A armadilha da nostalgia
Jan 8, 2024 | Por Diego Gonçalves
Quando nos sentimos nostálgicos, geralmente estamos nos lembrando de momentos felizes do passado e nos sentimos confortáveis com essas memórias. No entanto, podemos facilmente nos prender a essas memórias e esquecer de viver o momento presente e planejar um futuro melhor.
A nostalgia pode nos fazer sentir presos no passado, nos impedindo de experimentar coisas novas e de crescer como pessoas. Além disso, quando idealizamos o passado, podemos acabar esquecendo dos problemas e das dificuldades que enfrentamos naquela época.
É importante lembrar que o passado não pode ser mudado e que a vida é uma jornada contínua. Em vez de ficar preso no passado, devemos nos concentrar em fazer o melhor que podemos no momento presente e criar um futuro melhor.
Como bem disse C.S. Lewis:
“Você não pode voltar atrás e mudar o começo, mas pode começar onde está e mudar o final”.
Portanto, aproveite as memórias felizes do passado, mas não deixe que elas o impeçam de seguir em frente. Foque em viver o momento presente e criar um futuro melhor. Afinal, a vida é muito curta para viver na armadilha da nostalgia.
Recursos:
- Psicologia Hoje: “O Perigo de Viver em Nostalgia”
- Forbes: “O perigo da nostalgia e como evitá-la”
#nostalgia #armadilha #perigo #futuro #presente #passado #igreja #cslewis #memorias #lembranças #tempobom #bonstempos
Eu sou o Diego Gonçalves, teólogo e evangelista, e este é o meu blog www.diegon.org – “O Diário de um Jondô”. Aqui, reflexões teológicas diárias te esperam!
Todos os direitos reservados
© O Diário de um Jondô
S.B.CAMPO – SP