Quando a Bíblia parece difícil de ser entendida.

Quando a Bíblia parece difícil de ser entendida.

John Piper, ao olhar para o outro lado da objeção de que algumas partes da Bíblia são muito difíceis de entender, afirma:

“Parece-me que se tudo fosse fácil e direto, nenhuma controvérsia, nada complexo, nada aparentemente fora de sincronia com meu pequeno cérebro humano e sua capacidade de discernir contradições, então aposto que haveria uma pergunta aqui como: ‘Se esta é realmente a palavra de Deus, por que é tão simples?’”

Muitas vezes pensei a mesma coisa. Se eu entendesse tudo sobre Deus e sua Palavra, eu começaria a me perguntar se esta era realmente a Palavra de Deus. Um Deus que os seres humanos finitos possam entender completamente não seria muito as características de um Deus. Eu estaria mais inclinado a pensar que nós o inventamos. As partes difíceis da Bíblia servem apenas para confirmar o que a Bíblia proclama claramente de qualquer maneira: Ele é Deus, e nós não somos.

Entretanto, há aqueles que dizem que a Bíblia não é difícil de entender, mas sim difícil de aceitar e aplicar. Como Mark Twain teria dito: “Não são as partes da Bíblia que eu não entendo que me incomodam, são as partes que eu entendo!” É claro que, uma vez que entendemos a graça de Deus para nós em Jesus Cristo, as palavras difíceis da Bíblia se tornam muito mais fáceis de aceitar.

“Deuteronômio 29. 29 : “O Senhor, nosso Deus, tem segredos que ninguém conhece. Não seremos responsabilizados por eles, mas nós e nossos filhos somos responsáveis para sempre por tudo que ele nos revelou, para que obedeçamos a todos os termos desta lei.” (Deuteronômio 29. 29, NVT)

1 Coríntios 13. 12: “Agora vemos de modo imperfeito, como um reflexo no espelho, mas então veremos tudo face a face. Tudo que sei agora é parcial e incompleto, mas conhecerei tudo plenamente, assim como Deus já me conhece plenamente.” (1 Coríntios 13. 12, NVT)


Escrito Por Diego Gonçalves e pregado na Igreja DaeHan em 25/6/23

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também possam aprender mais sobre o assunto. E não se esqueça de se inscrever em nossas redes sociais para receber mais conteúdo como este. Até a próxima!

Inspire-se com outros devocionais e reflexões no meu site.

Avatar de Diego Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diego Souza

Sou ministro na Igreja Holiness e amo escrever. Graduando em Letras pela UNIVESP, com Bacharel em Teologia pela UMESP e com pós em Novo Testamento pela EST, neste blog compartilho meus pensamentos sobre a vida cristã e o cotidiano, buscando conectar a fé com o dia a dia.