ancient, nature, temple
| |

1 Coríntios 12:1-11 – Estudo Bíblico Indutivo

Neste estudo bíblico indutivo sobre 1 Coríntios 12:1-11, exploramos os dons espirituais, suas origens, finalidades e como são distribuídos entre os crentes. Analisamos também os problemas enfrentados pela igreja de Corinto devido à ignorância e ao mau uso desses dons, além de destacar a importância de entender e aplicar corretamente cada dom para a edificação do corpo de Cristo.

Esboço: Dons Espirituais

  1. O problema manifestado na igreja de Corinto (1-3)
  • a) Ignorância (1)
  • b) Engano (2)
  • c) Blasfêmia (3)
  1. Ensino sobre os dons (4-7)
  • a) Muitos dons; Um Doador (4)
  • b) Muitas áreas para servir; Um Mestre (5)
  • c) Muitas operações; Um Deus (6)
  • d) Muitas pessoas; Um propósito (7)
  1. Dons específicos (8-11)
  • a) Palavra de sabedoria (8a)
  • b) Palavra de conhecimento (8b)
  • c) Fé especial (9a)
  • d) Cura (9b)
  • e) Milagres (10a)
  • f) Profecia (10b)
  • g) Discernimento de espíritos (10c)
  • h) Línguas (10d)
  • i) Interpretação de línguas (10e)
  • j) Um Espírito que é o Doador e quem recebe a glória (11)

Perguntas para Discussão:

  1. Por que Paulo escreveu à igreja de Corinto sobre dons espirituais? Qual parecia ser o problema deles?
  2. O que são dons espirituais? São talentos e habilidades especiais? Algo como habilidade em consertar computadores ou um bom talento para o canto pode ser considerado um dom espiritual?
  3. De onde vêm os dons espirituais? Por que esse fato é tão importante?
  4. Quem recebe os dons espirituais?
  5. Qual é o objetivo desses dons? Para que devemos usá-los?
  6. É importante tentar descobrir o seu dom? Como podemos descobrir nosso dom? Se não tentarmos, como saberemos que estamos usando o dom corretamente?
  7. O que devemos fazer para garantir que estamos realmente usando nosso dom para a edificação do corpo de Cristo?
  8. Se você acha que conhece o seu dom, o que deve fazer?
  9. O que é a “palavra de sabedoria”? Como alguém usaria esse dom? Esse dom ainda está ativo hoje?
  10. O que é a “palavra do conhecimento”? Qual a diferença entre “palavra de sabedoria”? Como alguém usaria esse dom? Ele ainda está ativo hoje?
  11. O que é a “fé”? Todo crente não tem fé? Qual é a diferença entre a fé comum e o dom de fé? Como alguém usaria esse dom? Ele ainda está ativo hoje?
  12. O que são os “dons de cura”? Que tipo de cura eles envolvem? Como alguém usaria esse dom? Ele ainda está ativo hoje?
  13. O que é a “realização de milagres”? Como alguém usaria esse dom? Ele ainda está ativo hoje?
  14. O que é a “profecia”? Como alguém usaria esse dom? Ele ainda está ativo hoje?
  15. O que é o “discernimento de espíritos”? Como alguém usaria esse dom? Ele ainda está ativo hoje?
  16. O que são os “diferentes tipos de línguas”? Como alguém usaria esse dom? Ele ainda está ativo hoje?
  17. O que é a “interpretação de línguas”? Como alguém usaria esse dom? Ele ainda está ativo hoje?

Referências Cruzadas:

  • Romanos 12:3-8 – Passagem sobre dons espirituais.
  • Efésios 4:11-16 – Passagem sobre dons espirituais.
  • 1 João 4:1-3 – Método para distinguir os espíritos verdadeiros dos falsos. Se alguém confessa que Jesus é de Deus, é verdadeiro. Se não, é falso.
  • Mateus 16:16-17 – Pedro reconheceu Jesus como Senhor porque o Pai lhe revelou.
  • Gálatas 1:8-9 – Aquele que prega um falso evangelho seja eternamente condenado.
  • 1 Pedro 4:10-11 – Seja um bom administrador dos dons que Deus deu.
  • 1 Coríntios 12:27-31 – Dons espirituais mencionados novamente.
  • Filipenses 2:13 – Deus opera em nós para o Seu bom propósito.
  • Atos 6:10 – A sabedoria de Estêvão.
  • 2 Pedro 3:15 – A sabedoria de Paulo.
  • Provérbios 2:6 – O Senhor dá sabedoria. Sabedoria é mencionada 156 vezes em Provérbios.
  • Colossenses 2:2-3 – Sabedoria e conhecimento. Conhecer os mistérios de Deus.
  • Mateus 17:20 – Fé que pode mover montanhas.
  • Lucas 7:1-9 – O centurião exercia grande fé.
  • 2 Coríntios 12:12 – Os dons de cura eram um sinal especial dos apóstolos para comprovar a autenticidade deles.
  • Filipenses 2:27, 1 Timóteo 5:23, 2 Timóteo 4:20 – Exemplos de que nem sempre as curas eram realizadas, mesmo naquela época.
  • Hebreus 11:1-2 – Deus falou em tempos e de maneiras diferentes, mas agora fala por meio de Seu Filho.
  • João 2:11 – Milagre realizado para manifestar a glória de Cristo.
  • Atos 2:22 – Os milagres que Jesus fez atestaram que Ele era de Deus.
  • 1 Coríntios 14:3 – Profecia para edificar, exortar e consolar.
  • Atos 2:5-12 – O verdadeiro dom de línguas: línguas reais.

Comentário Versículo por Versículo:

I.

Naquela época, havia muitos dons falsificados circulando no ocultismo. Satanás sempre foi um imitador daquilo que é verdadeiro, distorcendo e abusando dessas práticas para seus próprios propósitos. Dois dos falsos dons mais comuns incluíam êxtase e entusiasmo. O êxtase era uma espécie de frenesi quase hipnótico, onde, através de cânticos sensuais e frenéticos, pensava-se estar em comunhão com o divino. Isso era considerado uma prática superespiritual e frequentemente confundida com o dom de línguas. Essa prática tem suas raízes na falsa religião e na atividade demoníaca. O entusiasmo envolvia sonhos, visões, etc. O problema básico era que muitos na igreja aceitavam qualquer coisa que parecesse ser um milagre ou sobrenatural como algo automaticamente bom e digno de ser seguido. Mas eles eram ignorantes e não sabiam que deviam testar as coisas que estavam acontecendo ou como testá-las.

Desde o início do livro, é lembrado que os coríntios não careciam de nenhum dom espiritual. Eles eram dotados espiritualmente, mas estavam abusando de seus dons. O primeiro problema era que eles eram ignorantes. Satanás anda ao redor como um leão, procurando alguém para devorar. Se alguém é ignorante da verdade, está em perigo. Imagine um cervo que não reconhece um leão. Adeus cervo. Se os coríntios nem sequer conhecessem a verdade sobre os dons espirituais, então eles não saberiam como usá-los corretamente. Esta foi uma das primeiras epístolas, então, embora Paulo certamente lhes tenha ensinado algo, eles ainda não tinham o benefício de uma Bíblia completa. Eles podem ter tido alguma desculpa para não saberem. Mas nós não temos absolutamente nenhuma desculpa. Precisamos conhecer a verdade para que possamos servir a Deus adequadamente. Em 2 Timóteo 2:15, sabemos que precisamos “manejar corretamente a palavra da verdade.”

O segundo problema era que eles pareciam ser facilmente enganados. Quando eram incrédulos, haviam sido levados para o culto a ídolos e práticas ocultas e pagãs, que eram tão prevalentes naquela área. Infelizmente, depois que creram, várias dessas práticas foram transferidas para a prática da igreja, embora em formas diferentes. Vemos ao longo do livro que um grande problema para a igreja de Corinto era imitar o mundo ao seu redor e ser sugado por ele, em vez de realmente se separar. No capítulo 14, ficamos sabendo de alguns dos abusos na prática de línguas, e é bastante claro que os falsos dons estavam entrando na igreja e desviando muitos. Isso acontece até hoje. São inúmeras as histórias de curas falsas, línguas falsas, além de comportamentos bizarros, como rolar pelos corredores ou agir como animais. Como podemos evitar sermos desviados?

  1. Conheça a verdade.
  2. Avalie tudo pelas Escrituras. Não aceite algo apenas porque uma igreja ensina ou pratica, ou porque é comum.

Versículo 3: O abuso dos dons foi tão extremo que, em momentos de êxtase, as pessoas estavam realmente blasfemando contra o Senhor. Ficava claro que demônios estavam por trás disso, usando esses momentos para enganar os membros da igreja e causar estragos espirituais. Veja as referências cruzadas em 1 João. A verdade é sempre uma medida do que é certo e errado. Se as coisas parecem boas e funcionam, mas são falsas, elas não são boas. A que áreas isso poderia ser aplicado

hoje? Pregadores. Por mais suaves e polidos que sejam, se não ensinam a Palavra, não devemos ouvi-los.

Nesta seção, aprendemos sobre a fonte dos dons e o propósito dos dons. A fonte não são as pessoas, muito menos os demônios. A fonte é o Espírito Santo, Jesus, e Deus Pai. Em resumo, a Trindade. Se Ele é a fonte, os dons também são para Ele e devem ser sempre conduzidos de acordo com Sua vontade e maneira. Esses dons são sobrenaturalmente concedidos aos crentes. Existem três categorias gerais de dons: dons verbais, de serviço e de sinais. Os dons verbais são para falar e edificar a igreja, como ensino, pregação, profecia, conhecimento, sabedoria, etc. Dons de serviço incluem liderança, doação, misericórdia, fé e discernimento. Dons de sinal incluem milagres, cura, línguas e interpretação de línguas. Portanto, há todos os tipos de dons e talvez até combinações de dons, mas o mesmo Deus deu a todos eles. Portanto, não há base para orgulho de que o dom de alguém é melhor do que o de outra pessoa. Mais adiante no capítulo, é mostrado que cada dom e cada crente é vital e tem um papel distinto e importante a cumprir.

Embora existam muitos dons, o propósito de todos os dons é o mesmo: o bem comum. Eles são para a edificação do corpo, para que o corpo possa glorificar melhor o Senhor e alcançar o mundo por Ele. Revise as perguntas e as referências cruzadas.

Este é um bom lembrete para todos nós:

  1. Precisamos estar unidos.
  2. Temos o mesmo objetivo e precisamos trabalhar para isso.
  3. Você tem um dom especial do Senhor.
  4. Você deve estar usando seu dom especial servindo ativamente aos outros.

Você está usando seu dom? Você está servindo ativamente aos outros? Você está preocupado com o bem comum?

Uma frase se repete vez após vez.

Ao me concentrar em cada dom espiritual e no que ele é, quase deixei passar essa frase repetida. O fato de ser repetida tantas vezes mostra que é muito importante e talvez o tema principal de toda esta seção. É “Espírito” ou “mesmo Espírito”. A questão é que o Espírito é a fonte de todos os dons espirituais. Isso nos lembra da nossa unidade no Espírito, mas também da nossa diversidade. Nem todos farão exatamente o que você faz na igreja. Nem todos terão o mesmo dom. Nem todos terão o mesmo chamado. Nem todos têm que fazer o que você está fazendo para seguir o Senhor. Como professores, evangelistas, discipuladores, temos a tendência de pensar que todos deveriam fazer o mesmo. Mas, pelas Escrituras, fica claro que nem todos têm o mesmo dom ou chamado. Deus tem tarefas diferentes para pessoas diferentes, e precisamos entender e aceitar isso. Precisamos reconhecer o valor das contribuições dos outros e não pensar que estamos fazendo a única coisa valiosa. É como no casamento: o marido e a esposa têm papéis diferentes, mas ambos são valiosos e importantes.

Palavra de Sabedoria – Capacidade de entender a Palavra de Deus e Sua vontade, e de aplicar habilmente esse entendimento à vida.

Palavra de Conhecimento – Capacidade de entender e falar a verdade de Deus, com visão dos mistérios de Sua Palavra.

O conhecimento se especializa em compreender o significado da verdade, enquanto a sabedoria se especializa em aplicá-lo a situações práticas da vida real de maneira correta.

– Esta não seria a fé salvadora ou a fé perseverante que todo crente tem. Ao contrário, é um tipo de fé especialmente forte que deposita total confiança em Deus, não importa a circunstância. Muito provavelmente, homens como Hudson Taylor e George Muller tinham esse dom.

Dons de Cura – Veja referências cruzadas. Este foi um dom de cura especialmente concedido principalmente aos apóstolos por um certo tempo e estágio no desenvolvimento da igreja. Se uma pessoa com esse dom tocasse uma pessoa doente, ela poderia ser imediatamente curada, independentemente da doença que tivesse.

Como a mensagem era nova, Deus deu os chamados dons de sinal para confirmar a autoridade de Seus apóstolos, para que as pessoas pudessem reconhecer facilmente que eles vinham de Deus e estavam ensinando a verdade. Uma vez que a igreja foi estabelecida e a Bíblia estava completa, o uso deste e de outros dons de sinal diminuiu. Mesmo os livros posteriores do Novo Testamento não mencionam os dons de sinais. Como os milagres de Jesus, eles tinham um propósito específico. Se você olhar todo o Antigo Testamento, os milagres dos profetas eram relativamente raros e muito menos frequentes do que os ensinamentos que eles faziam. Dito isso, não há nenhuma passagem clara à qual você possa recorrer nas Escrituras que mostre enfaticamente que os dons de sinais terminaram. Essa crença vem principalmente da lógica sobre o propósito dos dons de sinais, sua ausência nas Escrituras posteriores e seu desaparecimento do mainstream da história da igreja. Minha posição é que os dons de sinais não são mais normativos para a igreja em todo o mundo. A maioria das igrejas já está estabelecida.

No entanto, não vou ao ponto de dizer que estão completamente erradicados. É possível que em algumas áreas onde o evangelho está apenas agora chegando e a igreja não está estabelecida ou madura, Deus ainda possa fazer uso de dons de sinais para confirmar aqueles que vão com a mensagem do evangelho e atestar sua verdade. Certamente existem vários relatos, especialmente nessas novas áreas, sobre curas e milagres diversos. Cada um deles também precisaria ser avaliado de acordo com a verdade da Palavra de Deus e não automaticamente aceito apenas porque parece bom. Há muitas, muitas, muitas reivindicações fraudulentas para os dons de sinal, assim como havia na igreja de Corinto.

Dito isso, Deus ainda cura as pessoas e Deus ainda faz milagres. É tolice amarrar as mãos de Deus e descartar eventos milagrosos como mera coincidência ou mentira. Deus é o mesmo Deus e Ele ainda está envolvido no mundo. Então, o que você deve fazer se ouvir ou ver dons de sinais? Avalie-os pelas Escrituras. Veja se a pessoa está usando o dom da maneira correta e se a verdade está sendo ensinada e vivida.

Dom de Milagres – Inclui coisas como expulsar demônios, multiplicação de alimentos, etc. Esta é uma demonstração de poder sobrenatural (o poder de Deus) de alguma forma que é anormal no mundo natural. Mais uma vez, o propósito é mostrar o poder de Deus para que os espectadores creiam.

Dom de Profecia – Hoje, muitas pessoas consideram esse dom como uma narrativa do futuro. Mas, na verdade, significa apenas “falar” ou “proclamar publicamente”. A conotação de prever o futuro só foi associada à palavra durante a Idade Média. Deus pode ter usado a profecia como uma maneira de confirmar Sua verdade, mas desde a conclusão das Escrituras, Ele não está mais trazendo novas revelações. A revelação de Deus é completa. Aqueles com o dom de profecia agora têm a capacidade de expor e explicar as Escrituras e edificar outras pessoas com elas. Veja 1 Coríntios 14:3. É muito semelhante ao dom de ensinar ou outros dons de falar.

Discernimento de Espíritos – Os cristãos com esse dom têm a capacidade de reconhecer espíritos mentirosos e identificar doutrinas enganosas e errôneas. É exercer o discernimento para distinguir entre as mentiras de Satanás, suas falsificações, e a verdade de Deus, o que é real. Aqueles com esse dom podem agir como guardiões da igreja, protegendo-a de falsas doutrinas e da infiltração das ideias do mundo. Eles parecem ser capazes de enxergar mais profundamente do que a pessoa comum, identificando as verdadeiras questões/problemas morais em jogo e desmascarando as raízes dos problemas nas ideias. Estes são, em certo sentido, administradores da doutrina e da prática corretas. Este dom também é importante para avaliar se os outros dons que estão sendo demonstrados e usados na igreja são reais ou falsificados.

Dom de Línguas – A partir de Atos, vemos que esse dom envolvia falar uma língua estrangeira real sem conhecê-la por meio do estudo. Basicamente, é uma reversão da Torre de Babel para permitir que os crentes se comuniquem com os de outras línguas e dialetos. Ele alcança pessoas que os crentes teriam dificuldade em alcançar sem ele e é outro sinal que mostra o poder de Deus para que os incrédulos creiam. Esse dom e seus abusos serão abordados em detalhes no capítulo 14.

Dom de Interpretação de Línguas – Isso é como uma engenharia reversa. Aqueles com esse dom podem ouvir e entender essas línguas estrangeiras e, em seguida, traduzi-las de volta para sua própria língua. A falsificação muitas vezes incluía muitas coisas ininteligíveis em êxtase. Parecia muito espiritual, mas não tinha valor real.

O versículo 11 é mais um lembrete de que todos esses dons são do mesmo Espírito. Todo o louvor e reconhecimento por esses dons vai para Ele. Eles são distribuídos não de acordo com nossos desejos, mas de acordo com a vontade do Espírito. Eles são para o Seu plano mestre da igreja. Precisamos servi-Lo como Ele quer, não como queremos. Devemos ir onde somos necessários, em vez de onde queremos ir ou onde nos sentimos confortáveis.

Mais Estudos Bíblicos de 1 Coríntios

  1. Introdução
  2. 1 Coríntios 1:1-17
  3. 1 Coríntios 1:18-31
  4. 1 Coríntios 2
  5. 1 Coríntios 3
  6. 1 Coríntios 4
  7. 1 Coríntios 5
  8. 1 Coríntios 6
  9. 1 Coríntios 7:1-16
  10. 1 Coríntios 7:17-40
  11. 1 Coríntios 8
  12. 1 Coríntios 9:1-18
  13. 1 Coríntios 10:1-13
  14. 1 Coríntios 10:14-33
  15. 1 Coríntios 11:1-16
  16. 1 Coríntios 11:17-34
  17. 1 Coríntios 12:1-11
  18. 1 Coríntios 12:12-30
  19. 1 Coríntios 14
  20. 1 Coríntios 15:1-28
  21. 1 Coríntios 15:29-58
  22. 1 Coríntios 16

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *