bible, genesis, in the beginning
| |

Gênesis 22.9-12 – O Sacrifício de Isaque

9 Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão construiu um altar e arrumou a lenha sobre ele. Em seguida, amarrou seu filho Isaque e o colocou no altar, sobre a lenha.10 Então, pegou a faca para sacrificar o filho.11 Nesse momento, o anjo do Senhor o chamou do céu: “Abraão! Abraão!”. “Aqui estou!”, respondeu Abraão. 12 “Não toque no rapaz”, disse o anjo. “Não lhe faça mal algum. Agora sei que você teme a Deus de fato. Não me negou nem mesmo seu filho, seu único filho!” (Gênesis 22.9-12, NVT)

Esse relato pode levantar muitas perguntas, especialmente porque o sacrifício de crianças é proibido em outras partes da Bíblia. No entanto, o foco aqui não está no sacrifício em si, mas na obediência e na fidelidade de Abraão a Deus. A questão é: havia algo que Abraão valorizava mais do que a Deus? Havia algo que ele não estaria disposto a abrir mão se o Senhor pedisse? Isaque era a coisa mais preciosa na vida de Abraão, pois todas as suas esperanças para o futuro estavam ligadas a ele. No entanto, Abraão estava disposto a entregá-lo ao Senhor, e Deus, em Sua bondade, o devolveu.

Agora, eu me pergunto: qual é o meu “Isaque”? Existe algo em minha vida que eu não estaria disposto a abrir mão por amor a Deus? Há algo que significa mais para mim do que Ele? Assim como Abraão, Deus me chama a sacrificar meu “Isaque”, a entregá-lo a Ele. Ele pode escolher me devolver ou não, mas, acima de tudo, Deus não quer que eu tenha ídolos em minha vida — nada que signifique mais para mim do que Ele.

Oração

Senhor Deus, ajuda-me a identificar os “Isaques” em minha vida e a entregá-los a Ti. Que eu possa confiar em Teus planos e saber que, independentemente do que acontecer, o Teu amor é o mais importante. Ensina-me a viver com um coração obediente e fiel. Amém.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *