Ef 4:1-6 – Vivendo de modo digno do chamado

Ef 4:1-6 – Vivendo de modo digno do chamado

Estudo 04 no livro de Efésios

Quebra-gelo.

  • Qual é o melhor prêmio ou reconhecimento que você já recebeu? Por que você o ganhou?
  • Pelo que você quer ser conhecido? Por quê?
  • Qual é uma das coisas mais difíceis pelas quais você já passou (em casa, na escola ou no trabalho)? Como você sobreviveu a isso?

Palavra.

Portanto, como prisioneiro no Senhor, suplico-lhes que vivam de modo digno do chamado que receberam. Sejam sempre humildes e amáveis, tolerando pacientemente uns aos outros em amor. Façam todo o possível para se manterem unidos no Espírito, ligados pelo vínculo da paz. Pois há um só corpo e um só Espírito, assim como vocês foram chamados para uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de tudo, o qual está sobre todos, em todos, e vive por meio de todos. Efésios 4:1-6

Introdução:

Depois de compartilhar o que Deus fez por nós e nos deu através de Cristo em Efésios 1-3, o Apóstolo Paulo nos exorta a viver de forma digna do chamado que recebemos. A maneira como vivemos deve refletir a obra de Deus em nós. Uma vida digna do chamado de Deus é uma resposta adequada e grata às bênçãos e graça de Deus, e tudo isso só é possível por causa de quem Deus é em nós. Nesta lição, veremos como podemos colocar isso em prática de maneira concreta.

1. Andar em humildade

Com base na graça que recebi, dou a cada um de vocês a seguinte advertência: não se considerem melhores do que realmente são. Antes, sejam honestos em sua autoavaliação, medindo-se de acordo com a fé que Deus nos deu. Romanos 12:3

Temos a tendência de pensar em nós mesmos. O orgulho se manifesta de muitas formas, mas Deus não se agrada dele e não o recompensa. Somos ordenados a andar em humildade, entendendo nosso lugar e aprendendo a nos ver como Deus nos vê — não inferiores ou superiores aos outros.

Pergunta: Como você aprendeu a andar em humildade?

2. Preserve a unidade

Façam todo o possível para se manterem unidos no Espírito, ligados pelo vínculo da paz. Efésios 4:3

Deus não nos projetou para andarmos sozinhos. Quando fomos reconciliados com Ele, fomos adicionados à Sua família espiritual. À medida que caminhamos com ela, enfrentaremos desafios, decepções e ofensas. Contudo, a Bíblia nos ordena preservarmos a unidade.

3. Fale a verdade

Em vez disso, falaremos a verdade em amor, tornando-nos, em todos os aspectos, cada vez mais parecidos com Cristo, que é a cabeça. Efésios 4:15

Portanto, abandonem a mentira e digam a verdade a seu próximo, pois somos todos parte do mesmo corpo. Efésios 4:25

À medida que preservamos a unidade, também precisamos aprender a falar a verdade com amor. Devemos abandonar as mentiras, a hipocrisia, a fofoca, a lisonja e os rumores. Em vez disso, devemos praticar a integridade e a honestidade.

Então…

  • Por que você acha que a graça abunda para os humildes? Por que Deus se opõe aos orgulhosos (Tiago 4:6)?
  • De que maneiras podemos manter a unidade do Espírito na igreja?
  • De que devemos nos proteger?
  • Como podemos proteger os relacionamentos que Deus nos deu?
  • Por que você acha que Paulo instou os Efésios a viver uma vida digna da vocação que receberam?
  • Como podemos fazer isso?

Agora que sabemos…

  • Como você pode viver uma vida digna da vocação que recebeu todos os dias?
  • Você está andando em humildade?
  • Em que área você precisa se humilhar diante do Senhor?
  • Deus é honrado em seus relacionamentos?
  • Há um relacionamento que precisa ser restaurado ou protegido? Como você pode se aproximar dessa pessoa e preservar a unidade na semana que vem?

Oração

Nós agradecemos a Deus pela graça que Ele nos dá para viver uma vida digna da vocação que recebemos. Nós pedimos a Deus que Ele nos dê humildade, paciência, sabedoria e fé. Nós oramos para que nossos relacionamentos sempre honrem a Deus e que nós falemos a verdade com amor. Nós oramos para que a igreja seja unida e que os membros do corpo preservem a unidade. Nós oramos para que a igreja seja o sal e a luz que Deus a chamou para ser. Amém!

Estudo para células. Escrito por Diego Gonçalves em 03/06/2023 para a Igreja Comec.


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também possam aprender mais sobre o assunto. E não se esqueça de se inscrever em nossas redes sociais para receber mais conteúdo como este. Até a próxima!

Inspire-se com outros devocionais e reflexões no meu site.

© O Diário de um Jondô

Avatar de Diego Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diego Souza

Sou ministro na Igreja Holiness e amo escrever. Graduando em Letras pela UNIVESP, com Bacharel em Teologia pela UMESP e com pós em Novo Testamento pela EST, neste blog compartilho meus pensamentos sobre a vida cristã e o cotidiano, buscando conectar a fé com o dia a dia.