelo sangue de Jesus, que “foi escolhido antes da criação do mundo”. De alguma forma, que não nos é clara, o plano de Deus para a criação incluía a redenção da humanidade pecaminosa. O fato de termos caído em pecado não foi uma tragédia, mas uma parte integrante do plano de Deus.

Mas como exatamente nossa queda foi escrita no plano de Deus é uma questão que gera muito debate. E como se responde a essa questão gira em torno de como se entende a soberania de Deus. A soberania de Deus exige que tudo o que acontece seja de acordo com seu comando ou decreto explícito? Ou Deus pode ser soberano mesmo permitindo que uma parte de sua criação aja de maneira algo autônoma? Em outras palavras, tudo acontece de acordo com a vontade explícita de Deus? Ou Deus permite que algumas coisas aconteçam para conceder livre-arbítrio à humanidade?

Responsabilidade pelo Pecado

Se você acredita que tudo acontece, seja direta ou indiretamente, de acordo com a vontade de Deus, então a conclusão lógica é que o pecado da humanidade e a queda subsequente foram decretados por Deus. Isso realmente faz Deus responsável pelo nosso pecado. Mas isso parece incompatível com Tiago 1:13, onde se diz que Deus não é tentado pelo mal e não tenta ninguém. Também parece contrário à bondade da natureza de Deus.

A alternativa é que, ao dar livre-arbítrio limitado à humanidade, Ele permite que desobedeçamos a Ele. Isso transfere a responsabilidade pelo pecado para a humanidade e mantém a integridade da natureza de Deus como boa e amorosa. Claramente, a Escritura coloca esmagadoramente a responsabilidade pelo pecado aos pés da humanidade. Portanto, essa abordagem parece preferível para mim.

Pecado como Nosso Adversário

Nossa natureza pecaminosa não é apenas uma parte de nós. A Escritura retrata o pecado como estando em conflito conosco. Gênesis 4:7 apresenta uma imagem muito interessante do pecado. Quando Deus aconselha Caim antes de ele matar seu irmão, Ele diz que “se você não fizer o que é certo, o pecado estará à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo.” O pecado é retratado aqui como uma força externa buscando a destruição de Caim. Uma força que ele é instruído a dominar, a manter sob controle.

Em Romanos 7:14-25, Paulo fala sobre uma batalha interna com o pecado, com o pecado forçando-o a agir contra seus desejos. E então, em Romanos 8:5, ele diz: “Os que vivem segundo a carne têm a mente voltada para o que a carne deseja; mas os que vivem de acordo com o Espírito, para o que o Espírito deseja.” Minha mente pode estar voltada para o que o pecado deseja, ou para o que o Espírito Santo deseja. Como crente, cuja vontade foi libertada para buscar e servir a Deus, posso controlar a natureza pecaminosa dentro de mim, obedecendo a Deus em vez disso.

Transmissão da Natureza Pecaminosa

Como exatamente essa natureza pecaminosa é passada de pai para filho é desconhecido. Está de alguma forma contida no DNA? Existe uma parte não corporal da humanidade, a alma, que também é passada de pai para filho? Ou é simplesmente imputada a cada um de nós ao nascer, ou antes? Todas essas visões têm sido defendidas, e ainda são. Mas a Escritura é silenciosa sobre o assunto, e assim nada definitivo pode ser dito em relação a como herdamos uma natureza pecaminosa.

Atos Imorais

Existem várias palavras na Bíblia usadas para descrever o pecado. A mais comum dessas palavras é hamartia, uma palavra grega que significa errar o alvo. Este é um termo de arquearia e é visto com esse uso em Juízes 20:16. Aqui encontramos 700 soldados que “podiam atirar uma pedra a um cabelo e não errar”. Existe um padrão que devemos seguir, e falhar em atender a esse padrão é pecado. Esta palavra, e seu equivalente hebraico, são usadas mais de 900 vezes na Bíblia. Outras palavras usadas na Bíblia para descrever a natureza do pecado incluem transgressão, iniquidade, rebelião, traição, perversão e abominação.

Pecado de Comissão

Na maioria das vezes, quando o pecado é usado como um ato específico da natureza pecaminosa, refere-se a um ato de comissão. É algo que eu fiz que é contrário à vontade de Deus. Em Romanos 5:14, Paulo expressa claramente essa ideia do pecado como sinônimo de quebrar a lei; “… mesmo sobre aqueles que não pecaram quebrando um mandamento…”. Ao longo da Bíblia, existem inúmeros relatos de pessoas condenadas porque desobedeceram à lei ou alguma outra instrução de Deus. E no uso cotidiano da palavra, geralmente se refere a uma ação que consideramos errada.

Pecado de Omissão

Uma maneira menos óbvia de pecar é não fazendo o bem que sabemos que deveríamos fazer. Este é o pecado de omissão. Tiago 4:17 descreve essa forma de pecado como “Portanto, se alguém sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado”. Se eu sei que deveria fazer algo, mas me recuso a fazer, não é realmente diferente do pecado de comissão descrito acima. Falhar em atingir o alvo que Deus estabeleceu para nós é uma falha. Não importa se atiramos longe demais ou não o suficiente. E esse pecado de omissão não é apenas não fazer algo que a Bíblia nos diz que devemos fazer. É também não seguir a direção do Espírito Santo.

A Terceira Maneira

Muitas vezes, posso me sentir confiante de que minhas ações são aceitáveis para Deus porque não violam nenhuma diretiva conhecida. Mas é possível que, mesmo fazendo o bem, eu possa estar pecando? Eu acredito que sim. Se o pecado é errar o alvo, e eu não estou fazendo o que Deus quer de mim, então estou pecando. Mesmo se o que estou fazendo é bom. Se não é o que Deus quer que eu esteja fazendo, ou se é com os motivos errados, então é pecado.

As Consequências do Pecado

A Bíblia é clara que há consequências para nossos pecados. Em Romanos 1:18, Paulo diz: “A ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça.” Gostamos de minimizar a seriedade de nossos pecados. Mas a Bíblia é clara que todo pecado é contra Deus (Salmos 51:4), e experimentar a ira de Deus é o resultado. Há consequências a pagar quando nos rebelamos contra Deus; não podemos esperar ignorar seu governo impunemente.

A Morte é a Pena pelo Pecado

Embora possamos não gostar, esperamos ser punidos quando desobedecemos nossos pais, quando violamos a política da empresa ou quando quebramos a lei. Quanto mais quando desobedecemos a lei de Deus, seja ela escrita em nossos corações ou em papel? Em Gálatas 6:8, Paulo nos diz: “Quem semeia para agradar à sua carne, da carne colherá destruição; quem semeia para agradar ao Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.” O castigo pela desobediência é a destruição. Quando eu peco, as consequências desse pecado são para sempre, ao contrário da punição que meus pais, empresa ou estado podem me impor.

Em Romanos 6:23, Paulo nos diz que “o salário do pecado é a morte”. O que ganho com meu pecado é a morte. Neste caso, a morte é definida como separação eterna de Deus. Jesus se descreve como “o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6). Se Jesus é vida, e o pecado nos traz a morte, então segue-se que o pecado leva à separação de Cristo, à morte espiritual eterna.

E os Bebês?

Para um adulto normal que toma suas próprias decisões, faz sentido que enfrentem algum tipo de consequência por suas ações. Mas e os bebês ou os mentalmente incompetentes? Eles enfrentam a mesma penalidade que aqueles que estão cientes de seu pecado e suas consequências?

A Escritura é realmente silenciosa sobre o destino dos bebês. A passagem principal que muitos usam para apoiar a salvação infantil não aborda realmente a questão, na minha opinião. 2 Samuel 12:23 é talvez a passagem favorita sobre bebês. Aqui Davi, referindo-se ao seu filho morto, diz que ele irá para onde o filho está, mas o filho não pode voltar para Davi. Para onde o filho foi? Para Sheol, ou a sepultura, o lugar onde todos os mortos vão no Antigo Testamento. Sheol não era o céu, nem o inferno. Davi esperava acabar com os mortos quando morresse, no mesmo lugar que seu filho.

A Idade da Responsabilidade

A Bíblia distingue entre aqueles que sabem o certo do errado e aqueles que não sabem. Deuteronômio 1:39, Isaías 7:15-16 e Jonas 4:11 mencionam crianças que não são velhas o suficiente para distinguir o certo do errado. A idade em que desenvolvem sua bússola moral varia de criança para criança, mas geralmente chamamos isso de idade da responsabilidade. Esta é a idade além da qual são responsáveis por suas ações.

Romanos 5:13 diz que “o pecado não é levado em conta quando não há lei”. Isso provavelmente inclui a lei da consciência. E isso pode ser interpretado como uma indicação de que um bebê não sofrerá por seu pecado. Mas o próximo versículo diz que a morte reina mesmo quando não há lei. Acredito que este é um daqueles lugares onde é melhor simplesmente confiar que Deus fará o que é certo e melhor.

A Cura para o Pecado

Até este ponto, analisamos a criação, o Deus que criou, a Bíblia que Ele nos deu, a humanidade e a doutrina do pecado. Parece sem esperança para a humanidade. Mas o Deus que nos criou sabia de nossa condição e tem uma resposta. Ao olharmos para o trabalho de Jesus, do Espírito Santo e da salvação, encontraremos a resposta de Deus para nosso problema.


Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *