Jesus Pai Da Eternidade
| |

Is 9:6 – #03 Pai da Eternidade

INTRODUÇÃO:

Nossa Série do Advento é chamada de Nome Acima de Todos os Nomes, e estamos olhando para os quatro nomes de Jesus, conforme revelado pelo profeta Isaías aqui em Isaías 9:6. Já olhamos para os dois primeiros nomes – “Maravilhoso Conselheiro” e “Deus Forte” – então esta semana chegamos ao terceiro nome: “Pai da Eternidade”. (Leia Isaías 9:6 e ore)

Deixe-me começar esta manhã fazendo algumas perguntas.

  • Quem aqui mantém o mesmo carro na família há vinte anos?
  • Quem aqui mantém a mesma TV da sala que tinham há dez anos?
  • Quantos de vocês estão usando o mesmo tênis que usavam há cinco anos?

A questão é simples: as coisas não duram para sempre. Os carros envelhecem; os sapatos se desgastam; o equipamento quebra. Aliás, se você comprou um equipamento caro e está se perguntando quanto tempo ele vai durar, geralmente pode apenas olhar para a garantia e adicionar um mês ou dois. Isso é chamado de “obsolescência programada”.

E mesmo que algo não se desgaste, as tendências ainda mudam, novos produtos são lançados e as roupas saem de moda. Acredito que a maioria de vocês não está usando as mesmas roupas que usava no ensino médio, a menos que, é claro, você ainda esteja no ensino médio!

Aqui neste mundo, é normal que as coisas que compramos não durem para sempre. Estamos acostumados com isso. Podemos sempre substituí-las por algo novo ou talvez até melhor.

Mas não são apenas as coisas que compramos que têm uma vida útil limitada. Tudo ao nosso redor – nossas posses, nossos relacionamentos e até mesmo a própria vida – está sujeito a um processo de deterioração.

O universo está gradualmente se desgastando, o sol está consumindo sua energia e nossos corpos também estão sujeitos ao envelhecimento e à decadência.

Quando somos jovens, podemos ter a ilusão de que somos imortais, mas à medida que envelhecemos e nossos corpos começam a falhar, aprendemos a dura realidade de que nada dura para sempre neste mundo.

Nada dura para sempre neste mundo e, no entanto, estamos todos à procura de algo que dure, algo que realmente permaneça por muito tempo.

Bem, com este terceiro nome, Isaías nos apresenta aquele que é chamado de “Pai da Eternidade”.

Já vimos alguns paradoxos surpreendentes nos dois primeiros nomes, mas este terceiro nome talvez seja o mais paradoxal de todos.

Eu estive lendo um sermão do Charles Spurgeon sobre este assunto e creio que ele extrai bem os paradoxos quando comenta que a criança é conselheira, o bebê é Deus, o filho é pai e o bebê é Infinito.

E tomaremos emprestado seus dois últimos comentários para nosso esboço desta manhã, enquanto olhamos para dois paradoxos em particular: O Filho é Pai e o bebê é infinito. E então encerraremos vendo como Jesus é um Pai Eterno para todos aqueles que vêm a Ele.

I. O Filho é Pai

Então, o primeiro paradoxo que encontramos neste nome é que o Filho é um Pai. Isso pode ser confuso no início, já que normalmente pensamos em Jesus como Filho e em Deus, o Pai, como Pai. Mas por que Isaías chama o Filho de Pai aqui no versículo 6?

A. O Filho não é o Pai em relação à Trindade

Bem, a primeira coisa que precisamos entender é que o Filho não é o Pai em relação à Trindade.

1) O Filho é distinto do Pai (João 1:1-2, 10:30)

Pelo contrário, na Bíblia o Filho se distingue do Pai. Lemos em João 1:1-2:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava com Deus no começo”. (João 1:1-2))

O “Verbo” ou a “Palavra” neste versículo se refere a Jesus, e vemos que Jesus é Deus, mas ele também é diferente de Deus de alguma forma. No início, ele era Deus, mas também estava com Deus. Como isso é possível?

A resposta é o que chamamos de Trindade. A Bíblia nos mostra que Deus existe eternamente como três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo.

Na semana passada, falamos sobre a encarnação. Vimos que Jesus é uma pessoa com duas naturezas – uma natureza humana e uma natureza divina. Bem, Deus é três pessoas com uma natureza – uma natureza divina compartilhada igualmente entre as três pessoas da Trindade.

Agora, existem grupos que negam a Trindade e ensinam o que é chamado de doutrina da “Unicidade”. Essa doutrina ensina que Deus é uma pessoa em vez de três – que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são todos a mesma pessoa.

Eles se baseiam na declaração de Jesus em João 10:30, onde Jesus diz: “Eu e o Pai somos um”. (João 10:30) No entanto, Jesus não estava afirmando ser o Pai nesse versículo. Ele estava falando sobre a Trindade. Ele não estava dizendo que ele e o Pai são a mesma pessoa, mas sim que ele e o Pai são ambos Deus e compartilham a mesma natureza divina.

O Filho não é o Pai em relação à Trindade. Pelo contrário, na Bíblia o Filho se distingue do Pai.

2) O Filho revela o Pai (João 14:8-9; Hebreus 1:3)

O Filho não é o Pai, mas o Filho revela o Pai. Foi o que Jesus disse a Filipe em João 14:

Filipe disse: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso será suficiente para nós”. Jesus respondeu: “Não me conheces, Filipe, mesmo depois de eu ter estado tanto tempo entre vocês? Quem me viu viu o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?” (João 14:8-9;)

O livro de Hebreus coloca assim: “O Filho é o esplendor da glória de Deus e a representação exata de seu ser, sustentando todas as coisas por sua poderosa palavra”. (Hebreus 1:3)

Assim, quando Isaías chama Jesus de “Pai da Eternidade”, devemos ter o cuidado de distinguir esse nome da Trindade.

Este nome continua revelando a Trindade, pois Deus Pai e Jesus Filho compartilham a mesma natureza divina. Mas Jesus não é o Pai no sentido de Deus Pai na Trindade.

B. o Filho é um Pai em relação a nós

Então, se Isaías não está falando sobre as diferentes pessoas da Trindade aqui, o que ele quer dizer chamando Jesus de “Pai”? A resposta é que o Filho em Isaías 9:6 não é o Pai em relação à Trindade. Pelo contrário, o Filho é um Pai em relação a nós.

Creio que Isso pode ser uma ideia nova para você. Mas eu posso pensar em pelo menos três maneiras, de acordo com as Escrituras, em que Jesus é um Pai em relação a nós.

1) Ele é a fonte de toda a vida (João 1:3-4)

Em primeiro lugar, ele é a fonte de toda a vida. Como vimos anteriormente em João 1:1-2, todas as coisas foram feitas por meio dele e sem ele nada foi feito. Nele estava a vida, e essa vida era a luz dos homens. Jesus é como um Pai para nós porque, como Deus, ele é a origem de toda a vida. Ele é o Pai de toda a criação. Toda a vida vem dele.

2) Ele tem um coração de pai (Mateus 9:36; Salmos 103:13)

E uma outra maneira de Jesus ser Pai em relação a nós é porque Ele tem um coração de Pai. Mateus 9:36 nos diz que “Quando Jesus viu as multidões, sentiu pena delas, pois estavam perdidas e sem ajuda, como ovelhas sem pastor” (Mateus 9:36).

Agora sei que alguns de vocês tiveram pais maravilhosos, e alguns de vocês tiveram pais não tão bons. Mas um verdadeiro pai, de acordo com as Escrituras, tem um coração cheio de compaixão. O Salmo 103:13 diz: “Assim como um pai tem compaixão por seus filhos, o Senhor tem compaixão por aqueles que o temem” (Salmos 103:13).

Quando Jesus viu as multidões, perdidas em seu pecado e distantes de Deus, ele não as olhou com nojo ou desprezo, mas com a compaixão de um pai. Por favor, saibam que Jesus tem a mesma compaixão por você. Jesus tem um coração de pai.

3) Ele é o segundo Adão (1 Coríntios 15:47-49)

Jesus é um Pai em relação a nós porque é a fonte da vida, tem um coração de pai e é o segundo Adão. Em 1 Coríntios 15:47-49, é contrastado o primeiro homem, Adão, com Jesus, o segundo Adão.

Adão foi nosso primeiro pai e, quando pecou, transmitiu sua natureza pecaminosa a todas as gerações seguintes. Herdamos essa natureza pecaminosa de Adão, pois todos estamos “em Adão”. Mas Jesus é o segundo Adão. Quando estamos “em Cristo”, recebemos uma nova linhagem e um novo pai. Todos morremos em Adão, mas em Jesus temos uma nova vida em Cristo. Ele é o segundo Adão que traz vida e justiça, enquanto o primeiro Adão trouxe morte.

Esse é o nosso primeiro paradoxo: o Filho é Pai. Jesus não é o Pai em relação à Trindade, mas é um Pai em relação a nós. Ele é a fonte de toda a vida, tem um coração de pai e é o segundo Adão que reverte a maldição do pecado em nossa vida, trazendo-nos nova vida e justiça.

II. A criança é infinita

Nosso segundo paradoxo é que a criança é infinita. Na semana passada, vimos o milagre físico da encarnação: o Deus Todo-Poderoso se tornou uma criança humana. Esta semana, presenciamos um milagre relacionado ao tempo na encarnação: o Deus infinito, que está além do tempo, entrou no tempo como ser humano. O bebê na manjedoura não é apenas um Pai, mas é o Pai Eterno. O bebê é infinito.

A. Ele é o Primeiro e o Último (Apocalipse 1:17-18; Salmos 90:2)

As Escrituras revelam que o bebê é infinito porque ele é o Primeiro e o Último. Em Apocalipse 1:17-18, Jesus diz a João: “Não tenhas medo. Eu sou o Primeiro e o Último. Eu sou o Vivente; Eu estava morto, e eis que estou vivo para todo o sempre!” (Apocalipse 1:17-18). Jesus está afirmando que sempre existiu e sempre existirá. Ele é Deus, e o Salmo 90:2 nos diz que Deus é infinito: “Antes que os montes nascessem ou trouxesses a terra e o mundo à existência, de eternidade a eternidade tu és Deus” (Salmos 90:2).

Jesus é o Primeiro e o Último porque ele existe desde a eternidade até a eternidade. Ele sempre existiu e sempre existirá.

1. Ele é antes de todas as coisas (Colossenses 1:17)

Em segundo lugar, a criança é infinita porque está antes de todas as coisas. Colossenses 1:17 diz: “Ele está diante de todas as coisas, e nele todas as coisas se unem”. (Colossenses 1:17) Bem, que coisas ele é antes?

João 8:58 nos diz que ele está diante de Abraão. Abraão viveu dois mil anos antes de Jesus nascer e, no entanto, Jesus disse ao povo de sua época: “Antes que Abraão nascesse, eu sou!” (João 8:58))

Mas Jesus vai ainda mais longe. Ele não está apenas diante de Abraão. Ele também está antes da criação. João 1:3 diz: “Por ele foram feitas todas as coisas; sem ele nada foi feito que tenha sido feito.” (João 1:3) Para Jesus fazer todas as coisas ele tinha que estar na existência antes de todas as coisas. Ele está antes da criação.

E depois, em terceiro lugar, ele também está antes do tempo. Miquéias 5:2 dirige-se à cidade de seu nascimento quando diz: “Mas tu, Belém… embora sejais pequenos entre os clãs de Judá, de vós virá para mim aquele que será governante de Israel, cujas origens são antigas, dos tempos antigos.” (Miquéias 5:2) Essa frase “desde os tempos antigos” realmente significa “desde os dias da eternidade”, e por isso Miquéias está dizendo sobre este governante nascido em Belém que suas origens são da eternidade.

Na verdade, o nome “Pai Eterno” em Isaías 9:6 também pode ser traduzido como “Pai da eternidade”. E assim, Jesus está verdadeiramente antes de todas as coisas. Ele está diante de Abraão; ele está antes da criação; ele está antes do próprio tempo. Jesus não tem começo. O Pai Eterno está antes do Tempo do Pai. Suas origens são da eternidade. Não havia nada diante dele, porque ele está antes de todas as coisas.

2. Ele permanece para sempre (Hebreus 1:10-12)

Ele é o primeiro e o último, ele está antes de todas as coisas e, em terceiro lugar, ele permanece para sempre. Em Hebreus 1:10-12, diz o seguinte sobre Jesus:

“No princípio, Senhor, tu lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permaneces; envelhecerão como vestimentas. Tu os enrolarás como um manto, como uma veste, e eles serão trocados. Mas tu és o mesmo, e os teus anos jamais terão fim.” (Hebreus 1:10-12)

Tendemos a pensar na terra e nos céus como elementos bastante duradouros, mas até mesmo este mundo físico tem um prazo de validade. Quando chegar a hora, Cristo dobrará os céus como um manto, e este mundo como o conhecemos chegará ao fim. Mas ele permanece o mesmo, e seus anos nunca terão fim.

III. Jesus é um Pai Eterno para todos os que vêm a Ele

Analisamos dois paradoxos esta manhã. O Filho é Pai e o bebê é infinito. E gostaria de terminar dizendo simplesmente o seguinte: Jesus é um Pai Eterno para todos os que vêm a Ele.

1. Jesus é o mesmo para sempre (Hebreus 13:8)

Jesus é um Pai Eterno para todos aqueles que vêm a Ele, pois Ele é sempre o mesmo. Em Hebreus 13:8 está escrito: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre”. Se Ele é um Pai para você hoje, você pode ter certeza de que Ele será um Pai para você amanhã, todos os dias de sua vida e na eternidade. Ele nunca muda.

2. Jesus salva para sempre (Hebreus 7:25)

E não apenas Jesus é eternamente o mesmo, mas Ele também salva para sempre. Em Hebreus 7:25, diz que “Ele é capaz de salvar completamente aqueles que vêm a Deus por meio dele, porque vive sempre para interceder por eles”. Essa palavra “completamente” também pode ser traduzida como “para sempre”. Jesus salva completamente porque salva para sempre. Ele vive sempre para interceder ou orar por nós.

Charles Spurgeon faz um comentário maravilhoso sobre isso em seu sermão sobre Isaías 9:6:

“Aqui está um pensamento doce: Cristo não morre nem se torna Pai sem filhos. Ele não perde seus filhos. Ele é um Pai eterno para todos aqueles para quem ele é um Pai. Se você entrou nessa relação para estar em união com Cristo, você é seu filho, e será para sempre.

Jesus é um Pai Eterno para todos os que vêm a Ele. Ele é o mesmo para sempre. E ele salva para sempre. Louvado seja o Senhor!

Ai o Spurgeon continua dizendo:

“Não importa o que aconteça, você é filho de Deus. Você pode ser pobre, pode ser rico, pode ser forte, pode ser fraco, pode ser sábio, pode ser tolo, mas você é filho de Deus. Você pode ser acusado, você pode ser caluniado, você pode ser oprimido, você pode ser perseguido, mas você é filho de Deus. Você pode ser humilhado, você pode ser traído, você pode ser abandonado, você pode ser morto, mas você é filho de Deus.

“Você é um filho de Deus, e isso é o que importa. Você é um herdeiro da vida eterna, e isso é o que importa. Você é um cidadão do céu, e isso é o que importa. Você é um membro da família de Deus, e isso é o que importa.”

— “Sermões de Charles Spurgeon” (Volume 25, Páginas 21-34 – pregado em 12 de setembro de 1866)

CONCLUSÃO:

Começamos esta manhã falando sobre como todos estão em busca de algo que seja duradouro, mas nada no mundo tem uma duração permanente. Coisas materiais, relacionamentos, boa saúde e até mesmo a vida em si não são eternas.

No entanto, quando entregamos nossa vida a Jesus, Ele se torna nosso Pai Eterno e cuida de nós para sempre. Jesus é o Pai da Eternidade para todos que o seguem. Essa é a boa notícia do Natal desta manhã.


Eu sou o Diego Gonçalves, teólogo e evangelista, e este é o meu blog www.diegon.org – “O Diário de um Jondô”. Aqui, reflexões teológicas diárias te esperam!

Todos os direitos reservados
© O Diário de um Jondô

S.B.CAMPO – SP

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *