Teologia Sistemática
|

Uma Introdução à Teologia Sistemática

Teologia significa “conversas sobre Deus”; na verdade, é o estudo de Deus ou qualquer coisa relacionada a Deus. Todos os cristãos falam sobre Deus, o que nos torna teólogos. Claro, isso não significa necessariamente que somos bons teólogos. Ser um bom teólogo requer estudo e esforço, uma tarefa que muitos não estão dispostos a realizar. Mas é uma tarefa benéfica. Quanto melhor conheço Deus e o que ele está fazendo na criação, incluindo aquilo que ele está fazendo em mim, mais eficaz posso ser em servi-lo.

Teologia sistemática é um ramo específico da teologia que examina todas as doutrinas da igreja e as sistematiza, garantindo que todas se encaixem bem em harmonia. Quem e o que entendemos ser Deus afetará praticamente todas as outras doutrinas que temos. O que entendemos sobre o pecado impactará o que acreditamos sobre o trabalho de Cristo e a salvação. Muitas de nossas doutrinas são assim, então um bom entendimento de uma requer um entendimento mais amplo de muitas outras. A Teologia Sistemática estuda todas as principais doutrinas em uma estrutura que as une em um todo coeso e coerente.

Por que Estudar Teologia

Existem muitas coisas que o estudo sistemático da teologia pode fazer por você. O acrônimo de cinco letras –que forma a palavra paz em inglês– “PEACE” pode ajudar a lembrar pelo menos algumas dessas razões.

Polêmica

Esta palavra é definida como “um ataque verbal ou escrito forte contra alguém ou algo”. Neste caso, é usada no sentido de combater doutrinas falsas. Doutrinas falsas são abundantes hoje, assim como têm sido ao longo da história do cristianismo. A teologia eficaz pode ajudá-lo a identificar e combater as doutrinas falsas de nossos dias. Muitas vezes, essas doutrinas parecem boas na superfície e podem enganar aqueles que não estão familiarizados com os ensinamentos da Bíblia.

Exegese

Exegese significa “explicar ou interpretar”, especialmente as Escrituras. A exegese é útil para um professor, mas também é útil para um indivíduo que busca entender ou explicar uma posição ou doutrina específica.

Apologética

Apologética é definida como “argumentos ou escritos fundamentados em justificação de algo, tipicamente uma teoria ou doutrina religiosa”. Frequentemente, esse termo é usado no sentido de defender sua fé para os de fora. Mas também pode ser útil para os crentes que têm dúvidas sobre sua própria fé ou que estão passando por períodos de dúvida.

Catequese

Esta palavra significa “instruir nos princípios da religião cristã por meio de perguntas e respostas, tipicamente usando um catecismo”. Pense nisso como fornecer treinamento a novos crentes, fornecendo-lhes os fundamentos da fé.

Evangelização

Ter um bom entendimento da verdade cristã o torna um evangelista mais eficaz. Isso o ajuda a entender mais plenamente a condição de quem você está testemunhando, bem como a provisão que Deus fez para redimi-los.

O estudo teológico é útil para o seu próprio desenvolvimento, edificação e entendimento do Deus que nos fez e ainda está trabalhando em nossas vidas. É útil para guiá-lo a ajudar outros crentes em seu próprio crescimento pessoal. E é útil quando você apresenta o evangelho a outros.

Fontes para o Estudo da Teologia

Existem muitas fontes que as pessoas usam para desenvolver sua teologia, algumas boas, outras nem tanto, e algumas que são terríveis. O Quadrilátero Wesleyano descreve quatro dessas fontes: Escritura, razão, tradição e experiência. Embora existam outras fontes que alguns usam, acredito que essa faz um bom trabalho ao agrupar nossas fontes principais.

Escritura

Deveria ser óbvio que a Bíblia é nossa principal fonte de teologia. Afinal, o que pode ser um guia melhor para conhecer sobre Deus e seu trabalho do que o texto que ele nos deu? A Escritura é inspirada por Deus e é útil para nós em nossa vida com Cristo, contendo tudo o que precisamos para sermos crentes maduros e completos.

No entanto, a Bíblia não é um livro de teologia sistemática. Contém teologia em suas páginas, mas não necessariamente no formato que gostaríamos de ter. A Bíblia é a história da interação de Deus com a humanidade, e é às vezes uma história confusa envolvendo culturas que são estranhas para nós. É preciso muito cuidado ao derivar nossa teologia da Bíblia para separar o conteúdo da teologia do contexto da cultura em que foi escrita.

Não posso enfatizar o suficiente a importância da Bíblia no desenvolvimento de nossa teologia. Embora às vezes seja desafiador de entender, deve ser a base sobre a qual nossa teologia se apoia. Se nossa tradição, razão ou experiência parecem estar em desacordo com a Bíblia, devemos dar precedência à Bíblia. Pode ser que tenhamos entendido mal o que a Bíblia está nos ensinando, mas ela sempre será verdadeira.

Tradição

O Quadrilátero Wesleyano não usa tradição para se referir às nossas práticas dentro de nossa igreja local ou denominação. Em vez disso, refere-se aos ensinamentos da igreja. A Bíblia não contém diretamente a formulação da Trindade que a igreja mantém hoje. A doutrina da Trindade foi desenvolvida ao longo de um longo período de tempo para expressar verdades contidas nas Escrituras. A doutrina da Trindade vem até nós pela tradição. A dupla natureza de Cristo, o papel fundamental da expiação, soteriologia, várias visões de escatologia e outras doutrinas que às vezes nos dividem são em grande parte produto da tradição.

A tradição não é ruim; ela representa o trabalho de muitos homens piedosos ao longo dos séculos tentando entender como Deus está operando. Mas não é infalível e é de menor importância do que as Escrituras.

Razão

Em alguns círculos, razão e fé são vistas como oponentes no ringue, sempre em desacordo uma com a outra. Mas isso é infeliz. Deus nos deu mentes e nos instruiu a usá-las (Marcos 12:30). O desenvolvimento de nossa tradição foi pela aplicação do pensamento racional às Escrituras. É apropriado para nós hoje continuar aplicando nossas mentes ao estudo das Escrituras e à nossa busca por conhecimento e entendimento de Deus.

Se sua teologia se baseia apenas no que os outros lhe ensinam, então você está em um terreno instável. Quando dificuldades ou desafios à sua fé surgirem, você pode descobrir que sua teologia, se desenvolvida sem pensamento racional da sua parte, pode não sustentá-lo. Mas, o perigo de usar nossas mentes é que precisamos garantir que nossos pensamentos estejam bem fundamentados na Palavra.

Experiência

A experiência pode não ser o melhor guia para nossa teologia, mas é uma da qual não podemos nos separar. Minhas experiências moldam quem sou e como penso. Mas minha experiência com Deus, assim como a experiência de outros em suas interações com Deus, pode me ajudar a ganhar uma melhor perspectiva sobre ele. Dos quatro, este é o que menos confio, mas é inegavelmente parte de como faço teologia.

O Espírito Santo

O Espírito Santo não está incluído no Quadrilátero Wesleyano, mas acredito que não podemos fazer boa teologia sem a assistência do Espírito Santo. Em 1 Coríntios 2:10-16, Paulo expressa que ninguém conhece os pensamentos de Deus, exceto o Espírito de Deus, o Espírito Santo. E Deus nos deu seu Espírito para nos ajudar a conhecê-lo. Não seremos capazes de conhecer Deus sem a ajuda de seu Espírito. Apenas tenha certeza de não confundir seu próprio processo de pensamento racional com a orientação do Espírito Santo. O Espírito trabalhará dentro de nossos pensamentos, mas nossos pensamentos também podem operar sem, ou contrariamente, ao Espírito.

Como Fazer Teologia

Se você está interessado em desenvolver uma boa teologia, e teologia sistemática em particular, há várias coisas das quais estar ciente. Os passos abaixo podem ajudá-lo em seu desenvolvimento.

Seja Completo

Há um perigo em desenvolver sua teologia independentemente da Escritura e depois recorrer à Bíblia para encontrar suporte para suas posições. Esta é uma maneira garantida de desenvolver uma teologia ruim. Primeiro, você precisa determinar o que toda a Escritura tem a dizer sobre uma doutrina específica, assim como a tradição relevante da igreja. Você pode nem sempre achar que pode reconciliar todos os ensinamentos sobre um tópico. Mas deve se esforçar para formar doutrinas que melhor apoiem a maioria dos textos.

Separe Conteúdo de Contexto

É importante lembrar que a Bíblia foi escrita por e para uma cultura que é muito diferente do Brasil do século 21. O lugar das mulheres e dos escravos é bastante diferente agora. O governo e a economia do período bíblico são bastante estranhos para nós hoje. Educação, tecnologia e saúde estão absurdamente melhorados hoje. É natural para nós ler a Bíblia como se fosse especificamente escrita para nós hoje. Mas não foi. Isso não reduz o valor das Escrituras para nós, mas significa que precisamos levar em conta esse contexto cultural. O conteúdo, ou mensagem, da Bíblia, é atemporal. O contexto, ou cultura, da Bíblia, não é. Distinguir entre os dois é uma tarefa importante no desenvolvimento de sua teologia.

Atualize o Contexto

Uma vez que você tenha separado o conteúdo do contexto, deve aplicar esse conteúdo à sua própria cultura; ou à cultura que está tentando alcançar. Jesus como o bom pastor é significativo para uma cultura do campo, mas pode deixar os moradores modernos das cidades um pouco no “sem sentido”. Você pode atualizar a mensagem de um salvador que cuida e provê para seu povo com uma imagem mais moderna? A visão pré-científica da criação expressa em Gênesis é desafiadora para uma cultura orientada cientificamente. No entanto, o conteúdo, que Deus criou tudo o que existe, permanece tão verdadeiro hoje quanto era então.

Garanta Coerência

Conheço pessoas que, após uma tragédia em suas vidas, dirão que “estava destinado a ser”, implicando que Deus controla tudo o que acontece. E, no entanto, essas mesmas pessoas acreditam que realmente têm algum controle sobre suas vidas, fazendo escolhas reais. Mas as duas posições parecem estar em desacordo uma com a outra. Deus é onisciente e onipotente, criando o universo do jeito que queria que fosse, mas muitos veem a criação como quebrada e Deus como correndo para consertá-la. Vamos ter paradoxos em nossa teologia, como o ensinamento de que Jesus é totalmente Deus e totalmente humano. Somos finitos tentando entender o infinito. Mas nossa teologia deve ser tão consistente e coerente quanto possível. Não devemos dizer que Deus está no controle total e que ele não está no controle total.

Um Aviso

Existem duas maneiras distintas de “fazer” teologia. A primeira é simplesmente estudar alguma autoridade no assunto e adotar sua posição. Existem muitas boas fontes de teologia, e a maioria delas está em geral acordo sobre a maioria das posições. Erickson, Grudem, Geisler, Odem e outros produziram volumes maciços sobre teologia sistemática e são altamente recomendados, especialmente Erickson. Mas eu encorajaria você a não adotar essa abordagem. Use esses livros como recursos em seu estudo, mas não aceite apenas o que eles têm a dizer.

A segunda abordagem é muito mais desafiadora e perigosa, mas, em última análise, mais gratificante. Leia as passagens relevantes na Bíblia. Estude as obras de outros teólogos. E pense. Permita que o Espírito Santo o guie. Faça perguntas e não tenha medo das respostas. O desafio dessa abordagem é que ela dá muito mais trabalho do que simplesmente ler e aceitar o que outra pessoa disse. O perigo é que você pode não chegar às mesmas conclusões dos autores dos livros que leu ou de seus professores. Apenas certifique-se de que sua teologia está solidamente fundamentada nas Escrituras e não em alguma outra fonte. E a recompensa? Que sua teologia se tornará mais profundamente enraizada em você, que será sua, e não de outra pessoa.

Este Guia

Isso, em certo sentido, é o que os artigos neste guia são. Eles são o produto de anos de estudo, fazendo perguntas e explorando respostas. Em muitos aspectos, é muito semelhante ao que você encontraria em um texto de teologia sistemática muito maior, mas nem sempre. Não há garantia de que tudo está correto; provavelmente não está. Mas é o que sinto que fui levado a entender. Por favor, enquanto lê isso, não aceite ou rejeite simplesmente. Permita que o Espírito de Deus o guie para a verdade. É uma jornada gloriosa. Quer concorde comigo ou não, estude as Escrituras, porque nelas você encontrará a verdade.

A Estrutura

A maioria das teologias sistemáticas começa com Deus ou com a Bíblia. Você pode começar com Deus porque, sem ele, a Bíblia não tem valor. Você pode começar com a Bíblia porque, sem ela, podemos saber pouco sobre Deus. É como uma questão de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha. Eu optei por uma abordagem diferente. Após esta introdução à teologia sistemática, vou examinar o que pode ser conhecido sobre Deus, independentemente da Bíblia. Em seguida, o que podemos saber sobre a Bíblia. Isso pressupõe que Deus quer que saibamos mais sobre ele do que pode ser deduzido por nossos próprios pensamentos racionais. E vê a Bíblia como o registro dessa auto-revelação. E então, vamos estudar Deus conforme descrito na Bíblia.

A partir daí, seguiremos uma sequência mais tradicional, cada doutrina se construindo sobre as anteriores. Nem todas as doutrinas do cristianismo serão abordadas, mas os tópicos principais serão. O resto pode ser facilmente adicionado por conta própria.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *