Como Ter Certeza Da Salvação Em Cristo
| |

Como ter certeza da salvação em Cristo?

Você já se sentiu inseguro sobre a sua salvação? Você já duvidou se Deus realmente te ama e te aceita como seu filho? Você já se perguntou se você está fazendo o suficiente para agradar a Deus e garantir o seu lugar no céu?

Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, saiba que você não está sozinho. Muitos cristãos, em algum momento da sua caminhada com Deus, passam por momentos de incerteza, medo e angústia sobre a sua salvação. Mas isso não precisa ser assim. Deus não quer que vivamos na dúvida, mas na certeza do seu amor e da sua graça.

Neste post, vamos ver como podemos ter a segurança da nossa salvação em Cristo, baseados na Palavra de Deus e no testemunho de um grande evangelista do século XIX, Dwight L. Moody.

Quem foi Dwight L. Moody?

Dwight L. Moody foi um evangelista e editor norte-americano que fundou a Igreja Moody, a Escola Northfield, a Escola Mount Hermon em Massachusetts (agora chamada Escola Northfield Mount Hermon), o Instituto Bíblico Moody e a Moody Press2. Ele é considerado um dos maiores pregadores da história, tendo alcançado milhões de pessoas com a mensagem do evangelho nos Estados Unidos e na Europa.

Moody nasceu em uma família pobre e numerosa, e perdeu o pai aos quatro anos de idade. Aos 17 anos, ele se mudou para Boston para trabalhar em uma loja de sapatos, onde se converteu ao cristianismo através do seu professor de escola dominical, Edward Kimball. Ele se mudou para Chicago, onde começou a trabalhar com a evangelização de crianças carentes e soldados da Guerra Civil. Ele se casou com Emma Revell, com quem teve três filhos2.

Moody se tornou famoso por suas campanhas evangelísticas, nas quais pregava com um estilo dinâmico e simples, usando ilustrações e histórias para atrair a atenção das multidões. Ele se associou com o cantor Ira Sankey, que o acompanhava com hinos e corais. Juntos, eles viajaram pelos Estados Unidos e pela Grã-Bretanha, causando um grande impacto na vida de muitas pessoas. Moody também fundou diversas instituições cristãs, que continuam ativas até hoje, com o objetivo de ensinar a Bíblia e formar líderes para a obra de Deus.

O que Moody nos ensina sobre a salvação?

Uma das histórias mais conhecidas sobre Moody é a de um homem que foi falar com ele, dizendo que estava preocupado porque não se sentia salvo. Moody perguntou: “Noé estava seguro na arca?” “Certamente ele estava”, respondeu o homem. “Bem, o que o deixou seguro, seu sentimento ou a arca?” O inquiridor entendeu o ponto. “Não são os meus sentimentos que salvam, mas Cristo” 3.

Essa história nos mostra uma grande verdade: a nossa salvação não depende dos nossos sentimentos, mas de Cristo. Muitas vezes, nós nos deixamos levar pelas nossas emoções, que são instáveis e variam de acordo com as circunstâncias. Mas os nossos sentimentos não são a base da nossa fé, nem o critério para medir a nossa relação com Deus. A nossa fé se baseia na Palavra de Deus, que é imutável e fiel. E a nossa relação com Deus se baseia na obra de Cristo, que é perfeita e completa.

A Bíblia nos ensina que nós somos salvos pela graça, por meio da fé, e não por obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2:8-9). A graça é o favor imerecido de Deus, que nos oferece o perdão dos nossos pecados e a vida eterna, por causa do sacrifício de Jesus na cruz. A fé é a confiança em Deus e na sua promessa, que nos leva a aceitar o seu dom e a nos entregar a ele. As obras são o resultado da nossa salvação, e não a causa dela. Elas são a expressão do nosso amor e gratidão a Deus, e não o meio de ganhar o seu favor.

Portanto, nós não somos salvos pelo que fazemos, mas pelo que Cristo fez por nós. Nós não somos salvos pelo que sentimos, mas pelo que Cristo é para nós. Nós não somos salvos pelo que merecemos, mas pelo que Cristo nos dá. Nós estamos seguros em Cristo!

Como podemos ter a certeza da nossa salvação?

Se a nossa salvação depende de Cristo, e não de nós, como podemos ter a certeza de que somos salvos? Como podemos vencer as dúvidas e os medos que às vezes nos assaltam? Como podemos ter a paz e a alegria de saber que somos filhos de Deus e que temos um lugar reservado no céu?

A resposta é simples: precisamos conhecer e crer na Palavra de Deus. A Palavra de Deus é a fonte da nossa certeza, pois ela nos revela quem Deus é, o que ele fez, o que ele promete e o que ele requer de nós. A Palavra de Deus é a verdade que nos liberta, nos transforma, nos orienta e nos consola. A Palavra de Deus é a espada do Espírito, que nos capacita a resistir ao diabo, ao mundo e à carne. A Palavra de Deus é o alimento que nos nutre, nos fortalece e nos faz crescer na graça e no conhecimento de Cristo.

Veja alguns versículos bíblicos que nos dão a certeza da nossa salvação:

  • João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
  • João 5:24: “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.”
  • João 10:27-28: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.”
  • Romanos 8:1: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”
  • Romanos 8:38-39: “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
  • 1 João 5:11-13: “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.”

Esses são apenas alguns exemplos de muitos outros que poderíamos citar. O importante é que você leia, medite, memorize e aplique a Palavra de Deus na sua vida. Quanto mais você se alimentar da Palavra, mais você terá a certeza da sua salvação. Quanto mais você se apegar à Palavra, mais você se apegará a Cristo. Quanto mais você ouvir a Palavra, mais você ouvirá a voz do Espírito Santo, que é o selo da nossa salvação (Efésios 1:13-14).

Conclusão

Neste post, vimos como podemos ter a segurança da nossa salvação em Cristo, baseados na Palavra de Deus e no testemunho de Dwight L. Moody. Vimos que a nossa salvação não depende dos nossos sentimentos, mas de Cristo. Entendemos também que a salvação é um presente de graça dado por Deus, recebido através da fé em Jesus. Portanto, ao invés de nos concentrarmos em nossos sentimentos, que podem ser voláteis, devemos focar na verdade imutável da Palavra de Deus e na obra redentora de Cristo. Ao fazer isso, podemos viver com a confiança e a paz que vem de saber que somos amados e salvos por Deus.


Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *