Sl 90:12 – Tudo o que é Importante é Eterno

Sl 90:12 – Tudo o que é Importante é Eterno

escrito em 24/06/2021

Devocional

Fala, pessoal! Tudo bem? Na semana em que escrevi este devocional, completei mais um ano de vida, o que me levou a refletir sobre o tempo. E é sobre isso que trata o devocional de hoje. Então, vamos ler o Salmo 90, versículo 12, que diz:

Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. (Salmos 90:12, NVI)

O Salmo 90 é considerado um dos textos mais antigos de toda a Bíblia. Ele foi escrito por Moisés cerca de 500 anos antes de Davi começar a escrever seus próprios salmos, e 1.400 anos antes de Cristo vir ao mundo, ou seja, cerca de 3400 anos antes da nossa era. Mas, apesar disso, esse salmo não se trata apenas de uma antiguidade das Escrituras, mas sim de um dos temas mais importantes da Bíblia: Deus é eterno e o homem é temporal. Quando lido dessa perspectiva, este salmo nos ajuda a ver a vida da melhor maneira possível. Para uma melhor compreensão, deixe-me contar uma história:

Diz-se que havia três portas na Catedral de Milão, e sobre cada porta foi pregada uma placa. Na porta à direita, foram escritas estas palavras:

“Tudo o que agrada é apenas por um momento”. Na porta à esquerda, outra placa dizia: “Tudo o que incomoda é apenas por um momento”. E na porta principal, havia este lembrete: “Tudo o que é importante é eterno”.

Além dessa história, diz-se que certa vez Jonathan Edwards orou assim:

“Ó Deus, carimba a eternidade nos meus olhos!”.

Assim, podemos afirmar que o Salmo 90 foi escrito exatamente para nos lembrar de que o que mais importa não é aquilo que é temporal, mas sim aquilo que é eterno. Deus nos confia muitas coisas valiosas, mas nenhuma delas é mais valiosa do que o nosso tempo. Afinal, temos uma quantidade muito limitada dele, e ele se esvai tão rapidamente. Por isso, é muito importante usar o nosso tempo com sabedoria.

Mas há ainda outras quatro coisas pelas quais gostaria de chamar sua atenção:

Primeiro, devemos lembrar que cada dia é um presente de Deus, por isso chamamos o tempo de “presente”.

Segundo, devemos viver cada dia com uma atitude de gratidão, porque as Escrituras nos ensinam que devemos dar graças em todas as situações, pois essa é a vontade de Deus para nós. (1 Tessalonicenses 5:18).

Terceiro, devemos aproveitar ao máximo cada um de nossos dias, concentrando-nos em nossas responsabilidades e oportunidades. Responsabilidades são coisas que devemos fazer, enquanto oportunidades são coisas que podemos fazer, se estivermos cientes delas e as aproveitarmos. Portanto, ore diariamente para que os seus olhos vejam as oportunidades à medida que elas vêm. E quando elas vierem, acolha-as como compromissos divinos.

Finalmente, devemos planejar cada dia, organizando, priorizando e analisando. Todas essas ações exigem oração. Que tal experimentar uma oração assim: “Senhor, o que você quer que eu faça hoje?” Usar o tempo com sabedoria envolve fazer o que mais importa. Que o Senhor nos ajude a perceber que a vida é melhor medida não em comprimento, mas em profundidade.

Dito isso, faço três perguntas para nossa reflexão!

Qual é a profundidade da sua devoção a Cristo? Qual é a profundidade da sua preocupação com os outros? Qual é a profundidade do seu compromisso em conhecer e fazer a vontade de Deus todos os dias?

Que possamos usar nosso tempo com sabedoria e viver para a aprovação e glória de Deus.
— — — — — — — — — —

Por Diego Gonçalves.


Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também possam aprender mais sobre o assunto. E não se esqueça de se inscrever em nossas redes sociais para receber mais conteúdo como este. Até a próxima!

Inspire-se com outros devocionais e reflexões no meu site.

© O Diário de um Jondô

Avatar de Diego Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diego Souza

Sou ministro na Igreja Holiness e amo escrever. Graduando em Letras pela UNIVESP, com Bacharel em Teologia pela UMESP e com pós em Novo Testamento pela EST, neste blog compartilho meus pensamentos sobre a vida cristã e o cotidiano, buscando conectar a fé com o dia a dia.