A armadilha da nostalgia

A armadilha da nostalgia

Jan 8, 2024 | Por Diego Gonçalves

Você já se pegou olhando para trás com saudade e desejando voltar no tempo? A nostalgia é um sentimento comum que todos nós experimentamos em algum momento, mas é importante tomar cuidado para não cair na armadilha dela.

Quando nos sentimos nostálgicos, geralmente estamos nos lembrando de momentos felizes do passado e nos sentimos confortáveis com essas memórias. No entanto, podemos facilmente nos prender a essas memórias e esquecer de viver o momento presente e planejar um futuro melhor.

A nostalgia pode nos fazer sentir presos no passado, nos impedindo de experimentar coisas novas e de crescer como pessoas. Além disso, quando idealizamos o passado, podemos acabar esquecendo dos problemas e das dificuldades que enfrentamos naquela época.

É importante lembrar que o passado não pode ser mudado e que a vida é uma jornada contínua. Em vez de ficar preso no passado, devemos nos concentrar em fazer o melhor que podemos no momento presente e criar um futuro melhor.

Como bem disse C.S. Lewis:

“Você não pode voltar atrás e mudar o começo, mas pode começar onde está e mudar o final”.

Portanto, aproveite as memórias felizes do passado, mas não deixe que elas o impeçam de seguir em frente. Foque em viver o momento presente e criar um futuro melhor. Afinal, a vida é muito curta para viver na armadilha da nostalgia.

“13. Irmãos, eu mesmo não penso que já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, 14. prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”

Filipenses 3:13-14

Recursos:

  • Psicologia Hoje: “O Perigo de Viver em Nostalgia”
  • Forbes: “O perigo da nostalgia e como evitá-la”

#nostalgia #armadilha #perigo #futuro #presente #passado #igreja #cslewis #memorias #lembranças #tempobom #bonstempos


Eu sou o Diego Gonçalves, teólogo e evangelista, e este é o meu blog www.diegon.org – “O Diário de um Jondô”. Aqui, reflexões teológicas diárias te esperam!

Todos os direitos reservados
© O Diário de um Jondô

S.B.CAMPO – SP

Avatar de Diego Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diego Souza

Sou ministro na Igreja Holiness e amo escrever. Graduando em Letras pela UNIVESP, com Bacharel em Teologia pela UMESP e com pós em Novo Testamento pela EST, neste blog compartilho meus pensamentos sobre a vida cristã e o cotidiano, buscando conectar a fé com o dia a dia.