ancient, nature, temple
| |

1 Coríntios 4 – Estudo Bíblico Indutivo

Introdução: Neste post de 1 Coríntios 4 Estudo Bíblico Indutivo e Questões de Discussão, exploramos a mensagem de Paulo aos coríntios sobre humildade, liderança e o julgamento final. Paulo repreende a comunidade por seu orgulho carnal e destaca a importância de servir a Deus com integridade, lembrando que todos seremos examinados por Ele. O texto também aborda a necessidade de correção e a responsabilidade espiritual que líderes têm sobre suas congregações.

Esboço:

  • Paulo e Apolo como mordomos de Deus (1-2)
  • O exame final (3-5)
  • Paulo não considerava as opiniões humanas sobre si mesmo importantes (3)
  • Paulo se considerava inocente até onde sabia, mas reconhecia que seria examinado por Deus (4)
  • O julgamento final virá de Deus; por isso, devemos nos abster de fazer julgamentos agora (5)
  • Paulo repreende severamente os coríntios por seu orgulho carnal (6-13)
  • Paulo usou essas ilustrações para ensiná-los a não serem orgulhosos de seus líderes (6)
  • Eles não devem ser orgulhosos, pois são beneficiários da graça de Deus (7)
  • Eles orgulhosamente se consideravam reis (8)
  • Os próprios apóstolos eram humildes (9)
  • Um contraste entre a “grandeza” dos coríntios e a “humildade” dos apóstolos (10-13)
  • Devem corrigir seu comportamento errado (14-21)
  • O propósito de Paulo é corrigir seu comportamento errado como pai espiritual (14)
  • Como seu pai espiritual, ele tem esse direito (15)
  • Devem seguir o seu exemplo (16-17)
  • Paulo planejou ir até eles, falar cara a cara e confrontar os pecadores entre eles; por isso, devem arrepender-se agora (18-21)

Perguntas para discussão:

vs. 1-2

  • O que significa ser um mordomo dos mistérios de Deus?
  • Qual é a exigência dos mordomos?

vs. 3-5

  • O que Paulo quer dizer no versículo 3? É insignificante ser examinado pelos outros?
  • Por que Paulo não se examina? Não devemos nos examinar?
  • Qual era o exame que Paulo considerava importante?
  • De quem devemos nos preocupar em receber o julgamento?
  • No versículo 5, que atitude devemos ter em relação aos outros?
  • Também aprendemos que um dia seremos julgados pelo Senhor, e todas as nossas ações e pensamentos, mesmo os ocultos, serão revelados. Que resposta devemos ter a essa situação?

vs. 6-13

  • O que são “essas coisas” no versículo 6?
  • O que significa “não ultrapassar o que está escrito”?
  • Qual é a palavra-chave no versículo 6? (arrogante) Dica: É o que Paulo continua falando no restante do capítulo.
  • No versículo 7, que razão Paulo dá para que eles sejam humildes?
  • No versículo 8, o que significa que eles são “cheios”, “ricos” e “reis”?
  • Que contraste Paulo faz nos versículos 9-13? Ele está falando seriamente? Qual é o ponto de vista dele?

vs. 14-21

  • Por que Paulo os repreendeu tão severamente?
  • Por que ele falou sobre ser seu pai e que eles deveriam seguir seus caminhos? Paulo está sendo orgulhoso?
  • Por que alguns deles eram arrogantes no versículo 18?
  • Explique os versículos 19-20.

Referências cruzadas:

  • Versículo 1: Hebreus 13:17 – Os líderes da igreja vigiam o rebanho e devem prestar contas dele.
  • Versículo 2: Lucas 16:10-12 – Quem é confiável no pouco será confiável no muito, e vice-versa.
  • Versículo 4: Gálatas 6:4a – Cada um deve testar suas próprias ações.
  • Versículo 5: Hebreus 4:13, Romanos 2:16 – Nada está oculto aos olhos de Deus; tudo será revelado no final.
  • Versículo 6: 1 Coríntios 3:6-9, 10-14, 4:1-5 – “Essas coisas” se referem aos agricultores, construtores e mordomos.
  • Versículo 7: Tiago 1:17, Romanos 12:6, Efésios 1:3-10 – Todos os dons e bênçãos que temos vêm de Deus, não de nós mesmos.
  • Versículo 9: 1 Tessalonicenses 1:3-4 – Os apóstolos estavam destinados a enfrentar a perseguição.
  • Versículo 14: 1 Tessalonicenses 2:11, 5:14 – Paulo tratou os tessalonicenses como um pai trata seus filhos. Quem erra precisa ser advertido.
  • Versículo 16: 1 Coríntios 11:1, Filipenses 3:17 – Paulo pediu aos outros que o seguissem enquanto ele seguia a Cristo.

Comentário Versículo por Versículo:

1-2
Paulo continua sua discussão sobre por que os coríntios não devem ser divididos sobre líderes humanos. Eles são apenas servos, mordomos de Deus. Um mordomo é um servo fiel que recebe alguma responsabilidade por um tempo para cuidar ou zelar por parte dos bens de seu senhor. Neste caso, a igreja pertence a Deus. A igreja de Corinto não era a igreja de Paulo, assim como outras igrejas também não pertencem a seus líderes. Estas são as igrejas de Deus. Deus coloca líderes no lugar por um período de tempo para ajudar a construir o rebanho, mas eles não são os donos.

Para os apóstolos, eles não eram apenas mordomos da igreja, mas também da revelação de Deus. Foi por meio deles que Deus ensinou a igreja primitiva, tanto através de seus próprios sermões quanto através da inspiração das Escrituras.

3-5
Embora Paulo tenha sido alvo de muito escrutínio e críticas, ele não deixou que isso o incomodasse. Ele realmente não se importava com o que as outras pessoas pensavam porque ele não respondia a pessoas, mas a Deus. Isso não quer dizer que Paulo se achava acima de todos os outros; não é o caso. No final, as opiniões humanas são apenas isso, opiniões. No final, Paulo e todas as outras pessoas responderão diretamente a Deus por suas ações.

Isso tem várias implicações para nós:

  1. Não devemos ceder à pressão dos colegas, que tenta nos conformar com o que eles acham que devemos fazer, normalmente com base em normas culturais. Como no final somos responsáveis apenas perante Deus por nossas ações, não precisamos tentar impressionar as pessoas ou nos encaixar.
  2. Não devemos nos curvar às pressões de pais ou professores incrédulos para seguir o dinheiro em vez de Deus. Somos responsáveis perante Deus por nossas ações. Ele será o juiz. Ele estará sentado na cadeira julgando nossas vidas, não nossos pais ou professores.
  3. Devemos seguir a vontade de Deus, mesmo sabendo que ela é impopular. Em muitos casos, Paulo fez a coisa impopular de servir a Deus. Às vezes, até outros crentes pensavam que ele era louco (por exemplo, voltando para Jerusalém). Embora não devamos descartar o conselho de outros crentes, devemos estar dispostos a fazer a vontade de Deus, não importa o custo.

Mesmo os próprios julgamentos de Paulo não eram realmente importantes. Ele mesmo não sabia de nenhum pecado habitual ou problema sério em sua vida, mas era o “exame final” de Deus que era importante, não as próprias conclusões de Paulo sobre sua vida.

Todos nós teremos que passar por um exame final. Este é realmente o exame final e não haverá novas oportunidades. Quanto tempo você se preparou para o vestibular? O que é mais importante? Obviamente, o exame final de nossas vidas, quando o examinador final estiver examinando nossas vidas, é o mais importante. Os alunos passam dias, meses se preparando para “finais” e outros exames que, francamente, têm um impacto muito temporário. Como você se sairá no exame final?

É um pouco diferente do que temos agora. Algumas de nossas “respostas” já estão marcadas. A cada minuto, estamos preenchendo mais e mais os círculos do exame final. Quando chegar o dia do exame, todas as nossas respostas já estarão marcadas. Não será possível mudar nada. Não será possível adicionar ou subtrair. Então? É melhor redimirmos o tempo porque os dias são maus. Aproveite o tempo que você tem para servir ao Senhor. Um dia será tarde demais.

Além disso, como cada pessoa enfrentará esse julgamento individualmente, não precisamos emitir nossas opiniões sobre o que as pessoas devem fazer. Se as Escrituras dizem isso, tudo bem. Mas devemos ser tolerantes nas áreas de liberdade e preferência cristã.

6-13
Nesses versículos, Paulo está repreendendo os coríntios por seu orgulho. Seu orgulho se manifestava de muitas maneiras, notadamente em sua arrogância pensando que pertenciam a Paulo, Apolo, ou Pedro. Paulo usa abundantemente perguntas retóricas e comparações sarcásticas para mostrar a eles que realmente não têm nada do que se orgulhar. Paulo está tentando ajudá-los a ver seu orgulho tolo, arrepender-se e humildemente ver-se como realmente são. Seu objetivo não é derrubá-los, mas sim dar uma lição importante, ainda que pungente, de humildade.

O versículo 7 é o ponto-chave dessa seção. Eles não tinham motivos para se orgulhar, pois tudo o que tinham era do Senhor. Eles eram beneficiários da graça de Deus. Eles não mereciam isso. Nós também não. (Leia as referências cruzadas). Somos o que somos por causa da graça de Deus. Nunca se esqueça disso.

Eles não eram reis, governantes ou pessoas de alta posição. Eles não tinham alcançado a grandeza. O contraste posterior é dos coríntios como nobres e sábios, fortes e honrados, enquanto os apóstolos eram baixos e desprezados, vilipendiados e perseguidos. Os coríntios eram falsamente orgulhosos, enquanto os apóstolos eram verdadeiramente humildes. Humildade e perseguição não são coisas ruins, mas as coisas certas.

14-21
Aqui, Paulo apela para que mudem seu comportamento. Seu propósito não é esmagá-los, envergonhá-los ou fazê-los se sentirem mal. Alguns pais punem assim. Eles podem odiar seus filhos e apenas atacá-los, dizendo o quão inúteis eles são. Isso não é nem remotamente parecido com o que Paulo estava fazendo. Paulo estava lembrando-os de sua verdadeira posição em Cristo para seu próprio benefício, para corrigi-los, mudá-los e ajudá-los a crescer. Já discutimos antes a importância de os cristãos repreenderem uns aos outros. Não é para mostrar o quão bons somos ou para esmagar os outros. Pelo contrário, é uma ferramenta necessária para trazê-los de volta ao Senhor, para corrigir seu pecado antes que ele se torne mais grave. É uma rede de segurança.

Paulo lembra-lhes que ele é o pai espiritual deles. Já ficou claro que Paulo não queria ou precisava de sua intensa lealdade, que estava causando facções. Ele os lembra de que é seu pai espiritual para lhes recordar que tem o direito e a responsabilidade de corrigi-los. Como pai, ele cuida deles e quer o melhor para eles. Muitos pais neste mundo esqueceram esse aspecto da paternidade. Eles nunca disciplinam ou repreendem e deixam seus filhos correrem livres. Este claramente não é o caminho de Deus. Bons pais, físicos e espirituais, devem ensinar seus filhos e até mesmo repreendê-los quando necessário. Leia as referências cruzadas sobre paternidade e siga o exemplo de Paulo.

Paulo também os instrui a seguir seu exemplo. Mais uma vez, ele não está sendo orgulhoso, mas está lhes dando um modelo físico que podem seguir para ver como viver. Imagine que há uma refeição realmente chique. É uma refeição de 10 pratos, tudo decorado lindamente e extremamente formal. Você é convidado. Quando você chega, encontra 4 pratos, 3 colheres, 3 facas e 5 garfos, além de dois copos e uma tigela. Cada um tem seu uso específico. Este grupo é apaixonado por etiqueta. Você nem sabe como começar e tem medo de se envergonhar comendo da maneira errada. Mas seu amigo, que tem essa experiência, está sentado ao seu lado e diz: “Apenas me observe e faça o que eu faço”. Ele não está afirmando ser perfeito, mas está afirmando ser um bom modelo a ser seguido. Você pode aprender com a experiência e o exemplo do seu amigo. É o mesmo com Paulo. Ele não dizia ser perfeito, mas os coríntios poderiam aprender muito seguindo seu exemplo.

Alguns coríntios eram arrogantes e orgulhosos de si mesmos. Eles pensavam que Paulo nunca viria e que poderiam continuar pecando sem controle. Paulo diz: “De jeito nenhum, José”. Ele está planejando vir, e então veremos o quão fortes eles realmente são. Eles conversaram muito, mas sabiam que estavam errados e culpados e não seriam capazes de enfrentar Paulo pessoalmente e se defender. Às vezes, os culpados falam muito para se defender, mas quando realmente confrontados com as Escrituras, não conseguirão sustentar suas posições.

Mais Estudos Bíblicos de 1 Coríntios

  1. Introdução
  2. 1 Coríntios 1:1-17
  3. 1 Coríntios 1:18-31
  4. 1 Coríntios 2
  5. 1 Coríntios 3
  6. 1 Coríntios 4
  7. 1 Coríntios 5
  8. 1 Coríntios 6
  9. 1 Coríntios 7:1-16
  10. 1 Coríntios 7:17-40
  11. 1 Coríntios 8
  12. 1 Coríntios 9:1-18
  13. 1 Coríntios 10:1-13
  14. 1 Coríntios 10:14-33
  15. 1 Coríntios 11:1-16
  16. 1 Coríntios 11:17-34
  17. 1 Coríntios 12:1-11
  18. 1 Coríntios 12:12-30
  19. 1 Coríntios 14
  20. 1 Coríntios 15:1-28
  21. 1 Coríntios 15:29-58
  22. 1 Coríntios 16

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *