Jesus Maravilhoso Conselheiro
| |

Is 9:6 – #01 Maravilhoso Conselheiro

Introdução:

Escrevendo 700 anos antes do nascimento de Cristo, Isaías nos fala sobre uma criança, um bebê, um filho que nascerá em nosso mundo. Toda a vida é um dom de Deus, mas este Filho é um dom especial, porque, como diz Isaías, Ele é dado por Deus. Ele não é uma criança comum, pois será um governante e um rei. Isaías diz que “o governo estará sobre seus ombros” e que “do aumento de seu governo e da paz não haverá fim” Isaías 9:7

Então, como você vai reconhecer esse bebê quando ele nascer? Como saberá quando essa criança especial entrar em nosso mundo? Isaías o identifica por seus nomes, quatro dos quais são mencionados em Isaías 9 – Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Não são nomes no sentido usual que usamos uns para os outros no dia a dia. São nomes que descrevem o caráter, a qualidade, a essência dessa criança. E há apenas uma criança que nasceu em nosso mundo em toda a história que cumpre o significado desses nomes. Celebramos seu nascimento todos os anos no Natal, e seu nome é Jesus.

O primeiro nome é Maravilhoso Conselheiro e é sobre ele que falaremos hoje. Todos precisamos em nossa vida de conselhos ou orientações sábias. Seja para casamento, família, relacionamentos, trabalho ou lazer, todos precisamos da orientação de Deus para tomar decisões boas e corretas. É disso que trata este primeiro nome em Isaías 9.

Algumas traduções separam esse primeiro nome em dois – Maravilhoso e Conselheiro – mas na língua original, eles são apresentados como um nome composto, assim como os outros três nomes no versículo.

A primeira palavra do nome, “maravilhoso”, significa “milagroso, surpreendente, além do entendimento, algo que só Deus pode fazer”.

Encontramos essa palavra em outros versículos da Bíblia, como em Jó 9:10, onde Jó proclama: “Deus faz grandes coisas, maravilhosas demais para entender, e realiza milagres incontáveis.” (Jó 9:10),

ou no Salmos 78:12, onde lemos: “os milagres que realizara para seus antepassados na planície de Zoã, na terra do Egito”.

Essa palavra “milagres” no versículo 12 é a mesma que “maravilhoso” em Isaías 9:6;

Ou ainda, no livro dos Juízes 13:18, quando os pais de Sansão perguntaram ao anjo do Senhor o seu nome, o anjo respondeu:

“Por que quer saber meu nome?”, disse o anjo do SENHOR. “Ele é tão maravilhoso que você não conseguiria entender!” (Juízes 13:18)

Essa frase tão maravilhoso que você não conseguiria entender é a mesma palavra que “maravilhoso” em Isaías 9:6. Portanto, Isaías nos diz que essa criança que nascerá será chamada de conselheira milagrosa, conselheira surpreendente, conselheira além do nosso entendimento, conselheira que só Deus poderia realizar.

A palavra “conselheiro” neste versículo também difere do que comumente pensamos ao ouvir conselheiro hoje. Imaginamos alguém deitado em um sofá com o conselheiro perguntando sobre sua infância. Mas aqui, refere-se mais a um guia.

Pensando nos reis do Antigo Testamento e em como eles tinham um grupo de conselheiros que lhes davam orientação, é isso que essa palavra significa.

Essa criança que se tornará um rei não precisará de um grupo de conselheiros, pois ele mesmo é o “Maravilhoso Conselheiro”, o incrível enviado por Deus, cheio de sabedoria e verdade. E como o Maravilhoso Conselheiro, Jesus oferece a sabedoria e a orientação necessárias para a sua vida.

Vamos falar sobre o que significa dizer que Jesus é o “Maravilhoso Conselheiro”. Por que ele é chamado assim?

I. Jesus é Acessível

Em primeiro lugar, porque Jesus é acessível. Uma das características de um bom conselheiro é a acessibilidade. Se você não se sente confortável com alguém, nunca irá compartilhar com ele os seus problemas.

E se não pode recorrer a essa pessoa em momentos de dificuldade, então, não importa quão bom conselheiro ela seja, não poderá ajudá-lo. Uma das razões pelas quais Jesus é o Maravilhoso Conselheiro é sua notável acessibilidade. Permitam-me apresentar duas razões para isso.

A. Ele Entende Suas Lutas

Primeiramente, Jesus é acessível porque entende suas lutas. Isso pode ser surpreendente. Você pode questionar: “Como Jesus, o Filho perfeito de Deus, poderia entender minhas dificuldades?”

Vamos ver o que a Bíblia diz sobre isso. Em Hebreus 4:14-16 Hebreus 4 lemos:

Visto, portanto, que temos um grande Sumo Sacerdote que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos firmemente àquilo em que cremos. Nosso Sumo Sacerdote entende nossas fraquezas, pois enfrentou as mesmas tentações que nós, mas nunca pecou. Assim, aproximemo-nos com toda confiança do trono da graça, onde receberemos misericórdia e encontraremos graça para nos ajudar quando for preciso. (Hebbreus 4:16-16)

Jesus é capaz de se compadecer de nossas fraquezas porque também enfrentou tentações aqui na terra. Ele não apenas experimentou a tentação, mas foi tentado em todos os sentidos, assim como nós.

Jesus enfrentou todas as provações. Ele nunca sucumbiu à tentação – estava sem pecado – mas entende o que você está passando e está ao seu lado. Seu pecado nunca o chocará nem seus fracassos o afastarão. Ele sabe o que é ser tentado e compreende suas lutas.

B. Ele Faz a Ponte Entre Você e Deus

Outra razão pela qual Jesus é acessível é que ele estabelece uma ponte entre você e Deus.

1 Timóteo 2:5 afirma:

Pois: Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade: o homem Cristo Jesus. (1 Tm 2:5)

Por que precisamos de um mediador? Porque, sem um, Deus não é acessível. Deus é Espírito; nós somos carne. Deus vive no céu; vivemos na Terra. E, mais importante, Deus é santo, e nós somos pecadores.

O apóstolo Paulo descreve Deus da seguinte forma em 1 Timóteo 6:15-16

No devido tempo ele será revelado do céu pelo bendito e único Deus todo-poderoso, o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Somente a ele pertence a imortalidade, e ele habita em luz tão resplandecente que nenhum ser humano pode se aproximar dele. Ninguém jamais o viu, nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre! Amém. (1 Timóteo 6:15-16)

Então, como nos aproximamos do Deus inacessível? Precisamos de um intermediário; precisamos de um mediador. E Jesus é esse mediador.

Na verdade, Jesus é o único mediador entre Deus e a humanidade. Você pode se perguntar por que Jesus é o único mediador. Isso se deve àquela palavra “maravilhoso”, “milagroso” em Isaías 9. É a maravilha que celebramos a cada Natal – o milagre do nascimento de Jesus em nosso mundo como ser humano. Jesus se encarnou para morrer na carne, tornando-se o mediador entre Deus e a humanidade. Como Deus, ele pode aproximar-se de Deus. E, como homem, podemos nos aproximar dele. Jesus é o Maravilhoso Conselheiro, acima de tudo, porque é acessível: compreende nossas lutas e estabelece a ponte entre nós e Deus.

II. Jesus é Confiável

Uma segunda razão pela qual Jesus é o Maravilhoso Conselheiro é que Ele é confiável. Ser acessível é importante, mas para ser um bom conselheiro, também é essencial ser confiável. Por exemplo, você deve ter um tio, que pode ser uma pessoa ótima, descontraída e muito acessível, mas talvez não seja a melhor opção para buscar conselhos.

Mas Jesus não é apenas totalmente acessível; ele também é completamente confiável. Você pode recorrer a ele com plena confiança de que receberá bons conselhos para qualquer situação que enfrente na vida. Como sabemos que Jesus é confiável? Por duas razões: seu conselho é sábio e sua orientação é certa.

a. Seu Conselho é Sábio

Primeiramente, seu conselho é sábio. Vejamos o que Isaías 11:2 diz a respeito:

E o Espírito do SENHOR estará sobre ele, o Espírito de sabedoria e discernimento, o Espírito de conselho e poder, o Espírito de conhecimento e temor do SENHOR. Isaías 11:2

O que Isaías profetizou no Antigo Testamento encontramos cumprido no Novo. Após o nascimento de Jesus, Lucas 2:40

Alguns versículos depois, aos doze anos, Jesus é encontrado “no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com sua compreensão e suas respostas.” Lucas 2:46-47

E mais tarde, já adulto, lemos em Mateus 13:54 que

Enquanto ensinava na sinagoga, todos se admiravam e perguntavam: “De onde lhe vêm a sabedoria e o poder para realizar milagres?

E em Colossenses 2:3 afirma que “Nele estão escondidos todos os tesouros de sabedoria e conhecimento.”

Então, de onde veio essa sabedoria milagrosa e maravilhosa de Jesus?

Isaías 11:2 já respondeu essa pergunta:

E o Espírito do SENHOR estará sobre ele, o Espírito de sabedoria e discernimento, o Espírito de conselho e poder, o Espírito de conhecimento e temor do SENHOR.”

A sabedoria de Jesus vem do Espírito Santo. Jesus é o homem mais sábio que já viveu, pois sua sabedoria é divina. Como Filho de Deus, repleto do Espírito de Deus, apenas Jesus possui a sabedoria necessária para ajudá-lo em suas lutas na vida.

B. Sua Orientação é Certa

Não só seu conselho é sábio, mas sua orientação também é certa. Jesus se autodenominava “Bom Pastor”, referindo-se ao Salmos 23:1-3, onde lemos:

O SENHOR é meu pastor, e nada me faltará. Ele me faz repousar em verdes pastos e me leva para junto de riachos tranquilos. Renova minhas forças e me guia pelos caminhos da justiça; assim, ele honra o seu nome.

Ao confiar em Jesus como seu Maravilhoso Conselheiro, você receberá a orientação segura do Bom Pastor. Precisa de provisão? Ele prometeu suprir todas as suas necessidades conforme suas riquezas. Está cansado? Ele lhe dará descanso. Está ansioso? Ele o conduzirá às águas tranquilas; Ele restaurará sua alma. Não tem certeza de qual caminho seguir? Ele o guiará nos caminhos da justiça por causa do Seu próprio nome.

Há muitas pessoas oferecendo orientação para todos os aspectos da vida. Alguns são muito bons e podem ajudar em certas áreas. Outros, bem-intencionados, podem ficar aquém do necessário. E há aqueles que realmente não se importam com você e estão apenas visando o lucro. É preciso cautela.

Você já viu aqueles comerciais com avisos de isenção de responsabilidade falados rapidamente no final? Após aconselhar sobre qual medicamento usar ou qual prescrição seguir, uma voz rápida diz: “Este medicamente não deve ser usado em caso de suspeita de dengue. Se persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado”.

Ou seja, são conselhos que não são tão confiáveis pois podem gerar efeitos colaterais do tipo: tontura, desmaios, cegueira ou, em casos extremos, a morte.

Agora com Jesus, você nunca precisa se preocupar com falas rápidas, letras miúdas ou isenções de responsabilidade ocultas. Jesus é um guia confiável para toda a vida. Ele o guiará apenas por caminhos que são bons para você. Seu conselho é sábio e sua orientação, certa.

III. Jesus Está Disponível

Recapitulando: Jesus é o Maravilhoso Conselheiro, em primeiro lugar, porque é acessível, em segundo, porque é confiável, e em terceiro, porque está disponível.

Pode-se ter o melhor conselheiro do mundo, mas se ele não estiver disponível quando você mais precisa, então não será de grande ajuda.

Confesso que estou repensando isso em minha vida. Alguns de vocês conhecem a minha trajetória. Sabem o quanto eu venho buscado um mentor em minha vida. E por um momento até pensei que eu tivesse: Mas daí a ficha caiu:

De que adianta ter o melhor pastor mentor se ele vive ausente quando você mais precisa dele. Ou seja, nesse caso, você sempre estará sozinho e em apuros.

Portanto, a terceira razão pela qual Jesus é o Maravilhoso Conselheiro é que Ele está sempre disponível para você.

A. Ele Está Sempre com Você pelo Espírito Santo

Em seguida, Ele está sempre disponível a você por meio do Espírito Santo. Quando Jesus se preparava para deixar a Terra, disse aos seus discípulos:

João 14:16-17: E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Encorajador, que nunca os deixará. É o Espírito da verdade. O mundo não o pode receber, pois não o vê e não o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele habita com vocês agora e depois estará em vocês.

Eu gosto como a NVI traduziu esse versículo 16. Vamos ler:

“E eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Conselheiro, que esteja com vocês para sempre” (João 14:16, NVI)

Quando Jesus disse que o Pai enviaria “outro Conselheiro”, essa palavra “outro” no grego significa “outro da mesma espécie”, não “um tipo diferente”.

O Espírito Santo é o mesmo tipo de Conselheiro que Jesus, pois, assim como Jesus, o Espírito Santo é Deus. De fato, o Espírito Santo é até chamado de “o Espírito de Cristo”, porque Deus é um em três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo. Através do Espírito Santo, tanto o Pai quanto o Filho habitam no crente.

Quando Jesus estava na Terra, sua disponibilidade era limitada aos discípulos ou ao grupo com quem estava em determinado momento. Mas, ao retornar ao céu e enviar o Espírito Santo, Jesus tornou-se disponível a todos os crentes, em todos os lugares e a todo momento. Com Jesus, o médico está sempre presente, pois Ele está sempre com você e em você pelo Espírito Santo.

B. Ele Nunca Te Abandonará

E não somente Ele está sempre com você, como também nunca o abandonará. Jesus disse em Mateus 28:20: “estou sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Esta disponibilidade “sempre-com-vocês” pelo Espírito Santo não é uma oferta por tempo limitado. Não há período de teste. Não tem prazo de validade. Jesus está disponível para você pelo Espírito Santo hoje, amanhã e sempre. Ele está sempre com você pelo Espírito Santo e nunca o abandonará.

Que bom saber que temos o Maravilhoso Conselheiro sempre ao nosso lado, não é mesmo?.

CONCLUSÃO:

Ao encerrarmos a mensagem de hoje, gostaria de compartilhar três breves pontos de aplicação prática:

1) Venha a Jesus com todas as suas lutas e pecados.

Com Jesus, não há necessidade de se esconder ou fingir. Não carregue o fardo sozinho. Jesus é o Maravilhoso Conselheiro porque é acessível. Você pode levar todas as suas preocupações e ansiedades a ele.

2) Ouça Jesus através da Palavra de Deus.

Muitas pessoas não se beneficiam do sábio conselho de Jesus, como revelado nas Escrituras. A Bíblia é um tesouro de sabedoria e orientação para a sua vida. Jesus é o Maravilhoso Conselheiro porque é confiável. Você pode confiar em Seu conselho, conforme revelado em Sua Palavra.

3) Caminhe com Jesus através do Espírito Santo.

Jesus tornará sua palavra clara para você ao caminhar com Ele pelo Espírito Santo. Não se limite a buscar Jesus apenas aos domingos. Jesus é o Maravilhoso Conselheiro porque está disponível. Caminhe com Ele pelo Espírito Santo todos os dias nesta época de Natal e durante todo o ano, e pelo resto da sua vida.


Eu sou o Diego Gonçalves, teólogo e evangelista, e este é o meu blog www.diegon.org – “O Diário de um Jondô”. Aqui, reflexões teológicas diárias te esperam!

Todos os direitos reservados
© O Diário de um Jondô

S.B.CAMPO – SP

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *