Comentário De Gênesis

Gn 3:1-24 – Comentário Bíblico Devocional

  • Para ler mais comentários de Gênesis, clique aqui.
  • Para ler outros comentários, clique aqui.
  • Para ler devocionais, clique aqui.

Capítulo 3

3:1 Porém a serpente era astuta, mais que todos os animais do campo que o SENHOR Deus havia feito; a qual disse à mulher: Deus vos disse: Não comais de toda árvore do jardim?
3:2 E a mulher respondeu à serpente: Do fruto das árvores do jardim comemos;
3:3 Mas do fruto da árvore que está em meio do jardim disse Deus: Não comereis dele, nem o tocareis, para que não morrais.
3:4 Então a serpente disse à mulher: Não morrereis;
3:5 Mas sabe Deus que no dia que comerdes dele, serão abertos vossos olhos, e sereis como deuses sabendo o bem e o mal.
3:6 E viu a mulher que a árvore era boa para comer, e que era agradável aos olhos, e árvore cobiçável para alcançar a sabedoria; e tomou de seu fruto, e comeu; e deu também a seu marido, o qual comeu assim como ela.
3:7 E foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus: então coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
3:8 E ouviram a voz do SENHOR Deus que se passeava no jardim ao esfriar do dia: e escondeu-se o homem e sua mulher da presença do SENHOR Deus entre as árvores do jardim.
3:9 E chamou o SENHOR Deus ao homem, e lhe disse: Onde estás?
3:10 E ele respondeu: Ouvi tua voz no jardim, e tive medo, porque estava nu; e me escondi.
3:11 E disse-lhe: Quem te ensinou que estavas nu? Comeste da árvore de que eu te mandei não comesses?
3:12 E o homem respondeu: A mulher que me deste por companheira me deu da árvore, e eu comi.
3:13 Então o SENHOR Deus disse à mulher: Que é o que fizeste? E disse a mulher: A serpente me enganou, e comi.
3:14 E o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto isto fizeste, maldita serás entre todos os animais selvagens e entre todos os animais do campo; sobre teu peito andarás, e pó comerás todos os dias de tua vida:
3:15 E inimizade porei entre ti e a mulher, e entre tua descendência e a descendência dela; esta te ferirá na cabeça, e tu lhe ferirás no calcanhar.
3:16 À mulher disse: Multiplicarei em grande maneira tuas dores e teus sofrimentos de parto; com dor darás à luz os filhos; e a teu marido será teu desejo, e ele exercerá domínio sobre ti.
3:17 E ao homem disse: Porquanto obedeceste à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te mandei dizendo, Não comerás dela; maldita será a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias de tua vida;
3:18 Espinhos e cardos te produzirá, e comerás erva do campo;
3:19 No suor de teu rosto comerás o pão até que voltes à terra; porque dela foste tomado: pois pó és, e ao pó voltarás.
3:20 E chamou o homem o nome de sua mulher, Eva; porquanto ela era mãe de todos o viventes.
3:21 E o SENHOR Deus fez ao homem e à sua mulher túnicas de peles, e vestiu-as.
3:22 E disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de Nos sabendo o bem e o mal: agora, pois, para que não estenda sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva para sempre:
3:23 E tirou-o o SENHOR do jardim de Éden, para que lavrasse a terra de que foi tomado.
3:24 Lançou, pois, fora ao homem, e pôs ao oriente do jardim de Éden querubins, e uma espada acesa que se revolvia a todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.

Bíblia Livre, [s.d.], Gn 3.1-24.

Estudo Bíblico Indutivo – Gênesis 3:1-24

Observação do Texto

  1. Quem são os principais personagens da passagem?
    • A serpente, a mulher (Eva) e o homem (Adão).
  2. O que acontece na passagem?
    • A serpente engana Eva, levando-a a comer do fruto proibido. Eva compartilha o fruto com Adão, que também come. Ambos percebem que estão nus e cobrem-se com folhas de figueira. Deus os chama e eles se escondem. Deus confronta o homem, a mulher e a serpente e pronuncia maldições sobre eles.
  3. Onde e quando essa história ocorre?
    • No Jardim do Éden, após a criação do homem e da mulher por Deus.
  4. Por que a serpente é importante na passagem?
    • A serpente é importante porque representa Satanás, o enganador e tentador.
  5. Quais são as palavras-chave ou ideias-chave na passagem?
    • Serpente, comer, fruto, nu, esconder, chamado, pecado, maldição.

Interpretação do Texto

Para interpretar essa passagem, é importante considerar o contexto histórico e teológico do livro de Gênesis. O autor do livro é desconhecido, mas é atribuído tradicionalmente a Moisés. Foi escrito provavelmente durante o período do Êxodo, cerca de 1446 a.C. Os destinatários originais eram o povo de Israel, que estava prestes a entrar na Terra Prometida.

O propósito da escrita de Gênesis é estabelecer uma base teológica e histórica para o povo de Israel. O livro aborda a criação do mundo, a queda da humanidade, o dilúvio, a história de Abraão e a formação das doze tribos de Israel. No caso específico de Gênesis 3:1-24, a passagem relata a queda do homem e a entrada do pecado no mundo.

A serpente é identificada como Satanás, o inimigo de Deus, que engana Eva e a leva a desobedecer ao mandamento de Deus. A desobediência resulta em maldições sobre a serpente, a mulher e o homem, estabelecendo as consequências do pecado.

Comentário sobre a Passagem

Gênesis 3:1-24 relata a trágica história da queda do homem, um evento crucial na história da humanidade. Após a criação do homem e da mulher por Deus, eles viviam em harmonia no Jardim do Éden, desfrutando da presença íntima de Deus. No entanto, a serpente astuta engana a mulher, Eva, levando-a a duvidar das instruções de Deus e a desobedecer ao mandamento de não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Eva come do fruto e compartilha com seu marido, Adão, que também come. Como resultado, o pecado entra no mundo, e a humanidade experimenta a separação de Deus e as consequências do pecado.

A passagem de Gênesis 3:1-24 revela várias verdades importantes. Primeiramente, mostra a realidade da tentação e do engano. A serpente, representando Satanás, é descrita como astuta e enganadora. Ela questiona a palavra de Deus e apresenta uma alternativa atraente, levando Eva a duvidar da bondade e da sabedoria de Deus. Isso nos ensina que devemos estar vigilantes contra as sutilezas do engano e confiar plenamente na Palavra de Deus.

Além disso, a história da queda destaca a natureza do pecado e suas consequências. O pecado de Adão e Eva resultou em uma profunda ruptura no relacionamento entre a humanidade e Deus. Eles experimentaram a vergonha, o medo e a separação de Deus. As maldições pronunciadas por Deus sobre a serpente, a mulher e o homem são uma expressão das consequências dolorosas do pecado.

Aplicação

Esta passagem nos desafia a examinar nossa própria tendência ao pecado e a reconhecer a necessidade de redenção. Assim como Adão e Eva, somos tentados a desobedecer a Deus e seguir nossos próprios caminhos. No entanto, Deus oferece perdão e restauração através de Jesus Cristo.

Ao estudar essa passagem, somos confrontados com a realidade do pecado e suas consequências. Devemos reconhecer nossas falhas, confessar nossos pecados a Deus e buscar o perdão e a restauração que Ele oferece através de Jesus.

Essa passagem também nos lembra da importância de assumir responsabilidade por nossas ações. Em vez de buscar desculpas ou culpar os outros, devemos reconhecer nossos erros e buscar o arrependimento sincero.

Devocional

A história da queda nos lembra de nossa própria tendência ao pecado e de nossa necessidade desesperada de redenção. Assim como Adão e Eva, somos tentados a desobedecer a Deus e seguir nossos próprios caminhos. No entanto, o amor e a graça de Deus estão disponíveis para nos resgatar do pecado e nos reconciliar com Ele.

Ao refletir sobre a história da queda, somos confrontados com a necessidade de examinar nossos próprios corações e reconhecer nossas falhas e fraquezas. Precisamos confessar nossos pecados a Deus e buscar o perdão e a restauração que Ele oferece através de Jesus Cristo.

Além disso, a história da queda nos lembra da importância de assumir a responsabilidade por nossas ações. Adão e Eva tentaram culpar os outros por seu pecado, mas Deus os chamou à responsabilidade. Devemos aprender a reconhecer nossos erros e arrepender-nos sinceramente, em vez de buscar desculpas ou culpar os outros.

Lições Práticas

  1. Confie na Palavra de Deus: Esteja atento às mentiras e enganos sutis que podem nos afastar da verdade de Deus. Confie plenamente na Sua Palavra e não permita que dúvidas e questionamentos minem sua fé.
  2. Arrependa-se e busque a reconciliação: Reconheça seus pecados diante de Deus e busque o perdão e a restauração que Ele oferece através de Jesus Cristo. Permita que o amor e a graça de Deus transformem sua vida e o conduzam a um relacionamento mais profundo com Ele.
  3. Assuma responsabilidade: Em vez de buscar desculpas ou culpar os outros por seus erros, seja corajoso o suficiente para assumir a responsabilidade por suas ações. Aprenda com seus erros e busque crescer e se tornar uma pessoa melhor em Cristo.

Oração

Querido Deus, reconhecemos que todos nós pecamos e falhamos diante de Ti. Pedimos perdão por nossas transgressões e agradecemos por Sua graça e misericórdia que nos são oferecidas através de Jesus Cristo. Ajude-nos a confiar plenamente em Sua Palavra e a resistir às tentações do engano. Capacite-nos a assumir responsabilidade por nossas ações e a buscar uma vida de retidão e santidade. Que o Espírito Santo nos guie em todos os momentos e fortaleça nossa fé. Em nome de Jesus, amém.

Perguntas para Fixação:

  1. O que a serpente representa nesta passagem?
    • A serpente representa Satanás, o enganador e tentador.
  2. Quais foram as consequências do pecado de Adão e Eva?
    • As consequências do pecado de Adão e Eva incluíram a separação de Deus, a vergonha, o medo e a entrada do pecado no mundo.
  3. Como podemos nos proteger contra o engano e as tentações?
    • Podemos nos proteger contra o engano e as tentações confiando plenamente na Palavra de Deus, estando vigilantes e buscando o fortalecimento do Espírito Santo em nossa vida.

Eu sou o Diego Gonçalves, teólogo e evangelista, e este é o meu blog www.diegon.org – “O Diário de um Jondô”. Aqui, reflexões teológicas diárias te esperam!

Todos os direitos reservados
© O Diário de um Jondô

S.B.CAMPO – SP

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *